Fernando Moraes

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 12:42, 10 Dezembro 2007 (editar)
Suely (Discussão | contribs)
(New page: 220px Corações Sujos - Fernando Meireles (Brasil) O autor recorre aos fatos jornalísticos da época, aliado aos depoimentos de algumas personalidades para...)
← Ver a alteração anterior
Revisão atual (18:02, 26 Agosto 2010) (editar) (undo)
Nimrod (Discussão | contribs)

 
(3 intermediate revisions not shown.)
Linha 1: Linha 1:
-[[Image:Fernando.jpg|thumb|220px]] 
-Corações Sujos - Fernando Meireles (Brasil)+ 
 +Corações Sujos - Fernando Morais (Brasil)
O autor recorre aos fatos jornalísticos da época, aliado aos depoimentos de algumas personalidades para escrever as páginas da história que os japoneses gostariam de ver apagadas. Com a derrota do Japão na segunda guerra mundial, uma seita denominada Shindo Reinmei, que nasceu para fortalecer o espírito de fé e patriotismo (ao Imperador e ao Japão, que todos ainda consideravam sua pátria, para onde sonhavam um dia voltar), começou a perseguir e matar os próprios conterrâneos e descendentes que aceitavam a notícia da rendição do Japão às forças aliadas, considerando-os “traidores”. Para tanto manipulavam informações da imprensa escrita e falada e distribuíam panfletos com falsas notícias. Esse pouco mais de um ano sangrento resultou na prisão de 30 mil suspeitos de crime, numa parcela de 200 mil emigrantes radicados no Brasil, 381 pessoas receberam condenação, 23 mortes, 150 feridos, 80 recebem pena de deportação, mas jamais postos em prática. O autor recorre aos fatos jornalísticos da época, aliado aos depoimentos de algumas personalidades para escrever as páginas da história que os japoneses gostariam de ver apagadas. Com a derrota do Japão na segunda guerra mundial, uma seita denominada Shindo Reinmei, que nasceu para fortalecer o espírito de fé e patriotismo (ao Imperador e ao Japão, que todos ainda consideravam sua pátria, para onde sonhavam um dia voltar), começou a perseguir e matar os próprios conterrâneos e descendentes que aceitavam a notícia da rendição do Japão às forças aliadas, considerando-os “traidores”. Para tanto manipulavam informações da imprensa escrita e falada e distribuíam panfletos com falsas notícias. Esse pouco mais de um ano sangrento resultou na prisão de 30 mil suspeitos de crime, numa parcela de 200 mil emigrantes radicados no Brasil, 381 pessoas receberam condenação, 23 mortes, 150 feridos, 80 recebem pena de deportação, mas jamais postos em prática.
Linha 8: Linha 8:
 +[[categoria:cultura japonesa]]
[[Categoria:Literatura|*]] [[Categoria:Literatura|*]]

Revisão atual


Corações Sujos - Fernando Morais (Brasil)

O autor recorre aos fatos jornalísticos da época, aliado aos depoimentos de algumas personalidades para escrever as páginas da história que os japoneses gostariam de ver apagadas. Com a derrota do Japão na segunda guerra mundial, uma seita denominada Shindo Reinmei, que nasceu para fortalecer o espírito de fé e patriotismo (ao Imperador e ao Japão, que todos ainda consideravam sua pátria, para onde sonhavam um dia voltar), começou a perseguir e matar os próprios conterrâneos e descendentes que aceitavam a notícia da rendição do Japão às forças aliadas, considerando-os “traidores”. Para tanto manipulavam informações da imprensa escrita e falada e distribuíam panfletos com falsas notícias. Esse pouco mais de um ano sangrento resultou na prisão de 30 mil suspeitos de crime, numa parcela de 200 mil emigrantes radicados no Brasil, 381 pessoas receberam condenação, 23 mortes, 150 feridos, 80 recebem pena de deportação, mas jamais postos em prática. O livro bem ilustrado com fotos dos objetos da época e recortes de jornais e revistas, e fotografias dos personagens narrados; conta a história, com um tema denso, pintando as cenas, às vezes, com tintas de um filme pastelão. Para entender esse episódio com um olhar mais crítico, é necessário inteirar-se do cenário histórico, político e social que o país enfrentava. E, como a história não pode ser apagada é interessante conhecer mais essa agrura que os nossos antepassados tiveram que suportar...

Ferramentas pessoais