Bon Odori Atibaia

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 02:37, 30 Janeiro 2012 (editar)
Aokiharu (Discussão | contribs)

← Ver a alteração anterior
Revisão de 02:45, 30 Janeiro 2012 (editar) (undo)
Aokiharu (Discussão | contribs)

Ver a alteração posterior →
Linha 1: Linha 1:
O grupo [[Bon Odori Atibaia]] existe a mais de 40 anos e foi fundado pelos imigrantes da Província de Fukushima radicados em Atibaia e região e que fazem parte da [[Associação Recreativa Fukushima Kenjijn de Atibaia]]. Parte da história da Associação está registrada no livro comemorativo de 30 anos de sua fundação lançado apenas para a própria comunidade em 1995. O grupo [[Bon Odori Atibaia]] existe a mais de 40 anos e foi fundado pelos imigrantes da Província de Fukushima radicados em Atibaia e região e que fazem parte da [[Associação Recreativa Fukushima Kenjijn de Atibaia]]. Parte da história da Associação está registrada no livro comemorativo de 30 anos de sua fundação lançado apenas para a própria comunidade em 1995.
-O Bon Odori no início era tocado pelos integrantes da Associação passando a se tornar atividade dos jovens oficialmente em 2001 com a criação do Seinenbu ou Grupo Jovem.+O Bon Odori no início era tocado pelos integrantes da Associação passando a se tornar atividade dos jovens oficialmente em 2001 com a criação do Seinenbu ou Grupo Jovem.
-Atualemente, o grupo conta com a participação de jovens nikkeys e brasileiros fazendo apresentações em diversos eventos em Atibaia, como a [[ Festa das Flores e Morangos de Atibaia]]. Além dos eventos da região, o Bon Odori Atibaia já teve participação em eventos maiores como II Festival da Primavera de Taiko (2009) e Festival do Japão. +Em 2009, o grupo passou a treinar além do bon odori tradicional, o Matsuri Dance, estreando-o ao público como parte de seu repertório durante o Festival de Bon Odori no Pátio do Mercado em junho do mesmo ano.
 + 
 +Atualmente, o grupo conta com a participação de jovens nikkeys e brasileiros fazendo apresentações em diversos eventos em Atibaia, como a [[ Festa das Flores e Morangos de Atibaia]]. Além dos eventos da região, o Bon Odori Atibaia já teve participação em eventos maiores como II Festival da Primavera de Taiko da ABT (2009) e Festival do Japão.

Revisão de 02:45, 30 Janeiro 2012

O grupo Bon Odori Atibaia existe a mais de 40 anos e foi fundado pelos imigrantes da Província de Fukushima radicados em Atibaia e região e que fazem parte da Associação Recreativa Fukushima Kenjijn de Atibaia. Parte da história da Associação está registrada no livro comemorativo de 30 anos de sua fundação lançado apenas para a própria comunidade em 1995.

O Bon Odori no início era tocado pelos integrantes da Associação passando a se tornar atividade dos jovens oficialmente em 2001 com a criação do Seinenbu ou Grupo Jovem.

Em 2009, o grupo passou a treinar além do bon odori tradicional, o Matsuri Dance, estreando-o ao público como parte de seu repertório durante o Festival de Bon Odori no Pátio do Mercado em junho do mesmo ano.

Atualmente, o grupo conta com a participação de jovens nikkeys e brasileiros fazendo apresentações em diversos eventos em Atibaia, como a Festa das Flores e Morangos de Atibaia. Além dos eventos da região, o Bon Odori Atibaia já teve participação em eventos maiores como II Festival da Primavera de Taiko da ABT (2009) e Festival do Japão.


História



  • 1968

A colônia japonesa da Província de Fukuhsima radicada em Atibaia recebe do Governador de Fukushima-ken Moriei Kimura o conjunto de taiko e tyochins para realização do Bon Odori.

  • 1969

Inauguração dos instrumentos recebidos, sendo realizado o primeiro Bon Odori em prol de Entidades Filantrópicas.

  • 1978

Participação nas festividades dos 70 anos de Imigração Japonesa no Brasil no Estádio do Pacaembu em São Paulo.

  • 2001

Criação do Seinenbu (Grupo Jovem) que hoje compõe o Bon Odori Atibaia.



Eventos anuais que contam com participação do grupo


  • Junho

Festival do Bon Odori

Pátio do Mercado Municipal Atibaia - SP


  • Junho/ Julho

Festa do Morango

Parque do Morango Jarinú - SP


  • Agosto

Festa da Cerejeira

Parque das Cerejeiras Sakura Home Campos do Jordão - SP


  • Setembro

Festa das Flores e Morangos de Atibaia Parque Municipal Edmundo Zanoni Atibaia - SP


  • Dezembro

Festa das Hortências

Parque das Cerejeiras Sakura Home Campos do Jordão - SP



Bon Odori Atibaia - Associação Recreativa Fukushima Kenjin

Cidade - Atibaia

Estado - São Paulo

E-mail: bonodori.atibaia@gmail.com

Site

Facebook

Orkut

Comunidade

Youtube

Artigo na revista Made in Japan

Ferramentas pessoais