Hana Yori Dango

De Nikkeypedia

Revisão de 16:31, 28 Dezembro 2010; Suely (Discussão | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão actual (dif) | Versão posterior → (dif)
Yoko Kamio.
Yoko Kamio.
Hana Yori Dango.
Hana Yori Dango.

Hana Yori Dango (em japonês: 花より男子, Melhor doces do que flores?) é uma série de mangá do gênero comêdia-romantica criado por Yoko Kamio, e publicado entre 1992 e 2003. É considerado o mangá shoujo (para meninas) mais vendido no Japão.

O nome vem do provérbio japonês ‘Melhor doces do que flores’, em referência ao Hanami (festival que celebra o desabrochar das flores de cerejeiras). Nesse festival, as pessoas costumam se reunir embaixo das árvores para apreciar o evento enquanto fazem piquenique. O provérbio critica as pessoas que preferem os doces às flores do festival. Mudando a leitura de kanji de ‘flores’ para ‘meninos’, Kamio também faz uma critica à quem dá muita importância para o ideal romântico dos rapazes, exatamente o que faz toda a Eitoku Gakuen em relação aos F4, na história do mangá.

O mangá ganhou uma versão animada em 1996, com 52 episódios, um filme de curta metragem, com as personagens em uma história paralela, e uma novela dorama em 2006. Os direitos de Hana Yori Dango pertencem a Yoko Kamio, Shueisha, Bandai e Toei Animation.


[editar] Enredo

Makino Tsukushi.
Makino Tsukushi.

Makino Tsukushi, personagem principal, é uma garota de uma família pobre que, apesar das dificuldades financeiras, conseguiu ser admitida em uma escola de pessoas extremamente ricas. Para que ela possa estudar, sua família passa, com orgulho, por muitas privações, na esperança de que a filha consiga conquistar um herdeiro milionário. Nessa escola, Eitoku Gakuen, os alunos esbanjam suas vantagens financeira, porém, os que mais se destacam são um famoso grupo de quatro rapazes chamado de Flower Four, os F4 (flores no sentido de preciosos), que são os herdeiros das mais poderosas famílias do Japão. Pelo poder financeiro dos seus nomes, eles ditam as regras na escola, passando por cima até mesmo dos professores e diretores. A palavra TSUKUSHI, nome da protagonista, significa erva-daninha. Basicamente é o que a personagem é considerada pelo F4 e o restante da Eitoku Gakuen. No decorrer da história, ela decide agir como o seu nome, e essa é exatamente a personalidade.

Eitoku Gakuen.
Eitoku Gakuen.


Em Eitoku Gakuen, receber uma papel vermelho do F4, é como receber uma sentença de morte. Ir contra eles significa ser desprezado por toda a escola. Quem recebe a tarja, é maltratado cruelmente pelos outros alunos, até sair da escola. Nesse cenário de ostentação, tudo o que Makino Tsukushi deseja é se formar tranquilamente, sem se envolver com os outros alunos. Porém, depois de um incidente, onde ela não pôde ficar calada diante da injustiça do líder do F4, ela recebe a Tarja Vermelha. A partir daí, sua vida nunca mais foi a mesma.

Os membros do F4 são:

Akira Mimasaka, o herdeiro da mais poderosa máfia japonesa; Soujirou Nishikado, herdeiro da maior escola de cerimônia do chá do país; Rui Hanazawa, herdeiro de um grande empresário; Tsukasa Doumyouji, o líder, herdeiro de uma grande corporação, com negócios pelo mundo inteiro.

[editar] Novela/dorama

Em 2006, foi produzido uma adaptação de Hana Yori Dango em dorama (novela japonesa), com 9 episódios, exibidos pela TBS. O sucesso do drama foi tanto que no começo de 2007 o elenco voltou com Hana Yori Dango 2 Returns, com 11 episódios. Agora em 2008, a continuação do dorama irá ganhar uma versão cinematográfica, com Hana Yori Dango Final.


1ª temporada Exibido entre 21 de outubro à 16 de dezembro. Musicas temas: Wish, do Arashi, e Planetariun, de Otsuka Ai.


2ª temporada Exibido entre 05 de janeiro à 16 de março. Músicas temas: Love so Sweet, do Arashi e Flavor of Life, de Utada Hikaru.


[editar] Elenco

Tsukushi Makino Protagonista 牧野 つくし Mao Inoue

Tsukasa Doumyouji Membro do F4 道明寺 司 Jun Matsumoto

Rui Hanazawa Membro do F4 花沢 類 Shun Oguri

Soujirou Nishikado Membro do F4 西門 総二郎 Shota Matsuda

Akira Mimasaka Membro do F4 美作 あきら Tsuyoshi Abe

Sakurako Sanjo Antagonista 三条 桜子 Megumi Sato

Yuuki Matsuoka Amiga de Tsukushi 松岡 優紀 Aki Nishihara

Shizuka Todou amiga de infância dos F4 藤堂 静 Mayumi Sada

Haruo Makino pai de Tsukushi 牧野 晴男 Susumu Kobayashi

Chieko Makino mãe de Tsukushi 牧野 千恵子 Mako Ishino

Susumu Makino irmão de Tsukushi 牧野 進 Satoshi Tomiura

Kaede Doumyouji mãe de Tsukasa 道明寺 楓 Mariko Kaga

Tsubaki Doumyouji irmã de Tsukasa 道明寺 椿 Nanako Matsushima

Ferramentas pessoais