Dragon Ball Z

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 14:55, 20 Janeiro 2010 (editar)
Suely (Discussão | contribs)

← Ver a alteração anterior
Revisão atual (12:29, 21 Janeiro 2010) (editar) (undo)
Suely (Discussão | contribs)
({{ Vídeos }})
 
(44 intermediate revisions not shown.)
Linha 3: Linha 3:
-'''Dragon Ball Z''' (''' ドラゴンボールZ ''') Doragon Bōru Zetto}} é um [[anime]] que faz parte da franquia [[Dragon Ball (série)|Dragon Ball]]. Corresponde aos volumes 17 ao 42 do [[mangá]] original de [[Akira Toriyama]] (33 a 83 na edição brasileira). Quando Dragon Ball Z surgiu nas televisões de todo o mundo, muitos jovens ficaram viciados nos desenhos, tornando-se grandes fãs da série. Alguns adultos criticaram o grau de [[violência]] apresentado, mas isso não evitou o aproveitamento que muitas empresas fizeram do sucesso do anime. Foram vendidos muitos produtos com desenhos das personagens em adesivos, roupas, posteres além de vídeos e jogos.+'''Dragon Ball Z''' (''' ドラゴンボールZ ''') Doragon Bōru Zetto}} é um [[anime]] que faz parte da franquia [[Dragon Ball]] (]. Corresponde aos volumes 17 ao 42 do [[mangá]] original de [[Akira Toriyama]] (33 a 83 na edição brasileira). Quando ''Dragon Ball Z'' surgiu nas televisões de todo o mundo, muitos jovens ficaram viciados nos desenhos, tornando-se grandes fãs da série. Alguns adultos criticaram o grau de [[violência]] apresentado, mas isso não evitou o aproveitamento que muitas empresas fizeram do sucesso do anime. Foram vendidos muitos produtos com desenhos das personagens em adesivos, roupas, posteres além de vídeos e jogos.
-O estrondoso sucesso da série [[Dragon Ball]] levou a criação da continuação, Dragon Ball Z. A série dirige-se ao [[público]] [[adolescente]] e [[adulto]]. Esta série aparece recheada de longos combates com muita ação. Em Dragon Ball Z, as histórias possuem um clima mais sério que as de seu antecessor. Substituíram a comédia, mas o humor ainda existe em algumas partes da série. Possui vários episódios em que poucas coisas acontecem, aumentando o suspense.+O estrondoso sucesso da série [[Dragon Ball]] levou a criação da continuação, Dragon Ball Z. A série dirige-se ao público adolescente e adulto. Esta série aparece recheada de longos combates com muita ação. Em ''Dragon Ball Z'', as histórias possuem um clima mais sério que as de seu antecessor. Substituíram a comédia, mas o humor ainda existe em algumas partes da série. Possui vários episódios em que poucas coisas acontecem, aumentando o suspense.
-Dragon Ball Z foi a última série de Dragon Ball criada por Akira Toriyama. Sua história se divide em quatro sagas. Ao longo da série, podemos ver o crescimento dos personagens e o desenvolvimento de seus poderes, assim como novos poderes, novas raças, como os [[Saiyajin]]s, e suas transformações, em questão: Super Saiyajin. Os elementos e a química envolventes da série se fundem, gerando então um sucesso maior do que a sua antecessora, Dragon Ball.+''Dragon Ball Z'' foi a última série de [[Dragon Ball]] criada por [[Akira Toriyama]]. Sua história se divide em quatro sagas. Ao longo da série, podemos ver o crescimento dos personagens e o desenvolvimento de seus poderes, assim como novos poderes, novas raças, como os [[Saiyajin]]s, e suas transformações, em questão: Super Saiyajin. Os elementos e a química envolventes da série se fundem, gerando então um sucesso maior do que a sua antecessora, [[Dragon Ball]].
== Exibição == == Exibição ==
Linha 38: Linha 38:
<small>'''''Nota:''' Para os nomes dos personagens usados na versão de [[Portugal]] consulte a [[Dragon Ball (série)#Nomes em Portugal|lista de equivalências]].''</small> <small>'''''Nota:''' Para os nomes dos personagens usados na versão de [[Portugal]] consulte a [[Dragon Ball (série)#Nomes em Portugal|lista de equivalências]].''</small>
 +[[Image:Gokugt100.jpg|left|frame|Son Goku.]]
* '''[[Son Goku|Son Goku (Goku)]]''' - É o personagem principal da série e o lutador mais forte do universo. Apesar de ingênuo e bondoso, é também um poderoso guerreiro saiyajin que acredita facilmente em tudo o que ouve, quase nunca percebendo a maldade dos outros. É forte, rápido e extremamente habilidoso. Aprende técnicas de luta com facilidade, criando estratégias simples mas eficientes. Tem uma grande predileção por lutas, como todos os guerreiros de sua raça, especialmente quando seu adversário é mais forte. Também adora comer. Da gama de técnicas, as mais utilizadas em batalhas são o Kamehameha, o Super Kamehameha (Chou Kamehameha, no Japão), Kaio-Ken, Teletransporte, Taiyouken, '''[[Genki Dama]]''' e é claro, suas transformações em níveis de Super Saiyajin que vão do 1 ao 3 na série Dragon Ball Z. Goku é o guerreiro mais forte da série, perdendo em força apenas uma vez para Gohan, seu filho mais velho na saga de Cell, que consegue fazer a tranformação Super Saiyajin 2 que até então, Goku não havia feito - mas ele consegue a transformação alguns anos mais tarde e depois consegue alcançar o nível 3, a mais poderosa da série Z. Casado com ChiChi, tem dois filhos: Son Gohan e Son Goten. Seus maiores rivais foram Piccolo e Vegeta. Na série GT, Goku se transforma em Super Saiyajin 4. * '''[[Son Goku|Son Goku (Goku)]]''' - É o personagem principal da série e o lutador mais forte do universo. Apesar de ingênuo e bondoso, é também um poderoso guerreiro saiyajin que acredita facilmente em tudo o que ouve, quase nunca percebendo a maldade dos outros. É forte, rápido e extremamente habilidoso. Aprende técnicas de luta com facilidade, criando estratégias simples mas eficientes. Tem uma grande predileção por lutas, como todos os guerreiros de sua raça, especialmente quando seu adversário é mais forte. Também adora comer. Da gama de técnicas, as mais utilizadas em batalhas são o Kamehameha, o Super Kamehameha (Chou Kamehameha, no Japão), Kaio-Ken, Teletransporte, Taiyouken, '''[[Genki Dama]]''' e é claro, suas transformações em níveis de Super Saiyajin que vão do 1 ao 3 na série Dragon Ball Z. Goku é o guerreiro mais forte da série, perdendo em força apenas uma vez para Gohan, seu filho mais velho na saga de Cell, que consegue fazer a tranformação Super Saiyajin 2 que até então, Goku não havia feito - mas ele consegue a transformação alguns anos mais tarde e depois consegue alcançar o nível 3, a mais poderosa da série Z. Casado com ChiChi, tem dois filhos: Son Gohan e Son Goten. Seus maiores rivais foram Piccolo e Vegeta. Na série GT, Goku se transforma em Super Saiyajin 4.
 +[[Image:Vegetagt100.jpg|right|frame|Vegeta.]]
* '''[[Vegeta]]''' - Vegeta é o filho do Rei Vegeta e Príncipe dos Saiyajins. Seu planeta Natal é o Planeta Vegeta, que foi destruído por Freeza quando Vegeta ainda era uma criança. Desde então passou a trabalhar para Freeza junto com seu tutor Nappa e o saiyajin irmão de Goku, Raditz. De personalidade arrogante, não aceita perder uma luta e se vangloria do fato de ser o Príncipe dos Saiyajins. Sua principal meta é superar os poderes de Kakarotto (nome saiyajin de Goku). Apesar da arrogância, mais tarde, na série, conforma-se em ter o planeta Terra como seu lar, casa-se com Bulma e juntos têm dois filhos: Bra e Trunks. Suas técnicas mais poderosas são: ''Galick Hoo'', ''Grande Explosão do Super Vegeta(Ataque Big Bang)'' e ''Resplendor Final''. Vegeta sempre aparentou ser um dos mais fortes de toda a série. Foi o único que durante todo o anime conseguiu se manter próximo ou no mesmo nível de luta de Goku, tudo graças a seu forte orgulho e determinação, principais características de um verdadeiro guerreiro Saiyajin. Vegeta consegue a transformação Super Saiyajin 1 e 2 na saga Z. Apesar de não demonstrar, tem um grande afeto pela sua família e muitas vezes fica orgulhoso dela. Na série GT, Vegeta se torna Super Sayajin 4 com ajuda de uma máquina construida por Bulma, que emite Raios Bluts. Vegeta é um dos guerreiros mais poderosos do universo perdendo apenas para Goku. * '''[[Vegeta]]''' - Vegeta é o filho do Rei Vegeta e Príncipe dos Saiyajins. Seu planeta Natal é o Planeta Vegeta, que foi destruído por Freeza quando Vegeta ainda era uma criança. Desde então passou a trabalhar para Freeza junto com seu tutor Nappa e o saiyajin irmão de Goku, Raditz. De personalidade arrogante, não aceita perder uma luta e se vangloria do fato de ser o Príncipe dos Saiyajins. Sua principal meta é superar os poderes de Kakarotto (nome saiyajin de Goku). Apesar da arrogância, mais tarde, na série, conforma-se em ter o planeta Terra como seu lar, casa-se com Bulma e juntos têm dois filhos: Bra e Trunks. Suas técnicas mais poderosas são: ''Galick Hoo'', ''Grande Explosão do Super Vegeta(Ataque Big Bang)'' e ''Resplendor Final''. Vegeta sempre aparentou ser um dos mais fortes de toda a série. Foi o único que durante todo o anime conseguiu se manter próximo ou no mesmo nível de luta de Goku, tudo graças a seu forte orgulho e determinação, principais características de um verdadeiro guerreiro Saiyajin. Vegeta consegue a transformação Super Saiyajin 1 e 2 na saga Z. Apesar de não demonstrar, tem um grande afeto pela sua família e muitas vezes fica orgulhoso dela. Na série GT, Vegeta se torna Super Sayajin 4 com ajuda de uma máquina construida por Bulma, que emite Raios Bluts. Vegeta é um dos guerreiros mais poderosos do universo perdendo apenas para Goku.
 +[[Image:Gohan-super-saiyan-2100.jpg|left|frame|Gohan.]]
* '''[[Gohan]]''' - É o primeiro filho de Goku e Chi Chi e recebeu o mesmo nome do avô adotivo de Goku. Foi o primeiro cruzamento de um saiyajin com um humano, o que resultou em um ser poderosíssimo. No início Gohan não lutava, pois sua mãe o fazia estudar com muita frequência, fazendo-o ter horror a lutas. Entretanto, após algumas lutas inevitáveis e o treinamento rigoroso de Piccolo, Gohan torna-se mais maduro e forte. Tem um grande poder oculto que só é libertado quando se enfurece. Gohan foi o Salvador da Terra na luta contra Cell, ao se transformar em Super Saiyajin 2, sendo o primeiro a conseguir fazê-lo. Com o apoio moral de Goku e com a ajuda de Vegeta que distrai Cell, Gohan liberta uma energia colossal com apenas uma das mãos e destrói Cell até a sua ultima célula. Alguns anos depois, vai estudar em Satan City e conhece Videl. Ele disfarça-se de super-herói, o Grande Saiyaman, para combater criminosos como Videl faz. Após a derrota de Boo, no final de Dragon Ball Z, ele casa com Videl e tem uma filha chamada [[Pan]]. Na série GT, Gohan começa a trabalhar como cientista na Corporação Cápsula com Bulma, afastando-se das lutas. É um dos guerreiros mais fortes do universo, perdendo apenas para Goku; e na série GT, também é ultrapassado por Vegeta, que se transforma em Super Sayajin 4 * '''[[Gohan]]''' - É o primeiro filho de Goku e Chi Chi e recebeu o mesmo nome do avô adotivo de Goku. Foi o primeiro cruzamento de um saiyajin com um humano, o que resultou em um ser poderosíssimo. No início Gohan não lutava, pois sua mãe o fazia estudar com muita frequência, fazendo-o ter horror a lutas. Entretanto, após algumas lutas inevitáveis e o treinamento rigoroso de Piccolo, Gohan torna-se mais maduro e forte. Tem um grande poder oculto que só é libertado quando se enfurece. Gohan foi o Salvador da Terra na luta contra Cell, ao se transformar em Super Saiyajin 2, sendo o primeiro a conseguir fazê-lo. Com o apoio moral de Goku e com a ajuda de Vegeta que distrai Cell, Gohan liberta uma energia colossal com apenas uma das mãos e destrói Cell até a sua ultima célula. Alguns anos depois, vai estudar em Satan City e conhece Videl. Ele disfarça-se de super-herói, o Grande Saiyaman, para combater criminosos como Videl faz. Após a derrota de Boo, no final de Dragon Ball Z, ele casa com Videl e tem uma filha chamada [[Pan]]. Na série GT, Gohan começa a trabalhar como cientista na Corporação Cápsula com Bulma, afastando-se das lutas. É um dos guerreiros mais fortes do universo, perdendo apenas para Goku; e na série GT, também é ultrapassado por Vegeta, que se transforma em Super Sayajin 4
 +[[Image:Piccolo_daimao100.jpg|right|frame|Piccolo.]]
* '''[[Piccolo(Dragon Ball)|Piccolo]]''' - Um Namekuseijin muito poderoso de linhagem guerreira, levando desvantagem apenas para os Saiyajins. Para virar Kami-Sama (Deus), esse ser se separou: o lado bom virou Kami-Sama e o lado mal tornou-se Piccolo Daimao. Piccolo tinha planos de dominar o mundo, mas foi morto por Goku. Contudo, antes da sua morte expeliu um ovo que continha um ser muito mais poderoso que ele. Este ser queria vingança e lutou contra Goku numa final emocionante e arrasadora do 23º Torneio de Artes Marciais, mas acabou sendo derrotado. Prometeu vingança, porém aos poucos acaba se aliando a Goku e sua turma, passando até a treinar seu filho, Gohan, na fase seguinte, por quem começa a ter um grande afeto, tanto que até se sacrifica para salvar a vida do garoto. É ressuscitado pelo Super Shen-Long (Porunga) de Namekusei. Ao chegar a Namekusei para enfrentar Freeza, funde-se com Nail, outro namekuseijin guerreiro, equiparando-se ao poder de Freeza em sua segunda forma, o que levou o vilão a fazer uma terceira transformação. Mais tarde, na saga dos andróides, Piccolo volta a se fundir com Kami-Sama, tornando-se o Namekuseijin mais forte do universo. No final da série Z, o poder de Piccolo se equipara ao de um Super Sayajin 2. * '''[[Piccolo(Dragon Ball)|Piccolo]]''' - Um Namekuseijin muito poderoso de linhagem guerreira, levando desvantagem apenas para os Saiyajins. Para virar Kami-Sama (Deus), esse ser se separou: o lado bom virou Kami-Sama e o lado mal tornou-se Piccolo Daimao. Piccolo tinha planos de dominar o mundo, mas foi morto por Goku. Contudo, antes da sua morte expeliu um ovo que continha um ser muito mais poderoso que ele. Este ser queria vingança e lutou contra Goku numa final emocionante e arrasadora do 23º Torneio de Artes Marciais, mas acabou sendo derrotado. Prometeu vingança, porém aos poucos acaba se aliando a Goku e sua turma, passando até a treinar seu filho, Gohan, na fase seguinte, por quem começa a ter um grande afeto, tanto que até se sacrifica para salvar a vida do garoto. É ressuscitado pelo Super Shen-Long (Porunga) de Namekusei. Ao chegar a Namekusei para enfrentar Freeza, funde-se com Nail, outro namekuseijin guerreiro, equiparando-se ao poder de Freeza em sua segunda forma, o que levou o vilão a fazer uma terceira transformação. Mais tarde, na saga dos andróides, Piccolo volta a se fundir com Kami-Sama, tornando-se o Namekuseijin mais forte do universo. No final da série Z, o poder de Piccolo se equipara ao de um Super Sayajin 2.
 +[[Image:Goten_GT100.jpg|left|frame|Goten.]]
* '''[[Goten]]''' - É o segundo filho de Goku e aparece somente na última saga do anime (a Saga de Boo). É também o melhor amigo de Trunks, que é apenas 1 ano mais velho que ele. Também consegue se transformar em Super Saiyajin e tem participação importante quando aprende, junto ao seu pai, a técnica da fusão e também pode se fundir com Trunks. * '''[[Goten]]''' - É o segundo filho de Goku e aparece somente na última saga do anime (a Saga de Boo). É também o melhor amigo de Trunks, que é apenas 1 ano mais velho que ele. Também consegue se transformar em Super Saiyajin e tem participação importante quando aprende, junto ao seu pai, a técnica da fusão e também pode se fundir com Trunks.
 +[[Image:Thunks100.jpg|right|frame|Trunks.]]
* '''[[Trunks]]''' - É o filho de Vegeta e Bulma, que também se transforma em Super Saiyajin. Este personagem já havia aparecido na série, vindo do futuro, para combater os Andróides com a ajuda de uma máquina do tempo. Aprende a técnica da fusão com Goten e tem participação relevante na série. * '''[[Trunks]]''' - É o filho de Vegeta e Bulma, que também se transforma em Super Saiyajin. Este personagem já havia aparecido na série, vindo do futuro, para combater os Andróides com a ajuda de uma máquina do tempo. Aprende a técnica da fusão com Goten e tem participação relevante na série.
 +[[Image:Trunks_do_Futuro100.jpg|left|frame|Trunks do Futuro.]]
* '''[[Trunks (futuro)|Trunks do Futuro]]''' - Teve grande importância na saga de Cell. Trunks vem do futuro numa máquina do tempo criada por Bulma, para alertar os guerreiros Z sobre um terrível futuro de destruição provocado pelos Andróides, além de trazer um remédio para curar Goku de uma misteriosa doença do coração, até então sem cura. Enfrentou e foi derrotado pelos andróides, ao lado de seu pai Vegeta. Após isso, passa um dia junto a Vegeta na sala do tempo - o que equivale a um ano em seu interior. Ao saírem, Trunks tenta impedir que Cell absorva a Andróide 18 e atinja a sua forma perfeita, tentativa frustada porque seu pai o atrapalha. Quando Cell fere Vegeta, Trunks parte para cima do inimigo, mas não consegue derrotá-lo. Durante o torneio de Cell, é assassinado pelo monstro mas, posteriormente, é ressuscitado por Shen Long e volta ao futuro, onde finalmente derrota os Andróides e Cell do futuro. * '''[[Trunks (futuro)|Trunks do Futuro]]''' - Teve grande importância na saga de Cell. Trunks vem do futuro numa máquina do tempo criada por Bulma, para alertar os guerreiros Z sobre um terrível futuro de destruição provocado pelos Andróides, além de trazer um remédio para curar Goku de uma misteriosa doença do coração, até então sem cura. Enfrentou e foi derrotado pelos andróides, ao lado de seu pai Vegeta. Após isso, passa um dia junto a Vegeta na sala do tempo - o que equivale a um ano em seu interior. Ao saírem, Trunks tenta impedir que Cell absorva a Andróide 18 e atinja a sua forma perfeita, tentativa frustada porque seu pai o atrapalha. Quando Cell fere Vegeta, Trunks parte para cima do inimigo, mas não consegue derrotá-lo. Durante o torneio de Cell, é assassinado pelo monstro mas, posteriormente, é ressuscitado por Shen Long e volta ao futuro, onde finalmente derrota os Andróides e Cell do futuro.
 +[[Image:Kuririn100.jpg|right|frame|Kuririn.]]
* '''[[Kuririn]]''' - Um carequinha que decidiu treinar com '''[[Mestre Kame]]''' no mesmo momento que um rapaz com rabo de macaco, Goku. No início dos treinamentos, Kuririn via Goku como um rival, mas depois assume a superioridade do guerreiro saiyajin. Apesar de não ser um lutador muito forte, é rápido e esperto, de grande utilidade em horas difíceis. Kuririn foi de grande importância na saga de Freeza, depois de ser assassinado pelo vilão. Isso fez com que Goku se transformasse em Super Saiyajin através da sua fúria, mostrando a forte amizade que há entre eles. Na saga Boo se casa com a Andróide Nº. 18. Seus principais golpes são o Kamehameha,Kienzan e Disco da Destruição(Destruction-Disc) * '''[[Kuririn]]''' - Um carequinha que decidiu treinar com '''[[Mestre Kame]]''' no mesmo momento que um rapaz com rabo de macaco, Goku. No início dos treinamentos, Kuririn via Goku como um rival, mas depois assume a superioridade do guerreiro saiyajin. Apesar de não ser um lutador muito forte, é rápido e esperto, de grande utilidade em horas difíceis. Kuririn foi de grande importância na saga de Freeza, depois de ser assassinado pelo vilão. Isso fez com que Goku se transformasse em Super Saiyajin através da sua fúria, mostrando a forte amizade que há entre eles. Na saga Boo se casa com a Andróide Nº. 18. Seus principais golpes são o Kamehameha,Kienzan e Disco da Destruição(Destruction-Disc)
