Fullmetal Alchemist

De Nikkeypedia

Fullmetal Alchemist
Fullmetal Alchemist


Fullmetal Alchemist (em japonês: 鋼の錬金術師 Hagane no Renkinjutsushi?) É uma série de mangá criada por Hiromu Arakawa e serializada na revista mensal Shonen Gangan desde Janeiro de 2001. Recebeu uma adaptação para anime com 51 episódios pelo estúdio Bones, exibidos entre Outubro de 2003 e Outubro de 2004, e o longa-metragem Shamballa wo Yuku Mono em Julho de 2005. No Brasil, a primeira série foi exibida no Animax desde 2005, e em 2006 no bloco TV Kids da RedeTV! dividindo o bloco com Hunter x Hunter e Super Campeões, em uma versão com censuras. Os DVDs são distribuídos pela Focus Films, enquanto o mangá é publicado pela Editora JBC. Em Abril de 2009 começou a exibição de uma segunda adaptação de Fullmetal Alchemist esta adaptação em animação foi feita pelo mesmo estúdio que concebeu a versão anterior e se chama Fullmetal Alchemist Brotherhood. Foi encerrado em 4 de julho de 2010 contando com 64 episódios e foi anunciado um novo longa-metragem que será lançado em 2011.


Conteúdo

Enredo

Fullmetal Alchemist
Fullmetal Alchemist

A historia começa em uma cidade do interior, chamada Resenbool, onde vivem os irmãos Edward Elric e Alphonse Elric, filhos de Hohenheim Elric (Van Hohenheim no mangá ou Hohenheim da Luz no anime) e de Trisha Elric.

Quando eram pequenos, foram misteriosamente abandonados pelo pai. Logo depois, Trisha ficou doente e morreu. Desde então, Edward, o irmão mais velho, passou a culpar o próprio pai pela morte da mãe. Arrasados com a morte de quem tanto amavam, tentam revivê-la, utilizando uma técnica proibida da qual tomaram conhecimento lendo um dos livros que Hohenheim Elric havia deixado em casa, sobre Alquimia. Diz a Alquimia que pode se conseguir qualquer coisa, desde que se pague o que se deseja tanto com um valor equivalente. É a lei máxima da Alquimia, a "Lei da Troca Equivalente". Transmuta-se um objeto reorganizando e recombinando seus átomos. Como um corpo humano é composto por diversos elementos químicos, em teoria, pode-se criá-lo misturando os elementos certos e em suas devidas proporções. Pondo esta teoria na prática, os irmãos utilizam a receita do livro para trazer a mãe de volta a vida, e, como último ingrediente, acrescentam uma gota seu de sangue, que carrega as lembranças genéticas da mãe. Assim, é quebrado o maior tabu da Alquimia: a Transmutação Humana.
Fullmetal Alchemist
Fullmetal Alchemist
Entretanto, os irmãos conseguem reviver apenas o corpo da mãe, sem alma. E por terem praticado a transmutação humana, são levados até a Porta da Alquimia (o Portal), onde o preço do corpo da mãe é cobrado: Edward perde sua perna esquerda, enquanto seu irmão Alphonse perde todo o seu corpo. Edward então sacrificou o seu braço direito em troca da alma do seu irmão, que ele selou em uma armadura.

Edward usa Automails (próteses mecânicas) implantadas no lugar dos membros perdidos, então os irmãos Elric partem em busca da lendária Pedra Filosofal, a qual, reza a lenda, amplia os poderes de um alquimista e através dela, fazendo com que possam ignorar a lei da troca equivalente, de modo que eles poderiam de alguma forma, recuperar seus corpos. Porém, eles não são os únicos intessados no artefato, os Homunculus (seres humanos artificiais), também estão atrás da pedra. Para facilitar a sua busca, Edward entra para o exército, tornando-se um Alquimista Federal (por muitos denominados "cães do exército") e passa a ser conhecido pela alcunha de Alquimista de Aço. Eles ainda cruzam o caminho de Scar, um sujeito de poderes misteriosos que busca se vingar de todos os Alquimistas Federais que encontra pela frente. Em sua jornada, os irmãos Elric descobrirão conspirações e ligações entre o exército e os homunculus.

Personagens

Alex Louis Armstrong
Alex Louis Armstrong
  • Alex Louis Armstrong: É o Alquimista de Braços Poderosos. Apesar de seu tamanho e força, é muito sentimental. Ele sempre se vangloria de seus músculos e traços de suas gerações passadas.





Alphonse Elric
Alphonse Elric
  • Alphonse Elric: Irmão mais novo de Edward. Teve sua alma fixada em uma armadura e por isso é sempre confundido com o Alquimista de Aço. Também por ter sua alma fixada em uma armadura, Alphonse tem uma imensa força física e nunca se cansa. Com um coração muito generoso, é a pessoa que melhor entende o que se passa na cabeça de Edward.

Barry Fullmetal Alchemist



Basque Grand
Basque Grand
  • 'Basque Grand: É o Alquimista do Sangue de Ferro (Iron Blood Alchemist) é o General encarregado do Leste. Seu grande objetivo é possuir a pedra filosofal e criar um exército de Quimeras.





