Grupo Escoteiro Caramuru

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 16:31, 16 Outubro 2007 (editar)
Caramuru (Discussão | contribs)

← Ver a alteração anterior
Revisão de 14:01, 17 Outubro 2007 (editar) (undo)
Caramuru (Discussão | contribs)

Ver a alteração posterior →
Linha 115: Linha 115:
A Diretoria do Grupo Escoteiro Caramuru é composta por três diretores eleitos: Diretor Presidente, Diretor Vice-Presidente de Gestão e Diretor Vice-Presidente Técnico Operacional. A Vice-Presidência pode nomear Diretores em suas funções principais, além das diversas Comissões criadas para melhor administração do Grupo.<br> A Diretoria do Grupo Escoteiro Caramuru é composta por três diretores eleitos: Diretor Presidente, Diretor Vice-Presidente de Gestão e Diretor Vice-Presidente Técnico Operacional. A Vice-Presidência pode nomear Diretores em suas funções principais, além das diversas Comissões criadas para melhor administração do Grupo.<br>
A Diretoria se reúne mensalmente, onde os diretores e os coordenadores das diversas comissões, prestam contas, relatando seus feitos no mês e apresentando a programação futura e suas necessidades. Semanalmente também são feitas reuniões de trabalho com os diretores principais e com as chefias.<br> A Diretoria se reúne mensalmente, onde os diretores e os coordenadores das diversas comissões, prestam contas, relatando seus feitos no mês e apresentando a programação futura e suas necessidades. Semanalmente também são feitas reuniões de trabalho com os diretores principais e com as chefias.<br>
 +==Sede Social==
 +===Secretaria===
 +A Secretaria foi criada para auxiliar a Chefia, dar apoio à Diretoria, procurando centralizar e documentar as informações referentes às atividades dos elementos, da Diretoria, das comissões, eventos, etc.<br>
 +Destacamos duas funções principais: uma de auxiliar a Chefia no controle e apontamento das atividades realizadas, adestramentos e especialidades conquistadas pelos elementos, e a segunda, de fazer o atendimento geral da Sede no que se refere a cópias xerox, pagamento e recebimento de algumas taxas, vendas de lenços, anéis e distintivos, arquvo de documentos e livros de atas, recebimento e destino de correspondência, atendimento telefônico e pessoal, controle de retirada de materiais diversos, reserva de salas de reunião, controle de chaves e outros.<br>
 +A Secretaria mantém os cadastros atualizados das famílias, que servem para promover os diversos comunicados e correspondências inclusive as cobranças, por isso qualquer alteração deve ser informada imediatamente. Também toda licença ou desligamento de elementos deve ser comunicado por escrito à Secretaria. O trabalho, por ser nos dois turnos do sábado, requer voluntários que se revezem de manhã e de tarde.<br>
 +===Cantina===
 +A Cantina é administrada por uma comissão, que é a equipe responsável por todo o trabalho administrativo e financeiro, compra, convocação de pais para o trabalho, preparação e venda de lanches, bebidas e doces, etc.<br>
 +Aos sábados, todos os pais e mães de determinadas matilhas ou patrulhas são convocadas pela Comissão para ajudar na Cantina (uma equipe pela manhã e outra à tarde) . Isso evita que os jovens saiam da Sede para comer (comida de qualidade duvidosa), aumenta a segurança, e uma maior produtividade, com menor perda de tempo, de todos no curto período do sábado. Além disso, faz parte do método escoteiro trazer os pais voluntariamente servindo como modelo para os filhos, permitindo também a necessária integração entre os pais.<br>
 +A venda na Cantina não prevê ganho de lucros, pois a margem que se coloca sobre o custo cobre apenas despesas como o custo direto das matérias primas, fornecimento de lanche e bebida para toda a chefia, café e chá para as diversas comissões que trabalham em toda a Sede e água mineral para todos, além de diversos custos como manutenção dos freezers e materiais de consumo como copos, guardanapos, óleo, limpeza e outros.<br>
 +===Artesanato===
 +O artesanato fabricado no Grupo Escoteiro Caramuru merece destaque. Durante o ano todo, as mães coordenadoras do Artesanato planejam o que vai ser produzido, adquirem as matérias-primas, dão cursos de crochê, ponto cruz e outros, e produzem artigos artesanais que serão disputados logo na abertura do Bazar.<br>
 +Aos sábados, todos as mães de determinadas matilhas ou patrulhas são convocadas pela Comissão para ajudar a produzir artigos artesanais da melhor qualidade, permitindo também a necessária integração entre as mães.<br>
 +Também, como parte dos produtos a serem vendidos no Bazar, cada família recebe no início das atividades, dois panos de prato para serem decorados a seu critério.<br>
---- ----
* Site oficial: http://www.gecaramuru.org.br<br> * Site oficial: http://www.gecaramuru.org.br<br>
* E-mail: [mailto:gecaramuru@gecaramuru.com.br gecaramuru@gecaramuru.com.br] * E-mail: [mailto:gecaramuru@gecaramuru.com.br gecaramuru@gecaramuru.com.br]