 +[[Image:Android_18100.jpg|left|frame|Android 18.]]
* '''[[Android 18|Androide Nº 18]]''' - É um dos Andróides criados pelo Dr. Maki Gero. Era uma mulher normal, mas foi modificada para ser um robô. É muito poderosa e muito bonita e foi capaz de vencer Vegeta, mesmo este estando transformado em Super Saiyajin. Possui energia ilimitada. Depois de ser absorvida por Cell, é salva por Kuririn, com quem se casa e tem uma filha, Maroon. * '''[[Android 18|Androide Nº 18]]''' - É um dos Andróides criados pelo Dr. Maki Gero. Era uma mulher normal, mas foi modificada para ser um robô. É muito poderosa e muito bonita e foi capaz de vencer Vegeta, mesmo este estando transformado em Super Saiyajin. Possui energia ilimitada. Depois de ser absorvida por Cell, é salva por Kuririn, com quem se casa e tem uma filha, Maroon.
 +[[Image:Androide_17100.jpg|right|frame|Androide 17.]]
* '''[[Android 17|Androide Nº 17]]''' - Outro Andróide criado pelo Dr. Gero para matar Goku. Foi criado para liderar os outros andróides e era o mais forte, depois do Andróide 16. É o irmão gêmeo da Nº. 18 e, assim como ela, era um ser humano normal. Os dois eram muito mais fortes que os Guerreiros Z (Goku, Vegeta, Gohan, Piccolo e Kuririn). Possui energia ilimitada. Depois de enfrentar Piccolo (fundido com Kami Sama), acabou sendo absorvido por Cell. * '''[[Android 17|Androide Nº 17]]''' - Outro Andróide criado pelo Dr. Gero para matar Goku. Foi criado para liderar os outros andróides e era o mais forte, depois do Andróide 16. É o irmão gêmeo da Nº. 18 e, assim como ela, era um ser humano normal. Os dois eram muito mais fortes que os Guerreiros Z (Goku, Vegeta, Gohan, Piccolo e Kuririn). Possui energia ilimitada. Depois de enfrentar Piccolo (fundido com Kami Sama), acabou sendo absorvido por Cell.
 +[[Image:Androide_16100.jpeg|left|frame|Androide 16.]]
* '''[[Android 16|Androide Nº 16]]''' - O Andróide 16 também foi criado pelo Dr. Gero e é totalmente mecânico, ao contrário dos Nºs. 17 e 18. Ele é o mais forte e tinha apenas um objetivo: matar Goku. Ao mesmo tempo, é extremamente bondoso e ama a natureza. Sua morte desencadeia a liberação do poder oculto de Gohan na luta contra Cell. * '''[[Android 16|Androide Nº 16]]''' - O Andróide 16 também foi criado pelo Dr. Gero e é totalmente mecânico, ao contrário dos Nºs. 17 e 18. Ele é o mais forte e tinha apenas um objetivo: matar Goku. Ao mesmo tempo, é extremamente bondoso e ama a natureza. Sua morte desencadeia a liberação do poder oculto de Gohan na luta contra Cell.
 +[[Image:Android19100.jpg|right|frame|Androide 19.]]
* '''[[Android 19|Androide Nº 19]]''' - Foi o andróide responsável por operar o Dr. Maki Gero e torná-lo no Andróide Nº20. Possui os mesmos poderes que o Andróide 20 e assim como ele, tem a habilidade de absorver energia com as mãos. O Andróide 19 vence Goku, que estava doente do coração, mas acaba sendo morto por Vegeta. É o mais fraco dos Andróides. * '''[[Android 19|Androide Nº 19]]''' - Foi o andróide responsável por operar o Dr. Maki Gero e torná-lo no Andróide Nº20. Possui os mesmos poderes que o Andróide 20 e assim como ele, tem a habilidade de absorver energia com as mãos. O Andróide 19 vence Goku, que estava doente do coração, mas acaba sendo morto por Vegeta. É o mais fraco dos Andróides.
 +[[Image:Doutor_Maki_Gero100.jpg|left|frame|Dr. Maki Gero.]]
* '''[[Doutor Maki Gero]]''' - Um cientista que serviu ao Exército Red Ribbon, até o momento em que Goku destruiu a todos quando ainda era garoto. A partir daí, o Dr. Gero passa a estudar a vida de Goku e dos Guerreiros Z. Muitos anos depois, cria vários Andróides poderosos com a única missão de matar Goku. Ele mesmo se torna um robô através de uma operação cirúrgica: o Andróide Nº20. Acaba sendo assassinado pela sua própria criação, o Andróide 17. * '''[[Doutor Maki Gero]]''' - Um cientista que serviu ao Exército Red Ribbon, até o momento em que Goku destruiu a todos quando ainda era garoto. A partir daí, o Dr. Gero passa a estudar a vida de Goku e dos Guerreiros Z. Muitos anos depois, cria vários Andróides poderosos com a única missão de matar Goku. Ele mesmo se torna um robô através de uma operação cirúrgica: o Andróide Nº20. Acaba sendo assassinado pela sua própria criação, o Andróide 17.
 +[[Image:Tenshinhan1100.jpg|right|frame|Tenshinhan.]]
* '''[[Tenshinhan]]''' - É um humano com três olhos muito forte, que segundo o livro oficial ''Dragon Ball Daizenshuu – 7''' publicado pela [[Shueisha]], pertencia à raça extra-terrestre dos três olhos ou Triclops, embora esta teoria não tenha sido mencionada em mangá ou anime. No entanto, no último jogo para [[Playstation 2|PS2]]<ref>Informação presente no jogo Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3<span style="font-size: 90%;"</ref>, este fato já é mencionada no capítulo das biografias. Tenshin foi treinado pelo Mestre Tsuru, que é rival do Mestre Kame (Kame e Tsuru foram treinados pelo mesmo mestre). Antes de conhecer Goku, caminhava para o lado do mal, alimentando-se dos planos diabólicos de seu mestre e do seu irmão, o temido lutador [[Tao Pai Pai]]. Foi o primeiro humano a vencer o Mestre Kame, que estava disfarçado de Jackie-Chun, no 22º Torneio de Artes Marciais, vencendo Goku na final, num embate surpreendentemente equilibrado. Suas principais técnicas são Novo Kikoho (que usa para deter Cell), Kikoho, Dodonpa, Shishin e Taiyouken (o que seria aprendido futuramente por Goku, Kuririn e Cell). * '''[[Tenshinhan]]''' - É um humano com três olhos muito forte, que segundo o livro oficial ''Dragon Ball Daizenshuu – 7''' publicado pela [[Shueisha]], pertencia à raça extra-terrestre dos três olhos ou Triclops, embora esta teoria não tenha sido mencionada em mangá ou anime. No entanto, no último jogo para [[Playstation 2|PS2]]<ref>Informação presente no jogo Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3<span style="font-size: 90%;"</ref>, este fato já é mencionada no capítulo das biografias. Tenshin foi treinado pelo Mestre Tsuru, que é rival do Mestre Kame (Kame e Tsuru foram treinados pelo mesmo mestre). Antes de conhecer Goku, caminhava para o lado do mal, alimentando-se dos planos diabólicos de seu mestre e do seu irmão, o temido lutador [[Tao Pai Pai]]. Foi o primeiro humano a vencer o Mestre Kame, que estava disfarçado de Jackie-Chun, no 22º Torneio de Artes Marciais, vencendo Goku na final, num embate surpreendentemente equilibrado. Suas principais técnicas são Novo Kikoho (que usa para deter Cell), Kikoho, Dodonpa, Shishin e Taiyouken (o que seria aprendido futuramente por Goku, Kuririn e Cell).
 +[[Image:Chaoz1100.jpg|left|frame|Chaoz.]]
* '''[[Chaos (Dragon Ball)|Chaoz]]''' - É o melhor amigo de Tenshinhan, também discípulo do Mestre Tsuru. Seguia os mesmos passos maléficos de seu amigo, treinando tanto para dominar o mundo quanto para matar. Enfrenta Kuririn no 22º Torneio de Artes Marciais, mas é derrotado numa batalha bastante disputada. É um personagem fraco, que acaba não acompanhando o poder de luta dos outros guerreiros; porém, suas técnicas Dodonpa e Chonoryoku (auto-destruição) podem causar grandes danos ao oponente. * '''[[Chaos (Dragon Ball)|Chaoz]]''' - É o melhor amigo de Tenshinhan, também discípulo do Mestre Tsuru. Seguia os mesmos passos maléficos de seu amigo, treinando tanto para dominar o mundo quanto para matar. Enfrenta Kuririn no 22º Torneio de Artes Marciais, mas é derrotado numa batalha bastante disputada. É um personagem fraco, que acaba não acompanhando o poder de luta dos outros guerreiros; porém, suas técnicas Dodonpa e Chonoryoku (auto-destruição) podem causar grandes danos ao oponente.
 +[[Image:Mestre_Kame_100.jpg|right|frame|Mestre Kame.]]
* '''[[Mestre Kame]]''' - Um mestre de artes marciais e um guerreiro muito forte. Ao longo de Dragon Ball Z, é ultrapassado pela maioria dos Guerreiros Z. Foi ele quem treinou Goku e Kuririn quando eram jovens. É muito respeitado e tem uma tartaruga chamada Umigame (que significa Tartaruga Marinha, em japonês). Viveu 357 anos. Suas técnicas são famosas pelo mundo inteiro, dentre as mais conhecidas o poderoso Kamehameha. Tem o título de Senin das Tartarugas, podendo usar duas especiais: a sua amiga Tartaruga e a voadora Gamera. Seu maior gosto é por mulheres bonitas, sendo um velho tarado: sempre que pode ele olha as partes pessoais de Bulma e Lunch e também adora assistir programas de ginástica, além de gostar de ler revistas pornográficas. Mesmo assim, sua personalidade aparentemente frágil esconde um velho astuto, forte e decidido. * '''[[Mestre Kame]]''' - Um mestre de artes marciais e um guerreiro muito forte. Ao longo de Dragon Ball Z, é ultrapassado pela maioria dos Guerreiros Z. Foi ele quem treinou Goku e Kuririn quando eram jovens. É muito respeitado e tem uma tartaruga chamada Umigame (que significa Tartaruga Marinha, em japonês). Viveu 357 anos. Suas técnicas são famosas pelo mundo inteiro, dentre as mais conhecidas o poderoso Kamehameha. Tem o título de Senin das Tartarugas, podendo usar duas especiais: a sua amiga Tartaruga e a voadora Gamera. Seu maior gosto é por mulheres bonitas, sendo um velho tarado: sempre que pode ele olha as partes pessoais de Bulma e Lunch e também adora assistir programas de ginástica, além de gostar de ler revistas pornográficas. Mesmo assim, sua personalidade aparentemente frágil esconde um velho astuto, forte e decidido.
 +[[Image:Oolong_dbz100.jpg|left|frame|Oolong.]]
* '''[[Oolong]]''' - Pequeno porco que tem a habilidade de se transformar no que quiser por cinco minutos, e depois necessita de um minuto para descansar e recuperar suas energias. Foi encontrado por Goku e Bulma enquanto utilizava seus poderes para aterrorizar uma aldeia, raptando as moças. Desde então, acompanha Goku e Bulma na sua busca pelas Dragon Balls. * '''[[Oolong]]''' - Pequeno porco que tem a habilidade de se transformar no que quiser por cinco minutos, e depois necessita de um minuto para descansar e recuperar suas energias. Foi encontrado por Goku e Bulma enquanto utilizava seus poderes para aterrorizar uma aldeia, raptando as moças. Desde então, acompanha Goku e Bulma na sua busca pelas Dragon Balls.
 +[[Image:Yamcha100.jpg|right|frame|Yamcha.]]
* '''[[Yamcha]]''' - Era um ladrão do deserto que, ao lado de Pual, furtava qualquer coisa. Descobrindo o poder das tais esferas do dragão, faz de tudo para roubá-las das mãos de Goku, a fim de realizar seu desejo de acabar com seu medo das mulheres, entrando em confronto com eles diversas vezes. Mais tarde, acaba juntando-se ao grupo e ajuda a Terra a livrar-se de qualquer ameaça. Suas principais técnicas são Kamehameha, Sokidan e Rogafufuken. * '''[[Yamcha]]''' - Era um ladrão do deserto que, ao lado de Pual, furtava qualquer coisa. Descobrindo o poder das tais esferas do dragão, faz de tudo para roubá-las das mãos de Goku, a fim de realizar seu desejo de acabar com seu medo das mulheres, entrando em confronto com eles diversas vezes. Mais tarde, acaba juntando-se ao grupo e ajuda a Terra a livrar-se de qualquer ameaça. Suas principais técnicas são Kamehameha, Sokidan e Rogafufuken.
 +[[Image:Pual100.gif|left|frame|Pual.]]
* '''[[Pual]]''' - Um gato voador que é o melhor amigo de Yamcha. Tem os mesmos poderes que Oolong - quando eram jovens estudaram juntos - mas, ao contrário deste, a sua transformação não tem limite de tempo, pois completou o treinamento, ao contrário de Oolong. É capaz de voar ao nível da cabeça humana, sendo também o primeiro a fazê-lo na série. * '''[[Pual]]''' - Um gato voador que é o melhor amigo de Yamcha. Tem os mesmos poderes que Oolong - quando eram jovens estudaram juntos - mas, ao contrário deste, a sua transformação não tem limite de tempo, pois completou o treinamento, ao contrário de Oolong. É capaz de voar ao nível da cabeça humana, sendo também o primeiro a fazê-lo na série.
 +[[Image:Yajirobe_dbz100.jpg|right|frame|Yajirobe.]]
* '''[[Yajirobe]]''' - Um monge guloso que pouco se interessa em salvar o mundo, usando sua força apenas para caçar animais ou "monstros" para comer. Ajuda bastante Goku na saga de Piccolo Daimao, chegando inclusive a fazer um churrasco de um monstro enviado por este. Seus golpes consistem na espada, causando grandes estragos nos adversários. Na saga dos Saiyajins, Yajirobe salva o planeta ao cortar a cauda de Vegeta, quando este estava transformado em Oozaru. * '''[[Yajirobe]]''' - Um monge guloso que pouco se interessa em salvar o mundo, usando sua força apenas para caçar animais ou "monstros" para comer. Ajuda bastante Goku na saga de Piccolo Daimao, chegando inclusive a fazer um churrasco de um monstro enviado por este. Seus golpes consistem na espada, causando grandes estragos nos adversários. Na saga dos Saiyajins, Yajirobe salva o planeta ao cortar a cauda de Vegeta, quando este estava transformado em Oozaru.
 +[[Image:Mestre_Karin100.jpg|left|frame|Mestre Karin.]]
* '''[[Mestre Karin]]''' - Chamado de "O Deus de Artes Marciais", ensinou a Goku como derrotar Tao Pai Pai e, se não fosse por ele, Goku não conseguiria vencer. Além disso, é ele quem fornece (não sabe-se de onde) as Sementes dos Deuses (Seizus), que restauram instantaneamente a força dos guerreiros ao longo de toda a saga Dragon Ball Z. * '''[[Mestre Karin]]''' - Chamado de "O Deus de Artes Marciais", ensinou a Goku como derrotar Tao Pai Pai e, se não fosse por ele, Goku não conseguiria vencer. Além disso, é ele quem fornece (não sabe-se de onde) as Sementes dos Deuses (Seizus), que restauram instantaneamente a força dos guerreiros ao longo de toda a saga Dragon Ball Z.
 +[[Image:Bulmadbz100.jpeg|right|frame|Bulma.]]
* '''[[Bulma]]''' - É a mulher que mais aparece em Dragon Ball Z. Sua principal característica de aparência são seus cabelos e olhos azuis. Já suas características de personalidade são ser decidida, forte, às vezes um pouco atrapalhada, e gosta de se fazer de frágil, além de possuir uma inteligência acima do normal. Além de muito bonita, usa sua beleza para conseguir o que quer (o que quase sempre não consegue). É filha do dono da Corporação Cápsula, o Sr. Briefs, sendo seu nome completo Bulma Briefs, e lá ela constrói máquinas muito modernas e incríveis, mais incríveis até do que as que seu próprio pai constrói. Bulma é muito rica. Mais ou menos no final da Saga de Cell se casa com Vegeta e tem dois filhos com ele: Trunks e Bra. Akira Toriyama revela que, para criar as mulheres de seus animes/mangás, ele estuda as personagens e cria um estilo shoujo e shonen ao mesmo tempo. * '''[[Bulma]]''' - É a mulher que mais aparece em Dragon Ball Z. Sua principal característica de aparência são seus cabelos e olhos azuis. Já suas características de personalidade são ser decidida, forte, às vezes um pouco atrapalhada, e gosta de se fazer de frágil, além de possuir uma inteligência acima do normal. Além de muito bonita, usa sua beleza para conseguir o que quer (o que quase sempre não consegue). É filha do dono da Corporação Cápsula, o Sr. Briefs, sendo seu nome completo Bulma Briefs, e lá ela constrói máquinas muito modernas e incríveis, mais incríveis até do que as que seu próprio pai constrói. Bulma é muito rica. Mais ou menos no final da Saga de Cell se casa com Vegeta e tem dois filhos com ele: Trunks e Bra. Akira Toriyama revela que, para criar as mulheres de seus animes/mangás, ele estuda as personagens e cria um estilo shoujo e shonen ao mesmo tempo.
 +[[Image:Chi-Chi100.jpg|left|frame|Chi-Chi.]]
* '''[[Chi-Chi]]''' - Filha do Rei Cutelo. Aparece na Saga Dragon Ball quando ainda era pequena. Encontrou-se com Goku e ao ser tocada em um "local indevido", propõe a Goku se casar com ela e Goku aceita sem saber o que é um casamento. Ainda na série Dragon Ball, Chi-Chi, bem mais crescida, entra no torneio de Artes Marciais onde ninguém a reconhece e, em umas das lutas, enfrenta justamente Goku, que se esquece de sua promessa de casamento. Quando Chi Chi revela sua identidade, Goku lembra da promessa que fez e aceita casar com ela. É super-protetora com seu filho Gohan, querendo que ele estude muito e seja um cientista, e também é mãe de Goten. Tem bom domínio de artes marciais. * '''[[Chi-Chi]]''' - Filha do Rei Cutelo. Aparece na Saga Dragon Ball quando ainda era pequena. Encontrou-se com Goku e ao ser tocada em um "local indevido", propõe a Goku se casar com ela e Goku aceita sem saber o que é um casamento. Ainda na série Dragon Ball, Chi-Chi, bem mais crescida, entra no torneio de Artes Marciais onde ninguém a reconhece e, em umas das lutas, enfrenta justamente Goku, que se esquece de sua promessa de casamento. Quando Chi Chi revela sua identidade, Goku lembra da promessa que fez e aceita casar com ela. É super-protetora com seu filho Gohan, querendo que ele estude muito e seja um cientista, e também é mãe de Goten. Tem bom domínio de artes marciais.
 +[[Image:Sr._Popo100.jpg|right|frame|Sr. Popo.]]
* '''[[Sr. Popo]]''' - É o ajudante de Kami Sama. Treina Goku para o Tenkaichi Budokai para derrotar Piccolo Jr. Apesar de parecer insignificante, Sr. Popo está sempre aparecendo em Dragon Ball, dando informações muito úteis para os guerreiros. Após a união entre Kami Sama e Picollo Jr., um novo Kami Sama é eleito, Dende, e Popo passa a segui-lo assim como fazia com o antigo Kami Sama. Sr. Popo sempre viveu no palácio junto com Kami-Sama. Como na série Dragon Ball, quando faz Goku ficar mais rápido que um relâmpago, ele e Kami-Sama treinam os guerreiros Z para que eles lutassem contra os saiyajins. Foi ele quem criou o modelo do dragão Sheng Long. Sr. Popo fica muito triste quando Kami-Sama se funde a Piccolo, pois não gosta de ficar sozinho no templo. * '''[[Sr. Popo]]''' - É o ajudante de Kami Sama. Treina Goku para o Tenkaichi Budokai para derrotar Piccolo Jr. Apesar de parecer insignificante, Sr. Popo está sempre aparecendo em Dragon Ball, dando informações muito úteis para os guerreiros. Após a união entre Kami Sama e Picollo Jr., um novo Kami Sama é eleito, Dende, e Popo passa a segui-lo assim como fazia com o antigo Kami Sama. Sr. Popo sempre viveu no palácio junto com Kami-Sama. Como na série Dragon Ball, quando faz Goku ficar mais rápido que um relâmpago, ele e Kami-Sama treinam os guerreiros Z para que eles lutassem contra os saiyajins. Foi ele quem criou o modelo do dragão Sheng Long. Sr. Popo fica muito triste quando Kami-Sama se funde a Piccolo, pois não gosta de ficar sozinho no templo.
 +[[Image:Vovo_Uranai_100.jpg|left|frame|Vovó Uranai.]]