Buccaneer
Buccaneer
  • Buccaneer: Outro Subordinado de Olivier Mira Armstrong, possui uma prótese em seu braço e tem preferencia por usar auto-mails feitos especialmente para batalhas.

Dante Fullmetal Alchemist





Edward Elric
Edward Elric
  • Edward Elric: Junto com seu irmão Alphonse são os protagonistas. No original seu nome é dito como Edowado, sendo que o era pronunciado, mas que é na verdade nome de pessoa dito no Brasil. Edward torna-se um Alquimista Federal com apenas 12 anos e fica conhecido por todo o país sob a alcunha de o Alquimista de Aço Fullmetal Alchemist - Hagane no Renkinjutsushi) – nome recebido devido ás proteses mecânicas automails que usa por ter perdido seu braço direito e sua perna esquerda. Além disso, Edward usa a alquimia sem precisar fazer círculos de transmutação. Ele também pratica artes marciais sempre que pode, mas costumeiramente perde na briga para seu irmão caçula. Tem como objetivo recuperar o corpo humano de Alphonse e seu braço e sua perna. Para isso, busca com todas as suas forças a Pedra Filosofal. Se irrita facilmente, principalmente quando é chamado de baixinho. Apesar da pouca estatura e do grande senso de humor (as vezes sarcástico), ele é muito persistente e honra sua palavra e seus valores. E sempre protege seu irmão.



Envy
Envy
  • Envy (Inveja): É um homúnculo frio, sarcástico, impaciente e piadista. Possui a habilidade de se transformar em diferentes animais e pessoas. No anime, foi criado pelo clone do pai dos irmãos Elric, e tem o objetivo de destruí-lo. No mangá,ele é um monstro reptiliano de oito membros;olhos diferentes e corpos nas costas e na lingua,cometeu suicídio após ter sido derrotado por Roy Mustang. Ele aparece na forma de um dragão num longa da série, seu final alternativo.




Fu
Fu
*Fu: Servo de Ling Yao e avô de Lan Fan. Uma pessoa que só deseja o bem de seu clã e a ascenção de Ling ao poder. Sente a presença das pessoas através do Ki, uma energia que emana da aura. É de importante auxílio na luta final contra Wrath (King Bradley) acabando por dar sua vida para conseguir ferí-lo.





Gluttony
Gluttony
*Gluttony (Gula): Apesar de ter uma mente infantil, é um homúnculo muito forte que tem como prioridade saciar o seu apetite. Todas as suas ações estão conectadas com a sua vontade de comer. Gluttony está sempre ao lado de Lust e é totalmente leal a ela. No mangá, foi absorvido por Pride. No longa da série, final alternativo, Al transmuta Gluttony e Wrath no círculo de transmutação.




Greed
Greed
*Greed (Ganância): Muito cobiçoso, não gosta de seguir as ordens de ninguém, preferindo trabalhar por conta própria. Seu objetivo é simplesmente ter tudo: mulheres, dinheiro, poder, servos, etc. Seu poder é o escudo máximo, uma pele de carbono. No mangá, Greed é ressuscitado pelo Pai, utilizando Ling como hospedeiro para a sua Pedra Filosofal.

Heymans Breda Hohenheim Izumi Curtis Jean Havoc, Heymans Breda, Vato Fallman, Kain Fuery: Fazem parte da equipe comandada pelo coronel Roy Mustang. Foram encarregados no animê para seguir o general Roy Mustang em suas missoes e trabalham no quartel general do Leste com Roy. Kain Fuery




Lan Fan
Lan Fan
*Lan Fan: Serva Fiel de Ling. Faz tudo por ele, ficando nervosa se alguém difama ou suja a imagem de seu jovem mestre. Ela é uma pessoa boa, mas ela faz o que deve ser feito. Perdeu um braço na luta com Wrath e Gluttony. Voltou para Xing ao lado de Fu, mas prometeu voltar.





Ling Yao
Ling Yao
*Ling Yao(exclusivo no mangá): É uma pessoa despreocupada, desligada e volúvel. É o 12° filho do imperador de Xing com a líder do clã Yao. Junto com dois subordinados, Fu e Lan Fan, foram para Amestris atrás da imortalidade visando o trono imperial, e consegue,quando o Pai dos Homúnculos ressucita Greed no corpo de Ling ,mas que ainda sim não possui total controle do mesmo, uma vez que Ling se mostra forte ao resistir ao controle de Greed.





Lust
Lust
*Lust (Luxúria): É um homúnculo que tem o poder de alongar suas unhas e usá-los como armas poderosas. Misteriosa e sedutora, ela também está em busca de seu objetivo e elimina friamente qualquer obstáculo que possa atrapalhá-la. No animê, acaba descobrindo que seu grande objetivo é simplesmente se tornar humana para poder morrer e descansar em paz. No mangá, foi morta por Roy Mustang. Ela aparece humana no mundo da alquimia através da porta com um bando de imigrantes juntos de Scar, mas sem a marca em seu rosto no longa da série, num final alternativo.




Maes Hughes
Maes Hughes
*Maes Hughes: É o tenente-coronel encarregado do Departamento de Investigações. Sua família é a coisa mais importante de sua vida e, por isso, vive se gabando de sua linda filhinha Elisia. É grande amigo de Roy Mustang. Um dos episódios considerados tristes é o de sua morte.