Revisão de 14:01, 17 Outubro 2007

Conteúdo

História

O Grupo Escoteiro Caramuru - 26º SP - foi criado no ano de 1953, por membros idealistas da comunidade japonesa em São Paulo, preocupados com o futuro de seus jovens, agravados pelo período pós-guerra. Essas preocupações sociais e humanitárias foram as raízes do Grupo e por ter essas raízes tão fortes que o Caramuru se mantém firme, passados mais de 50 anos.
Logo nos primeiros anos de sua fundação, o Grupo já estava praticando um bom escotismo e atuando em vários eventos nacionais e internacionais. As propostas do Escotismo no Caramuru eram divulgadas em jornais da época por seu fundador, Dr. Shizuo Hosoe, o que fez com que houvesse uma grande procura dos pais para poder colocar seus filhos no Grupo, criando também com o tempo, o sonho de se ter uma Sede maior e própria. A necessidade de atender essa demanda sempre forte, aliada à determinação de se praticar um bom escotismo, foi formando o maior grupo escoteiro do Brasil, que é hoje o Caramuru.
Uma característica do grupo é ser composta por um número grande de descendentes de japoneses, devido à sua história, mas o Grupo é aberto para a entrada de todas as famílias que queiram praticar o Escotismo.
Um pouco da sua história, algumas pessoas especiais, vocês vão perceber que várias famílias de mais de 50 anos passados permanecem conosco, participando com seus descendentes e amigos, fazendo a história do Grupo e como trabalhamos.

A Fundação

Caramuru era o apelido de Diogo Álvares Correa, português que, em 1510, naufragou perto da Bahia. Em tupi, caramuru significa "filho do trovão" ou "dragão do mar". Diogo Álvares passou a viver entre os índios, aprendeu sua língua e seus costumes, casando-se com Paraguaçu, filha de um dos chefes da tribo dos tupinambás.
Foi o nome escolhido para este Grupo Escoteiro, nem tanto pela imagem mais difundida de Caramuru, como aquele que colocou fogo na água (que na verdade era aguardente), mas sim por ter escolhido morar no Brasil, da mesma forma que os imigrantes japoneses que vieram para o Brasil.
Seu fundador, Dr. Shizuo Hosoe, em reuniões com amigos no consultório, concretizou a idéia de criar um pequeno grupo de escoteiros dentro da sociedade nipo-brasileira, após ter ouvido uma palestra sobre Escotismo dada pelo Visconde Mitiharu Mishima, líder do Movimento Escoteiro no Japão. Dr. Hosoe tinha em mente que o único meio para trazer a paz e a tranquilidade, a longo prazo, era educar os filhos jovens com idades de 6 a 8 anos.
Assim fundou-se o Grupo Escoteiro Caramuru, o primeiro da colônia, iniciando suas atividades numa pequena sala alugada na Av. Mercúrio, 564, começando com cerca de vinte e cinco pessoas, entre chefes e jovens. Pouco tempo depois, mais nove jovens se juntaram ao grupo.
Ainda hoje, muitos deles participam direta ou indiretamente no Grupo, na A.A.E.E.C., na UEB ou na SPDE. Da mesma forma, seus filhos ou netos continuam praticando Escotismo no Grupo.

As sedes provisórias

Com o rápido crescimento do grupo, o Caramuru teve que mudar para uma casa alugada na Rua do Glicério, 559, local sempre sujeito a inundações.
Em 1958 conseguiram o empréstimo dos porões da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa. Em seguida mudaram-se para um local embaixo da ponte da Av. Rangel Pestana (Rua Frederico Alvarenga), proximo à Secretaria da Fazenda.
Em 1962, retornaram para a casa dos fundos do terreno da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, na Rua São Joaquim, 381.
Em fins de 1964, inaugurou sua sede de oito por vinte e cinco metros, nos fundos do terreno emprestado da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, onde permaneceu até 1978, quando sua saída foi solicitada.
O Caramuru se instalou então, num imóvel emprestado à rua Muniz de Souza, 127, até que a sede própria foi construída.

