Devilman

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 17:47, 13 Fevereiro 2014 (editar)
Akio (Discussão | contribs)

← Ver a alteração anterior
Revisão atual (18:09, 14 Fevereiro 2014) (editar) (undo)
Akio (Discussão | contribs)

 
(3 intermediate revisions not shown.)
Linha 19: Linha 19:
'''Produção''' '''Produção'''
 +
Devilman se desenvolveu a partir de um mangá anterior de Go Nagai, "Demon Lord Dante", após a produtora Toei Animation ter convencido Nagai a fazer de "Dante" um Anime. Os produtores quiseram algumas modificações para que deixassem o anti-herói com feições mais humanas. Devilman surge como um resultado dessas alterações. Go Nagai trabalhou nos roteiros dos animes, juntamente com Masaki Tsuji, um conhecido roteirista de ficção científica que ficara conhecido no universo dos animes por estar envolvido em produções como Astro Boy, Ataque Nº.1, Captain Future, Urusei Yatsura e Dr. Slump. Devilman se desenvolveu a partir de um mangá anterior de Go Nagai, "Demon Lord Dante", após a produtora Toei Animation ter convencido Nagai a fazer de "Dante" um Anime. Os produtores quiseram algumas modificações para que deixassem o anti-herói com feições mais humanas. Devilman surge como um resultado dessas alterações. Go Nagai trabalhou nos roteiros dos animes, juntamente com Masaki Tsuji, um conhecido roteirista de ficção científica que ficara conhecido no universo dos animes por estar envolvido em produções como Astro Boy, Ataque Nº.1, Captain Future, Urusei Yatsura e Dr. Slump.
Linha 29: Linha 30:
Devilman carrega uma mensagem de advertência, como um passo em direção a um futuro menos sombrio. Devilman carrega uma mensagem de advertência, como um passo em direção a um futuro menos sombrio.
 +
 +===Referência===
 +
 +*[https://ja.wikipedia.org/wiki/%E3%83%87%E3%83%93%E3%83%AB%E3%83%9E%E3%83%B3 Wikipedia Japão](em japonês)
 +*[*[http://br.mangahost.com/manga/devilman Leia o mangá online](em português)]
 +
 +
 +
 +[[Categoria:Cultura japonesa]]

Revisão atual

Capa da primeira edição.
Capa da primeira edição.

Devilman (デビルマン Debiruman) é uma série de mangás escritos e ilustrados por Go Nagai, que teria se originado a partir de um conceito da série "Demon Lord Dante", do mesmo autor, e que havia sido adaptada para o formato Anime. Em 1972, Nagai começou Davilman como mangá na revista semanal Weekly Shonen Magazine, quase um mês antes de sua versão Anime para a TV, que foi produzida pela Toei em 39 episódios. Desde seu lançamento a série inspirou o lançamento de OVA´s (Original Video Animation), livros e filmes.

Tanto Devilman como outros personagens da série já apareceram diversas vezes como "participações especiais" em outras obras de Go Nagai. Uma dessas participações mais conhecidas foi no filme de 1973 "Mazinger Z Vs. Devilman, de Tomoharu Katsumata, no qual Devilman junta-se a um robô para lutar contra Dr. Hell.

Devilman conta a história de um adolescente chamado Akira Fudo, que, num primeiro momento é muito tímido, modesto e gentil, sempre evitando se meter em conflitos. Quando seus pais se perdem em uma viagem de trabalho ao Artico, ele vai para a casa de seus amigos de infância, Miki Makimura e sua família (pai, mãe e o irmãozinho Tare). Logo ambos envolvem-se numa relação muito próxima. Miki é uma garota durona, inteligente, independente, que ama Akira, mas que deseja que ele seja mais firme e ativo quando é enfrentado pelos outros, o que a deixa frustrada muitas vezes pela falta de pulso firme do rapaz.

Ela sempre precisa defendê-lo dos mal-tratos dos outros. Em um dos episódios, Miki é obrigada a salvá-lo de uma gangue que o está ameaçando.

Até que um dia, Ryo Asuka, melhor amiga de Akira pede um favor que acaba por mudar completamente a vida do menino. O pai de Ryo havia descoberto a existencia de demônios ao encontrar uma máscara numa escavação de uma ruína de um templo Maya. Acontece que a máscara é uma caveira fossilizada de um demônio e, ao ser colocada no rosto, tem o poder de mostrar àquele que a veste uma visão do mundo na época em que os demônios reinavam. Ryo mostra a máscara a Akira e conta a respeito da volta desses demônios à vida. O garoto, então, fica sabendo do plano de Ryo: Para lutar com um demônio, é preciso se tornar um demônio.

Os demônios tem a capacidade de encarnar e controlar os humanos. Apesar disso, Ryo acredita que pessoas como Akira, quando dominados pelos demônios, podem aproveitar seus poderes pelo fato de serem pessoas de coração puro. Ryo, então, leva Akira a uma discoteca e se mete em uma briga, de modo a chamar a atenção dos demônios para o local. Os demônios encarnam nos "clubbers" que estão prestes a brigar com Ryo e Akira, até que Amon, conhecido como a "Besta do Inferno", um dos demônios mais poderosos, tenta encarnar em Akira. Com a possessão, Akira consegue aproveitar os poderes de Amon para tornar-se, finalmente, Devilman.

Ele possui a força e o poder do demônio Amon, assim como controle de seu próprio coração e alma. Depois de transformar-se Devilman, Akira não é mais tímido e medroso, torna-se mais agressivo e impiedoso. A mudança alegra Miki, apesar de ela ainda não conhecer os poderes adquiridos por Akira.

Por toda a série, Devilman enfrenta diversas batalhas contra uma horda de demônios, encontrando diversos inimigos como Sirene, a ave demoníaca, Geruma, o demônio das águas e Jinmen, um demônio em forma de uma grande tartaruga.


Produção


Devilman se desenvolveu a partir de um mangá anterior de Go Nagai, "Demon Lord Dante", após a produtora Toei Animation ter convencido Nagai a fazer de "Dante" um Anime. Os produtores quiseram algumas modificações para que deixassem o anti-herói com feições mais humanas. Devilman surge como um resultado dessas alterações. Go Nagai trabalhou nos roteiros dos animes, juntamente com Masaki Tsuji, um conhecido roteirista de ficção científica que ficara conhecido no universo dos animes por estar envolvido em produções como Astro Boy, Ataque Nº.1, Captain Future, Urusei Yatsura e Dr. Slump.

Go Nagai produziu Devilman para ser uma série mais madura e assustadora que sua versão para o Anime. Nesse sentido, o tom do mangá de Devilman era mais próximo ao "Demon Lord Dante", que do próprio Anime do Devilman. Foram diversas as edições lançadas e relançadas, inclusive numa série de 5 volumes. Sem contar com as muitas edições lançadas em diversas línguas estrangeiras.

Os elementos de terror e violência extrema e uma complexa história apocalíptica fez da série um sucesso instantâneo.

Num artigo publicado 3 décadas depois do lançamento do primeiro Devilman, Go Nagai comenta que criou o mangá como um trabalho anti-guerra. De acordo com ele, a fusão de humanos e demônios seria uma analogia aos exércitos; e a morte de Miki um paralelo à morte da paz: "Não há justiça na guerra, em qualquer guerra", e acrescenta "também não há justificação para seres humanos serem mortos por outros seres humanos".

Devilman carrega uma mensagem de advertência, como um passo em direção a um futuro menos sombrio.

[editar] Referência

Ferramentas pessoais