* '''[[Vovó Uranai]]''' - Vovó Uranai é uma velha vidente com mais de 500 anos de idade, e é a irmã mais velha do Mestre Kame. Possui uma bola de cristal que permite ver o futuro ou qualquer lugar do planeta no presente. A bola de cristal flutua e ela pode usá-la para levitar e se movimentar. É capaz ainda de trazer uma pessoa que morreu para passar um dia na Terra com os vivos. Ela também prevê o futuro, mas cobra muito caro para isso; contudo, se a pessoa for capaz de derrotar os guerreiros que ela traz do outro mundo, Vovó Uranai verá o futuro para ela. * '''[[Vovó Uranai]]''' - Vovó Uranai é uma velha vidente com mais de 500 anos de idade, e é a irmã mais velha do Mestre Kame. Possui uma bola de cristal que permite ver o futuro ou qualquer lugar do planeta no presente. A bola de cristal flutua e ela pode usá-la para levitar e se movimentar. É capaz ainda de trazer uma pessoa que morreu para passar um dia na Terra com os vivos. Ela também prevê o futuro, mas cobra muito caro para isso; contudo, se a pessoa for capaz de derrotar os guerreiros que ela traz do outro mundo, Vovó Uranai verá o futuro para ela.
 +[[Image:Mr._Satan100.jpg|right|frame|Mr. Satan.]]
* '''[[Mr. Satan]]''' - Mr. Satan é o homem mais forte da Terra que não pode manipular ki, e também o pai de Videl. Aparece primeiramente no Torneio de Cell, não fazendo nada que desse certo para derrotá-lo. Gohan mata Cell, mas é o Mr. Satan que leva a glória, sendo então conhecido como o homem mais forte do mundo. Aparece novamente na saga de Boo, tornando-se amigo do monstro enquanto ainda estava na forma Fat Boo. Mesmo parecendo sinsignificante, Satan tem importância fundamental quando, no Planeta Supremo, ajuda Goku a derrotar Majin Boo pedindo para que todos os terráqueos ergam as mãos para fornecer energia para a Genki-Dama. Sua filha se casa com Gohan e então Satan ganha uma neta, chamada Pan. * '''[[Mr. Satan]]''' - Mr. Satan é o homem mais forte da Terra que não pode manipular ki, e também o pai de Videl. Aparece primeiramente no Torneio de Cell, não fazendo nada que desse certo para derrotá-lo. Gohan mata Cell, mas é o Mr. Satan que leva a glória, sendo então conhecido como o homem mais forte do mundo. Aparece novamente na saga de Boo, tornando-se amigo do monstro enquanto ainda estava na forma Fat Boo. Mesmo parecendo sinsignificante, Satan tem importância fundamental quando, no Planeta Supremo, ajuda Goku a derrotar Majin Boo pedindo para que todos os terráqueos ergam as mãos para fornecer energia para a Genki-Dama. Sua filha se casa com Gohan e então Satan ganha uma neta, chamada Pan.
 +[[Image:Videl100.jpg|left|frame|Videl.]]
* '''[[Videl]]''' - Filha de Mr. Satan. É uma garota bastante curiosa e determinada, que conhece Gohan na escola ''Orange Star High School'' e logo o ajuda a combater o mal com seus disfarces de super-heróis. Após a derrota de Majin Boo, no final de Dragon Ball Z, Videl se casa com Gohan e tem uma filha, a pequena e forte Pan. * '''[[Videl]]''' - Filha de Mr. Satan. É uma garota bastante curiosa e determinada, que conhece Gohan na escola ''Orange Star High School'' e logo o ajuda a combater o mal com seus disfarces de super-heróis. Após a derrota de Majin Boo, no final de Dragon Ball Z, Videl se casa com Gohan e tem uma filha, a pequena e forte Pan.
 +[[Image:Nappa_copy.jpg|right|frame|Nappa.]]
* '''[[Nappa]]''' - É o tutor de Vegeta, que o acompanhou desde criança. Nappa é um Saiyajin de classe média e possui força física e habilidades incríveis. Junto com Vegeta, Nappa matava os extra-terrestres mais fracos para vender seus planetas para outros povos do universo. Assim que soube das esferas do dragão por Raditz, ele e Vegeta chegam à Terra para se apossarem delas. Nappa não encontra problemas em derrotar os Guerreiros Z, que o veem como um adversário invencível. Porém, Nappa acaba derrotado por Goku e assassinado pelo seu próprio tutelado, Vegeta. * '''[[Nappa]]''' - É o tutor de Vegeta, que o acompanhou desde criança. Nappa é um Saiyajin de classe média e possui força física e habilidades incríveis. Junto com Vegeta, Nappa matava os extra-terrestres mais fracos para vender seus planetas para outros povos do universo. Assim que soube das esferas do dragão por Raditz, ele e Vegeta chegam à Terra para se apossarem delas. Nappa não encontra problemas em derrotar os Guerreiros Z, que o veem como um adversário invencível. Porém, Nappa acaba derrotado por Goku e assassinado pelo seu próprio tutelado, Vegeta.
 +[[Image:Raditz100.jpg|left|frame|Raditz.]]
* '''[[Raditz]]''' - É um Saiyajin de classe baixa, além de ser o irmão mais velho de Goku. Raditz é o primeiro vilão de Dragon Ball Z: assim que chega à Terra, revela a verdadeira origem de Goku e sua missão na Terra. Como Goku não aceita sua origem maléfica, Raditz sequestra Gohan e obriga Goku a se unir aos Saiyajins, caso contrário seu filho e os terráqueos seriam assassinados. Percebendo que Raditz era muito poderoso, Goku se junta a Piccolo para derrotar o saiyajin, e quando tudo parece perdido, Gohan ataca Raditz após se enfurecer, fazendo com que Goku o imobilize tempo suficiente para que Piccolo o matasse com seu Makankoussappou. * '''[[Raditz]]''' - É um Saiyajin de classe baixa, além de ser o irmão mais velho de Goku. Raditz é o primeiro vilão de Dragon Ball Z: assim que chega à Terra, revela a verdadeira origem de Goku e sua missão na Terra. Como Goku não aceita sua origem maléfica, Raditz sequestra Gohan e obriga Goku a se unir aos Saiyajins, caso contrário seu filho e os terráqueos seriam assassinados. Percebendo que Raditz era muito poderoso, Goku se junta a Piccolo para derrotar o saiyajin, e quando tudo parece perdido, Gohan ataca Raditz após se enfurecer, fazendo com que Goku o imobilize tempo suficiente para que Piccolo o matasse com seu Makankoussappou.
 +[[Image:Prince_Zarbon100.jpg|right|frame|Zarbon.]]
* '''[[Zarbon]]''' - É um soldado de classe alta de Freeza, de raça desconhecida. Zarbon possui um ki de 23.000 na sua forma normal e 35.000 em sua transformação - que na verdade é sua aparência original, mas ele a esconde pois é um "amante da beleza". Em Namekusei, Zarbon e Dodoria estavam procurando as esferas do dragão para Freeza conseguir a Juventude Eterna. Dodoria acaba morto facilmente por Vegeta, quando este descobre a verdadeira causa da destruição do Planeta Vegeta. Zarbon logo encontra-se com Vegeta, desperta sua verdadeira forma e humilha o saiyajin, que cai quase morto no chão. Em seguida, Zarbon vai cantar vitória para Freeza; entretanto, este diz que se Vegeta escondeu alguma esfera do dragão, Freeza precisava dessa informação, e se Zarbon não encontrasse o saiyajin vivo, ele mesmo seria o próximo morto. Zarbon então parte em busca de Vegeta, levando-o para a câmara de recuperação, mas desta vez, mesmo transformado, é morto facilmente por um Galick-Ho do saiyajin. * '''[[Zarbon]]''' - É um soldado de classe alta de Freeza, de raça desconhecida. Zarbon possui um ki de 23.000 na sua forma normal e 35.000 em sua transformação - que na verdade é sua aparência original, mas ele a esconde pois é um "amante da beleza". Em Namekusei, Zarbon e Dodoria estavam procurando as esferas do dragão para Freeza conseguir a Juventude Eterna. Dodoria acaba morto facilmente por Vegeta, quando este descobre a verdadeira causa da destruição do Planeta Vegeta. Zarbon logo encontra-se com Vegeta, desperta sua verdadeira forma e humilha o saiyajin, que cai quase morto no chão. Em seguida, Zarbon vai cantar vitória para Freeza; entretanto, este diz que se Vegeta escondeu alguma esfera do dragão, Freeza precisava dessa informação, e se Zarbon não encontrasse o saiyajin vivo, ele mesmo seria o próximo morto. Zarbon então parte em busca de Vegeta, levando-o para a câmara de recuperação, mas desta vez, mesmo transformado, é morto facilmente por um Galick-Ho do saiyajin.
 +[[Image:Capitao_Ginyu100.jpg|left|frame|Capitão Ginyu.]]
* '''[[Capitão Ginyu]]''' - É o comandante das Forças Especiais Ginyu e o mais poderoso soldado desse exército secreto de Freeza. Suas táticas de batalha são feitas com base na sua técnica "Body Change", na qual ele pode trocar de corpo com qualquer guerreiro. Na batalha contra Goku e seus amigos, Ginyu tem muitas dificuldades: primeiramente consegue trocar de corpo com Kakarotto, mas não consegue se acostumar com seu corpo e resolve atacar Vegeta para trocar de corpo com ele. É aí que Goku se atira na frente de Ginyu e volta ao seu corpo ferido, e em seguida atira um sapo. A partir daí, Ginyu fica preso no corpo de um sapo da raça Namek e agora vive confortavelmente na estufa da casa de Bulma. * '''[[Capitão Ginyu]]''' - É o comandante das Forças Especiais Ginyu e o mais poderoso soldado desse exército secreto de Freeza. Suas táticas de batalha são feitas com base na sua técnica "Body Change", na qual ele pode trocar de corpo com qualquer guerreiro. Na batalha contra Goku e seus amigos, Ginyu tem muitas dificuldades: primeiramente consegue trocar de corpo com Kakarotto, mas não consegue se acostumar com seu corpo e resolve atacar Vegeta para trocar de corpo com ele. É aí que Goku se atira na frente de Ginyu e volta ao seu corpo ferido, e em seguida atira um sapo. A partir daí, Ginyu fica preso no corpo de um sapo da raça Namek e agora vive confortavelmente na estufa da casa de Bulma.
 +[[Image:Freeza_100.jpg|right|frame|Freeza.]]
* '''[[Freeza]]''' - No inicio era um vilão muito poderoso, mas com o andamento da série é ultrapassado pelos guerreiros Z. Raditz, Vegeta, Nappa, as Forças Especiais Ginyu, Kiwi, Dodoria e Zarbon eram alguns de seus principais soldados, especialmente os dois últimos, que eram os braços direito e esquerdo de Freeza. Freeza é o destruidor do Planeta Vegeta, por temer que os Saiyajins se unissem e se tornassem uma ameaça a seu poder, ou então, que algum Saiyajin se tornasse o "Lendário Super Saiyajin" e o matasse. O seu poder máximo é quase igual ao de Goku Super Saiyajin, mas Freeza não pode usá-lo por muito tempo por lhe causar um grande desgaste físico. É derrotado por Goku ao ser cortado em dois pelo seu próprio ataque. Posteriormente, quando se recupera e chega ao nosso planeta juntamente com seu pai, Rei Cold, é morto por Trunks. * '''[[Freeza]]''' - No inicio era um vilão muito poderoso, mas com o andamento da série é ultrapassado pelos guerreiros Z. Raditz, Vegeta, Nappa, as Forças Especiais Ginyu, Kiwi, Dodoria e Zarbon eram alguns de seus principais soldados, especialmente os dois últimos, que eram os braços direito e esquerdo de Freeza. Freeza é o destruidor do Planeta Vegeta, por temer que os Saiyajins se unissem e se tornassem uma ameaça a seu poder, ou então, que algum Saiyajin se tornasse o "Lendário Super Saiyajin" e o matasse. O seu poder máximo é quase igual ao de Goku Super Saiyajin, mas Freeza não pode usá-lo por muito tempo por lhe causar um grande desgaste físico. É derrotado por Goku ao ser cortado em dois pelo seu próprio ataque. Posteriormente, quando se recupera e chega ao nosso planeta juntamente com seu pai, Rei Cold, é morto por Trunks.
 +[[Image:Cell100.jpg|left|frame|Cell.]]
* '''[[Cell (Dragon Ball)|Cell]]''' - A criação suprema do Dr. Maki Gero. Cell possui as células e habilidades de Goku, Vegeta, Piccolo, Freeza, Rei Cold, Kuririn, Yamcha e Tenshinhan. Vem do passado após matar Trunks para poder absorver os Andróides 17 e 18, já que não os encontrou no futuro, e assim alcançar sua forma perfeita. Cell, quando perfeito, além de ter poder suficiente para destruir o universo, é um guerreiro extraordinário: possui poderes psíquicos, sobrevive no espaço vazio e pode se reconstituir a partir de uma única célula, além de possuir uma grande variedade de técnicas. Cell cria um torneio de artes marciais, o qual decicidiria o destino da Terra. Consegue matar Goku, mas é derrotado por Gohan quando tenta destruir a Terra juntamente com todos os Guerreios Z. * '''[[Cell (Dragon Ball)|Cell]]''' - A criação suprema do Dr. Maki Gero. Cell possui as células e habilidades de Goku, Vegeta, Piccolo, Freeza, Rei Cold, Kuririn, Yamcha e Tenshinhan. Vem do passado após matar Trunks para poder absorver os Andróides 17 e 18, já que não os encontrou no futuro, e assim alcançar sua forma perfeita. Cell, quando perfeito, além de ter poder suficiente para destruir o universo, é um guerreiro extraordinário: possui poderes psíquicos, sobrevive no espaço vazio e pode se reconstituir a partir de uma única célula, além de possuir uma grande variedade de técnicas. Cell cria um torneio de artes marciais, o qual decicidiria o destino da Terra. Consegue matar Goku, mas é derrotado por Gohan quando tenta destruir a Terra juntamente com todos os Guerreios Z.
 +[[Image:Majin_Boo100.jpg|right|frame|Maji Boo.]]
* '''[[Majin Boo]]''' - Ser terrível criado pelo mago Bibidi. É mais poderoso que Cell e Freeza juntos, e já derrotou os deuses mais poderosos do universo, que são os quatro Senhores Kaiohs. Pode reconstruir seu corpo infinitas vezes, por mais que esteja destruído, a não ser que cada um de seus átomos seja totalmente liquidado, desintegrando-o por completo: se uma única célula, mesmo que despedaçada, resistir, ou apenas a fumaça de sua queima, Majin Boo irá sobreviver e se recompor. Além disso, seu Ki nunca enfraquece e se recupera facilmente dos danos. Goku só consegue detê-lo criando uma Super Genki-Dama, com o ki de todos os humanos e a grande ajuda de Vegeta, Gohan, Goten, Trunks e Mr. Satan. Majin Boo é o vilão mais poderoso de toda a série. * '''[[Majin Boo]]''' - Ser terrível criado pelo mago Bibidi. É mais poderoso que Cell e Freeza juntos, e já derrotou os deuses mais poderosos do universo, que são os quatro Senhores Kaiohs. Pode reconstruir seu corpo infinitas vezes, por mais que esteja destruído, a não ser que cada um de seus átomos seja totalmente liquidado, desintegrando-o por completo: se uma única célula, mesmo que despedaçada, resistir, ou apenas a fumaça de sua queima, Majin Boo irá sobreviver e se recompor. Além disso, seu Ki nunca enfraquece e se recupera facilmente dos danos. Goku só consegue detê-lo criando uma Super Genki-Dama, com o ki de todos os humanos e a grande ajuda de Vegeta, Gohan, Goten, Trunks e Mr. Satan. Majin Boo é o vilão mais poderoso de toda a série.
 +
 +
 +
 +
 +
 +
 +
=== Significado dos nomes === === Significado dos nomes ===
Linha 129: Linha 170:
== Sagas == == Sagas ==
-{{Revelações sobre o enredo}}+ 
Muitos mangás e animes são divididos em sagas e com Dragon Ball Z não é diferente. É dividido em quatro grandes sagas: Muitos mangás e animes são divididos em sagas e com Dragon Ball Z não é diferente. É dividido em quatro grandes sagas:
Linha 365: Linha 406:
== Dragon Ball Kai == == Dragon Ball Kai ==
-{{Artigo principal|[[Dragon Ball Kai]]}}+ 
Em fevereiro de 2009 a [[Toei Animation]] anunciou que iriam produzir o remake de Dragon Ball Z, sob o nome de ''Dragon Ball Kai'', que significa modificado, que é nada mais de que uma nova versão editada por Akira Toriyama para comemorar os 20 anos de Dragon Ball Z. A novidade é que a animação será remasterizada em [[HDTV|HD]], as falas serão dubladas novamente pelos atores originais e receberá uma nova abertura e encerramento. A versão Kai terá 100 episódios, o que significa um corte de 191 episódios da versão Z. Este corte tem como objetivo, que a nova série readquira a dinâmica do mangá original. A nova série reestreou no [[Japão]] na [[Fuji TV]] em 5 de abril de 2009 sobe um enorme furor. No evento Licensing International Expo 2009, a Toei Animation anunciou que Dragon Ball Kai virá ao Brasil em 2011 Em fevereiro de 2009 a [[Toei Animation]] anunciou que iriam produzir o remake de Dragon Ball Z, sob o nome de ''Dragon Ball Kai'', que significa modificado, que é nada mais de que uma nova versão editada por Akira Toriyama para comemorar os 20 anos de Dragon Ball Z. A novidade é que a animação será remasterizada em [[HDTV|HD]], as falas serão dubladas novamente pelos atores originais e receberá uma nova abertura e encerramento. A versão Kai terá 100 episódios, o que significa um corte de 191 episódios da versão Z. Este corte tem como objetivo, que a nova série readquira a dinâmica do mangá original. A nova série reestreou no [[Japão]] na [[Fuji TV]] em 5 de abril de 2009 sobe um enorme furor. No evento Licensing International Expo 2009, a Toei Animation anunciou que Dragon Ball Kai virá ao Brasil em 2011
== Sagas "What If" == == Sagas "What If" ==
-{{Sem-fontes|arte=sim|data=dezembro de 2009}}+ 
Nos jogos de Dragon Ball existem sagas alternativas, as chamadas sagas "What If" ("E se" - em tradução livre). Elas retratam quatro eventos que não ocorreram nem no anime, nem no mangá. O primeiro (ainda em DB) é o da luta entre [[Goku]] e [[Arale]], que não ocorreu na série pois eles eram amigos e [[Arale]] era proibida de lutar por seu criador. Outro é a ida ao passado do [[Andróide nº 16]] para matar Goku ainda criança, na qual ele se encontra com o [[Andróide nº 8]], e ambos se tornam amigos após lutarem. Há também a luta de [[Devilman]] contra [[Freeza]] e sua família (que na história original era travada por Trunks), na qual Devilman vence facilmente com seu poder de explodir o coração de um indivíduo usando qualquer quantidade de maldade contida nele. Nos jogos de Dragon Ball existem sagas alternativas, as chamadas sagas "What If" ("E se" - em tradução livre). Elas retratam quatro eventos que não ocorreram nem no anime, nem no mangá. O primeiro (ainda em DB) é o da luta entre [[Goku]] e [[Arale]], que não ocorreu na série pois eles eram amigos e [[Arale]] era proibida de lutar por seu criador. Outro é a ida ao passado do [[Andróide nº 16]] para matar Goku ainda criança, na qual ele se encontra com o [[Andróide nº 8]], e ambos se tornam amigos após lutarem. Há também a luta de [[Devilman]] contra [[Freeza]] e sua família (que na história original era travada por Trunks), na qual Devilman vence facilmente com seu poder de explodir o coração de um indivíduo usando qualquer quantidade de maldade contida nele.
Linha 378: Linha 419:
== {{Ligações externas}} == == {{Ligações externas}} ==
-* {{Link|en|2=http://www.dragonballz.com |3=Página oficial de Dragon Ball Z}}+*[http://www.dragonballz.com Página oficial de Dragon Ball Z ]
-* {{Link|pt|2=http://www.dragonball-pt.info |3=DragonBall-PT}}+*[http://www.dragonball-pt. DragonBall-PT ]
-* {{Link|pt|2=http://www.mundo-dbz.com.br |3=Mundo DBZ}} conteúdo e muita imagem+*[http://www.mundo-dbz.com.br Mundo Dragon Ball Z ]
-* {{Link|pt|2=http://www.kamisama.com.br |3=Kami Sama Explorer - Site informativo sem fins lucrativos em língua portuguesa}}+*[http://www.kamisama.com.br Kamisama ]
-* {{Link|pt|2=http://www.sdbp.com.br |3=SDBP}}+*[http://www.sdbp.com.br SDBP ]
-* {{Link|pt|2=http://www.mundo-dbz.com.br/v8/index.php/ |3=Mundo DBZ}}+*[http://www.mundo-dbz.com.br Mundo DBZ ]
 +*[http://www.wikipedia.org WIKIPEDIA ]
 + 
 + 
 +== {{ Vídeos }} ==
-{{DBZ}}+*[http://www.youtube.com/watch?v=l3uoGQyDJ1w Dragon ball Z gohan vs cell dublado em portugues ]
-{{TV Globinho}}+*[http://www.youtube.com/watch?v=r-0knuR4tTs Dragon Ball Z - 263 - O poder milagroso de Gohan 1/2 Dublado ]
-{{Portal3|Arte|Animangá}}+*[http://www.youtube.com/watch?v=GDM0Fn1E9xU Dragon Ball Z - 266 - Goku volta à Terra - Início - Dublado ]
[[Categoria:Séries de anime]] [[Categoria:Séries de anime]]
[[Categoria:Cultura japonesa]] [[Categoria:Cultura japonesa]]