A fundação da A.A.E.E.C.

O Grupo Escoteiro Caramuru foi criando fama de praticar um bom Escotismo, aumentando assim a procura de vagas, provocando um crescimento e a necessidade de uma sede maior e definitiva, onde pudesse se reunir para praticar as atividades escoteiras e também guardar os diversos materiais de Escotismo.
Esses problemas, somados aos casos até de inundações em algumas das sedes provisórias ocupadas pelo Grupo, preocupavam bastante toda a Família Caramuru.
Assim, em 1978, com a comemoração dos 25 anos de Grupo, foi criada a Associação dos Antigos Escoteiros e Escotistas Caramuru, por um grupo abnegado de ex-escoteiros e escotistas, que veio em auxílio ao Grupo, principalmente para solucionar o problema de não se ter uma sede definitiva.

A construção da Sede Própria

É importante ressaltar a importância da Associação dos Antigos Escoteiros e Escotistas Caramuru, que se reuniu para planejar, motivar as famílias e prover os recursos necessários, através de eventos, rifas, livros de ouro, etc., para comprar um terreno e construir as instalações da Sede definitiva do Grupo.
Assim, com o esforço e dedicação de toda a Família Caramuru, em novembro de 1981, foi inaugurada a sede em terreno de 600 m2, tendo um edifício de 3 andares, na rua José do Patrocínio, 550, com cerca de 800 m2 de área construída. Era a concretização dos sonhos de toda uma geração de famílias do Caramuru.

O Distrito Bandeirante Caramuru

O Distrito Bandeirante Caramuru, movimento feminino (nos moldes do Escotismo), foi criado em 3 de outubro de 1979, tendo um crescimento inicial rápido, devido ao forte Escotismo masculino que já existia no Grupo e logicamente à demanda reprimida que havia com as jovens irmãs dos elementos. Sua primeira presidente foi a Sra. Iracema Okamoto e as coordenadoras, Monica Hanashiro e Gina Naoko Kihara.
Com o tempo, a incorporação do Distrito Bandeirante Caramuru], formando um Grupo misto, foi sendo discutida, sendo que em 1987, essa fusão foi aprovada na Assembléia do Grupo. As mulheres que então participavam como fadinhas e bandeirantes Caramuru, passaram a fazer parte de um único movimento escoteiro, agora misto, o Grupo Escoteiro Caramuru, efetivamente em 1 de outubro de 1989, quando houve o cerimonial de Promessa Escoteira] das chefias dos Ramos Femininos.
No Brasil ainda existem mujitos Distritos Bandeirantes, femininos e também mistos, totalizando em torno de 7.000 elementos (em 2003).

A aquisição do Campo Escola

Em agosto de 1991, através de um acordo, o Caramuru recebeu autorização para utilizar o Clube de Campo do Nippon Country Club, em Juquitiba, por um período de 10 anos. Alguns anos mais tarde, a A.A.E.E.C. conseguiu adquirir o sítio, que passou a ser o Campo Escola Juquitiba.
Para os chefes, era o sítio que idealizavam para a prática do Escotismo. Para os escoteiros, representava uma grande oportunidade de desenvolvimento de atividades atraentes, junto à natureza.
Na época da aquisiçao, só haviam três chalés, a casa do caseiro e o campo de futebol. Todas as outras benfeitorias, barracões para acantonamento, banheiros coletivos, jardim japonês, play-ground e outras, foram realizadas pelo Grupo.

A ampliação da Sede

Em 1998, a Sede é acrescida de mais 900 m2 (totalizando assim 1.500 m2), com a aquisição do terreno ao lado da Sede, também pela A.A.E.E.C., junto a toda a Família Caramuru. Diversas reuniões, que resultaram em uma série de decisões envolvendo as famílias, foram organizadas para poder arrecadar o restante necessário.
Doações em dinheiro através do Livro de Ouro, arrecadação do evento Yakibingo, doação de um carro Gol pela Hirai com a formação de um grupo de 50 consorciados e outros ganhos foram obtidos pela Família, conseguindo assi saldar a dívida. Assim, com o esforço de todos conseguimos ampliar a Sede.
Desde então, a Sede vem sendo melhorada, reformando-se pouco a pouco as instalações para a prática do melhor Escotismo e também acolher bem as famílias que nos visitam em diversos eventos, como o grandioso Bazar Caramuru anual (antigamente realizado no Colégio São Francisco Xavier, que a partir de 1999, passou a ser montado na própria Sede.