Maria Ross




May Chang
May Chang
*May Chang:Assim como Ling é filha do Imperador de Xing com o Clã Chang. Utiliza o Rentanjutsu e veio para Amestris buscar a imortalidade como Ling, e conhecer o Alquimista de Aço, Edward Elric, na qual ela se decepciona quando o encontra pessoalmente, pois imaginava-o como um homem bem mais alto e galante. Ela admira o Cavalheirismo de Alphonse. Também foi responsável por ensinar ao Doutor Marcoh como fazer transmutação a distância. está sempre acompanhada de um pequeno Panda chamado Shao May, e faz parte do grupo do Scar. Quase volta para Xing após a captura de Envy, mas Envy a engana e a convence a voltar para a central, com a intenção de recuperar seu corpo.




Milles
Milles
*Milles: Fiel subordinado de Olivier Mira Armstrong no Forte de Briggs, é descendente de Ishivalianos, mas ainda sim preferiu por ser um alquimista federal antes dos ocorridos em Ishval. ele prefere por esconder suas origens usando um óculos que não deixam aparente os olhos vermelhos que possui, que é uma característica de Ishivalianos




Olivier Mira Armstrong
Olivier Mira Armstrong
*Olivier Mira Armstrong: Também conhecida como a Rainha do Coração de Gelo, é a Major-General Responsável por liderar as Tropas de Briggs ao norte de Amestris na Fronteira com o Grande Dracma. É a irmã mais velha de Alex Louis Armstrong, mas possui uma personalidade bem diferente da dele. É imponente e terrível com todos, preferindo por não dar moleza aos seus soldados. Soube de Ed e Al o plano do Alto escalão do exército em relação a Amestris e resolve se infiltrar entre eles em busca de mais informações sobre tal plano. Tem respeito por alguns soldados subordinados de Roy Mustang, mas não dá a mínima para o mesmo,fazendo dele apenas mais um no exército.




Pai dos Homunculos
Pai dos Homunculos
*Pai dos Homunculus(exclusivo no mangá): Um homúnculus criado em Xerxes, a partir do sangue de Hoehainhem. Após lecionar alquimia e batizar Van Hoenheim(um escravo que era chamado simplesmente de nº23), manipulou o rei de Xerxes, sacrificando as pessoas em Xerxes para obter uma Pedra Filosofal. Foi ele quem criou os outros 7 homúnculus, e também é ele o responsável pelos eventos que acontecem no alto escalão de Amestris. Sua aparência é idêntica à de Van Hoenheim, pois usou o DNA que tinha em seu sangue para construir o seu corpo. Hoehainhem se mata na boca do Envy para pagar pelos seus pecados num longa da série, num final alternativo.

Pinako Rockbell



Pride
Pride
*Pride (Orgulho): No animê, Pride é King Bradley. No mangá, Pride é Selim Bradley, filho adotivo de King Bradley. Pride na verdade é um homunculus não-humanóide, e Selim é apenas o seu recipiente. Sua forma verdadeira pode andar apenas pela Central e pelo túnel construído por Sloth, e sua aparência é idêntica à forma original do Pai dos Homunculus. É o mais poderoso e o mais velho de todos. Ele reaparece no fim alternativo, num longa e ajuda Ed a impedir que o tal homúnculo atravesse o outro lado da porta, ele aparece com seu olho real sendo que o anterior era um símbolo Ouroboros, mas Bradley aparece no longa como um ser humano, mas com uma lente no olho esquerdo, tipo um tapa-olho como era na série

Ran Fan.



Riza Hawkeye
Riza Hawkeye
*Riza Hawkeye: É o braço direito de Mustang, daria sua vida em troca de sua proteção, é uma exímia atiradora. Sua meta é proteger o Alquimista das Chamas haja o que houver pois jura lealdade a ele. Sempre anda com duas de suas armas.




Rose
Rose
*Rose: Era uma das aprendizes do padre Evandro Cornelius, mantinha também a promessa de que veria seu namorado, mas acaba percebendo que era uma farça de Cornelius, revelada pelos irmãos Elric e é revelado que a pedra filosofal que Cornelius tinha era falsa. Ela decide seguir em frente cuidando dos meninos que existia na igreja, mas acaba no fogo cruzado dos federais e Scar.




Roy Mustang
Roy Mustang
*Roy Mustang: O Alquimista das Chamas (Flame Alchemist) é o coronel encarregado do Quartel-General do Leste. Seu grande objetivo é subir na hierarquia do exército e, para isso, conta com a ajuda de seu amigo Maes Hughes e de seus subordinados. Também trata com frieza Edward, apesar de gostar muito do rapaz, ele se esforça para testar o pequeno Elric, para ajudar o garoto a melhorar suas habilidades.




Scar
Scar
*Scar: É um dos sobreviventes do povo de Ishbal e persegue os Alquimistas Federais para se vingar da tragédia que viveu. Sua arma é o seu braço direito, que tem o poder de destruir qualquer coisa que toca. Seu passado é um mistério a ser desvendado. Scar aparece num mundo alternativo na porta da alquimia, num longa da série, um fim alternativo, mas sem a cicatriz em seu rosto e sem a marca de Ouroboros que aparecia em seu braço




Sloth
Sloth
*Sloth (Indolência no Anime, Preguiça no mangá): Como Wrath, Sloth são duas pessoas diferentes. No mangá, Sloth é o mais forte (fisicamente) e também o mais rápido homunculus, a ponto de não conseguir controlar a sua própria velocidade. Foi encarregado de construir o círculo de transmutação em torno de Amestris. No anime, é uma mulher muito bonita que pode transformar o seu corpo em água. Quem a criou foram os irmãos Elric na tentativa de reviver sua mãe,por isso ela é muito parecida com Trisha Elric.




