Aiquidô

De Nikkeypedia

Aiquidô(em japonês: 合気道, aikidō) é uma arte marcial criada no Japão na década de 1940 pelo mestre Morihei Ueshiba (1883-1969), cujo cerne orbita em torno do uso pragmático da energia num combate, no controlo desse fluxo. Os praticantes desta arte respeitosamente chamam seu criador de O-sensei ("grande mestre"), ou fundador.

Ueshiba concebeu o aiquidô a partir da sua experiência com dezenas de artes marciais mas com o núcleo baseado na escola vetusta do Daito-ryu aiki-jujutsu, com sensei Sokaku Takeda, ao qual incorporou técnincas dokenjutsu~ (técnica da espada) e do jojutsu (técnica do bastão curto). Um de seus mestres Onisaburo Deguchi, líder da seita Oomoto-kyo, no Japão. Após seu passamento, a unidade da arte marcial manteve-se quase intacta, permanecendo precipuamente sub a condução de seus sucessores naturais, Kisshomaru Ueshiba (1921 - 1999) e Moriteru Ueshiba (1951).


Morihei Ueshiba nasceu no Japão no dia 14 de Dezembro de 1883 e faleceu em 26 de abril de 1969. Durante a infância, presenciando com frequência malfeitores espancarem seu pai por problemas políticos, decidiu fazer-se forte para poder se vingar. Tornou-se experto em vários modalidades de disciplinas de combates, alguns estilos de jiu-jitsu, espada e lança, mas, apesar de suas impressionantes capacidades físicas e marciais, sentia-se insatisfeito.[3]

Ferramentas pessoais