Judô - Pontuações e Penalizações

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 12:07, 26 Novembro 2010 (editar)
Kheljudo06 (Discussão | contribs)

← Ver a alteração anterior
Revisão atual (17:05, 26 Novembro 2010) (editar) (undo)
Kheljudo06 (Discussão | contribs)

 
(48 intermediate revisions not shown.)
Linha 1: Linha 1:
-O objetivo é conseguir ganhar a luta valendo-se dos seguintes pontos: +'''''O objetivo é conseguir ganhar a luta valendo-se dos seguintes pontos:
-'''''Yuko''''' - um terço de um ponto, também idem regra acima.Um Yuko se realiza quando o oponente cai de lado.O árbitro anunciará Yuko quando, na sua opinião, a técnica aplicada corresponde aos seguintes critérios:+'''''Yuko'''''
 +
 +* Um terço de um ponto, também idem regra acima.Um Yuko se realiza quando o oponente cai de lado.O árbitro anunciará Yuko quando, na sua opinião, a técnica aplicada corresponde aos seguintes critérios:
* Quando um competidor projeta o adversário com controlo, mas a técnica carece parcialmente em dois dos três outros elementos necessários para Ippon. * Quando um competidor projeta o adversário com controlo, mas a técnica carece parcialmente em dois dos três outros elementos necessários para Ippon.
-Exemplos: 
-Faltando parcialmente o elemento "claramente de costas" e faltando também um dos outros dois elementos, "força" e "velocidade".+'''Exemplos:
-Claramente de costas mas faltando parcialmente os outros dois elementos, "velocidade" e "força".+
-Quando um competidor controla o seu adversário com Osaekomi-waza e este último é incapaz de sair da imobilização durante 15 segundos ou mais, mas menos que 19 segundos. [[Imagem:Yuko1150.gif|frame|center|Sinalização equivalente ao Yuko]]+
-'''''Wazari''''' - meio ponto, dois wazari valem um ''ippon'' e termina o combate logo após o segundo ''wazari''.Um Wazari é um "Ippon" que não foi realizado com perfeição.O árbitro anunciará Waza-ari quando , na sua opinião, a técnica aplicada corresponde aos seguintes critérios:+* Faltando parcialmente o elemento "claramente de costas" e faltando também um dos outros dois elementos, "força" e "velocidade".
 +* Claramente de costas mas faltando parcialmente os outros dois elementos, "velocidade" e "força".
 +* Quando um competidor controla o seu adversário com Osaekomi-waza e este último é incapaz de sair da imobilização durante 15 segundos ou mais, mas menos que 19 segundos. [[Imagem:Yuko1150.gif|frame|center|Sinalização equivalente ao Yuko]]
-Quando um competidor projeta o seu adversário com controlo, mas a técnica carece parcialmente num dos quatro elementos necessários para Ippon [ver artigo 20 (a)]. 
-Quando um competidor controla o seu adversário com Osaekomi-waza e este último é incapaz de sair da imobilização durante 20 segundos ou mais, mas menos que 24 segundos. 
-Equivalência : Se um competidor tiver sido penalizado três vezes com shidô, será retirado o YOKO do adversário (equivalente á 2ª penalização) e será atribuido um Waza- Ari imediatamente.  
 +'''''Wazari'''''
-'''''Sogo-gashi''''' - O árbitro anunciará Sogo-gashi nos seguintes casos:+* Meio ponto, dois wazari valem um ''ippon'' e termina o combate logo após o segundo ''wazari''.
 + 
 +Um Wazari é um "Ippon" que não foi realizado com perfeição.
 + 
 +* O árbitro anunciará Waza-ari quando na sua opinião, a técnica aplicada corresponde aos seguintes critérios:
 + 
 + 
 +* Quando um competidor projeta o seu adversário com controlo, mas a técnica carece parcialmente num dos quatro elementos necessários para Ippon.
 +* Quando um competidor controla o seu adversário com Osaekomi-waza e este último é incapaz de sair da imobilização durante 20 segundos ou mais, mas menos que 24 segundos.
 + 
 + 