Winri Rockebell
Winri Rockebell
*Winry Rockbell: A protética de Edward, conhece os irmãos Elric desde criança. Ela ama automails e por isso mesmo se empenha em fazer próteses cada vez melhores, já é conhecida em sua cidade como a mais jovem e bela protética de todos os tempos. Winry perdeu o pai e a mãe em um guerra quando ainda era muito criança e desde então foi criada por sua avó Pinako Rockbell. É muito forte e decidida, muitas vezes descontando sua raiva batendo em Ed, mas apesar disso, procura ser gentil e delicada. Anda sempre com sua chave inglesa em algumas cenas é vista dormindo com a mesma. Em Fullmetal Alchemist Brotherhood e no mangá ela adimite que está apaixonada por Edward.



Wrath
Wrath
*Wrath (Ira): No anime, Wrath é um garoto, criado pela mestra de Edward e Alphonse e possui o braço que Edward usou para salvar Alphonse, com o qual utiliza alquimia. No mangá, Wrath é King Bradley. No longa da série, final alternativo, Al transmuta Gluttony e Wrath no círculo de transmutação, mas teve seu desejo realizado de poder ver sua verdadeira mãe e também recupera seus membros verdadeiros, que ultimamente eram proteses feitas por Winry.





Cronologia da Série no Anime

Fullmetal Alchemist
Fullmetal Alchemist
A série acontece em um mundo similar ao nosso. Em uma parte da série percebe-se que ambos os mundos estão distantes uns 5 anos, pois Edward abandona seu mundo em 1915 (com 16 anos) e aparece no nosso em 1921.

Esta seção se refere exclusivamente ao anime, considerando que a notáveis variações em relação ao mangá, logo essa cronologia não se aplica a ambas. Aqui não está claro o momento de alguns acontecimentos até 1914, a partir daí, sua ordem é correta. Acontecimentos anteriores a série:

Antes da série:

Criação de Envy. Hohenheim da Luz e Dante criam pela primeira vez a Pedra Filosofal. Há uns 400 anos. Criação de Greed, há uns 130 ou 140 anos.

  • 1901:
Começa a guerra de Ishbal.
Fullmetal Alchemist
Fullmetal Alchemist
  • 1905:

Primeira tentativa com êxito de alquimia dos irmãos Elric.

  • 1907:

Começam a usar os Alquimistas Federais na guerra de Ishbal. Os Doutores Rockbell, pais de Winry, são executados na guerra de Ishbal.

  • 1908:

Fim da guerra de Ishbal.

  • 1909:

Trisha Elric falece.

Os irmãos Elric vão estudar alquimia com Izumi Curtis.
Fullmetal Alchemist
Fullmetal Alchemist
  • 1910:

Fevereiro: os irmãos Elric tentam ressuscitar Trisha, sua mãe. Edward passa vários meses em recuperação depois de receber seus Automail.

Outubro, dia 3: os irmãos Elric queimam sua casa e vão para a Central. Visita ao povoado de Majihal.

Incidente com terroristas no trem onde estava o General Hakuro. Os irmãos Elric passam a morar na casa de Shou Tucker para se preparar para o exame.

  • 1911:
    Fullmetal Alchemist
    Fullmetal Alchemist

Edward consegue o título de Alquimista Federal com 12 anos. Tucker transmuta sua filha (Nina Tucker) e seu cachorro (Alexander) em uma quimera falante. Barry o açougueiro é capturado. Tucker passa a trabalhar no 5º Laboratório. Scar começa a assassinar os Alquimistas Federais. Viagem a Youswell, primeira missão do Alquimista de Aço. Roy Mustang é mandado para o Quartel General do Leste. Começam três anos de viagens, investigações e decepções dos irmãos Elric.

  • 1912:

Suposta execuação de Slicer, que se tornaria o número 48.

  • '1913:

Lust e Gluttony visitam o povoado de Lujon.

  • 1914:

Viagem dos irmãos Elric ao castelo científico que aparece em Comqueror of Shamballa. Viagem a Liori, que como consequência tem a derrota de Cornello. Visita a Aquroya. Visita a Zenotime. Os homunculus começam em Liori uma pequena revolta civil. Os irmãos Elric encontram-se com Tim Marcoh e decifram os documentos da Biblioteca Central. Morte do General Basque Grand Invasão do 5º Laboratório da Central. Edward faz 16 anos.