Cronologia

  • 1951
    • Na recepção realizada pela comunidade japonesa ao Visconde Mitiharu Mishima, Escoteiro Chefe do Japão, estava presente o Dr. Shizuo Hosoe, quando o Visconde Mishima proferiu um discurso sobre Escotismo;
  • 1953
  • 1954
    • Início da primeira Alcatéia, em abril, com três lobinhos: Jos Sampaio, Kozo Denda e Carlos Haga, no Glicério;
  • 1955
    • Participação de Seishun Hanashiro no Jamboree do Canadá, primeiro elemento do Caramuru a participar de um Jamboree Mundial;
    • Surge o primeiro Clã Pioneiro, em 12 de fevereiro, e mais três patrulhas escoteiras: Lobo, Puma e Leão;
  • 1958
    • Mudança para o Bunka, em sala e porão cedidos pela Aliança Cultural Brasil-Japão;
    • Realização da primeira reunião das Mães que originou a atual Comissão das Mães;
  • 19??
    • Mudança para embaixo do Viaduto Rangel Pestana, na Rua Tomás Alvarenga;
  • 1962
    • Volta ao Bunka;
  • 1964
    • Erguida nos fundos do Bunka uma Sede própria do Caramuru de 8x25 metros, ocupada pelo GEC durante 14 anos;
  • 1965
    • Início da Tropa Sênior, em outubro, com as patrulhas: Tietê, Jaraguá, Itatiaia e Iguaçu;
  • 1975
    • Falecimento do Dr. Shizuo Hosoe, fundador do GEC;
  • 1978
    • Compra do atual terreno da Sede após a fundação da A.A.E.E.C.;
    • Saída do terreno emprestado pelo Bunkyo, mudando-se para uma casa à Rua Muniz de Souza, emprestada pelo Sr. Mário Nakaya;
  • 1979
    • Início do Distrito Bandeirante, em 03 de outubro, com as coordenadoras Mônica Hanashiro e Gina Naoko Kihara;
    • No II Acampamento de Integração em Belém do Pará, o então Presidente da República, Sr. João Figueiredo, em visita ao Acampamento, utilizou o boné do Caramuru durante todo o dia, dado pelo Chefe Walter Oti Shinomata;
  • 1980
    • Lançamento da Pedra Fundamental da nova Sede, em março, em terreno de 900 m2, adquirido pela A.A.E.E.C.;
  • 1981
    • Pioneiros e Sêniores, no início do ano, mudaram-se para uma casa comprada pela A.A.E.E.C.;
    • Inauguração da nova Sede, em 14 de novembro, em prédio de três andares;
  • 1984
    • Solenidade de descerramento do busto do Dr. Shizuo Hosoe, em 18 de junho, na entrada da Sede;
  • 1985
    • Primeiro Torneio Caramuru Cup de futebol de salão, introduzido pelo sênior Regis Honda;
  • 1989
    • Encerramento do Distrito Bandeirante Caramuru, em 03 de outubro, quando as bandeirantes passaram a ser escoteiras;
  • 1991
    • Aquisição do Campo Escola de Juquitiba;
  • 1993
    • Acampamento Demonstrativo - Primeiro grande evento realizado no Campo Escola do GEC, da qual participaram escoteiros(as), sêniores e guias;
  • 1995
    • Falecimento do "Chefão", Ryoso Osoegawa, em 30 de outubro;
  • 1996
    • Acampamento Geral - Nesse evento realizado pelo Clã Pioneiro participaram além de escoteiros(as), sêniores e guias, os lobinhos(as);
  • 1997
    • Aquisição do terreno de 600 m2 ao lado da Sede;
    • Realização do Yakibingo, com um carro Gol de 1º prêmio, para a arrecadação de fundos para o pagamento do terreno;
  • 1999
    • Primeiro Bazar realizado na sede do Grupo, agora ampliada;
  • 2000
    • Fórum Caramuru 2000, de adultos e jovens, realizado na ESAN;
    • Acampamento Integração, coordenado pelos Pioneiros, com a participação do Coopercotia, Duque de Caxias, Honguanji e Caramuru;
  • 2002
    • 1.a Festa das Nações, organizada pela Chefia;
  • 2003
    • Comemoração do cinquentenário de fundação do Grupo Escoteiro Caramuru e dos 25 anos da A.A.E.E.C.;

