Junichiro Koizumi

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 14:27, 23 Março 2010 (editar)
Suely (Discussão | contribs)
(Vida política)
← Ver a alteração anterior
Revisão de 14:27, 23 Março 2010 (editar) (undo)
Suely (Discussão | contribs)

Ver a alteração posterior →
Linha 1: Linha 1:
[[Image:Koizumi100.jpg|frame|left|Junichirō Koizumi]] [[Image:Koizumi100.jpg|frame|left|Junichirō Koizumi]]
'''Junichirō Koizumi'''| 小泉純一郎 [Koizumi Jun'ichirō], ([[Yokosuka]], [[8 de janeiro]] de [[1942]]) é um [[político]] moderado [[japão|japonês]]. Foi o 87º [http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_primeiros-ministros_do_Japão Lista de primeiros-ministros do Japão ], sucedido por [[Shinzo Abe]]. Aposentou-se da política quando seu mandato no parlamento terminou [http://search.japantimes.co.jp/cgi-bin/nn20080926a1.html Koizumi to exit political stage]", ''The Japan Times'', [[26 de setembro]], [[2008]]. '''Junichirō Koizumi'''| 小泉純一郎 [Koizumi Jun'ichirō], ([[Yokosuka]], [[8 de janeiro]] de [[1942]]) é um [[político]] moderado [[japão|japonês]]. Foi o 87º [http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_primeiros-ministros_do_Japão Lista de primeiros-ministros do Japão ], sucedido por [[Shinzo Abe]]. Aposentou-se da política quando seu mandato no parlamento terminou [http://search.japantimes.co.jp/cgi-bin/nn20080926a1.html Koizumi to exit political stage]", ''The Japan Times'', [[26 de setembro]], [[2008]].
 +
 +
== Vida == == Vida ==
Koizumi foi educado na Escola de Yokosuka e na [[Universidade Keio]], onde estudou [[economia]]. Passou um breve período estudando no [[College University]] de [[Londres]] antes de retornar ao [[Japão]] em [[dezembro]] de [[1969]]. Casou-se em [[1978]]. Seu casamento acabou em divórcio em [[1982]] e ele não mais casou desde então. Junichiro tem três filhos, dois vivem com ele ([[Shinjiro Koizumi]] e [[Kotaro Koizumi]]) e nunca mais viram sua mãe desde o divórcio. O mais novo, [[Yoshinaga Miyamoto]], estudante da Universidade Keio, nunca conheceu seu pai. [[Kotaro Koizumi]] é ator e participou de diversos seriados japoneses. O avô de Koizumi era [[Matajiro Koizumi]]. Koizumi é fã de [[Richard Wagner]] e também da banda japonesa [[X Japan]] <ref>[http://findarticles.com/p/articles/mi_m0XPQ/is_2001_May_21/ai_74937979 LDP unveils new TV commercials, poster featuring Koizumi]. Koizumi foi educado na Escola de Yokosuka e na [[Universidade Keio]], onde estudou [[economia]]. Passou um breve período estudando no [[College University]] de [[Londres]] antes de retornar ao [[Japão]] em [[dezembro]] de [[1969]]. Casou-se em [[1978]]. Seu casamento acabou em divórcio em [[1982]] e ele não mais casou desde então. Junichiro tem três filhos, dois vivem com ele ([[Shinjiro Koizumi]] e [[Kotaro Koizumi]]) e nunca mais viram sua mãe desde o divórcio. O mais novo, [[Yoshinaga Miyamoto]], estudante da Universidade Keio, nunca conheceu seu pai. [[Kotaro Koizumi]] é ator e participou de diversos seriados japoneses. O avô de Koizumi era [[Matajiro Koizumi]]. Koizumi é fã de [[Richard Wagner]] e também da banda japonesa [[X Japan]] <ref>[http://findarticles.com/p/articles/mi_m0XPQ/is_2001_May_21/ai_74937979 LDP unveils new TV commercials, poster featuring Koizumi].
 +
== Vida política == == Vida política ==
 +
 +
 +
[[Image:Koizumi_e_lula350.jpg|frame|right|250px|Em [[3 de março]] de [[2010]], o presidente [[Luiz Inácio Lula da Silva]] recebe o ex-primeiro-ministro.]] [[Image:Koizumi_e_lula350.jpg|frame|right|250px|Em [[3 de março]] de [[2010]], o presidente [[Luiz Inácio Lula da Silva]] recebe o ex-primeiro-ministro.]]
Antes de uma iniciativa fracassada de ser eleito, Koizumi se tornou membro da 11ª Prefeitura de [[Kanagawa]] em dezembro de [[1972]]. Era membro do [[Partido Liberal Democrata (Japão)|Partido Liberal Democrata]] (PLD), e se juntou à [[facção Fukuda]]. Desde então já foi eleito dez vezes. Em [[1992]], tornou-se Ministro de Telecomunicações no governo de [[Kiichi Miyazawa]]. Foi três vezes Ministro da Saúde nos governos de [[Noboru Takeshita]], [[Sosuke Uno]] e [[Ryutaro Hashimoto]]. Em [[1994]] com o PLD na oposição, ele se tornou membro de uma outra facção, a ''[[Shinseiki]]'', constituída por parlamentares jovens e mais motivados. Antes de uma iniciativa fracassada de ser eleito, Koizumi se tornou membro da 11ª Prefeitura de [[Kanagawa]] em dezembro de [[1972]]. Era membro do [[Partido Liberal Democrata (Japão)|Partido Liberal Democrata]] (PLD), e se juntou à [[facção Fukuda]]. Desde então já foi eleito dez vezes. Em [[1992]], tornou-se Ministro de Telecomunicações no governo de [[Kiichi Miyazawa]]. Foi três vezes Ministro da Saúde nos governos de [[Noboru Takeshita]], [[Sosuke Uno]] e [[Ryutaro Hashimoto]]. Em [[1994]] com o PLD na oposição, ele se tornou membro de uma outra facção, a ''[[Shinseiki]]'', constituída por parlamentares jovens e mais motivados.

