Emma (mangá)

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 21:15, 20 Fevereiro 2014 (editar)
Akio (Discussão | contribs)

← Ver a alteração anterior
Revisão de 21:19, 20 Fevereiro 2014 (editar) (undo)
Akio (Discussão | contribs)

Ver a alteração posterior →
Linha 20: Linha 20:
O retrato da Inglaterra victoriana é extremamente fiel, com locações londrinas reais como a estação King´s Cross, o Palácio de Cristal, o Jardim do Convento, a Biblioteca de Mudie, assim como veículos e invenções do período, como a "carruagem aérea a vapor" de William Samuel Henson, recriada em todos os detalhes. O retrato da Inglaterra victoriana é extremamente fiel, com locações londrinas reais como a estação King´s Cross, o Palácio de Cristal, o Jardim do Convento, a Biblioteca de Mudie, assim como veículos e invenções do período, como a "carruagem aérea a vapor" de William Samuel Henson, recriada em todos os detalhes.
 +
 +[[Image: Emmaanime.jpg‎|right|frame|Cena do anime.]]
A série de anime continuou numa segunda temporada, Emma - Um Romance Victoriano: Segundo Ato (英國戀物語エマ 第二幕 Eikoku Koi Monogatari Emma Dai Ni Maku), que estreou no Japão em diversas emissoras de TV, em 16 de abril de 2007. A segunda temporada foi produzida pela Ajia-do Animation Works, dirigida por Tsuneo Kobayashi e escrita por Mamiko Ikeda. A série de anime continuou numa segunda temporada, Emma - Um Romance Victoriano: Segundo Ato (英國戀物語エマ 第二幕 Eikoku Koi Monogatari Emma Dai Ni Maku), que estreou no Japão em diversas emissoras de TV, em 16 de abril de 2007. A segunda temporada foi produzida pela Ajia-do Animation Works, dirigida por Tsuneo Kobayashi e escrita por Mamiko Ikeda.

Revisão de 21:19, 20 Fevereiro 2014

Capa da primeira edição.
Capa da primeira edição.

Emma (エマ Ema) é um mangá de romance histórico escrito por Kaoru Mori. Foi publicado pela revista Monthly Comic Beam em 10 volumes pela editora Enterbrain. A série também ganhou uma adaptação para anime, entitulado "Emma - Um Romance Victoriano"(英國戀物語エマ Eikoku Koi Monogatari Emma). Ambientado na Londres vitoriana no fim do século XIX, Emma conta a história de uma criada que se apaixona por um membro da classe alta. Contudo, a família do rapaz não aprova a ideia dele se relacionar com pessoas de classe baixa.

Tanto o mangá quanto o anime são considerados únicos por tratarem de um período que é raramente retratado sem algum toque de fantasia ou de elementos especulativos. A autora e ilustradora do mangá, Kaoru Mori, é uma apaixonada declarada pela cultura inglesa e, nesta série, procurou reconstituir a Londres de 1895 em seus mínimos detalhes. O mangá tem muitos seguidores no Japão, e devido a este sucesso, até mesmo um "maid café" (café em que as atendentes vestem-se como personagens de anime) inspirado em Emma foi inaugurado no bairro de Shinjuku, em Tóquio. O interesse pelas roupas das criadas inglesas é tamanho, que o próprio website oficial do anime Emma começou a vender os Cosplays da personagem principal por 45 mil ienes, equivalente a R$1050,00.

Em 2005, o mangá Emma recebeu o prêmio de Excelência no Festival de Artes e Mídias do Japão.

Conteúdo

Mangá

Emma foi desenhada num estilo meticuloso que combina caneta e tinta, sem falar que Mori é reconhecida pela profundidade e precisão numa pesquisa que a permite criar tais personagens e cenários. Um livro de referência chamado "Guia para Emma Victoriana" foi publicado, de modo a ajudar o leitor a entender as muitas referências históricas, muitas vezes desconhecidas deles. Preocupada com a precisão histórica, Kaoru Mori contratou Rico Murakami, uma especialista em História para ajudá-la a recriar esse ambiente victoriano. Murakami também tornou-se a consultora histórica para a produção do respectivo.

A história principal de Emma foi dividida em 52 capítulos, publicados desde janeiro de 2002 a maio de 2006. Desde então, a autora tem criado estórias adicionais ambientadas no mesmo período, mas focalizando em outros personagens além de Emma e William. Essas estórias foram publicadas como "Emma: Outras Estórias" (エマ 番外編 Emma Bangaihen) entre setembro de 2006 e março de 2008.

Anime

A série de mangá foi adaptada para uma série de anime para TV, entitulado Emma - Um Romance Victoriano(英國戀物語エマ Eikoku Koi Monogatari Emma), dirigido por Tsuneo Kobayashi, escrito por Mamiko Ikeda, e produzido pelo Studio Pierrot e pela TBS. A primeira temporada estreou entre 2 de abril a 18 de junho de 2005 em todo o Japão.

O título em japonês foi escrito com kanji antigos, que eram utilizados antes da Segunda Guerra Mundia e até a reforma e adoção dos ideogramas simplificados. Esse recurso estilístico faz, de certa forma, uma alusão a um período antigo, que é o período tratado no mangá e no anime de Emma. Em japonês moderno o título original 英國戀物語 (Eikoku Koi Monogatari)seria escrito como 英国恋物語, sendo os ideogramas para "país" e "romance" substituídos pelas suas variantes modernas.

