Hiroshi Miura
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Revisão de 23:48, 26 Novembro 2007
Hiroshi Miura
Recém casados, partiram do porto de Kobe no dia 16/01/58 no "Africa Maru" e desembarcaram no porto de Santos no dia 23/03/58 como imigrante agrícola, que era uma das poucas alternativas para vir para cá.
Sem uma intenção definida, porém com foco em educação, procura caminhos montar uma escola de língua japonesa, talvez na rua Tabatinguera, Conselheiro Furtado ou Cardeal Arco Verde.
Conseguiu uma vaga para para lecionar no Clube Piratininga.
A sua esposa Eiko Miura poderia ensinar Ikebana e principalmente o "Tcha no Yu" ou Cerimônia do Chá", artes nas quais tinha uma ótima formação. Além disso a Dna Eiko tinha grande conhecimento em fazer "Ninguio" ou bonecas japonesas, que tinham na época uma grande procura.
Passaram 11 meses e o dinheiro que tinham trazido estava acabando e ainda sem saber direito o que fazer por aqui, descobriram que estavam grávidos. Foi o sufuciente para a decisão final para firmar o pé aqui no Brasil.
Dando aula no Clube Piratininga, ao passar pela Cooperativa Agrícola de Cotia, viu uma faixa que dizia que estavam procurando funcionários, entrou para perguntar e lhe disseram que o prazo para se candidatar tinha terminado no dia anterior, mas resolveu deixar um currículo preenchido aí mesmo.
Para a sua surpresa, já no dia seguinte tinha um convite para trabalhar e no dia 27/12/58 começou a trabalhar embora oficialmente fosse admitido só no dia 02/01/58, na secretaria do Departamento de Compra, além de assessor da Diretoria.
Já em 1963 foi convidado para assessorar a Supeintendência, onde exerceu diversas funções como a criação em 1982 do Supermercado da Cooper, denominado na época como "Auto Serviço", quando aqui no Brasil só tinha o Peg Pag de origem americana.
Em 1983 ajudou a criar a Cooperativa Coletiva de Transporte, criando o sistema, na época inédita de tercerização de transporte, onde quem tinha 12 ou 13 caminhões, ficavam com um único caminhão para servir de referência e o resto contratava os caminhões, garantindo fretes aos contratados, uma vez que o uso do tacómetro mostrou-se ineficicente, era difícil o controle do gasto de combustível que poderia ser fàcilmente superfaturado e etc. Apesar de implantado até 1988 houve muitos opositores.
Sugerir e ajudou a criar as Cooperativas singulares ou seja de batata, ovo, frutas e etc., criando posteriormente Comissões Regionais e Grupos Centrais.
Comandou como Gerente Geral o Norte do Estado de São Paulo, Pouso Alegre e o Rio de Janeiro.
Funcionou como Relações Públicas com as Entidades Japonesas do Presidente do Conselho Deliberativo.