Revisão atual

Dragon Ball Z.
Dragon Ball Z.


Dragon Ball Z ( ドラゴンボールZ ) Doragon Bōru Zetto}} é um anime que faz parte da franquia Dragon Ball (]. Corresponde aos volumes 17 ao 42 do mangá original de Akira Toriyama (33 a 83 na edição brasileira). Quando Dragon Ball Z surgiu nas televisões de todo o mundo, muitos jovens ficaram viciados nos desenhos, tornando-se grandes fãs da série. Alguns adultos criticaram o grau de violência apresentado, mas isso não evitou o aproveitamento que muitas empresas fizeram do sucesso do anime. Foram vendidos muitos produtos com desenhos das personagens em adesivos, roupas, posteres além de vídeos e jogos.

O estrondoso sucesso da série Dragon Ball levou a criação da continuação, Dragon Ball Z. A série dirige-se ao público adolescente e adulto. Esta série aparece recheada de longos combates com muita ação. Em Dragon Ball Z, as histórias possuem um clima mais sério que as de seu antecessor. Substituíram a comédia, mas o humor ainda existe em algumas partes da série. Possui vários episódios em que poucas coisas acontecem, aumentando o suspense.

Dragon Ball Z foi a última série de Dragon Ball criada por Akira Toriyama. Sua história se divide em quatro sagas. Ao longo da série, podemos ver o crescimento dos personagens e o desenvolvimento de seus poderes, assim como novos poderes, novas raças, como os Saiyajins, e suas transformações, em questão: Super Saiyajin. Os elementos e a química envolventes da série se fundem, gerando então um sucesso maior do que a sua antecessora, Dragon Ball.

Conteúdo

[editar] Exibição

[editar] No Brasil

No Brasil, a série foi inicialmente exibida a partir de meados de 1999, pelo canal por assinatura Cartoon Network, às 18h30 com reprise à meia-noite e meia, e também aos sábados, às 14h. Ainda no final do mesmo ano, a Rede Bandeirantes também passou a exibir a série. Em 12 de outubro de 2001 o Cartoon Network exibiu o último episódio da série, enquanto que na TV aberta a série foi exibida até a saga de Cell, pela Rede Bandeirantes. A saga de Boo foi exibida pela Rede Globo em 2001. O Cartoon Network chegou a reprisar a saga de Boo série em 2004. O Cartoon Network comprou a fase Dragon Ball (e os 4 filmes da série), que estreou em 30 de maio de 2006, com dois episódios por dia à meia-noite. A Rede Globo exibiu em 2003 a série Dragon Ball GT e terminou em TV aberta a passar toda a série Dragon Ball. Atualmente, a Rede Globo está reprisando Dragon Ball GT.

No dia 13 de dezembro de 2006, o Cartoon Network passou a exibir novamente a série (agora exibindo também todos os 13 filmes e os 2 especiais da série), também com dois episódios por dia e de segunda à quinta. Depois que o Cartoon Network completou a saga Z, volta a ser exibido, até então fora da grade, o Dragon Ball GT em 20 de setembro de 2007, no mesmo horário e agora de segunda a sexta. Assim, o Cartoon Network completa mais uma vez, a excelente Trilogia do Dragon Ball, para a alegria de seus fãs.

Em agosto de 2006, a Rede Globo comprou os direitos de transmissão das primeiras sagas de Dragon Ball Z (sagas Saiyajin, Freeza e Cell), que antes eram exibidos pela Rede Bandeirantes, em 1999.

A Rede Globo começou a exibi-las dentro do programa TV Xuxa a partir de 14 de agosto de 2006 e teve término em Maio de 2007. Em algumas regiões do Brasil o anime já tinha parado de ser exibido depois das eleições. Na Globo, por razão de pouquíssimo tempo dedicado à exibição de Dragon Ball Z o anime estava sofrendo cortes (que violariam os direitos autorais), sendo que na maioria dos dias foram exibidos cerca de 15 minutos de um episódio e algumas vezes foram exibidos apenas 10 minutos.