 +'''''Equivalência''''' : Se um competidor tiver sido penalizado três vezes com shidô, será retirado o YOKO do adversário (equivalente á 2ª penalização) e será atribuido um Waza- Ari imediatamente.
 + 
 + 
 + 
 +'''''Sogo-gashi'''''
 + 
 + 
 +O árbitro anunciará Sogo-gashi nos seguintes casos:
Linha 28: Linha 45:
[[Imagem:Wazari1150.gif|frame|center|Sinalização equivalente ao Waza-ri]] [[Imagem:Wazari1150.gif|frame|center|Sinalização equivalente ao Waza-ri]]
-'''''Ippon''''' - ponto completo, o nocaute do judô, finaliza o combate no momento deste golpe. Um Ippon se realiza quando o oponente cai com as costas no chão, ao término de um movimento perfeito.O árbitro anunciará Ippon quando, na sua opinião uma técnica aplicada corresponde aos critérios seguintes:+'''''Ippon'''''
-Quando um competidor com controle, projeta o adversário claramente de costas com considerável força e velocidade.+ 
-Quando um competidor mantém o adversário em Osaekomi-waza e este último é incapaz de sair da imobilização durante 25 segundos, após o anuncio de Osaekomi.+* Um ponto completo, o nocaute do judô, finaliza o combate no momento deste golpe. Um Ippon se realiza quando o oponente cai com as costas no chão, ao término de um movimento perfeito.O árbitro anunciará Ippon quando, na sua opinião uma técnica aplicada corresponde aos critérios seguintes:
-Quando um competidor desiste, batendo 2 vezes ou mais com a mão ou pé ou dizendo Maitta, geralmente como resultado de uma técnica de imobilização, Shime-waza ou Kansetsu-waza.+ 
-Quando um competidor está incapacitado devido ao efeito de Shime-waza ou Kansetsu-waza.+* Quando um competidor com controle, projeta o adversário claramente de costas com considerável força e velocidade.
-Equivalência :se um competidor for penalizado pela 4ª vez com um shidô, o outro competidor será declarado vencedor.[[Imagem:VOCABU12150.gif|frame|center|Sinalização equivalente ao Ippon]]+* Quando um competidor mantém o adversário em Osaekomi-waza e este último é incapaz de sair da imobilização durante 25 segundos, após o anuncio de Osaekomi.
 +* Quando um competidor desiste, batendo 2 vezes ou mais com a mão ou pé ou dizendo Maitta, geralmente como resultado de uma técnica de imobilização, Shime-waza ou Kansetsu-waza.
 +* Quando um competidor está incapacitado devido ao efeito de Shime-waza ou Kansetsu-waza.
 + 
 + 
 +'''''Equivalência''''' : Se um competidor for penalizado pela 4ª vez com um shidô, o outro competidor será declarado vencedor.[[Imagem:VOCABU12150.gif|frame|center|Sinalização equivalente ao Ippon]]
Linha 43: Linha 65:
-'''Pontuação inversa. Valem pontos para o adversário. Acumulativa'''+'''Pontuação inversa'''
-'''''Hansokumake''''' - equivale a um '''ippon'''.O atleta que recebe tal penalização é eliminado e a luta termina 
 +Valem pontos para o adversário. Acumulativa
-1a. Punição: '''''Shido''''' I - equivale somente '''advertência'''+'''''Hansokumake''''' equivale a um '''ippon'''.O atleta que recebe tal penalização é eliminado e a luta termina
 + 
 + 
 + 
 +* 1ª. Punição: '''''Shido''''' I - equivale somente '''advertência'''
Linha 60: Linha 86:
-2a. Punição: '''Shido II''' equivale a um '''yuko'''+* 2ª. Punição: '''Shido II''' equivale a um '''yuko'''
Linha 70: Linha 96:
-3a. Punição: '''Shido III''' equivale a um '''wazari''', +* 3ª. Punição: '''Shido III''' equivale a um '''wazari''',
Linha 79: Linha 105:
-4a. Punição: '''Hansokumake''' equivale a um '''ippon'''+* 4ª. Punição: '''Hansokumake''' equivale a um '''ippon'''
Linha 89: Linha 115:
-'''Hansokumake - equivale a um ippon.O atleta que recebe tal penalização é eliminado e a luta termina'''+'''''Hansokumake'''''
 + 
 + 
 +Equivale a um ippon.
 + 
 +O atleta que recebe tal penalização é eliminado e a luta termina

