Final Fantasy

De Nikkeypedia

Final Fantasy é uma franquia criada por Hironobu Sakaguchi, desenvolvida e detida pela Square Enix (antiga Square). A franquia resolve em torno de uma série de role playing games, mas incluí filmes, animes, livros e outros elementos. A série começou em 1987 com o videojogo Final Fantasy produzido numa altura que a Square atravessava grandes dificuldades financeiras, pelo que pensava-se ser o seu último jogo. Contudo, o jogo foi um grande sucesso, pelo que salvou a empresa da falência e deu início a uma série. Desde então, a série de videojogos estendeu-se para outros géneros como tactical role-playing, action role-playing, massively multiplayer online role-playing, e corrida.

Apesar de a maioria dos títulos do Final Fantasy terem enredos, lugares e elencos independentes, eles possuem elementos comuns que definem a franquia. Alguns desses elementos passam pela semelhança entre enredos, nomes das personagens e jogabilidade. Os enredos centram-se num grupo de heróis que enfrentam um grande inimigo, enquanto as personagens aprendem a lidar com os seus próprios conflitos internos e relações interpessoais. Os nomes das personagens normalmente derivam da história, línguas e mitologias de culturas de todo o mundo.

A série tem sido comercialmente bem-sucedida, vendendo mais de 97 milhões de exemplares, e bem-recebida pela crítica e detém sete recordes do Guinness. A série é reconhecida pela sua inovação, os gráficos, e música, como o uso de full motion videos, personagens foto-realistas, e a música orquestrada da autoria de Nobuo Uematsu. Final Fantasy tem sido uma força de inovação no mercado dos videojogos, influenciado a gestão da Square e a sua relação com outras produtora de jogos electrónicos. Também foi responsável pela introdução de vários aspecto comuns em RPGs e é acreditada pela disseminação de RPGs nos mercados ocidentais. A maior competição da série provém do Dragon Quest, outra franquia da Square Enix.

Conteúdo

[editar] Jogos

[editar] Série principal

[editar] Sequências

[editar] Spin-offs

[editar] Filmes e animações

[editar] Ligações externas

Ferramentas pessoais