Em Julho de 2008 o anime voltou a ser exibido, na saga de Boo, no bloco infantil TV Globinho na Rede Globo, mas com frequentes mudanças de horário e cortes de abertura e encerramento.

O mangá foi publicado no Brasil pela editora Conrad, junto com Cavaleiros do Zodíaco e outros títulos.

Em agosto de 2009, Dragon Ball Z voltou a ser exibido no Cartoon Network no quadro O Melhor de Dragon Ball Z que só é exibido as quartas-feiras, 18 horas.

Em Setembro de 2009, a série (saga Boo)voltou a ser exibida na TV Globinho, por volta das 11h15.

[editar] Em Portugal

Em Portugal, a série Dragon Ball foi a que, por enquanto, fez o maior sucesso no país. Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball GT foram transmitidos entre 1995 e 1999 pela SIC. A série foi reprisada pela SIC Gold (mais tarde SIC Sempre Gold) e depois pela SIC Radical, onde continuou a ser um sucesso. Vários filmes foram lançados em vídeo. A primeira série já está a ser lançada em DVD. Predefinição:Carece de fontes

A Série em Portugal foi dobrada pelos estúdios NOVAGA<ref>Predefinição:Citar web</ref>

O mangá foi publicado em Portugal pela editora Planeta de Agostini.


[editar] Lista de personagens

Nota: Para os nomes dos personagens usados na versão de Portugal consulte a lista de equivalências.

Son Goku.
Son Goku.
  • Son Goku (Goku) - É o personagem principal da série e o lutador mais forte do universo. Apesar de ingênuo e bondoso, é também um poderoso guerreiro saiyajin que acredita facilmente em tudo o que ouve, quase nunca percebendo a maldade dos outros. É forte, rápido e extremamente habilidoso. Aprende técnicas de luta com facilidade, criando estratégias simples mas eficientes. Tem uma grande predileção por lutas, como todos os guerreiros de sua raça, especialmente quando seu adversário é mais forte. Também adora comer. Da gama de técnicas, as mais utilizadas em batalhas são o Kamehameha, o Super Kamehameha (Chou Kamehameha, no Japão), Kaio-Ken, Teletransporte, Taiyouken, Genki Dama e é claro, suas transformações em níveis de Super Saiyajin que vão do 1 ao 3 na série Dragon Ball Z. Goku é o guerreiro mais forte da série, perdendo em força apenas uma vez para Gohan, seu filho mais velho na saga de Cell, que consegue fazer a tranformação Super Saiyajin 2 que até então, Goku não havia feito - mas ele consegue a transformação alguns anos mais tarde e depois consegue alcançar o nível 3, a mais poderosa da série Z. Casado com ChiChi, tem dois filhos: Son Gohan e Son Goten. Seus maiores rivais foram Piccolo e Vegeta. Na série GT, Goku se transforma em Super Saiyajin 4.
Vegeta.
Vegeta.
  • Vegeta - Vegeta é o filho do Rei Vegeta e Príncipe dos Saiyajins. Seu planeta Natal é o Planeta Vegeta, que foi destruído por Freeza quando Vegeta ainda era uma criança. Desde então passou a trabalhar para Freeza junto com seu tutor Nappa e o saiyajin irmão de Goku, Raditz. De personalidade arrogante, não aceita perder uma luta e se vangloria do fato de ser o Príncipe dos Saiyajins. Sua principal meta é superar os poderes de Kakarotto (nome saiyajin de Goku). Apesar da arrogância, mais tarde, na série, conforma-se em ter o planeta Terra como seu lar, casa-se com Bulma e juntos têm dois filhos: Bra e Trunks. Suas técnicas mais poderosas são: Galick Hoo, Grande Explosão do Super Vegeta(Ataque Big Bang) e Resplendor Final. Vegeta sempre aparentou ser um dos mais fortes de toda a série. Foi o único que durante todo o anime conseguiu se manter próximo ou no mesmo nível de luta de Goku, tudo graças a seu forte orgulho e determinação, principais características de um verdadeiro guerreiro Saiyajin. Vegeta consegue a transformação Super Saiyajin 1 e 2 na saga Z. Apesar de não demonstrar, tem um grande afeto pela sua família e muitas vezes fica orgulhoso dela. Na série GT, Vegeta se torna Super Sayajin 4 com ajuda de uma máquina construida por Bulma, que emite Raios Bluts. Vegeta é um dos guerreiros mais poderosos do universo perdendo apenas para Goku.
Gohan.
Gohan.
  • Gohan - É o primeiro filho de Goku e Chi Chi e recebeu o mesmo nome do avô adotivo de Goku. Foi o primeiro cruzamento de um saiyajin com um humano, o que resultou em um ser poderosíssimo. No início Gohan não lutava, pois sua mãe o fazia estudar com muita frequência, fazendo-o ter horror a lutas. Entretanto, após algumas lutas inevitáveis e o treinamento rigoroso de Piccolo, Gohan torna-se mais maduro e forte. Tem um grande poder oculto que só é libertado quando se enfurece. Gohan foi o Salvador da Terra na luta contra Cell, ao se transformar em Super Saiyajin 2, sendo o primeiro a conseguir fazê-lo. Com o apoio moral de Goku e com a ajuda de Vegeta que distrai Cell, Gohan liberta uma energia colossal com apenas uma das mãos e destrói Cell até a sua ultima célula. Alguns anos depois, vai estudar em Satan City e conhece Videl. Ele disfarça-se de super-herói, o Grande Saiyaman, para combater criminosos como Videl faz. Após a derrota de Boo, no final de Dragon Ball Z, ele casa com Videl e tem uma filha chamada Pan. Na série GT, Gohan começa a trabalhar como cientista na Corporação Cápsula com Bulma, afastando-se das lutas. É um dos guerreiros mais fortes do universo, perdendo apenas para Goku; e na série GT, também é ultrapassado por Vegeta, que se transforma em Super Sayajin 4
Piccolo.
Piccolo.
  • Piccolo - Um Namekuseijin muito poderoso de linhagem guerreira, levando desvantagem apenas para os Saiyajins. Para virar Kami-Sama (Deus), esse ser se separou: o lado bom virou Kami-Sama e o lado mal tornou-se Piccolo Daimao. Piccolo tinha planos de dominar o mundo, mas foi morto por Goku. Contudo, antes da sua morte expeliu um ovo que continha um ser muito mais poderoso que ele. Este ser queria vingança e lutou contra Goku numa final emocionante e arrasadora do 23º Torneio de Artes Marciais, mas acabou sendo derrotado. Prometeu vingança, porém aos poucos acaba se aliando a Goku e sua turma, passando até a treinar seu filho, Gohan, na fase seguinte, por quem começa a ter um grande afeto, tanto que até se sacrifica para salvar a vida do garoto. É ressuscitado pelo Super Shen-Long (Porunga) de Namekusei. Ao chegar a Namekusei para enfrentar Freeza, funde-se com Nail, outro namekuseijin guerreiro, equiparando-se ao poder de Freeza em sua segunda forma, o que levou o vilão a fazer uma terceira transformação. Mais tarde, na saga dos andróides, Piccolo volta a se fundir com Kami-Sama, tornando-se o Namekuseijin mais forte do universo. No final da série Z, o poder de Piccolo se equipara ao de um Super Sayajin 2.
Goten.
Goten.
  • Goten - É o segundo filho de Goku e aparece somente na última saga do anime (a Saga de Boo). É também o melhor amigo de Trunks, que é apenas 1 ano mais velho que ele. Também consegue se transformar em Super Saiyajin e tem participação importante quando aprende, junto ao seu pai, a técnica da fusão e também pode se fundir com Trunks.
Trunks.
Trunks.
  • Trunks - É o filho de Vegeta e Bulma, que também se transforma em Super Saiyajin. Este personagem já havia aparecido na série, vindo do futuro, para combater os Andróides com a ajuda de uma máquina do tempo. Aprende a técnica da fusão com Goten e tem participação relevante na série.
Trunks do Futuro.
Trunks do Futuro.
  • Trunks do Futuro - Teve grande importância na saga de Cell. Trunks vem do futuro numa máquina do tempo criada por Bulma, para alertar os guerreiros Z sobre um terrível futuro de destruição provocado pelos Andróides, além de trazer um remédio para curar Goku de uma misteriosa doença do coração, até então sem cura. Enfrentou e foi derrotado pelos andróides, ao lado de seu pai Vegeta. Após isso, passa um dia junto a Vegeta na sala do tempo - o que equivale a um ano em seu interior. Ao saírem, Trunks tenta impedir que Cell absorva a Andróide 18 e atinja a sua forma perfeita, tentativa frustada porque seu pai o atrapalha. Quando Cell fere Vegeta, Trunks parte para cima do inimigo, mas não consegue derrotá-lo. Durante o torneio de Cell, é assassinado pelo monstro mas, posteriormente, é ressuscitado por Shen Long e volta ao futuro, onde finalmente derrota os Andróides e Cell do futuro.
Kuririn.
Kuririn.
  • Kuririn - Um carequinha que decidiu treinar com Mestre Kame no mesmo momento que um rapaz com rabo de macaco, Goku. No início dos treinamentos, Kuririn via Goku como um rival, mas depois assume a superioridade do guerreiro saiyajin. Apesar de não ser um lutador muito forte, é rápido e esperto, de grande utilidade em horas difíceis. Kuririn foi de grande importância na saga de Freeza, depois de ser assassinado pelo vilão. Isso fez com que Goku se transformasse em Super Saiyajin através da sua fúria, mostrando a forte amizade que há entre eles. Na saga Boo se casa com a Andróide Nº. 18. Seus principais golpes são o Kamehameha,Kienzan e Disco da Destruição(Destruction-Disc)
Android 18.
Android 18.
  • Androide Nº 18 - É um dos Andróides criados pelo Dr. Maki Gero. Era uma mulher normal, mas foi modificada para ser um robô. É muito poderosa e muito bonita e foi capaz de vencer Vegeta, mesmo este estando transformado em Super Saiyajin. Possui energia ilimitada. Depois de ser absorvida por Cell, é salva por Kuririn, com quem se casa e tem uma filha, Maroon.
Androide 17.
Androide 17.
  • Androide Nº 17 - Outro Andróide criado pelo Dr. Gero para matar Goku. Foi criado para liderar os outros andróides e era o mais forte, depois do Andróide 16. É o irmão gêmeo da Nº. 18 e, assim como ela, era um ser humano normal. Os dois eram muito mais fortes que os Guerreiros Z (Goku, Vegeta, Gohan, Piccolo e Kuririn). Possui energia ilimitada. Depois de enfrentar Piccolo (fundido com Kami Sama), acabou sendo absorvido por Cell.
Androide 16.
Androide 16.
  • Androide Nº 16 - O Andróide 16 também foi criado pelo Dr. Gero e é totalmente mecânico, ao contrário dos Nºs. 17 e 18. Ele é o mais forte e tinha apenas um objetivo: matar Goku. Ao mesmo tempo, é extremamente bondoso e ama a natureza. Sua morte desencadeia a liberação do poder oculto de Gohan na luta contra Cell.
Androide 19.
Androide 19.
  • Androide Nº 19 - Foi o andróide responsável por operar o Dr. Maki Gero e torná-lo no Andróide Nº20. Possui os mesmos poderes que o Andróide 20 e assim como ele, tem a habilidade de absorver energia com as mãos. O Andróide 19 vence Goku, que estava doente do coração, mas acaba sendo morto por Vegeta. É o mais fraco dos Andróides.
Dr. Maki Gero.
Dr. Maki Gero.
  • Doutor Maki Gero - Um cientista que serviu ao Exército Red Ribbon, até o momento em que Goku destruiu a todos quando ainda era garoto. A partir daí, o Dr. Gero passa a estudar a vida de Goku e dos Guerreiros Z. Muitos anos depois, cria vários Andróides poderosos com a única missão de matar Goku. Ele mesmo se torna um robô através de uma operação cirúrgica: o Andróide Nº20. Acaba sendo assassinado pela sua própria criação, o Andróide 17.
Tenshinhan.
Tenshinhan.
  • Tenshinhan - É um humano com três olhos muito forte, que segundo o livro oficial Dragon Ball Daizenshuu – 7' publicado pela Shueisha, pertencia à raça extra-terrestre dos três olhos ou Triclops, embora esta teoria não tenha sido mencionada em mangá ou anime. No entanto, no último jogo para PS2<ref>Informação presente no jogo Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3<span style="font-size: 90%;"</ref>, este fato já é mencionada no capítulo das biografias. Tenshin foi treinado pelo Mestre Tsuru, que é rival do Mestre Kame (Kame e Tsuru foram treinados pelo mesmo mestre). Antes de conhecer Goku, caminhava para o lado do mal, alimentando-se dos planos diabólicos de seu mestre e do seu irmão, o temido lutador Tao Pai Pai. Foi o primeiro humano a vencer o Mestre Kame, que estava disfarçado de Jackie-Chun, no 22º Torneio de Artes Marciais, vencendo Goku na final, num embate surpreendentemente equilibrado. Suas principais técnicas são Novo Kikoho (que usa para deter Cell), Kikoho, Dodonpa, Shishin e Taiyouken (o que seria aprendido futuramente por Goku, Kuririn e Cell).
Chaoz.
Chaoz.
  • Chaoz - É o melhor amigo de Tenshinhan, também discípulo do Mestre Tsuru. Seguia os mesmos passos maléficos de seu amigo, treinando tanto para dominar o mundo quanto para matar. Enfrenta Kuririn no 22º Torneio de Artes Marciais, mas é derrotado numa batalha bastante disputada. É um personagem fraco, que acaba não acompanhando o poder de luta dos outros guerreiros; porém, suas técnicas Dodonpa e Chonoryoku (auto-destruição) podem causar grandes danos ao oponente.
Mestre Kame.
Mestre Kame.
  • Mestre Kame - Um mestre de artes marciais e um guerreiro muito forte. Ao longo de Dragon Ball Z, é ultrapassado pela maioria dos Guerreiros Z. Foi ele quem treinou Goku e Kuririn quando eram jovens. É muito respeitado e tem uma tartaruga chamada Umigame (que significa Tartaruga Marinha, em japonês). Viveu 357 anos. Suas técnicas são famosas pelo mundo inteiro, dentre as mais conhecidas o poderoso Kamehameha. Tem o título de Senin das Tartarugas, podendo usar duas especiais: a sua amiga Tartaruga e a voadora Gamera. Seu maior gosto é por mulheres bonitas, sendo um velho tarado: sempre que pode ele olha as partes pessoais de Bulma e Lunch e também adora assistir programas de ginástica, além de gostar de ler revistas pornográficas. Mesmo assim, sua personalidade aparentemente frágil esconde um velho astuto, forte e decidido.
Oolong.
Oolong.
  • Oolong - Pequeno porco que tem a habilidade de se transformar no que quiser por cinco minutos, e depois necessita de um minuto para descansar e recuperar suas energias. Foi encontrado por Goku e Bulma enquanto utilizava seus poderes para aterrorizar uma aldeia, raptando as moças. Desde então, acompanha Goku e Bulma na sua busca pelas Dragon Balls.
Yamcha.
Yamcha.
  • Yamcha - Era um ladrão do deserto que, ao lado de Pual, furtava qualquer coisa. Descobrindo o poder das tais esferas do dragão, faz de tudo para roubá-las das mãos de Goku, a fim de realizar seu desejo de acabar com seu medo das mulheres, entrando em confronto com eles diversas vezes. Mais tarde, acaba juntando-se ao grupo e ajuda a Terra a livrar-se de qualquer ameaça. Suas principais técnicas são Kamehameha, Sokidan e Rogafufuken.
Pual.
Pual.
  • Pual - Um gato voador que é o melhor amigo de Yamcha. Tem os mesmos poderes que Oolong - quando eram jovens estudaram juntos - mas, ao contrário deste, a sua transformação não tem limite de tempo, pois completou o treinamento, ao contrário de Oolong. É capaz de voar ao nível da cabeça humana, sendo também o primeiro a fazê-lo na série.
Yajirobe.
Yajirobe.
  • Yajirobe - Um monge guloso que pouco se interessa em salvar o mundo, usando sua força apenas para caçar animais ou "monstros" para comer. Ajuda bastante Goku na saga de Piccolo Daimao, chegando inclusive a fazer um churrasco de um monstro enviado por este. Seus golpes consistem na espada, causando grandes estragos nos adversários. Na saga dos Saiyajins, Yajirobe salva o planeta ao cortar a cauda de Vegeta, quando este estava transformado em Oozaru.
Mestre Karin.
Mestre Karin.
  • Mestre Karin - Chamado de "O Deus de Artes Marciais", ensinou a Goku como derrotar Tao Pai Pai e, se não fosse por ele, Goku não conseguiria vencer. Além disso, é ele quem fornece (não sabe-se de onde) as Sementes dos Deuses (Seizus), que restauram instantaneamente a força dos guerreiros ao longo de toda a saga Dragon Ball Z.
Bulma.
Bulma.
  • Bulma - É a mulher que mais aparece em Dragon Ball Z. Sua principal característica de aparência são seus cabelos e olhos azuis. Já suas características de personalidade são ser decidida, forte, às vezes um pouco atrapalhada, e gosta de se fazer de frágil, além de possuir uma inteligência acima do normal. Além de muito bonita, usa sua beleza para conseguir o que quer (o que quase sempre não consegue). É filha do dono da Corporação Cápsula, o Sr. Briefs, sendo seu nome completo Bulma Briefs, e lá ela constrói máquinas muito modernas e incríveis, mais incríveis até do que as que seu próprio pai constrói. Bulma é muito rica. Mais ou menos no final da Saga de Cell se casa com Vegeta e tem dois filhos com ele: Trunks e Bra. Akira Toriyama revela que, para criar as mulheres de seus animes/mangás, ele estuda as personagens e cria um estilo shoujo e shonen ao mesmo tempo.
Chi-Chi.
Chi-Chi.
  • Chi-Chi - Filha do Rei Cutelo. Aparece na Saga Dragon Ball quando ainda era pequena. Encontrou-se com Goku e ao ser tocada em um "local indevido", propõe a Goku se casar com ela e Goku aceita sem saber o que é um casamento. Ainda na série Dragon Ball, Chi-Chi, bem mais crescida, entra no torneio de Artes Marciais onde ninguém a reconhece e, em umas das lutas, enfrenta justamente Goku, que se esquece de sua promessa de casamento. Quando Chi Chi revela sua identidade, Goku lembra da promessa que fez e aceita casar com ela. É super-protetora com seu filho Gohan, querendo que ele estude muito e seja um cientista, e também é mãe de Goten. Tem bom domínio de artes marciais.
Sr. Popo.
Sr. Popo.
  • Sr. Popo - É o ajudante de Kami Sama. Treina Goku para o Tenkaichi Budokai para derrotar Piccolo Jr. Apesar de parecer insignificante, Sr. Popo está sempre aparecendo em Dragon Ball, dando informações muito úteis para os guerreiros. Após a união entre Kami Sama e Picollo Jr., um novo Kami Sama é eleito, Dende, e Popo passa a segui-lo assim como fazia com o antigo Kami Sama. Sr. Popo sempre viveu no palácio junto com Kami-Sama. Como na série Dragon Ball, quando faz Goku ficar mais rápido que um relâmpago, ele e Kami-Sama treinam os guerreiros Z para que eles lutassem contra os saiyajins. Foi ele quem criou o modelo do dragão Sheng Long. Sr. Popo fica muito triste quando Kami-Sama se funde a Piccolo, pois não gosta de ficar sozinho no templo.
Vovó Uranai.
Vovó Uranai.
  • Vovó Uranai - Vovó Uranai é uma velha vidente com mais de 500 anos de idade, e é a irmã mais velha do Mestre Kame. Possui uma bola de cristal que permite ver o futuro ou qualquer lugar do planeta no presente. A bola de cristal flutua e ela pode usá-la para levitar e se movimentar. É capaz ainda de trazer uma pessoa que morreu para passar um dia na Terra com os vivos. Ela também prevê o futuro, mas cobra muito caro para isso; contudo, se a pessoa for capaz de derrotar os guerreiros que ela traz do outro mundo, Vovó Uranai verá o futuro para ela.
Mr. Satan.
Mr. Satan.
  • Mr. Satan - Mr. Satan é o homem mais forte da Terra que não pode manipular ki, e também o pai de Videl. Aparece primeiramente no Torneio de Cell, não fazendo nada que desse certo para derrotá-lo. Gohan mata Cell, mas é o Mr. Satan que leva a glória, sendo então conhecido como o homem mais forte do mundo. Aparece novamente na saga de Boo, tornando-se amigo do monstro enquanto ainda estava na forma Fat Boo. Mesmo parecendo sinsignificante, Satan tem importância fundamental quando, no Planeta Supremo, ajuda Goku a derrotar Majin Boo pedindo para que todos os terráqueos ergam as mãos para fornecer energia para a Genki-Dama. Sua filha se casa com Gohan e então Satan ganha uma neta, chamada Pan.
Videl.
Videl.
  • Videl - Filha de Mr. Satan. É uma garota bastante curiosa e determinada, que conhece Gohan na escola Orange Star High School e logo o ajuda a combater o mal com seus disfarces de super-heróis. Após a derrota de Majin Boo, no final de Dragon Ball Z, Videl se casa com Gohan e tem uma filha, a pequena e forte Pan.
Nappa.
Nappa.
  • Nappa - É o tutor de Vegeta, que o acompanhou desde criança. Nappa é um Saiyajin de classe média e possui força física e habilidades incríveis. Junto com Vegeta, Nappa matava os extra-terrestres mais fracos para vender seus planetas para outros povos do universo. Assim que soube das esferas do dragão por Raditz, ele e Vegeta chegam à Terra para se apossarem delas. Nappa não encontra problemas em derrotar os Guerreiros Z, que o veem como um adversário invencível. Porém, Nappa acaba derrotado por Goku e assassinado pelo seu próprio tutelado, Vegeta.
Raditz.
Raditz.
  • Raditz - É um Saiyajin de classe baixa, além de ser o irmão mais velho de Goku. Raditz é o primeiro vilão de Dragon Ball Z: assim que chega à Terra, revela a verdadeira origem de Goku e sua missão na Terra. Como Goku não aceita sua origem maléfica, Raditz sequestra Gohan e obriga Goku a se unir aos Saiyajins, caso contrário seu filho e os terráqueos seriam assassinados. Percebendo que Raditz era muito poderoso, Goku se junta a Piccolo para derrotar o saiyajin, e quando tudo parece perdido, Gohan ataca Raditz após se enfurecer, fazendo com que Goku o imobilize tempo suficiente para que Piccolo o matasse com seu Makankoussappou.
Zarbon.
Zarbon.
  • Zarbon - É um soldado de classe alta de Freeza, de raça desconhecida. Zarbon possui um ki de 23.000 na sua forma normal e 35.000 em sua transformação - que na verdade é sua aparência original, mas ele a esconde pois é um "amante da beleza". Em Namekusei, Zarbon e Dodoria estavam procurando as esferas do dragão para Freeza conseguir a Juventude Eterna. Dodoria acaba morto facilmente por Vegeta, quando este descobre a verdadeira causa da destruição do Planeta Vegeta. Zarbon logo encontra-se com Vegeta, desperta sua verdadeira forma e humilha o saiyajin, que cai quase morto no chão. Em seguida, Zarbon vai cantar vitória para Freeza; entretanto, este diz que se Vegeta escondeu alguma esfera do dragão, Freeza precisava dessa informação, e se Zarbon não encontrasse o saiyajin vivo, ele mesmo seria o próximo morto. Zarbon então parte em busca de Vegeta, levando-o para a câmara de recuperação, mas desta vez, mesmo transformado, é morto facilmente por um Galick-Ho do saiyajin.
Capitão Ginyu.
Capitão Ginyu.
  • Capitão Ginyu - É o comandante das Forças Especiais Ginyu e o mais poderoso soldado desse exército secreto de Freeza. Suas táticas de batalha são feitas com base na sua técnica "Body Change", na qual ele pode trocar de corpo com qualquer guerreiro. Na batalha contra Goku e seus amigos, Ginyu tem muitas dificuldades: primeiramente consegue trocar de corpo com Kakarotto, mas não consegue se acostumar com seu corpo e resolve atacar Vegeta para trocar de corpo com ele. É aí que Goku se atira na frente de Ginyu e volta ao seu corpo ferido, e em seguida atira um sapo. A partir daí, Ginyu fica preso no corpo de um sapo da raça Namek e agora vive confortavelmente na estufa da casa de Bulma.
Freeza.
Freeza.
  • Freeza - No inicio era um vilão muito poderoso, mas com o andamento da série é ultrapassado pelos guerreiros Z. Raditz, Vegeta, Nappa, as Forças Especiais Ginyu, Kiwi, Dodoria e Zarbon eram alguns de seus principais soldados, especialmente os dois últimos, que eram os braços direito e esquerdo de Freeza. Freeza é o destruidor do Planeta Vegeta, por temer que os Saiyajins se unissem e se tornassem uma ameaça a seu poder, ou então, que algum Saiyajin se tornasse o "Lendário Super Saiyajin" e o matasse. O seu poder máximo é quase igual ao de Goku Super Saiyajin, mas Freeza não pode usá-lo por muito tempo por lhe causar um grande desgaste físico. É derrotado por Goku ao ser cortado em dois pelo seu próprio ataque. Posteriormente, quando se recupera e chega ao nosso planeta juntamente com seu pai, Rei Cold, é morto por Trunks.
Cell.
Cell.
  • Cell - A criação suprema do Dr. Maki Gero. Cell possui as células e habilidades de Goku, Vegeta, Piccolo, Freeza, Rei Cold, Kuririn, Yamcha e Tenshinhan. Vem do passado após matar Trunks para poder absorver os Andróides 17 e 18, já que não os encontrou no futuro, e assim alcançar sua forma perfeita. Cell, quando perfeito, além de ter poder suficiente para destruir o universo, é um guerreiro extraordinário: possui poderes psíquicos, sobrevive no espaço vazio e pode se reconstituir a partir de uma única célula, além de possuir uma grande variedade de técnicas. Cell cria um torneio de artes marciais, o qual decicidiria o destino da Terra. Consegue matar Goku, mas é derrotado por Gohan quando tenta destruir a Terra juntamente com todos os Guerreios Z.
Maji Boo.
Maji Boo.
  • Majin Boo - Ser terrível criado pelo mago Bibidi. É mais poderoso que Cell e Freeza juntos, e já derrotou os deuses mais poderosos do universo, que são os quatro Senhores Kaiohs. Pode reconstruir seu corpo infinitas vezes, por mais que esteja destruído, a não ser que cada um de seus átomos seja totalmente liquidado, desintegrando-o por completo: se uma única célula, mesmo que despedaçada, resistir, ou apenas a fumaça de sua queima, Majin Boo irá sobreviver e se recompor. Além disso, seu Ki nunca enfraquece e se recupera facilmente dos danos. Goku só consegue detê-lo criando uma Super Genki-Dama, com o ki de todos os humanos e a grande ajuda de Vegeta, Gohan, Goten, Trunks e Mr. Satan. Majin Boo é o vilão mais poderoso de toda a série.