  • 1915
    Fullmetal Alchemist
    Fullmetal Alchemist

Morte de Maes Hughes. Viagem a Rush Valley. Roy Mustang é transferido para a Central. Viagem a Dabris, a casa de Izumi Curtis. Aparição de Wrath. Kimbly e Bido saem em busca de Wrath. Aparição de Dante. Dante toma o controle do corpo de Lyla. Morte das quimeras e de Greed. Kimbly e Shou Tucker voltam a trabalhar com o exército, sob o comando de Frank Archer. Visita a vila de Lujon e a Kishua. Winry e Scieszka começam a investigar a morte de Maes Hughes. Visita a Liori e criação da Pedra Filosofal. Visita a Rizenpool, aparição de Hohenheim da Luz. Morte de Lust e Sloth. Os irmãos Elric vão a cidade subterrânea da Central. Morte de Pride. Fim da série.

  • 1917

No mundo da alquimia, 1923 no nosso: Acontecimentos de Comqueror of Shamballa.

  • 2000

No mundo da alquimia, 2005 no nosso: Edward Elric completa 100 anos em algum lugar deste mundo, como mostra um dos OVAs de Fullmetal Alchemist, Children.

Cronologia da Série no Mangá

Fullmetal Alchemist
Fullmetal Alchemist


Diferente do primeiro anime a historia do mangá não tem nenhuma ligação em nosso mundo sendo ela apenas ordem dos acontecimentos, e claro, com diferenças da cronologia acima, porém elas só começam como grandes mudanças a partir de 1915. Essa cronologia serve tanto para o mangá quanto para a segunda versão do anime intitulada Fullmetal Alchesmist: Broterhood.

Acontecimentos antes da série

Von Hohenheim e "Pai dos Homunculus" se tornam pedras filosofais sobre as vidas de Xerxes. Pai dos Homúnculos cria nesta ordem Orgulho (Pride), Luxúria (Lust), Ganância (Greed), Inveja (Envy), Preguiça (Sloth), Gula (Gluttony) e Ira (Wrath). Ganância (Greed) se rebela e foge.


  • 1901:

Começa a Guerra de Ishval.

Fullmetal Alchemist
Fullmetal Alchemist
  • 1905:

Primeira tentativa com exito de Alquimia dos irmãos Elric.

  • 1906:

Trisha Elric falece. Os irmãos Elric vão aprender alquimia com Izumi Curtis.

  • 1907:

Começam a usar Alquimistas federais na guerra de Ishbal.

  • 1908:

Fim da guerra de Ishval.

  • 1910:

Fevereiro:Os irmãos Elric tentam ressuscitar sua mãe. meses se passam até Ed se recuperar dos Automails.

  • 1911:

13 de Outubro:Os irmãos Elric põem fogo em sua casa e vão para a cidade central. Teste para Alquimista Federal. Começam anos de viagem.

  • 1914:

Viagem a Youswell Incidente terrorista em um trem e resgate de general Hakuro. Os irmãos Elric se hospedam na casa de Shou Tucker. Shou Tucker transmuta a filha (Nina Tucker) e o cachorro (Alexander) em uma quimera falante. Scar mata Shou Tucker e sua quimera. Primeiro ataque de Scar aos irmãos Elric. Os irmãos Elric conhecem Tim Marcoh. Os irmão Elric decifram os documentos de Tim Marcoh. Invasão e destruição do 5º laboratório.

  • 1915:

Yoki torna-se integrante do bando de Scar. Morte de Maes Hughes. Aparição de Izumi Curtis. Extermínio do bando de Greed.

Barry o Açougueiro torna-se subordinado de Roy Mustang.
Fullmetal Alchemist
Fullmetal Alchemist

Aparecimento de Ling Yao, Ran Fan e senhor Fu. Prisão de Maria Ross. Suposta morte de Maria Ross. Invasão ao covil dos Homunculus. Morte de Lust e de Barry o Açougueiro. Jean Havoc sai do exército por incapacidade nas pernas. Edward Elric encontra Maria Ross nas ruínas de Xerxes. Tim Marcoh é capturado pelos homúnculos. Aparição de Von Hohenheim. Descoberta de que a mente dos irmãos se cruzou durante a viagem a porta. Mei Chang se une ao bando de Scar. 2º ataque de Scar aos irmãos Elric. Captura de Gluttony. Gluttony acidentalmente engole Envy, Ling Yao, e Edward Elric. Envy mostra sua verdadeira forma contra Edward Elric e Ling Yao. Edward Elric abre a porta mais uma vez. Aparição do Pai dos Homunculus. Ling Yao se torna o novo recipiente de Greed. Tim Marcoh entra para o bando de Scar. Winry Rockbell se torna refém dos Homunculus. Zolf J. Kimbley é libertado. Os irmãos Elric vão para Briggs e conhecem a irmã de Alex Louis Armstrong, Olivier Milla Armstrong. Luta de Scar contra Zolf J. Kimbley. Aparição e captura de Sloth. Descoberta de um círculo de Transmutação embaixo de Ametris, e que a própria foi criada pelo Pai dos Homunculus. Libertação de Sloth. Winry Rockbell é levada ao norte. Aparição de Pride. O bando de Scar e os irmãos Elric unem forças. Zanpano e Gelso se juntam ao bando de Scar. Ed luta contra Zolf J. Kimblee, mas é derrotado. Darius e Heinkel, duas qimeras a comando de Kimblee, se rebelam e se juntam a Ed. Olivine Milla Armstrong se torna espiã entre os generais de exército. Descoberta do círculo de transmutação que desfaz a pedra filosofal. Tim Marcoh derrota Envy. Alphonse Elric, Winry Rockbell e o bando de Scar vão para Lior. Reaparição de Von Hohenheim na história. Greed se rebela, luta conta Wrath, foge e se junta ao bando de Ed. Chega o "Dia da Promessa". O trem onde está King Bradley é destruído causando seu desaparecimento. Ataque de Roy Mustang para salvar a esposa do Führer. Hohenheim e os irmãos Elric lutam contra Pride. Pride e Alphonse Elric são aprisionados em uma cúpula de pedras. Greed vai para central atrás do Pai. Os soldados de Briggs reaparecem atacando o exército por dentro. Kimbley liberta Pride. Ed, Scar, Darius, Zampano e Jerso lutam com os soldados artificiais do exército. Pai dos Homunculus e Von Hohenheim se encontram. Alphonse Elric luta contra Zolf J. Kimblee e Pride usando a Pedra Filosofal. Olivine Milla Armstrong e Alex Louis Armstrong começa a lutar com Sloth. Zolf J. Kimblee é mordido no pescoço por Heinkel e fica à beira da morte. Depois Kimblee é absorvido por Pride. Roy Mustang luta e derrota Envy Scar e Edward Elric salvam Envy da morte. Envy suicida-se,por se sentir humilhado e sentir inveja dos humanos. Izumi Curtis junta-se a luta. Morre Sloth pelas mãos de Alex Louis Armstrong e Sieg Curtis Wrath reaparece Greed e Wrath começam a lutar. Morte de Buccaner e Sr. Fuu. Ed, Scar, Mustang e Hawkeye encontram o Alquimista criador do Führer, e lutam contra os antigos candidatos a Führer. Depois de engolidos pela criatura do Portal, Edward Elric, Alphonse Elric e Izumi Curtis são levados ao Pai. Von Hohenheim é engolido pelo Pai. Roy Mustang e Von Hohenheim se tornam o último sacrifício humano. Roy Mustang fica cego devido ao pedágio que é exigido no portal.

