Asia
De Nikkeypedia
Suely (Discussão | contribs)
(New page: {{minidesambig|por outras definições de ''Ásia''|Ásia (desambiguação)}} Mapa-múndi com a localização da Ásia em destaque. [[Imagem:Asi...)
Ver a alteração posterior →
Revisão de 17:54, 12 Novembro 2007
A Ásia é o maior continente da Terra, com 8,6% da superfície planetária (ou 29,4% das terras emersas). Parte oriental da Eurásia, a Ásia é também o continente mais populoso, com mais de 60% da população mundial.
Localizada principalmente nos hemisférios oriental e setentrional, a Ásia costuma ser definida como a porção da Eurafrásia (o conjunto África-Ásia-Europa) que se encontra a leste do mar Vermelho, canal de Suez e montes Urais, e ao sul do Cáucaso e dos mares Cáspio e Negro. É banhada a leste pelo oceano Pacífico (mar da China Meridional, mar da China Oriental, mar Amarelo, mar do Japão, mar de Okhotsk e mar de Bering), ao sul pelo oceano Índico (golfo de Áden, mar Arábico e golfo de Bengala) e ao norte pelo oceano Ártico.
O gentílico de "Ásia" é asiático (ou asiano, asiânico, ásio).<ref>Dicionário Houaiss, verbete "ásiatico".</ref>
Conteúdo |
[editar] Etimologia
O termo "Ásia" foi recebido pela língua portuguesa através do latim, a partir do grego antigo Ασία. O primeiro registro do topônimo é encontrado em Heródoto: em cerca de 440 a.C., aquele historiador grego mencionava a uma divisão do mundo em três partes, cujos nomes referiam-se a personagens da mitologia grega: a Europa, em homenagem à ninfa oceânida ou à filha de Agenor; a Líbia (que é como os gregos antigos chamavam a África), em homenagem à mãe de Agenor; e a Ásia (Ασία), em homenagem a outra ninfa oceânida, mais conhecida como Clímene. À época, o termo Ásia servia para designar a atual Ásia Menor (Anatólia) ou, por oposição ao mundo grego ou egípcio, o Império Persa. O termo Ασία, por sua vez, pode ser derivado do acádio w)aṣû(m), que significa "subir", "sair", com respeito ao nascer do sol.
Outra explicação para a etimologia refere-se a Homero, que menciona na Ilíada um certo Asios, aliado dos troianos e filho de Hírtaco. O nome "Asios" proviria de Assuwa, uma confederação de Estados do século XIV a.C. localizada no oeste da Anatólia e cujo nome teria origem no hitita assu, que significa "bom".
virus atacou este artigo
[editar] Países e territórios
[editar] Países independentes
[editar] Territórios
- Predefinição:Flagicon Cisjordânia (sob ocupação de Israel)<ref>Parte dos territórios da Cisjordânia é administrada pela Autoridade Palestina no âmbito de um acordo que visa à instauração futura de um estado independente da Palestina nas duas áreas.</ref>
- Predefinição:Flagicon Chagos (dependência do Território Britânico do Oceano Índico<ref>Como este arquipélago é o mais remoto do planeta, localizado entre a Indonésia e a África, é difícil determinar a que continente pertence.</ref>)
- Predefinição:Flagicon Cocos (dependência australiana)<ref>Algumas fontes incluem as ilhas Cocos na Oceania.</ref>
- Predefinição:Flagicon Faixa de Gaza (antigamente sob ocupação de Israel, hoje sobre administração da Autoridade Palestina)<ref>Estatuto semelhante ao da Cisjordânia.</ref>
- Predefinição:Flagicon Ilha Christmas (dependência australiana)<ref>Algumas fontes incluem a ilha Christmas na Oceania.</ref>
- Predefinição:Flagicon Macau
- Predefinição:Flagicon Hong Kong<ref>Macau e Hong Kong são Regiões Administrativas Especiais da República Popular da China.</ref>
[editar] Grandes regiões da Ásia
As Nações Unidas possuem um critério próprio para dividir a Ásia em regiões<ref>http://unstats.un.org/unsd/methods/m49/m49regin.htm</ref>:
Outra divisão possível, em grandes áreas geográfico-culturais, é a seguinte:
[editar] História
A história da Ásia pode ser entendida como a história coletiva de várias regiões litorâneas distintas - o leste asiático, a Ásia meridional e o Oriente Médio - ligadas pela estepe eurasiática no interior do continente. Cidades, depois Estados e impérios surgiram naquelas áreas.