Personagens

Diretoria

A administração do Grupo está entregue a uma Diretoria, eleita bienalmente pela Assembléia de Grupo, a qual também elege os membros da Comissão Fiscal. Todos os sócios do Grupo, em dia com as mensalidades (escotistas não pagam) e maiores de 18 anos, estão aptos a participar da Assembléia de Grupo, que ocorre ordinariamente uma vez por ano, para votar e ser votado. É importante entender que desta forma, o Grupo é administrado totalmente pelos sócios eleitos, ou seja, por nós mesmos, pais, escotistas e pioneiros.
Participam da Diretoria, adultos comprometidos com o Grupo Escoteiro, geralmente pais dos jovens membros, que desejam ajudar na adaministração do Grupo. Como órgão executivo, a Diretoria é responsável pela administração e apoio aos Escotistas (adultos em função técnica) na direção de suas Seções.
A Diretoria do Grupo Escoteiro Caramuru é composta por três diretores eleitos: Diretor Presidente, Diretor Vice-Presidente de Gestão e Diretor Vice-Presidente Técnico Operacional. A Vice-Presidência pode nomear Diretores em suas funções principais, além das diversas Comissões criadas para melhor administração do Grupo.
A Diretoria se reúne mensalmente, onde os diretores e os coordenadores das diversas comissões, prestam contas, relatando seus feitos no mês e apresentando a programação futura e suas necessidades. Semanalmente também são feitas reuniões de trabalho com os diretores principais e com as chefias.

Sede Social

Secretaria

A Secretaria foi criada para auxiliar a Chefia, dar apoio à Diretoria, procurando centralizar e documentar as informações referentes às atividades dos elementos, da Diretoria, das comissões, eventos, etc.
Destacamos duas funções principais: uma de auxiliar a Chefia no controle e apontamento das atividades realizadas, adestramentos e especialidades conquistadas pelos elementos, e a segunda, de fazer o atendimento geral da Sede no que se refere a cópias xerox, pagamento e recebimento de algumas taxas, vendas de lenços, anéis e distintivos, arquvo de documentos e livros de atas, recebimento e destino de correspondência, atendimento telefônico e pessoal, controle de retirada de materiais diversos, reserva de salas de reunião, controle de chaves e outros.
A Secretaria mantém os cadastros atualizados das famílias, que servem para promover os diversos comunicados e correspondências inclusive as cobranças, por isso qualquer alteração deve ser informada imediatamente. Também toda licença ou desligamento de elementos deve ser comunicado por escrito à Secretaria. O trabalho, por ser nos dois turnos do sábado, requer voluntários que se revezem de manhã e de tarde.

Cantina

A Cantina é administrada por uma comissão, que é a equipe responsável por todo o trabalho administrativo e financeiro, compra, convocação de pais para o trabalho, preparação e venda de lanches, bebidas e doces, etc.
Aos sábados, todos os pais e mães de determinadas matilhas ou patrulhas são convocadas pela Comissão para ajudar na Cantina (uma equipe pela manhã e outra à tarde) . Isso evita que os jovens saiam da Sede para comer (comida de qualidade duvidosa), aumenta a segurança, e uma maior produtividade, com menor perda de tempo, de todos no curto período do sábado. Além disso, faz parte do método escoteiro trazer os pais voluntariamente servindo como modelo para os filhos, permitindo também a necessária integração entre os pais.
A venda na Cantina não prevê ganho de lucros, pois a margem que se coloca sobre o custo cobre apenas despesas como o custo direto das matérias primas, fornecimento de lanche e bebida para toda a chefia, café e chá para as diversas comissões que trabalham em toda a Sede e água mineral para todos, além de diversos custos como manutenção dos freezers e materiais de consumo como copos, guardanapos, óleo, limpeza e outros.

Artesanato

O artesanato fabricado no Grupo Escoteiro Caramuru merece destaque. Durante o ano todo, as mães coordenadoras do Artesanato planejam o que vai ser produzido, adquirem as matérias-primas, dão cursos de crochê, ponto cruz e outros, e produzem artigos artesanais que serão disputados logo na abertura do Bazar.
Aos sábados, todos as mães de determinadas matilhas ou patrulhas são convocadas pela Comissão para ajudar a produzir artigos artesanais da melhor qualidade, permitindo também a necessária integração entre as mães.
Também, como parte dos produtos a serem vendidos no Bazar, cada família recebe no início das atividades, dois panos de prato para serem decorados a seu critério.


Ferramentas pessoais