Wrath e Scar começam a lutar.
Fullmetal Alchemist
Fullmetal Alchemist

Alphonse Elric se encontra com seu corpo dentro do portal mas o deixa devido o mesmo estar fraco, impossibilitado de lutar. Scar mostra o verdadeiro potêncial de sua força na luta contra Wrath, pois também consegue realizar transmutação. Com o ritual do sacrifício, o Pai adquire uma nova forma ao absorver Deus.

Pai luta contra Hohenheim. Hohenheim revela o seu plano secreto, que impediu o Pai de absorver completamente as almas da população de Amestris.
Fullmetal Alchemist
Fullmetal Alchemist

Scar ganha a luta contra Wrath. É revelado que foi o irmão do Scar quem descobriu como deter a absorção das almas Edward Elric ganha luta contra Pride. Pride regride a sua verdadeira forma (um minúsculo bebê) Pai começa a criar humanos a partir do seu corpo com a aparência da população de Xerxes??? Alphonse Elric sacrifica-se para que Ed recupere o corpo. Al retorna ao seu corpo em frente ao portal. Edward Elric começa a ganhar a luta do Pai. Pai absorve Greed Pai sofre um auto-colapso, se auto absorvendo. Em frente ao portal da verdade, Deus aprisiona o Pai dentro do portal da verdade Edward Elric ganha luta contra Pai. Edward Elric faz um auto sacrifício. Na frente do portal, Ed conversa com a "Verdade" e oferece a sua alquimia em troca de Al. Desta forma, Ed não consegue mais fazer alquimia, mas com isso obtém o verdadeiro conhecimento, e supera a "Verdade" Von Hohenheim morre em frente ao túmulo de Trisha Elric. Al e Ed retornam para a casa e encontram Winry. Marcoh promete dar uma pedra filosofal para Mustang, caso ele prometa ajudar Ishval. Mustang concorda. Ling vira imperador de Xing, jurando proteger todos os outros clans.

  • 1917:

Al começa uma nova jornada, desejando aprender a alquimia de Xing, junto com as quimeras. Ed admite que ama Winry. Ed parte em direção ao oeste de trem. Mais alguns anos depois: É mostrado algumas imagens, em uma delas mostra Mustang como general, Havoc fazendo fisioterapia, Scar e Miles em Ishval, Ling como imperador, Fallman no norte,e em outra Ed e Winry segurando um bebê cada, na mesma foto tem o Alphonse e May, aparentemente estão juntos também, é mostrada também uma com o túmulo de Hoenheim ao lado do de Trisha.

