Shinkansen
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E está chegando uma nova geração que só leva três carros e chega a 581 km/hora. É o JR Maglev. | E está chegando uma nova geração que só leva três carros e chega a 581 km/hora. É o JR Maglev. |
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O trem bala japonês
O trem bala japonês chama-se “Shinkansen” e eles foram os primeiros a implantar uma rede de trens de alta velocidade. 80% das linhas são operadas pela JR (Japan Railways) um consórcio privado que comprou nos anos 80 a concessão governamental.
Uma dessas linhas, a Tokaido/Sanyo Shinkansen conecta Tóquio a Osaka (515,4 km) e foi inaugurada em 1964, sendo a primeira linha de shinkansen do Japão e a primeira linha de trem rápido do mundo. Em 1964 os trens dessa linha já alcançavam quase 200 km/hora, e hoje os trens de nova geração superam os 300 km/hora.
Existem três categorias de trem: Nozomi, que só para nas estações mais importantes e que demora entre Tóquio e Osaka 2 horas e meia; Hikari, que para num número um pouco maior de estações e que demora 3 horas entre Tóquio e Osaka; e finalmente os Kodama, que param em todas as estações e são os mais lentos.
Os trens que correm nessa linha foram fabricados em anos diferentes e são de diferentes séries. A 300 shinkansen começou a operar em 1992 e chega a uma velocidade máxima de 270 km/hora.
A série 500 tem os trens mais rápidos, mais poderosos e mais caros. Por isso existem poucos trens dessa série. Eles operaram numa velocidade máxima de 300 km/hora. Eles começaram a ser usados em 1997.
A série 700 começou a ser usada em 1999 e são trens mais baratos que os 500. Eles chegam a uma velocidade máxima de 285 km/hora e tem uma frente que lembra um bico de pato.
Mas existem alguns trens da série 700 que não tem essa frente, e são chamados de Rail Star.
E está chegando uma nova geração que só leva três carros e chega a 581 km/hora. É o JR Maglev.