Chieko Aoki

De Nikkeypedia

.A poderosa senhora Aoki

Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto

.: A simpática Chieko Aoki, uma das maiores empresárias do mundo, atende O IMPARCIAL, em um de seus hotéis, o Blue Tree Towers, em São Paulo.

. . . . A pequena mulher, de 1,50 de altura, vestida num elegantíssimo tailleur, entrou no american bar do hotel Blue Tree Tower, e passou desapercebida pela maioria dos jornalistas que ali estavam hospedados para a convenção anual da Honda. Lembrei-me de uma capa da revista Exame que a colocava entre as 50 mulheres de negócios mais influentes do mundo, e reconheci a grande dama da hotelaria brasileira. Tem sob o seu comando nada mais nada menos que 30 hotéis e resorts em operação ou em fase de abertura e, até 2004, pretende ampliar esse leque para 70 hotéis.

. . . . Os números são expressivos e refletem a dedicação de quem chega a trabalhar até 16 horas por dia, possui um currículo invejável, chegando a estar à frente de dois grandes grupos hoteleiros no Brasil e nos EUA, o Caesar Park e o Westin Hotels & Resorts, a "sra. Chieko" (chamada desta forma pelos cerca de 2 mil funcionários da rede) não se dá por satisfeita. "Se sucesso é conquista das metas da empresa, ainda tenho muito a realizar. Ainda não estou em condições de discutir sobre isso, quem sabe daqui a alguns anos", desconversa.

. . . . Nascida no Japão, Chieko Aoki chegou ao Brasil aos 6 anos de idade pelos idos da década de 50, indo morar num tradicional reduto da comunidade japonesa, a cidade de Bastos, no interior paulista.

. . . . Chieko estudou secretariado, formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo, em administração pela Universidade de Sofia, em Tóquio, e fez, também, pós-graduação em administração hoteleira na Cornell University, nos Estados Unidos.

. . . . Nos anos 70, trabalhando como secretária bilíngüe na Ford, conheceu seu marido, John Aoki, um dos sócios da rede Caesar Park Hotels & Resorts e também um dos responsáveis por sua entrada no ramo. Depois de atuar como diretora de marketing e vendas e assumir a presidência do grupo, Chieko deixou o comando em 97, passando a se dedicar à Administradora Caesar Towers, marca criada em 92 para hotéis de quatro estrelas.

. . . . Em 98, a Administradora passou a se chamar Blue Tree Hotels, nome que tem uma sutil referência ao sobrenome "Aoki", cujo significado em japonês é "árvore azul". É dado, então, o pontapé inicial para a consolidação da rede em São Paulo, Recife, Salvador, Porto Alegre, Florianópolis, Brasília, Pernambuco e Angra dos Reis.

Fonte:www.sinomar.com.br/mt_poderosa.asp

Ferramentas pessoais