Diferenças entre o Mangá e o Anime

  • No mangá, Greed é morto por King Bradley, fervido pelo Pai dos Homunculus e depois é ressucitado no corpo de Ling (na verdade foi outro Greed que apareceu). No animê, Edward o mata;
  • No mangá, é Roy quem mata Lust, não Wrath;
  • No mangá, Envy não tem relação de parentesco com Hohenheim;
  • No mangá, o vilão principal é aquele chamado de "Pai" pelos Homunculus, enquanto no animê é Dante;
  • King Bradley é Wrath no mangá e Pride no animê;
    Fullmetal Alchemist
    Fullmetal Alchemist


  • Alguns personagens são exclusivos do animê (ex: Dante e Frank Archer), outros do mangá (ex: Pai dos Homunculus , os provenientes de Xing e A Muralha de Briggs );
  • No animê, o mundo de Amestris tem uma relação direta com a Terra, sendo um mundo paralelo. O poder da alquimia vem dos mortos da Terra. No mangá, a força da alquimia vem da crosta terrestre
  • A forma de criação dos homunculus é diferente no animê e no mangá. No animê, os homúnculos surgem de uma transmutação humana fracassada. No mangá, pode-se produzir um Homunculus a partir de um ser humano (Wrath e Greed), injetando-se Pedra Filosofal em sua corrente sanguínea, e, quando não morre, este vira um homunculus. os outros é só construir um corpo em volta de uma Pedra Filosofal, segundo Lust;
  • O romance entre Edward e Winry é mais explicito no mangá que no anime;

Xing e Xerxes só aparecem no mangá;

  • As personagens Fu, Ling Yao, Lan Fan e May Chan só aparecem no mangá.
  • May Chan se apaixona por Alphonse Elrick, no ultimo episódio uma foto mostra que os dois ficam juntos após alguns anos. É explícito, também, a relação entre Ling Yao e Lan Fan.
  • No mangá, Tucker é morto por Scar. No animê, ele é "condenado à morte";
  • No mangá é mostrado que Gluttony foi feito por seu pai na tentativa de criar um Portão da Verdade, enquanto que no animê ele foi criado apenas para ajudar Dante.
  • No mangá Lust é criada pelo Pai dos Homunculus. Já no animê Lust é criada pelo irmão de Scar e elá só obedecia Dante porque ele tinha prometido para Lust que á ia transformar em humana, pois seu maior desejo era esse.
  • No mangá, Hohenheim é a Pedra Filosofal, no animê ele cria a Pedra Filosofal com Dante.
  • No mangá, Scar mata os pais da Winry, no animê Roy é enviado pelo exército para matá-los.
  • No mangá, Rose não é capturada e violentada pelos soldados que invadiram Lior.
  • No mangá Envy morre, mas no animê não.
  • No mangá, a relação de Roy Mustang e Riza Hawkeye é mais explícita do que no anime;

Mangá

Fullmetal Alchemist
Fullmetal Alchemist

Hiromu Arakawa criou o mangá, sendo lançado em Janeiro de 2001. É a história original inventada por ela, sendo o anime uma adaptação da obra original. Mostra a mesma história que o anime, com algumas diferenças, até chegar no ponto em que os irmãos Elric entram no 5º Laboratório. A partir daí a história dos dois muda drasticamente, com personagens diferentes, evolução diferente. Lançado na Shonen Gangan, é diferente dos outros mangás por ser lançado mensalmente, sempre por volta do dia 10. Cada capítulo tem por volta de 45 páginas, diferente dos outros que tem por volta de 20. Cada volume tem por volta de quatro capítulos. Outra peculiaridade é a presença de omakes e gaiden (a tradução de "omake" é "bônus") que Hiromu lança. Em cada volume ela solta omakes, tirinhas pequenas cômicas com os personagens. De vez em quando ela lança os gaiden, que às vezes saem separadamente dos volumes, mostrando uma história (quase sempre cômica) fora da história principal, podendo ou não ter alguma influência na história. Outro fator importante do mangá é a presença do humor, algo característico da Hiromu. Ela consegue colocar no meio de uma conversa séria algo engraçado, quebrando o clima da leitura, descontraindo.

Anime

Fullmetal Alchemist
Fullmetal Alchemist

Histórico de Produção O estúdio de animação Bones adaptou o mangá em um animê de 51 episódios, que foram transmitidos na televisão japonesa do dia 4 de outubro de 2003 até o dia 2 de outubro de 2004. Um filme, Fullmetal Alchemist: Conqueror of Shambala foi produzido pelo mesmo estúdio, e foi lançado nos cinemas japoneses no dia 23 de julho de 2005. Como o mangá ainda não estava finalizado no período de produção do animê, as duas linhas se separam e começam a seguir caminhos diferentes mais ou menos a partir da metade da série. Hiromu, a criadora do mangá, divulgou que o fim da série televisiva é completamente diferente do planejado por ela (sobre esse assunto ver abaixo).

  • No Brasil

No Brasil o anime continua sendo exibido desde 2005, pelo canal pago Animax, na sua versão original sem cortes, dublados em português brasileiro mas mantendo abertura e encerramentos em japonês. Em Junho de 2006, Fullmetal Alchemist estréia junto com o novo bloco de desenhos da RedeTV!, Tv Kids. Nessa versão o anime sofreu vários cortes devido ao seu horário de exibição (12:00 e 02:00 horas). Mas ele foi novamente exibido na mesma RedeTV!, no primeiro e segundo bloco da Tv Kids. Também foram lançados DVDs da série pela Focus Filmes. O mangá está sendo publicado pela Editora JBC, e atualmente, foram lançados 50 volumes (correspondendo ao volume 25 original).

  • Em Portugal

Em Portugal, o anime é exibido desde 2009, pelo canal de cabo SIC Radical, na sua versão original sem cortes, não dublada ("dobrada" em português europeu), mantendo-se o idioma original (japonês) com legendas em português europeu. O canal Animax não passa este anime em Portugal.