[editar] Significado dos nomes

Nome Significado
Son Goku É a lenda de um macaco voador que fica em cima de uma nuvem
Kakarotto Vem da palavra Carrot que significa cenoura em inglês
Gohan Arroz
Vegeta Vem de uma piada com o nome vegetal
Piccolo Flauta
Raditz Rabanete (em inglês, radish)
Nappa repolho
Saiyajins raça dos guerreiros vegetais
Kaioh Deus Supremo
Kaioshin Deus Rei Supremo
Cell Célula
Freeza Freezer (Congelador)
Cold Frio
Majin Boo Demônio Boo
Fat Boo Boo gordo
Majin Boo Pure Evil Majin Boo Puro Mau
Thin Boo Majin Boo Magro
Kid Boo Boo Criança
Bulma short de volei (bloomer, em inglês; escrito em japonês como burumaa)
Trunks Calção de ginástica (Usado em luta-livre)
Kame Tartaruga
Yamcha Tomar chá
Chichi seios
Goten Ir para o céu
Pan Pão

[editar] Sagas

Muitos mangás e animes são divididos em sagas e com Dragon Ball Z não é diferente. É dividido em quatro grandes sagas:

[editar] Saga dos Saiyajins

  • Mangá: Capítulo 01 ~08
  • Anime: Episódio 001 ~ 035

Cinco anos se passaram desde a vitória de Goku sobre Piccolo. Nosso herói agora é casado com Chichi e tem um filho, Gohan, ao passo que Piccolo passou todo esse tempo treinando uma nova técnica para acabar com Goku. Até que surge do espaço Raditz, um guerreiro alienígena que nada mais é que o irmão mais velho de Goku. Antes de encontrar Goku, Raditz se defronta com Piccolo e, numa breve luta, mostra que é muito mais poderoso. Quando Goku e Raditz finalmente se deparam, este lhe conta sua verdadeira história: Goku na verdade chama-se Kakarotto e pertence a uma raça alienígena chamada saiyajin. Goku foi mandado à Terra para exterminar todos os humanos, deixando o planeta pronto para ser vendido a um bom preço. Entretanto, ainda bebê foi encontrado por seu avô adotivo Son Gohan. Goku era uma criança extremamente rebelde, até o dia em que acidentalmente bateu sua cabeça, mudando completamente a sua personalidade. Após ouvir a história de Raditz, Goku se revolta, pois não quer aceitar sua origem maléfica, e parte para lutar com seu irmão, mas é derrotado com apenas um golpe. Raditz então seqüestra Gohan, e Goku tem um dia para se aliar aos saiyajins, ou então seu filho e todos os terráqueos morrerão. Entretanto, Goku se alia temporariamente a Piccolo e juntos partem atrás de Raditz. Após uma difícil luta, em que Gohan mostra seu extraordinário poder oculto, Raditz é vencido por Piccolo e Goku sacrifica a sua vida para derrotar o inimigo. Porém, antes de Raditz morrer, Piccolo fala-lhe sobre as esferas do dragão, alegando que Goku provavelmente será ressucitado. Sem que Piccolo saiba, toda a conversa é transmitida para outros dois saiyajins através do rastreador. O próprio Raditz avisa sobre o rastreador e completa: esses dois saiyajins são mais poderosos que ele e chegarão à Terra em torno de um ano, para se apoderar das tais esferas e destruir a vida do planeta Terra. Os dois Saiyajins são Nappa e Vegeta.

Começa então um duro treinamento, a fim de que todos os guerreiros Z se tornem mais fortes para combater os saiyajins. Kuririn, Chaos, Ten Shin Han e Yamcha treinam no templo de Kami Sama; Piccolo leva Gohan para treiná-lo em um local desabitado (após o garoto sobreviver seis meses sozinho); e Goku (que foi mantido em seu corpo, apesar de morto) também vai treinar no outro mundo, mas antes tem que percorrer os 100 mil quilômetros do Caminho da Serpente, que liga o além até o planeta do Sr. Kaioh, e por ele ser treinado. Após uns contra-tempos, como cair do Caminho da Serpente, ir para o Inferno, voltar ao início e resistir às tentações da Princesa Serpente, Goku finalmente completa o percurso e chega ao planeta do Sr. Kaioh. Este planeta, apesar de muito pequeno, possui uma gravidade dez vezes superior à da Terra (que também é a mesma gravidade do planeta dos saiyajins), o que ajuda a aumentar os poderes de Goku. No treinamento, ele aprende duas técnicas: o Kaioh-ken e a Genki Dama.

Assim que Goku termina o treinamento, é revivido com as esferas do dragão e volta pelo Caminho da Serpente. Enquanto isso, Nappa e Vegeta chegam à Terra e se deparam com Yamcha, Chaos, Tenshinhan, Piccolo, Gohan e Kuririn, todos mais fortes com o treinamento de um ano. Antes da luta, Nappa planta sementes no solo, fazendo surgir 6 criaturas verdes, denominadas "Saibamens", cada um com a mesma força que Raditz. Ten Shin Han vence facilmente um deles, mas Yamcha acaba morrendo após um descuido dele mesmo. Kuririn então se enfurece e destrói sozinho os outros Saibamens. Após a luta com os saibamens, os Guerreiros Z enfrentam primeiro Nappa, mas o saiyajin é muito forte. Tenshinhan perde seu braço esquerdo na luta; Chaos concentra seu poder e se sacrifica para derrotar Nappa, em vão; Ten Shin Han se desespera e faz um Kikoho-Da, mas gasta toda a sua energia e também morre. Piccolo bola uma estratégia para vencer Nappa: um ataque triplo dele, de Kuririn e Gohan, mas na hora do golpe final que acabaria com Nappa, Gohan fica com medo e não ataca e Nappa se recupera e, quando está pronto para evaporar Gohan, Vegeta percebe que Goku e Kakarotto são a mesma pessoa e interrompe a luta, mandando todos esperarem 3 horas para que Goku apareça. Entretanto, Goku não aparece e a batalha recomeça. Piccolo fica inconsciente enquanto Gohan e Kuririn lutam. Quando Nappa ataca Gohan, o pior acontece: Piccolo aparece na frente do garoto, recebe o ataque e morre. Com isso, Kami Sama também morre, e as esferas do dragão desaparecem. Quando as esperanças pareciam chegar ao fim, Goku finalmente chega e derrota Nappa com facilidade. Vegeta se irrita e mata Nappa por sua incompetência, chocando Kuririn e Gohan. Agora é a vez de Goku e Vegeta se enfrentarem, mas o Príncipe dos Saiyajins é muito forte. Apesar de usar o Kaioh-ken aumentado duas vezes, Goku não consegue vencer seu inimigo e, contrariando os conselhos do Sr. Kaioh, faz um kaio-ken aumentado três vezes, dando uma surra em Vegeta. Percebendo a sua desvantagem, Vegeta resolve destruir a Terra com o Galik Hoo. Goku rebate com o Kamehame-Ha e aumenta o kaioh-ken para quatro vezes, superando Vegeta. Achando que Goku é mais forte, Vegeta resolve fazer uma lua artificial e se transforma em macaco gigante, aumentando seu poder em 10 vezes e esmagando Goku. Quando Goku está à beira da morte, surge Yajirobe, que em um ato salvador, corta a cauda de Vegeta com um golpe de espada, fazendo-o voltar ao normal. Vegeta então é atacado com uma Genki-Dama, feita por Goku e arremessada por Kuririn, mas incrivelmente sobrevive e diz que quase foi morto. Gohan ainda se transforma em macaco gigante e surra o Príncipe dos Saiyajins que, humilhado, não vê outra saída senão rastejar até a sua nave e fugir. Como Gohan e Goku já estão esgotados, Kuririn tem a chance de matar Vegeta. Porém, ele o deixa fugir. Isso porque Goku pede que o deixe ir, prometendo lutar mais uma vez com o saiyajin.