A periferia costeira foi o berço de algumas das civilizações mais antigas do mundo. Cada uma daquelas regiões desenvolveu uma civilização ao longo de vales férteis de rios. As civilizações da Mesopotâmia, do vale do Indo e da China tinham muito em comum e provavelmente intercambiaram tecnologia e idéias, como a matemática e a roda. Outros avanços, como a escrita, desenvolveram-se independentemente em cada região.
A estepe era habitada por nômades a cavalo que, a partir das estepes centrais, alcançavam qualquer parte do continente asiático. A primeira expansão conhecida das estepes para a costa foi a dos indo-europeus, que levaram sua família lingüística ao Oriente Médio, à Índia e às fronteiras da China. A parte norte do continente, correspondente à Sibéria, permaneceu inacessível aos nômades, devido a suas densas florestas e à tundra, e manteve-se pouco habitada.
A estepe central e a periferia são separadas por cordilheiras e desertos. O Cáucaso, os Himalaias, o deserto de Karakum e o deserto de Gobi representavam barreiras que os cavaleiros das estepes ultrapassavam com dificuldade. Embora os habitantes das cidades fossem mais avançados tecnológica e culturalmente, havia pouco que pudessem fazer para defender-se militarmente das hordas a cavalo provenientes das estepes. Entretanto, os nômades que conquistaram Estados na China, Índia e Oriente Médio terminaram por adaptar-se e integrar-se às sociedades locais, culturalmente mais fortes.
Muitas grandes civilizações e culturas existiram no continente asiático. O judaísmo e o cristianismo foram fundados na Palestina. A cultura da antiga Israel foi estabelecida no segundo milênio a.C. Alexandre, o Grande, conquistou o território que vai da atual Turquia à Índia no século IV a.C. O Império Romano posteriormente controlaria partes da Ásia ocidental. Sucederam-se na Pérsia as dinastias aquemênida, selêucida, parta e sassânida. Muitas civilizações antigas foram influenciadas pela Rota da Seda, que ligava a China, a Índia, o Oriente Médio e a Europa. O hinduísmo e o budismo, que tiveram início na Índia, também foram uma influência importante no sul e no leste da Ásia.
O Califado islâmico e outros Estados muçulmanos tomaram o Oriente Médio a partir do século VII e posteriormente se expandiram para a Índia e a Indonésia. As Cruzadas, tentativas da Europa cristã de retomar dos muçulmanos a Terra Santa, sucederam-se a partir do século XII. O Império Mongol conquistou boa parte da Ásia no século XIII, estendendo-se da China à Europa. O Império Russo começou a expandir-se em direção à Ásia no século XVII, até controlar a Sibéria e a maior parte da Ásia Central em fins do século XIX. O Império Otomano controlou a Turquia e o Oriente Médio a partir do século XVI. No século XVII, os manchus conquistaram a China e estabeleceram a dinastia qing, que declinou no século XIX e foi derrubada em 1912.
Diversas potências européias apossaram-se de partes da Ásia, como a Índia britânica, a Indochina francesa e Macau e Goa, que já estiveram sob controle português. No século XIX, transcorreu o chamado "Grande Jogo" entre a Rússia e o Reino Unido, uma disputa pelo controle da Ásia Central. No século XX, o Japão expandiu-se para a China, a Coréia e o sudeste asiático durante a Segunda Guerra Mundial. Após o conflito, muitos países do continente tornaram-se independentes das potências européias. Durante a Guerra Fria, a porção norte da Ásia era comunista, controlada pela União Soviética e pela República Popular da China, enquanto que os aliados ocidentais formaram pactos como CENTO e SEATO. Representantes dos blocos capitalista e comunista enfrentaram-se em confrontos como a Guerra da Coréia, a Guerra do Vietnã e a invasão soviética do Afeganistão. O conflito árabe-israelense dominou a maior parte da história recente do Oriente Médio. O colapso da União Soviética, em 1991, deu origem a vários países independentes na Ásia Central.
