Glaciação

De Nikkeypedia

As glaciações são fenômenos climáticos que ocorrem ao longo da história do planeta Terra. Como o próprio nome sugere é um período de frio intenso quando a temperatura média da Terra baixa, provocando o aumento das geleiras (ou glaciares) nos pólos e em zonas montanhosas, próximo às regiões de neve perpétua(que nunca derrete).

Atualmente as geleiras ocupam 10% da área total do planeta e a maioria está localizada nas regiões polares como a Antártica e a Groenlândia, mas nem sempre foi assim. Nos períodos glaciais o gelo cobria cerca de 32% da terra e 30% dos oceanos.

As glaciações provocaram grandes mudanças no relevo continental e no nível do mar. Quando a temperatura global diminuiu ocorreu, como conseqüência, o aumento das geleiras ou seja, as baixas temperaturas provocaram o congelamento da água nos pólos aumentando a quantidade de gelo nas calotas polares.

Outra conseqüência deste processo foi que a formação das geleiras não ficou mais restrita às regiões polares. A neve e o gelo foram se acumulando nas zonas montanhosas próximas aos picos, ano após ano, até que seu próprio peso, juntamente com a força da gravidade fizeram com que se deslocassem lentamente, provocando grandes alterações de relevo no caminho por onde passam - formando profundos vales em forma de U, chamados fiordes, e as moreias e, em zonas mais quentes, quando foram se derretendo e formando a cabeceira de um rio ou dando origem aos lagos glaciais.

Outra conseqüência foi o rebaixamento eustático do nível dos mares devido à retenção de água nos pólos. O mar se afastou da linha da costa, das praias, por exemplo, expondo grandes extensões de terra e ligando ilhas e continentes entre si, formando as chamadas pontes terrestres.

Entre os períodos glaciais há os períodos interglaciais em que a temperatura da Terra se eleva. O período em que vivemos nada mais é do que um interglacial.

Ultimamente, o homem, com a emissão de gases de efeito estufa (GEE) têm acelerado do ritmo da interglaciação, com isso provocando o derretimento de gigantescos "icebergs", elevando o nível do mar e ampliando a escala de catástrofes naturais.

[editar] Veja também

Predefinição:Mudança do clima

[editar] Predefinição:Ligações externas

  • [1]- Nikkeyweb
  • [2]- Wikipedia
Ferramentas pessoais