Campo Escola Juquitiba

De Nikkeypedia

Revisão de 13:57, 16 Outubro 2007; Caramuru (Discussão | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão actual (dif) | Versão posterior → (dif)

Conteúdo

[editar] Campo Escola Juquitiba

[editar] História

O Campo Escola Artur Miyasaki, do Grupo Escoteiro Caramuru foi assim batizado em homenagem a todos os pais que semanalmente vinham se dedicando na idealização e construção do que ele é hoje. Artur Miyasaki era um pai extremamente dedicado nos trabalhos de manutençao do Campo escola, vindo a falecer precocemente.
O Campo Escola fica a 90 km de São Paulo e está encravado dentro da reserva natural da Mata Atlântica - um dos mais complexos conjuntos de biodiversidade do mundo - e tem aproximadamente 200.000 m2 de área. Grande parte de suas terras é contornada pelo lago da Usina da Fumaça, que junto com o Rio Ribeirão e sua linda cachoeira, enriquece sobremaneira a topografia local, de raríssima beleza.
O Campo Escola é dotado de uma infra-estrutura adequada, com luz e água, possuindo em suas instalações dois barracões (300 m2) com cozinha e um conjunto de vestiários/banheiros. Além disso conta também sempre com a zelosa assistência de um caseiro.

[editar] As instalações

Os dois barracões para acantonamentos dos lobinhos e as 7 áreas para diversos acampamentos permitem a acomodação tranquila de um grande número de escoteiros. Por outro lado, o campo gramado e iluminado possibilita também fantasiosas atividades noturnas, aumentando o aproveitamento nessas estadas.
Todas as atividades escoteiras podem ser planejadas tendo a natureza como palco de trabalho, provocando o contato com a mesma e o conhecimento da melhor forma para bem preservá-la.
A cachoeira, a represa, os leitos dos rios, a piscina natural, as trilhas pelas matas e os animais nativos completam o extraordinário conjunto do Campo Escola Juquitiba que o Grupo Escoteiro Caramuru coloca à disposição, da melhor forma possível!!!

[editar] O antigo Torii

O Torii, portal asiático do Campo Escola Juquitiba, foi construído pelos pais da Comissão de Manutenção de Juquitiba e baseou-se em detalhada pesquisa, quanto aos seus objetivos e representatividade cultural.
Ele foi construído para ser o guardião do Campo Escola durante os acampamentos e as atividades dos jovens.
Foi inaugurado em 28 de setembro de 1997 com toda a reverência, principalmente com a benção do ministro xintoísta Keisuke Suzuki, que veio especialmente do Japão.
Na inauguração contamos com a presença de autoridades, da Diretoria da A.A.E.E.C., da Diretoria do Grupo Escoteiro Caramuru e de seus membros, sendo que este evento entrou para o Calendário da comemoração oficial dos 100 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão.
Infelizmente, apesar de todos os cuidados tomados no preparo, o Torii teve de ser derrubado em 2004, pelo apodrecimento da madeira, entristecendo a todos.

Ferramentas pessoais