Ficha Técnica

Direção: Seiji Mizushima

Roteiro: Shou Aikawa, Jun Ishikawa, Natsuko Takahashi, Katsuhiko Takayama e Akatsuki Yamatoya

Storyboard: Seiji Mizushima

Música: Michiru Ochima

Design de Personagens: Yoshiyuki Ito

Design de Arte: Kazuyuki Hashimoto

Diretor de Fotografia: Susumu Fukushi, Toru Fukushi

Exibição do anime

Já foi exibido no seguintes países por meio das emissoras:

  • Argentina: google
  • ' México: Animax
  • Venezuela: Animax
  • Índia: Animax
  • Austrália: Cartoon Network (Adult Swim)
  • Estados Unidos: Cartoon Network (Adult Swim)
  • Hong Kong: TVB Jade
  • Canadá: YTV
  • Singapura: Channel U
  • Brasil: Animax, RedeTV!
  • França: Canal +
  • Reino Unido: Rapture TV
  • Tailândia: TIGA
  • Filipinas: GMA Network, Animax
  • Coreia do Sul: Champ and Anione
  • Espanha: Canal Buzz
  • Itália: Mtv e Cartoon Network
  • Portugal: Sic Radical, Animax


Músicas

No canal americano Cartoon Network, apenas a abertura Ready Steady Go é transmitida, por um acordo feito com a banda L'Arc~en~Ciel e sua gravadora, Tofu Records, para divulgar a música. Os encerramentos também são completamente cortados e ficam com menos da metade de sua duração total. Nos DVDs da FUNimation, as aberturas e os encerramentos são os mesmos da versão japonesa do animê.

Temas de Abertura

  • "Melissa" - ak.homma e Porno Graffiti (episódios 2 a 13, e encerramento no episódio 1)
  • "READY STEADY GO" - L'Arc~en~Ciel (episódios 14 a 25)
  • "Undo"(desfazer) - Cool Joke (episódios 26 a 41)
  • "Riraito"/"Rewrite"(reescrever) - Asian Kung-Fu Generation (episódios 42 a 51)

Temas de Encerramento

  • 「消せない罪」/"Kesenai Tsumi" (Pecado Inapagável) - Nana Kitade (episódios 2 a 13)
  • 「扉の向こうへ」/"Tobira no Mukou e" (Do Outro lado da Porta) - YeLLOW Generation (episódios 14 a 25)
  • "Motherland" (Terra Natal) - Crystal Kay (episódios 26 a 41)
  • "I Will" (Eu Irei) - Sowelu (episódios 42 a 50)


Lista de Episódios

  • # Título no Brasil


  • 01 O Alquimista do Aço
  • 02 Quando Tudo Começou
  • 03 A Cidade da Heresia
  • 04 O Alquimista Angustiado
  • 05 A Chuva da Tristeza
  • 06 O Caminho da Esperança
  • 07 A Verdade Escondida
  • 08 Laboratório Número 5
  • 09 Sentimentos Artificiais
  • 10 Caminhos Separados
  • 11 O Milagre em Rush Valley
  • 12 Um é Tudo e Tudo é Um
  • 13 As Bestas de Dublith
  • 14 Aqueles Que Se Esgueiram Pelo Subterrâneo
  • 15 Emissario do Leste
  • 16 Pegadas de Um Companheiro de Guerra
  • 17 Chamas a Sangue Frio
  • 18 Na Palma da Mão de Um Insignificante Humano Arrogante
  • 19 A Morte do Imortal
  • 20 Pai em Frente de Um Túmulo
  • 21 O Progresso do Tolo
  • 22 O Passado Distante
  • 23 A Garota da Guerra
  • 24 Dentro do Estômago
  • 25 A Porta das Trevas
  • 26 Reunião Reunion Saikai
  • 27 Festa no Vale
  • 28 Pai
  • 29 A Luta do Tolo
  • 30 A Aniquilação de Ishval
  • 31 Uma Promessa de 520 Centavos
  • 32 O Filho do Führer
  • 33 A Muralha Norte de Briggs
  • 34 A Rainha do Gelo
  • 35 A Forma desse País
  • 36 Retrato de Família
  • 37 O Homúnculo Original
  • 38 Confronto em Baschool
  • 39 Sonhando Acordado
  • 40 Homúnculos
  • 41 Inferno Hell Naraku
  • 42 Sinais de Um Contra-ataque
  • 43 A Mordida da Formiga
  • 44 Recuperação Total
  • 45 O Dia Prometido
  • 46 Sombra Rastejante
  • 47 Mensageiro da Trevas
  • 48 Juramento Subterrâneo
  • 49 Relação de Pai e Filho
  • 50 Agitação na Central
  • 51 Exército Imortal
  • 52 O Poder de Todos
  • 53 Chamas da Vingança
  • 54 Além das Chamas Furiosas
  • 55 Como Vivem os Adultos
  • 56 O Retorno do Führer
  • 57 Descanso Eterno
  • 58 Sacrifícios Humanos
  • 59 Luz Perdida
  • 60 Olhos do Céu, Porta da Terra
  • 61 Aquele Que Engoliu Deus
  • 62 Contra-ataque Violento
  • 63 Além do Portão
  • 64 Episódio Final: Fim da Viagem


Predefinição:Links Externos

Ferramentas pessoais