Revisão atual

O objetivo é conseguir ganhar a luta valendo-se dos seguintes pontos:


Yuko


  • Um terço de um ponto, também idem regra acima.Um Yuko se realiza quando o oponente cai de lado.O árbitro anunciará Yuko quando, na sua opinião, a técnica aplicada corresponde aos seguintes critérios:
  • Quando um competidor projeta o adversário com controlo, mas a técnica carece parcialmente em dois dos três outros elementos necessários para Ippon.


Exemplos:


  • Faltando parcialmente o elemento "claramente de costas" e faltando também um dos outros dois elementos, "força" e "velocidade".
  • Claramente de costas mas faltando parcialmente os outros dois elementos, "velocidade" e "força".
  • Quando um competidor controla o seu adversário com Osaekomi-waza e este último é incapaz de sair da imobilização durante 15 segundos ou mais, mas menos que 19 segundos.
    Sinalização equivalente ao Yuko
    Sinalização equivalente ao Yuko


Wazari


  • Meio ponto, dois wazari valem um ippon e termina o combate logo após o segundo wazari.

Um Wazari é um "Ippon" que não foi realizado com perfeição.

  • O árbitro anunciará Waza-ari quando na sua opinião, a técnica aplicada corresponde aos seguintes critérios:


  • Quando um competidor projeta o seu adversário com controlo, mas a técnica carece parcialmente num dos quatro elementos necessários para Ippon.
  • Quando um competidor controla o seu adversário com Osaekomi-waza e este último é incapaz de sair da imobilização durante 20 segundos ou mais, mas menos que 24 segundos.


Equivalência : Se um competidor tiver sido penalizado três vezes com shidô, será retirado o YOKO do adversário (equivalente á 2ª penalização) e será atribuido um Waza- Ari imediatamente.


Sogo-gashi


O árbitro anunciará Sogo-gashi nos seguintes casos:


  • Quando um competidor tiver obtido um Waza-ari e a seguir o seu opositor é punido com Keikoku
  • Quando um competidor cujo adversário já fora castigado com Keikoku obtém de seguida um Waza-ari.
Sinalização equivalente ao Waza-ri
Sinalização equivalente ao Waza-ri

Ippon


  • Um ponto completo, o nocaute do judô, finaliza o combate no momento deste golpe. Um Ippon se realiza quando o oponente cai com as costas no chão, ao término de um movimento perfeito.O árbitro anunciará Ippon quando, na sua opinião uma técnica aplicada corresponde aos critérios seguintes:
  • Quando um competidor com controle, projeta o adversário claramente de costas com considerável força e velocidade.
  • Quando um competidor mantém o adversário em Osaekomi-waza e este último é incapaz de sair da imobilização durante 25 segundos, após o anuncio de Osaekomi.
  • Quando um competidor desiste, batendo 2 vezes ou mais com a mão ou pé ou dizendo Maitta, geralmente como resultado de uma técnica de imobilização, Shime-waza ou Kansetsu-waza.
  • Quando um competidor está incapacitado devido ao efeito de Shime-waza ou Kansetsu-waza.


Equivalência : Se um competidor for penalizado pela 4ª vez com um shidô, o outro competidor será declarado vencedor.
Sinalização equivalente ao Ippon
Sinalização equivalente ao Ippon


[editar] Penalizações

Pontuação inversa


Valem pontos para o adversário. Acumulativa


Hansokumake equivale a um ippon.O atleta que recebe tal penalização é eliminado e a luta termina


  • 1ª. Punição: Shido I - equivale somente advertência


Shido



  • 2ª. Punição: Shido II equivale a um yuko





  • 3ª. Punição: Shido III equivale a um wazari,




  • 4ª. Punição: Hansokumake equivale a um ippon


Hansokumake



Hansokumake


Equivale a um ippon.

O atleta que recebe tal penalização é eliminado e a luta termina

Ferramentas pessoais