Furoshiki

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 16:20, 21 Setembro 2009 (editar)
Suely (Discussão | contribs)

← Ver a alteração anterior
Revisão de 16:26, 21 Setembro 2009 (editar) (undo)
Suely (Discussão | contribs)

Ver a alteração posterior →
Linha 8: Linha 8:
Mas após a Segunda Guerra Mundial, o furoshiki começou a perder sua popularidade, por conta das sacolas plásticas, com isto no Japão a Ministra do Meio Ambiente Yuriko Koike lançou a campanha Mottainai Furoshiki onde engloba o conceito dos 3 R´s reutilizar, reduzir e reciclar, seu objetivo foi de resgatar e incentivar o uso do furoshiki como eco-bag, para substituir o uso de sacolas plásticas. Mas após a Segunda Guerra Mundial, o furoshiki começou a perder sua popularidade, por conta das sacolas plásticas, com isto no Japão a Ministra do Meio Ambiente Yuriko Koike lançou a campanha Mottainai Furoshiki onde engloba o conceito dos 3 R´s reutilizar, reduzir e reciclar, seu objetivo foi de resgatar e incentivar o uso do furoshiki como eco-bag, para substituir o uso de sacolas plásticas.
[[Image:FUROSHIKI2200.jpg|right]] [[Image:FUROSHIKI2200.jpg|right]]
 +
 +
Yamada Etsuko, filha de produtor de furoshiki e proprietária da loja de furoshiki Musubi em Kyoto - Japão, atualmente ela divulga através de cursos de workshops a importância do furoshiki (Mottainai Furoshiki) , o projeto iniciado pela Ministra do Meio Ambiente. Yamada Etsuko, filha de produtor de furoshiki e proprietária da loja de furoshiki Musubi em Kyoto - Japão, atualmente ela divulga através de cursos de workshops a importância do furoshiki (Mottainai Furoshiki) , o projeto iniciado pela Ministra do Meio Ambiente.
[[Image:Sofia2200.jpg|center]] [[Image:Sofia2200.jpg|center]]
No Brasil, a designer Sofia Nanka Kamatani formada em Desenho Industrial pela Universidade Mackenzie onde defendeu seu mestrado, atualmente é a única designer especialista em Furoshiki no Brasil, através de cursos e workshops tem divulgado sobre a importância e a versatilidade do furoshiki. No Brasil, a designer Sofia Nanka Kamatani formada em Desenho Industrial pela Universidade Mackenzie onde defendeu seu mestrado, atualmente é a única designer especialista em Furoshiki no Brasil, através de cursos e workshops tem divulgado sobre a importância e a versatilidade do furoshiki.
A convite da Fundação Japão a designer divulga o primeiro 'Concurso de Criação de Padronagem de Furoshiki", dirigido para os estudantes de faculdades e universidades de artes plásticas, design, moda, arquitetura e decoração. A convite da Fundação Japão a designer divulga o primeiro 'Concurso de Criação de Padronagem de Furoshiki", dirigido para os estudantes de faculdades e universidades de artes plásticas, design, moda, arquitetura e decoração.
 +
 +[[Image:FUROSHIKI2200.jpg|right]]
[[Categoria:Cultura japonesa]] [[Categoria:Cultura japonesa]]

Revisão de 16:26, 21 Setembro 2009

Furoshiki: A versatilidade de um tecido quadrado mágico

O furoshiki é a arte tradicional de embrulho japonês, através da utilização de um tecido quadrado este possibilita embrulhar qualquer objeto. Surgiu durante o Período Edo quando os senhores feudais frequentavam os banhos públicos, cada um carregava seu vestuário embrulhado no furoshiki, por sua vez cada furoshiki era identificado com o brasão da família. Durante o Período Edo havia muitos incêndios com isto o furoshiki servia como uma mala de mudança,os objetos embrulhados eram carregados nas costas e cabeça.

O tamanho do furoshiki este simples tecido quadrado pode variar de acordo com o objeto a ser embrulhado, o tipo de tecido do furoshiki pode ser desde um algodão, tecido sintético, orgânico até um tecido mais delicado como a seda.

Mas após a Segunda Guerra Mundial, o furoshiki começou a perder sua popularidade, por conta das sacolas plásticas, com isto no Japão a Ministra do Meio Ambiente Yuriko Koike lançou a campanha Mottainai Furoshiki onde engloba o conceito dos 3 R´s reutilizar, reduzir e reciclar, seu objetivo foi de resgatar e incentivar o uso do furoshiki como eco-bag, para substituir o uso de sacolas plásticas.


Yamada Etsuko, filha de produtor de furoshiki e proprietária da loja de furoshiki Musubi em Kyoto - Japão, atualmente ela divulga através de cursos de workshops a importância do furoshiki (Mottainai Furoshiki) , o projeto iniciado pela Ministra do Meio Ambiente.

No Brasil, a designer Sofia Nanka Kamatani formada em Desenho Industrial pela Universidade Mackenzie onde defendeu seu mestrado, atualmente é a única designer especialista em Furoshiki no Brasil, através de cursos e workshops tem divulgado sobre a importância e a versatilidade do furoshiki. A convite da Fundação Japão a designer divulga o primeiro 'Concurso de Criação de Padronagem de Furoshiki", dirigido para os estudantes de faculdades e universidades de artes plásticas, design, moda, arquitetura e decoração.

Ferramentas pessoais