Gergelim

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 00:27, 26 Agosto 2007 (editar)
Nikkeypedia (Discussão | contribs)
(New page: [Image:gergelim.jpg|right|120px|Gergelim]] O gergelim (do. árabe vulgar gilgilan, do árabe clássico ģulģulãn, "grão de coentro") ou sésamo é uma planta anual herbácea, gamopéta...)
← Ver a alteração anterior
Revisão atual (13:00, 3 Novembro 2008) (editar) (undo)
Otaf (Discussão | contribs)
M
 
(3 intermediate revisions not shown.)
Linha 1: Linha 1:
-[Image:gergelim.jpg|right|120px|Gergelim]]+[[Image:gergelim.jpg|right|120px|Gergelim]]
O gergelim (do. árabe vulgar gilgilan, do árabe clássico ģulģulãn, "grão de coentro") ou sésamo é uma planta anual herbácea, gamopétala, originária do Oriente, pertencente à família das pedaliáceas (Sesamum indicum), com propriedades medicinais, de flores alvas, róseas ou vermelhas, hermafroditas, malcheirosas, dispostas nas axilas das folhas, e cujo fruto é cápsula oblonga, pubescente, com sementes oleaginosas, pequenas, amarelas, alvas ou pretas, arredondadas e levemente comprimidas. É cultivada na Ásia tropical por causa de suas sementes, que fornecem até 50% de óleo. O gergelim (do. árabe vulgar gilgilan, do árabe clássico ģulģulãn, "grão de coentro") ou sésamo é uma planta anual herbácea, gamopétala, originária do Oriente, pertencente à família das pedaliáceas (Sesamum indicum), com propriedades medicinais, de flores alvas, róseas ou vermelhas, hermafroditas, malcheirosas, dispostas nas axilas das folhas, e cujo fruto é cápsula oblonga, pubescente, com sementes oleaginosas, pequenas, amarelas, alvas ou pretas, arredondadas e levemente comprimidas. É cultivada na Ásia tropical por causa de suas sementes, que fornecem até 50% de óleo.
-As sementes de gergelim são ricas em manganês, cobre e cálcio (90mg de cálcio por colher de sopa para sementes integrais (não descascadas) e 10mg para sementes descascadas), e contém Vitamina B1 e Vitamina E. Elas contém um poderoso antioxidante (chamados "lignans" em inglês), que também é anti-cancerígeno. Elas também contém fitoesteróis, que bloqueam a produção de colesterol. Os nutrientes do gergelim são melhores absorvidos se triturados antes do consumo.+As sementes de gergelim são ricas em manganês, cobre e cálcio (90mg de cálcio por colher de sopa para sementes integrais (não descascadas) e 10mg para sementes descascadas), e contêm vitamina B1 e vitamina E. Elas contêm um poderoso antioxidante (a lignana), que também é anticancerígeno, bem como fitoesteróis, que bloqueiam a produção de colesterol. Os nutrientes do gergelim são mais bem absorvidos se este for triturado antes do consumo.
 + 
 +[[categoria: culinaria]]
 +[[Categoria:Cultura japonesa]]

Revisão atual

Gergelim

O gergelim (do. árabe vulgar gilgilan, do árabe clássico ģulģulãn, "grão de coentro") ou sésamo é uma planta anual herbácea, gamopétala, originária do Oriente, pertencente à família das pedaliáceas (Sesamum indicum), com propriedades medicinais, de flores alvas, róseas ou vermelhas, hermafroditas, malcheirosas, dispostas nas axilas das folhas, e cujo fruto é cápsula oblonga, pubescente, com sementes oleaginosas, pequenas, amarelas, alvas ou pretas, arredondadas e levemente comprimidas. É cultivada na Ásia tropical por causa de suas sementes, que fornecem até 50% de óleo.

As sementes de gergelim são ricas em manganês, cobre e cálcio (90mg de cálcio por colher de sopa para sementes integrais (não descascadas) e 10mg para sementes descascadas), e contêm vitamina B1 e vitamina E. Elas contêm um poderoso antioxidante (a lignana), que também é anticancerígeno, bem como fitoesteróis, que bloqueiam a produção de colesterol. Os nutrientes do gergelim são mais bem absorvidos se este for triturado antes do consumo.

Ferramentas pessoais