[editar] Saga de Freeza

  • Mangá: Capítulo 09 ~23
  • Anime: Episódio 036 ~ 116

Após a luta com os Saiyajins ter terminado, Bulma, Kuririn e Gohan viajam ao planeta Namekusei (planeta natal de Piccolo) com a nave de Kami-Sama para reviver Piccolo, Yamcha, Chaos e Ten Shin Han com as esferas do dragão de lá. Tais esferas são maiores e mais poderosas que as da Terra, podendo realizar 3 desejos, inclusive ressuscitar pessoas que morreram por algum motivo não-natural quantas vezes possível (no entanto, apenas uma pessoa por desejo). Vegeta, que está muito mais poderoso do que quando lutou com Goku, objetiva a vida eterna e também está atrás dessas misteriosas esferas. O saiyajin pensa que, se alcançar a imortalidade, poderá derrotar Freeza e se tornar o Imperador do Universo. Freeza, o Imperador do Universo, dono de um poder extremo, superior ao de qualquer um e o destruidor do Planeta Vegeta, também quer as esferas e a vida eterna. Ao chegarem em Namekusei, Gohan, Kuririn e Bulma descobrem que há outros extraterrestres em busca das esferas e ficam chocados quando percebem que são os soldados de Freeza, comandados por Dodoria e Zarbon. Eles vinham atacando vilas onde se encontram anciãos responsáveis pelas esferas. Para fazer cada ancião dizer onde estava a esfera protegida por ele, Freeza mandou seus soldados matarem vários Namekuseijins. Com esse método, o planeta está devastado e Freeza conseguiu várias esferas. Kuririn e Gohan ocultam seus ki para não serem detectados pelos rastreadores de Freeza e seus capangas, mas Gohan não consegue manter a calma quando vê Dodoria pronto para matar um garoto namek chamado Dende. Assim, Gohan golpeia o soldado e resgata Dende; os três são perseguidos por Dodoria, mas conseguem escapar e ocultar seus ki. Enquanto isso, Vegeta chega e se depara com Dodoria, e o saiyajin, que há pouco tempo atrás era mais fraco, agora elimina esse soldado facilmente. Zarbon também se encontra com Vegeta e os dois travam um duelo em que o saiyajin é derrotado, mas Vegeta se recupera e elimina Zarbon no segundo confronto. Goku agora está a caminho de Namekusei. A nave foi equipada pelo Dr. Brief, o pai de Bulma, e ele aproveita sua viagem de ida para treinar duro sob uma gravidade 100 vezes maior que a da Terra, fazendo-o superar os poderes naturais de um saiyajin.

Após essa série de confrontos, Freeza se vê obrigado a chamar sua tropa de elite: as Forças Especiais Ginyu, formada por Gurdo, Rikum, Boter, Yis e Ginyu. Para lutar contra esses poderosos inimigos, Vegeta se alia temporariamente a Gohan e Kuririn. Após matar Gurdo facilmente cortando-lhe o pescoço, Vegeta enfrenta Rikum, mas a luta é difícil e o saiyajin, além de Kuririn e Gohan, ficam gravemente feridos. Goku enfim chega e derrota Rikum e Boter, com facilidade e sem matá-los (mas Vegeta os mata). Goku agora enfrenta Ginyu. Este, ao perceber que Goku é mais forte, troca de corpo com ele, mas após reviravoltas, Goku volta ao seu corpo ferido, Ginyu fica no corpo de uma rã e Vegeta elimina Yis, dando fim às Forças Especiais Ginyu.

Agora Goku está ferido numa câmara de recuperação. Gohan e Kuririn finalmente conseguem encontrar as esferas do dragão e, com a ajuda de Dende, realizam dois desejos: reviver Piccolo e trazê-lo a Namekusei. Quando Vegeta faz o terceiro pedido, a vida eterna, morre o Patriarca, o primogênito de toda a raça e o criador das esferas do dragão de Namekusei (na verdade, o Patriarca morre ao ver Freeza lutando com Neil, namekuseijin poderoso que o protegia). Freeza finalmente aparece e dá uma surra em Vegeta, Gohan e Kuririn depois de se transformar. Enquanto isso, Piccolo se funde com Neil e parte para lutar com Freeza. Ambos lutam de maneira equilibrada, mas Freeza se transforma duas vezes e chega a sua última fase, tornando-se mais poderoso que antes. Com a ajuda de Kuririn, Vegeta se fere gravemente para que Dende o cure, já que os saiyajins ficam automaticamente mais fortes quando se recuperam de ferimentos graves. Achando que se transformou no Super Saiyajin, Vegeta desafia Freeza, mas é tão humilhado que chega a chorar e implorar para que Goku vença. Goku, recuperado, finalmente chega ao campo de batalha. Freeza então mata Vegeta e começa a batalha final.

Apesar de usar o Kaio-Ken aumentado 10 vezes e depois em 20 vezes, Goku não é páreo para Freeza com metade do seu poder máximo. Então Goku utiliza seu último recurso: uma Genki-Dama gigantesca formada com a energia dos seres vivos de Namekusei e dos planetas ao seu redor. Freeza, ao receber o ataque, desaparece por alguns minutos, o que dá uma sensação de alívio aos guerreiros Z, mas quando reaparece, diz que quase morreu com o ataque e, agora lutando pra valer, atinge gravemente Piccolo e mata de maneira impiedosa Kuririn. Goku fica extremamente nervoso, o que o faz elevar o seu poder ao extremo, transformando-se assim no lendário Super Sayajin, enfrentando Freeza com facilidade. O extra-terrestre então resolve destruir o núcleo de Namekusei, fazendo com que o planeta sobreviva somente mais 5 minutos antes de uma explosão - tempo que, segundo seus cálculos, seria suficiente para derrotar Goku. Enquanto isso, as esferas do dragão da Terra são reunidas e todos os mortos por Freeza são revividos (inclusive Vegeta e o Patriarca, o que faz com que as esferas de Namekusei voltem a existir), e como ainda faltava um desejo para o dragão de Namekusei, todos no planeta são teletransportados para a Terra, exceto Goku e Freeza. Vendo que seu poder máximo não é suficiente para vencer Goku, Freeza lança dois discos voadores de poder, mas Goku desvia e eles atingem o próprio Freeza. Com isso, Freeza é cortado ao meio por sua própria técnica e, sem saída, pede a Goku que lhe dê um pouco de seu poder. Mas ao invés de se recuperar, Freeza lança um ataque que volta-se contra ele mesmo, destruindo-o. Após a luta, os guerreiros Z são ressuscitados e Vegeta adota uma nova meta: superar os poderes de Goku.

[editar] Saga de Cell

  • Mangá: Capítulo 23 ~37
  • Anime: Episódio 117 ~ 199

Um ano se passou desde que Goku derrotou Freeza. O Universo estava em paz até o momento, até que um Ki muito poderoso se aproxima da Terra. Esse Ki pertence a Freeza, que sobreviveu à destruição do Planeta Namekusei graças ao seu pai, o Rei Cold. Freeza e Cold chegam à Terra para destrui-la e se vingar de Goku. No entanto, surge um lutador misterioso, que consegue se transformar em Super Saiyajin e elimina Freeza e o Rei Cold facilmente. Este jovem é Trunks, filho de Vegeta e Bulma, que veio do futuro para avisar que, dentro de três anos, dois andróides muito poderosos irão aparecer para matar todos os Guerreiros Z, além de causar destruições na Terra. Durante muitos anos, o Doutor Maki Gero, cientista do exército Red Ribbon, espionou Goku e seus amigos através de um robô com forma de inseto. Através desse robô, o Dr. Maki Gero estudou a vida dos Guerreiros Z e construiu os Andróides 16, 17, 18 e 19, com o objetivo de acabar com Goku. O cientista ainda recolhe amostras de células de Goku, Vegeta, Piccolo, Freeza e outros guerreiros e com elas cria o seu andróide mais avançado: Cell. O próprio Maki Gero faz uma operação cirúrgica e se transforma em robô, o Andróide 20. Trunks também traz um remédio para curar Goku, que está com uma grave doença no coração e não sabia (no futuro ele morre).

Assim, Trunks tem um papel fundamental nessa parte da história. Trunks volta para o futuro enquanto os Guerreiros Z decidem treinar nos três anos seguintes, para enfrentarem os Andróides.

O tempo passa e os Andróides 19 e 20 aparecem. Yamcha consegue localizá-los, mas acaba sendo atacado pelo Andróide 20. Goku se transforma em Super Saiyajin e parte para enfrentar o Andróide 19, mas quando está prestes a vencer, começa a enfraquecer devido à doença no coração e acaba sendo derrotado. Os guerreiros Z tentam socorrer Goku, mas são impedidos pelo Andróide 20. Quando tudo parece estar perdido, Vegeta aparece transformado em Super Saiyajin e destrói o Nº. 19, com muita facilidade. Percebendo sua desvantagem, o Andróide 20 foge, mas é perseguido pelos Guerreiros Z. Após uma difícil luta, Piccolo derrota o Andróide 20 e ainda lhe arranca um braço, mas Bulma aparece e o Andróide aproveita para escapar novamente. Trunks reaparece e não reconhece os Andróides 19 e 20, pois no futuro conheceu o Nº 17 e a Nº. 18, que são mais poderosos. No laboratório, o Dr. Maki Gero desperta então o Andróide 17 e a Andróide 18, os quais matam seu próprio criador e ainda despertam o Andróide 16 (que segundo o Dr. Maki Gero, seria um andróide problemático). Vegeta, Piccolo, Trunks e Ten Shin Han lutam contra os Nºs. 17 e 18, mas são facilmente derrotados. Pórem, os inimigos não os matam, pois seu único objetivo é destruir Goku, além do Andróide 16.

Piccolo decide se fundir com Kami Sama e com isso, aumenta muito o seu poder, tornando-se temporariamente o mais poderoso de todos os Guerreiros Z. Enquanto isso, Cell, que também veio do futuro, absorve os seres humanos para aumentar o seu poder. Cell também pretende absorver os Andróides 17 e 18 e assim se desenvolver por completo. Depois de enfrentar Piccolo, Cell acaba fugindo, já que o Super Namekuseijin é mais forte. Goku finalmente se cura da doença do coração e leva Vegeta, Trunks e Gohan para treinar na sala do templo de Kami Sama, dois de cada vez e durante um ano, que equivale a um dia na Terra. Os Andróides aparecem na casa do Mestre Kame. Piccolo enfrenta o Andróide 17 e quase o derrota. Porém, Cell aparece mais poderoso e, aproveitando-se do cansaço de Piccolo, o elimina facilmente.

O Nº. 17 também é derrotado por Cell. Nesta hora, o Andróide 16 entra na luta e ataca Cell, mas não o impede de absorver o Nº. 17, o que faz Cell se transformar e aumentar muito os seus poderes. Ten Shin Han tenta impedir Cell de absorver a Nº. 18, mas quando está prestes a morrer, Goku se tele-transporta e salva Tenshinhan e Piccolo das mãos de Cell. Enquanto isso, Vegeta e Trunks deixam a sala do tempo e partem para enfrentar Cell. Vegeta consegue superar os poderes do Super Saiyajin comum se transformando assim como Trunks em Ultra super saiyajin ficando muito mais ágil e poderoso. Porém, o Príncipe dos Saiyajins não mata o vilão e ainda o deixa absorver a Andróide 18, para ver o poder máximo de Cell. Assim, Cell se desenvolve por completo e se torna um ser perfeito. Vegeta é então derrotado pelo monstro. Trunks entra na luta transformando-se em Ultra Super Saiyajin (a massa muscular cresce exageradamente, o que aumenta sua potência, mas decai sua velocidade). Mesmo assim, não consegue vencer Cell.

Quando Cell descobre que Goku está treinando para enfrentá-lo, tem a idéia de organizar um torneio de artes marciais, onde ele sozinho enfrentará os Guerreiros Z e, caso estes percam, Cell destruirá a Terra.

Os Guerreiros Z chegam ao local da batalha. Mr. Satan e seus discípulos Caloni e Piroski são os primeiros a enfrentar Cell, em tentativas inúteis. Em seguida, ocorre a luta mais esperada: Goku contra Cell. Depois de uma batalha equilibrada, Goku desiste e coloca Gohan em seu lugar, apostando em seu incrível poder oculto. No início, Gohan leva uma surra, pois Cell quer ver esse poder. O Andróide 16 tenta ajudar Gohan, mas Cell acaba destruindo-o, sobrando apenas sua cabeça. Tentando enfurecer Gohan, Cell libera os Cells Juniores e manda-os destruírem os Guerreiros Z. O Andróide 16 tenta convencer Gohan a lutar, mas quando Cell esmaga a sua cabeça, o seu desejo é realizado: Gohan se enfurece e libera o seu poder oculto, transformando-se então em Super Saiyajin 2, transformação até então não-conseguida nem por Goku e Vegeta. Gohan acaba com os Cells Juniores e parte para cima do vilão, enfrentando-o com facilidade, mas o garoto permite que o vilão aumente excessivamente seus poderes, até que seu corpo não suporta e Cell fica mais fraco. Depois de ser surrado, Cell "vomita" a Nº. 18, voltando à sua forma anterior. Quando percebe que está perdido, Cell utiliza seu golpe final: ele concentra seu poder para se explodir e destruir toda a Terra. Para evitar a catástrofe, Goku resolve teletransportar Cell para o planeta do Sr. Kaioh. Assim, esse planeta explode e Goku e o Sr. Kaioh morrem. Porém, Cell acaba se reconstruindo a partir de uma única célula que sobrevive à explosão e, quando reaparece, está muito mais forte (devido as células dos saiyajins que ficam mais fortes após uma situação fatal) e acaba matando Trunks. Vegeta fica furioso e tenta atacá-lo, mas logo é derrotado e só não morre porque Gohan o salva, apesar de ferir gravemente o braço esquerdo. Cell faz um Super Kamehameha, ameaçando destruir o planeta Terra, mas Gohan também faz um Kamehameha com apenas uma mão para confrontar o de Cell. Goku lhe dá apoio moral por telepatia: diz para o garoto não se render, pois a vida de milhões de pessoas dependia do seu poder. Enquanto isso Piccolo, Yamcha, Tenshinhan e Kuririn atacam Cell, para ajudar Gohan. Por fim, Vegeta atrapalha Cell e assim Gohan consegue concentrar todo o seu poder e destrói o monstro completamente.

Após a batalha, quem ganha crédito pela morte de Cell é o Mr. Satan. No templo de Kami Sama, Shen Long revive os humanos mortos por Cell e ainda retira a bomba interna da Andróide 18, graças a Kuririn. E no futuro, Trunks destrói para sempre os Andróides e passa a viver em paz, eliminando também Cell que acabara de despertar no futuro.

[editar] Saga de Majin Boo

  • Mangá: Capítulo 38 ~ 51
  • Anime: Episódio 200 ~ 291

Sete anos se passaram após a derrota de Cell. Gohan agora é um adolescente e passa a estudar em Satan City, onde conhece Videl, filha do Mr. Satan. Após muitos anos, um novo torneio de artes marciais tem início, no qual Goku (que volta à Terra por um dia) e seus amigos participarão. Chega o dia do torneio e todos se emocionam com a volta de Goku. Trunks (do presente) vence Goten (o segundo filho que Goku deixou antes de morrer na luta contra Cell) e assim se torna o campeão infantil. Em seguida tem início o torneio adulto, onde vários lutadores misteriosos aparecem. Piccolo desiste da luta quando percebe que seu oponente é o Supremo Sr. Kaioh Shin; Videl é massacrada por Spopovitch, que em seguida rouba a energia de Gohan e a leva para o terrível mago Babidi. Este, juntamente com o rei das trevas, Daburá, pretende ressuscitar o terrível Majin Boo, um demônio de mil anos que tem poder para destruir todo o universo. Para evitar que isso aconteça, o Sr. Kaioh Shin e seu assistente Kibito vêm procurar pela ajuda de Goku e seus amigos. Assim, todos abandonam o torneio para acompanhar o Supremo Sr. Kaioh. Na nave de Babidi, o mago faz Goku e Vegeta lutarem com vários guerreiros aliados, a fim de reunir a energia necessária para libertar Majin Boo. Entretanto, Daburá percebe a maldade no coração de Vegeta e o seu desejo ardente de lutar com Goku, e assim avisa a Babidi, que então domina a mente do Príncipe dos Saiyajins e aumenta seus poderes. Apesar das tentativas do Supremo Sr. Kaioh de impedir a luta, Goku finalmente resolve lutar com Vegeta: ambos fazem uma luta extraordinária transformados em Super Saiyajin 2. Com isso, a energia é reunida e Majin Boo desperta, mostrando-se ser uma poderosa máquina de destruição. Gohan e Shin são derrotados facilmente e Daburá é morto. Em seguida Boo enfrenta o orgulhoso Vegeta, que desiste temporariamente da luta com Goku para eliminar sozinho o vilão. Porém, o Saiyajin é humilhado e, num ato de desespero, não vê outra alternativa senão sacrificar-se, para que Majin Boo não se reconstrua. Porém, a tentativa é em vão, e Majin Boo e Babidi começam a causar destruição na Terra. Enquanto isso, Kaioh Shin, que não morreu, encontra Gohan quase morto e o leva para treinar em seu planeta natal com a poderosa espada Z.