O retrato da Inglaterra victoriana é extremamente fiel, com locações londrinas reais como a estação King´s Cross, o Palácio de Cristal, o Jardim do Convento, a Biblioteca de Mudie, assim como veículos e invenções do período, como a "carruagem aérea a vapor" de William Samuel Henson, recriada em todos os detalhes.

Cena do anime.
Cena do anime.

A série de anime continuou numa segunda temporada, Emma - Um Romance Victoriano: Segundo Ato (英國戀物語エマ 第二幕 Eikoku Koi Monogatari Emma Dai Ni Maku), que estreou no Japão em diversas emissoras de TV, em 16 de abril de 2007. A segunda temporada foi produzida pela Ajia-do Animation Works, dirigida por Tsuneo Kobayashi e escrita por Mamiko Ikeda.

Duas canções foram utilizadas em ambas as temporadas como música de abertura e encerramento. O tema de abertuda da primeira temporada foi "Silhouette of a Breeze" composta e arranjada por Kunihiko Ryo, e o tema de encerramento "Menuet for EMMA" composto por Kunihiko Ryo, arranjos de Kenji Kaneko, e tocada pela Tokyo Recorder Orchestra. O tema de abertuda da segunda temporada foi uma versão celta de "Silhouette of a Breeze", e o tema de encerramento foi "Rondo of Lilybell".

Personagens

Emma (エマ, Ema)

A protagonista da história. Ela se apaixona por Willian Jones na primeira vez que se encontram. Vinda de um vilarejo pobre do litoral, ela foi raptada quando garota para ser vendida para um bordel londrino. Ela conseguiu escapar, mas acabou ficando perdida em Londres. Ela começa a trabalhar por comida, até quando foi levada para debaixo das asas de Kelly Stowner, como sua criada. Com a Srª Stowner, Emma aprendeu ler, escrever e uma variedade de outras coisas. Mais tarde no mangá é revelado que ela também pode ler um pouco de Francês.

Depois da morte da Srª Stowner, Emma foge de Londres, com a intenção de voltar para seu vilarejo, mas ela acaba encontrando com uma criada que trabalhou para os Mölders, uma imigrante alemã, que vive em uma mansão em York, e Emma é contratada como uma serviçal no lar dos Mölders. Lá, ela se tornou a favorita por falar inglês fluentemente, fazendo com que sua patroa sempre a levasse para viagens distantes, ex.: a viagem para a casa de Aurélia Jones e também a viagem para Londres junto com outros serviçais que também podiam falar inglês.

Willian Jones (ウィリアム・ジョーンズ, Uiriamu Jōnzu)

O protagonista masculino da história. Ele é o filho mais velho da casa dos Jones, uma família bem sucedida do comércio da classe média que está a caminho da classe alta. Como herdeiro de seu pai, ele está sob um tremendo estresse para não somente administrar os negócios da família, mas também para se casar com uma garota de outra família bem sucedida. Ele criou alguns sentimentos por Emma quando se conheceram. No mangá, Willian contou ao seu pai sobre Emma mas seu pai não à viu (diferente no anime).

Depois da partida de Emma, Willian muda drasticamente. Ele começa a trabalhar muito, atendendo encontros sociais e tomando conta dos negócios da família. Em sua perspectiva, ele nunca para de se arrepender por perder Emma, mas ele viveria sua vida ‘no lado da classe alta’ como seu pai esperava dele. Sua mudança afeta todos ao redor dele, incluindo Hakim.

Kelly Stowner (ケリー・ストウナー, Kerī Sutōnā)

Foi quem contratou Emma e também a antiga governanta de Willian Jones. Ela se casou aos 18 anos, mas perdeu seu marido depois de dois anos casada, e não teve nenhum filho. Nova e educada, Srª Stowner decide se tornar uma governanta, e ensina Willian e seus parentes com punhos de aço. Logo após se aposentar, ela conhece Emma, e adota ela como sua criada.

Kelly foi quem ensinou Emma a fazer o serviço de casa, a ler e escrever. Foi também Kelly que atuou como uma ‘ponte’ entre Emma e William, apesar dela já ter percebido que o relacionamento entre os dois não seria nada fácil.

Hakim Atawari (ハキム・アタワーリ, Hakimu Atawāri)

Melhor amigo de Willian Jones, é um príncipe da India. Ele e Willian estudaram no mesmo colégio “Eton College”. Hakim normalmente tem seu próprio harém o acompanhando e sempre viaja com muitos serviçais e elefantes. Como Willian, Hakim também gostou de Emma desde primeira vez que a viu.

Sua estadia na Inglaterra foi prorrogada simplesmente porque ele gostaria de ver como o relacionamento de Willian com Emma se desenvolveria. Quando descobriu que Emma estava apaixonada por Willian, ele tentou encorajar o relacionamento deles para um passo a mais, mas ele deixou Emma ir quando ela disse que gostaria de voltar para sua cidade natal, e ele não fez nada para prevenir que ela partisse. Quando Willian finalmente pediu a mão de Eleanor, Hakim disse que voltaria pra casa. Para ele, não havia nada interessante em ver Willian ser cercado pelas pressões da sociedade.

Referência

Ferramentas pessoais
Ferramentas