Anime

De Nikkeypedia

Wikipe-tan, uma representação antropomórfica da Wikipédia
Wikipe-tan, uma representação antropomórfica da Wikipédia

Anime|アニメ| por vezes escrito Animé ou Animê, sendo a real pronuncia Animê, pois os japoneses assim o pronunciam,}} é o nome dado à animação japonesa. A palavra Anime tem significados diferentes para os japoneses e para os ocidentais. Para os japoneses, anime é tudo o que seja desenho animado, seja ele estrangeiro ou nacional. Para os ocidentais, anime é todo o desenho animado que venha do Japão.




[editar] Anime ou animê

Na Língua portuguesa existem duas variantes para esta palavra: anime ou animê.

A palavra anime deve ser lida como oxítona. Essa confusão deve-se ao facto da língua japonesa não possuir diferenciação entre paroxítonas e oxítonas, causando uma dificuldade na tradução para o português.

Crê-se que, etimologicamente, é a transcrição japonesa da palavra inglesa animation (derivada por apócope — a parte final da palavra é eliminada, como acontece com muitas palavras japonesas de origem estrangeira). Alguns autores defendem uma origem francesa — de animé (animado). A maioria dos japoneses não aceita esta teoria.

A pronuncia mais usada, e que os próprios japoneses usam, é A-ni-mei. Uma contracção da apropriação pela língua japonesa da palavra inglesa Animation.



[editar] Predefinição:Ver também

Predefinição:Wikiquote Predefinição:Commons

[editar] Predefinição:Links

Ferramentas pessoais