Revisão de 14:27, 23 Março 2010

Junichirō Koizumi
Junichirō Koizumi

Junichirō Koizumi| 小泉純一郎 [Koizumi Jun'ichirō], (Yokosuka, 8 de janeiro de 1942) é um político moderado japonês. Foi o 87º Lista de primeiros-ministros do Japão , sucedido por Shinzo Abe. Aposentou-se da política quando seu mandato no parlamento terminou Koizumi to exit political stage", The Japan Times, 26 de setembro, 2008.


Vida

Koizumi foi educado na Escola de Yokosuka e na Universidade Keio, onde estudou economia. Passou um breve período estudando no College University de Londres antes de retornar ao Japão em dezembro de 1969. Casou-se em 1978. Seu casamento acabou em divórcio em 1982 e ele não mais casou desde então. Junichiro tem três filhos, dois vivem com ele (Shinjiro Koizumi e Kotaro Koizumi) e nunca mais viram sua mãe desde o divórcio. O mais novo, Yoshinaga Miyamoto, estudante da Universidade Keio, nunca conheceu seu pai. Kotaro Koizumi é ator e participou de diversos seriados japoneses. O avô de Koizumi era Matajiro Koizumi. Koizumi é fã de Richard Wagner e também da banda japonesa X Japan <ref>LDP unveils new TV commercials, poster featuring Koizumi.


Vida política

Em 3 de março de 2010, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe o ex-primeiro-ministro.
Em 3 de março de 2010, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe o ex-primeiro-ministro.

Antes de uma iniciativa fracassada de ser eleito, Koizumi se tornou membro da 11ª Prefeitura de Kanagawa em dezembro de 1972. Era membro do Partido Liberal Democrata (PLD), e se juntou à facção Fukuda. Desde então já foi eleito dez vezes. Em 1992, tornou-se Ministro de Telecomunicações no governo de Kiichi Miyazawa. Foi três vezes Ministro da Saúde nos governos de Noboru Takeshita, Sosuke Uno e Ryutaro Hashimoto. Em 1994 com o PLD na oposição, ele se tornou membro de uma outra facção, a Shinseiki, constituída por parlamentares jovens e mais motivados. Concorreu à presidência do PLD em setembro de 1995 e em julho de 1999, mas obteve pouco apoio perdendo para Ryutaro Hashimoto e Keizo Obuchi, respectivamente. Em abril de 2000 Obuchi foi substituído por Yoshiro Mori. Koizumi se tornou líder do seu partido na sua terceira tentativa em 24 de abril de 2001. Ele teve 298 votos, enquanto o outro candidato, Ryutaro Hashimoto, 155<ref name="anderson">Anderson, Gregory E., "Lionheart or Paper Tiger? A First-term Koizumi Retrospective," Asian Perspective 28:149–182, março de 2004.</ref>. Tornou-se Primeiro-ministro em 26 de abril de 2001. Sua coalizão assegurou 78 das 121 vagas na Câmara dos Conselheiros.

Predefinição:Referências


Predefinição:Começa caixa Predefinição:Caixa de sucessão Predefinição:Termina caixa

Ferramentas pessoais