[editar] Geografia
Predefinição:Ver artigo principal A Ásia forma a porção oriental da Eurásia, com uma área de cerca de 49 694 700 km² (inclusive ilhas)<ref>Fonte: artigo Geography of Asia, en:Wikipedia.</ref> e uma população de quase 3,8 bilhões de habitantes, ou mais de 60% da população mundial.
A altitude média do continente é de 950 m, a maior do planeta. Áreas de planalto e de montanha cruzam a Ásia de noroeste a sudoeste, culminando com o planalto do Tibete, que forma os pontos culminantes do continente e do mundo, no Himalaia. Ao sul encontram-se áreas geologicamente distintas, formadas por planícies como a península Arábica, o subcontinente Indiano e a península Malaia. A sudeste do continente, encontra-se um grande número de ilhas.
Considerando-se as ilhas como parte integrante do continente, os extremos da Ásia são os seguintes:
- extremo setentrional — Cabo Fligely, ilha Rudolf, Terra de Francisco José, Rússia (81°52'N)
- extremo meridional — ilha Dana, Indonésia ¹
- extremo ocidental — Cabo Baba, Turquia (26°4'E) ²
- extremo oriental — Grande Diomedes, Rússia ³
Considerando-se apenas a massa continental, sem as ilhas, os extremos são os seguintes:
- extremo setentrional — Cabo Chelyuskin, Rússia (77°43'N)
- extremo meridional — Cabo Piai, Malásia (1°16'N)
- extremo ocidental — Cabo Baba, Turquia (26°4'E)
- extremo oriental — Cabo Dezhnev, Rússia (169°40'W)
¹ Se as ilhas Cocos forem consideradas parte da Ásia, então a ilha do Sul (12°04'S) é o extremo meridional.
² As ilhas turcas do mar Egeu e do mar Mediterrâneo são consideradas parte da Europa.
[editar] Clima
Podem distinguir-se quatro grandes regiões climáticas: a Sibéria, a Ásia mediterrânea, os desertos e a Ásia das monções. O clima siberiano apresenta aridez e temperaturas geladas nas zonas orientais, desde as regiões geladas e secas da tundra, no norte, até as estepes do sul da Sibéria, passando pelas taigas centrais, onde se registra maior nível de precipitação durante o verão. Com invernos chuvosos e verões quentes e secos, o clima mediterrâneo predomina no litoral da Anatólia (Ásia Menor), alterando-se em direção ao interior em clima desértico (Arábia, Síria, Irã, Índia). Na Ásia central, climas de estepe e de deserto frios, como os do Turquestão, do Tarim, do Tibete e do Gobi. Por último, as regiões da Ásia oriental e meridional estão submetidas ao regime das monções, ventos sazonais que determinam um verão chuvoso e um inverno seco.
[editar] Economia
Predefinição:Ver artigo principal Em 2007, a maior economia nacional na Ásia, em termos de produto interno bruto (PPC), é a da China, seguida da Índia e do Japão. No final dos anos 1990 e início do século XXI, as economias chinesa e indiana têm crescido rapidamente, a taxas médias anuais de mais de 8%.
Entretanto, pelo critério do PIB nominal (calculado pela taxa de câmbio), o Japão ainda é a maior economia asiática e a segunda maior do mundo. O crescimento econômico da Ásia desde a Segunda Guerra Mundial até os anos 1990 concentrou-se em alguns poucos países da costa do Pacífico; recentemente, espalhou-se para outras regiões.
Blocos comerciais:
- Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (APEC)
- Reunião Econômica Ásia-Europa
- Associação de Países do Sudeste Asiático (ASEAN)
- Acordos de Estreitamento das Relações Económicas e Comerciais (da China com Hong Kong e com Macau)
- Comunidade de Estados Independentes (CEI)
- Associação Sul-asiática para Cooperação Regional (SAARC)
[editar] Referências
<references/>
[editar] Predefinição:Ver também
- Lista de animais que vivem na Ásia
- União Soviética
- Segunda Guerra Mundial
- Guerra Fria
- Guerra do Vietnã
- Tsunami no Sudeste Asiático
[editar] Predefinição:Ligações externas
Predefinição:Commons Predefinição:Continentes
[ja:アジア]]