Restam apenas os pequenos Goten e Trunks, as únicas esperanças para derrotar Majin Boo e salvar a Terra. Porém, Babidi ameaça destruir a Corporação Cápsula e, enquanto Trunks se apressa para pegar o radar do dragão, Goku distrai Majin Boo se transformando no até então desconhecido Super Saiyajin 3, a sua terceira forma, o que aumenta seus poderes e supera Majin Boo. No entanto, o tempo de Goku na Terra se esgota e ele volta para o outro mundo, deixando o destino do nosso planeta nas mãos de Goten e Trunks, após lhes ensinar a técnica da fusão. Enquanto isso, Majin Boo mata Babidi e resolve viver sozinho, mas quando começa a ouvir os conselhos de Mr. Satan, o monstro pára de aterrorizar as pessoas e até tem um grande afeto por Mr. Satan, mas depois que uns bandidos matam o seu cachorro de estimação, Majin Boo fica furioso e libera todo o seu lado maligno: um Majin Boo magro e cinza, que luta com o Majin Boo Gordo, bondoso. A parte maligna transforma a parte benigna em chocolate e o come, transformando-se em um Majin Boo 100% maligno, muito mais forte que o anterior. O monstro parte diretamente em direção ao templo de Kami Sama, para desafiar Goten e Trunks, que estão fundidos formando o poderoso Gotenks. Majin Boo ainda mata todos os habitantes da Terra e fica preso na sala do templo, juntamente com Gotenks Super Saiyajin 3 e Piccolo, mas supera Gotenks e escapa.

Boo e Gotenks ainda se enfrentam novamente, mas quando a fusão acaba, Gohan volta à Terra com seus poderes aumentados pelo antigo Dai Kaioh Shin, que surge após a quebra da espada Z e ensina Gohan a liberar seu poder oculto. Sem conseguir vencer Gohan, Boo então resolve absorver Gotenks e Piccolo, para ter um poder e inteligência maiores que antes. Assim, Gohan não consegue superar Boo e, quando tudo parece estar perdido, Goku revive e aparece para ajudar (após Dai Kaio Shin dar-lhe a sua vida, além dos brincos Potara). Super Boo absorve Gohan e agora tem um poder maior que antes, e sem limite de tempo. Goku já não tinha esperanças, e quando ia lançar o brinco para se fundir com Mr. Satan, eis que surge Vegeta, que acabou sendo mantido em seu corpo, apesar de mau. O Saiyajin está irritado porque Kakarotto não se transformou em Super Saiyajin 3 na luta contra ele, e por isso se recusa a fundir-se com Goku, mas quando percebe que Boo está forte por ter absorvido a todos, ele coloca o Potara. O orgulho de Vegeta mais a fúria de Goku resulta no grande guerreiro Vegetto, o segundo lutador mais poderoso de toda a Saga Z. Vegetto se transforma em Super Saiyajin e dá uma surra em Majin Boo, mostrando que é muito mais forte que o demônio cor-de-rosa. A luta parecia estar terminada, até que de repente nosso herói deixa-se absorver. O destino do Universo parecia ter acabado, mas dentro de Boo, Vegetto ainda está vivo. Tudo não passou de um plano para recuperar os corpos de Gohan, Piccolo, Goten e Trunks, absorvidos pelo dsemônio. Estranhamente a fusão de Vegeta e Goku se desfaz. Vegeta, que diz sentir nojo de estar no mesmo corpo de Goku, quebra o Potara, e ambos começam a retirar seus companheiros absorvidos. Vegeta rasga as partículas que aprisionavam o Boo Gordo, fazendo o monstro sofrer uma nova transformação. Enquanto isso, Vegeta e Goku saem de seu corpo com seus companheiros. Após a transformação, Boo fica menor e com a aparência de uma criança inocente, mas esta transformação é a mais poderosa que todos os outros Majin Boos. Boo demonstra isso destruindo a Terra com muita facilidade. Goku, Vegeta, Mr. Satan e Dende são salvos por Kibitoshin (a fusão do Supremo Sr. Kayoh e Kibito), que os leva ao Planeta Supremo. Após uma feroz batalha, Vegeta finalmente admite a superioridade de Goku e percebe que o único modo de acabar com Majin Boo é formar uma Super Genki Dama, com energia de todos os seres do Universo. Após mais batalhas, Goku completa a Genki Dama e destrói Majin Boo de uma vez por todas.

Dez anos mais tarde, em um torneio de artes marciais, Goku reencontra Majin Boo reencarnado como o garoto Uub (ou Ubu) e ambos abandonam o torneio para treinar juntos. O universo finalmente está em paz.

[editar] Lutas em Dragon Ball Z

Predefinição:Anexo

[editar] Diferenças do mangá para o anime

Predefinição:Artigo principal

Como não poderia deixar de ser, existem algumas diferenças do mangá para o anime. Alguns episódios como por exemplo Tenshinhan, Yamcha e Chaos treinando com o Sr. Kaioh, a volta de Tao Pai Pai e outros foram criados exclusivamente para o anime, além das mini-sagas de Garlick Júnior e o Torneio do Mundo dos Mortos. Tudo isso para impedir que o anime alcance o mangá.As batalhas do anime também são bem maiores que as do mangá,as transformações e tudo mais… um exemplo disso é no mangá 20 quando goku se transforma pela 1ª vez em super-sayajin, no mangá dura 3 quadrinhos enquanto no anime uns 5 minutos(que dá uns 15-20 quadrinhos)

[editar] Poder de luta

O poder de luta é a medida do ki de um guerreiro Z; quanto maior o poder de luta, mais poderoso é o guerreiro. O ki (escreve-se "Chi" na adaptação da China e "Ki" na adaptação do Japão) é a energia existente em todo o ser vivo e na natureza (segundo a própria cultura oriental). Em Dragon Ball Z, o poder de luta dos personagens fica cada vez maior à medida que a história acontece. O poder de luta pode ser medido através de uma habilidade adquirida pela pessoa ou com o rastreador.

Em Dragon Ball Z os personagens possuem poderes gigantescos, principalmente a partir da Saga Freeza. Por exemplo: com 1.200 de poder de luta o guerreiro é mais rápido que uma bala (como demonstrou Raditz ao segurar uma bala disparada por uma espingarda), e é capaz de destruir a Lua. Com 18.000 de ki, Vegeta foi capaz de destruir um planeta facilmente, utilizando apenas dois dedos. E na saga de Majin Buu os poderes ultrapassam todos os limites, e chegam a mais de 500.000.000

Os lutadores possuem ainda uma força descomunal e uma resistência incrível a todo tipo de golpe, sendo que a força, a resistência e a velocidade aumentam na mesma proporção do poder de luta. Além disso, a maioria dos personagens guerreiros são exímios lutadores, como por exemplo Goku que teve como mestre o maior campeão de artes marciais do mundo (Mestre Kame), treinou com deuses (Kami Sama e sr. Kaio), e ainda com extraterrestres, quando acabou a luta com Freeza. Com todo este treinamento os guerreiros aplicam técnicas que aumentam muito seu poder destrutivo ou até mesmo seu próprio poder de luta.

Os Guerreiros Z tem um poder imenso, não há limite para seus poderes, porque sempre podem ficar mais fortes com treinamentos ou outros métodos, principalmente os saiyajins que quando se ferem e se recuperam seu poder de luta aumenta na proporção da gravidade dos ferimentos. Com toda esta força, os Guerreiros Z mais poderosos são capazes de destruir o universo (Majin Boo ameaçou faze-lo e realmente poderia tê-lo feito, Cell também poderia), e acabam por superar o poder de qualquer deus. As técnicas vão se aperfeiçoando ainda mais. Mesmo com energias tão poderosas, eles sempre lutam sem utilizar armaduras, podendo até mesmo destruir planetas muito maiores do que a Terra sem esforço, utilizando apenas o seu ki, e mesmo assim durante o combate eles podem resistir a essas esmagadoras rajadas de ki dezenas de vezes, sem se ferir, sendo que nos combates o poder de destruição é multiplicado, pois uma rajada com poder suficiente para destruir um planeta maior que a Terra é concentrada numa pequena área, resultando em um poder de destruição devastador. A partir da saga Freeza as lutas chegam a níveis extraordinários que não param de crescer, guerreiros com poder para destruir um planeta são comuns e, mesmo tão fortes, não podem nem arranhar os mais poderosos, perto dos quais não passam de "vermes". Com o tempo até mesmo os deuses se curvam diante do poder dos mais fortes Guerreiros Z.

Enquanto os heróis ficam absurdamente poderosos, os humanos considerados mais fortes, não passam de "insetos" (como costumam dizer os vilões), com algumas exceções daqueles que atingiram um nível maior que o normal e tornaram-se guerreiros Z (Yamcha e Kurilin/Krilin por exemplo), assim, os heróis escondem suas verdadeiras forças para evitar transtornos na sociedade. Mais de uma vez, já ocorreu de todos os habitantes da Terra morrerem, e depois serem ressuscitados pelas esferas do dragão, sem nem ao menos lembrarem que foram mortos.

No episódio 28, Nappa pergunta a Vegeta qual é o poder de Goku, então Vegeta quebra seu próprio rastreador na mão gritando que era acima de 8.000. Muitas piadas são feitas com esta cena, que ficou mais conhecida na primeira dublagem americana, em que Vegeta grita "It's Over Nine Thousand!"(9.000).

[editar] Os 10 maiores poderes de luta

Predefinição:Sem-fontes

Heróis Vilões
Gogeta Janemba
Vegetto Majin Boo
Goku Brolly
Gohan Hirudegan
Gotenks Cell
Vegeta Bojack
Paikuhan Cells Juniores
Piccolo Super Andróide 13
Trunks do Futuro Koola
10º Trunks e Goten Freeza

[editar] Músicas

Abertura:

  • Cha-la Head-Cha-la (episódios 001 a 199, e filmes 1~8 e especiais 1 e 2).
    • Letra: Yukinojō Mori, Música: Chiho Kiyooka, Arranjo: Kenji Yamamoto, Vocal: Hironobu Kageyama
    • Versões:
      1. Versão 1: episódios 1~21
      2. Versão 2: episódios 22~117
      3. Versão 3: episódios 118~199
  • We Gotta Power (episódios 200 a 291 e filmes 9~13).
    • Letra: Yukinojō Mori, Música: Keiju Ishikawa, Arranjo: Keiju Ishikawa, Vocal: Hironobu Kageyama
    • Versões:
      • Versão única: episódios 200~291

Encerramento:

  • Detekoi Tobikiri ZENKAI Pawā! (でてこいとびきりZENKAIパワー!)(Zenkai Power)(Sai daí magnífico poder agora) (episódios 1 a 199)
    • Letra: Toshihisa Arakawa, Música: Takeshi Ike, Arranjo: Kenji Yamamoto, Vocal: MANNA
    • Versões:
      • Versão única: episódios 1~199
  • Boku-tachi wa Tenshi Datta (僕達は天使だった) (Nós Éramos Anjos)(episódios 200 a 291)
    • Letras: Yukinojō Mori, Músic: Takeshi Ike, Arranjo: Osamu Tozuka, Vocal: Hironobu Kageyama
    • Versões:
      • Versão única: episódios 200~291

[editar] Aberturas do Anime

"Cha-la Head Cha-la"

O céu resplandece e ao meu redor(ao meu redor)
vou voar e estrelas brilham entre as nuvens sem fim.
Só a verdade vai cruzar pelo céu azul(pelo céu azul)
e a verdade vai crescer dentro de mim.

Como um vulcão que entra em erupção
sua lava vai espalhar.
E verá toda a fúria do dragão.

Cha-la Head Cha-la.
Não importa o que aconteça
sempre tenho a força e o poder

Cha-la Head Cha-la.
Vibrante o meu coração
sente emoção e tem amor pra dar.

Cha-la Head Cha-la.
Não pense em nada, só escuta
sonhos dentro do coração.

Cha-la Head Cha-la.
Não importa o que aconteça
tudo vai ficar melhor.

"We Gotta Power"

Posso pressentir
o perigo e o caos.
E ninguém agora vai me amendrontar.

Com a minha mente
vou a mil lugares.
Imaginação me dá
forças pra voar.

Sonhos desejamos alcançar.
Ser alguém com o poder maior que você já tem.

Liberdade é correr pelo céu.
Sempre unidos
vamos triunfar.

E se a nossa luta é pra valer
vou mostrar meu valor.
Dragon Ball Z, meu compromisso é sempre
VENCER!!

Liberdade, nova era vai chegar
energia tenho para usar.

E com alegria de viver
ninguém vai me deter.
Dragon Ball Z, meu compromisso é sempre
VENCER!!

[editar] Encerramentos do Anime

"Sai dai Magnífico Poder Agora"

Venha correndo, enfrentar um monstro
com um perfume, algo que me leve a você.
Fazendo se emocionar

Chuva de meteoros vindos da Via-Láctea.

Você me disse adeus(disse adeus).
Mistério…(ilusão…).
Seu poder vai reunir(forças pra se levantar).
não vai cair(uh-hu)
Vai…recuperar o seu poder.

A nave em que voa é fantástica
muitos horizontes te ajudam a ver
quando é o melhor momento para se poder lutar.

Terrível é
Kami Sama, pode ser cruel(é do mau).
Uh…energia recuperada.
Sai dai magnífico poder agora!

Nós Éramos Anjos

Eu sei…eu sei…eu sei…
Eu sei…eu sei…eu sei…ahhhhhh

Já faz tempo, ainda me lembro
de tudo aquilo que passou.
Das palavras, que nós dissemos
paz, felicidade e amor.

Essas são as nossas armas pra deter
a solidão e a dor.
A amizade da gente é forte e sempre ela triunfará.

E, sinto energia, quando eu vejo você.
Ficou com a gente o maior poder!

Com meus amigos e muita garra no meu coração
toda luta sei que vamos vencer, sempre.
Verdade, fé, esperança, iluminando o meu viver.

E o nosso dia(nosso dia)
já está pra chegar!
Todo sonho vai se realizar, sempre!
Sentido a alegria e o prazer, de viver.
Viver…viver…viver…ahhhhhh

[editar] Dragon Ball Kai

Em fevereiro de 2009 a Toei Animation anunciou que iriam produzir o remake de Dragon Ball Z, sob o nome de Dragon Ball Kai, que significa modificado, que é nada mais de que uma nova versão editada por Akira Toriyama para comemorar os 20 anos de Dragon Ball Z. A novidade é que a animação será remasterizada em HD, as falas serão dubladas novamente pelos atores originais e receberá uma nova abertura e encerramento. A versão Kai terá 100 episódios, o que significa um corte de 191 episódios da versão Z. Este corte tem como objetivo, que a nova série readquira a dinâmica do mangá original. A nova série reestreou no Japão na Fuji TV em 5 de abril de 2009 sobe um enorme furor. No evento Licensing International Expo 2009, a Toei Animation anunciou que Dragon Ball Kai virá ao Brasil em 2011

[editar] Sagas "What If"

Nos jogos de Dragon Ball existem sagas alternativas, as chamadas sagas "What If" ("E se" - em tradução livre). Elas retratam quatro eventos que não ocorreram nem no anime, nem no mangá. O primeiro (ainda em DB) é o da luta entre Goku e Arale, que não ocorreu na série pois eles eram amigos e Arale era proibida de lutar por seu criador. Outro é a ida ao passado do Andróide nº 16 para matar Goku ainda criança, na qual ele se encontra com o Andróide nº 8, e ambos se tornam amigos após lutarem. Há também a luta de Devilman contra Freeza e sua família (que na história original era travada por Trunks), na qual Devilman vence facilmente com seu poder de explodir o coração de um indivíduo usando qualquer quantidade de maldade contida nele.

[editar] Dublagem em Português

Predefinição:Artigo principal

Predefinição:Ref-section

[editar] Predefinição:Ligações externas


[editar] Predefinição:Vídeos

Ferramentas pessoais