Kagami-biraki

De Nikkeypedia

(Redirecionado de Kagami biraki)
Abertura do Kagami-mochi.
Abertura do Kagami-mochi.

Kagami-biraki (鏡開き) é um costume tradicional japonês que consiste em abrir e cortar o "Kagami mochi"(鏡餅), um bolinho de arroz decorado num arranjo, que é oferecido a Deus ou a Buda, e comê-lo cozido numa sopa tradicional de Ano Novo chamada Ozooni(お雑煮) ou ainda junto a uma sopa doce, geralmente saboreada como sobremesa, chamada Oshiruko (お汁粉) ou Zenzai (善哉). Em muitas regiões do Japão essa cerimônia de abertura do Kagami-mochi é realizada no dia 11 de janeiro (números ímpares são tidos como números de sorte pelos japoneses mas fora do Japão, é comemorado em datas próximas a esta. É o primeiro evento importante após dia de ano novo. Durante a cerimônia ingere-se o kagami moshi ou abre-se um barril de saquê.

Outro sentido para a mesma palavra é a cerimônia de quebrar a tampa de um barril de sake com um pequeno martelo de madeira, o que se realiza em festividades como casamentos, festas, entre outras celebrações.

Barril de sake (酒樽 - "Sakadaru").
Barril de sake (酒樽 - "Sakadaru").

Acredita-se que o terceiro Shogum, Tokugawa Iemitsu, foi o primeiro a realizar esta cerimônia a cerca de 300 anos. Antes de partir para uma batalha, ele convidou seu daimio para abrir um barril de saquê. O resultado da batalha foi positivo, uma nova cerimônia surgiu.

A palavra “hiraki”(開き), que compõe “Kagami-biraki”(鏡開き), significa o verbo “abrir”, muitas vezes utilizado em substituição à expressão Kagami-wari(鏡割り). Este último refere-se à mesma cerimônia, porém, como o verbo “waru”(割る) significa “quebrar”, muitos acreditam que o uso da expressão “Kagami-wari”, especialmente em casamentos, pode trazer azar e mau agouro, motivo pelo qual a expressão passou a ser preterida em detrimento da expressão “Kagami-biraki”, que acredita-se trazer boa sorte.

Cerimônia do Kagami-biraki no 7º Nikkey Matsuri.
Cerimônia do Kagami-biraki no 7º Nikkey Matsuri.

O termo “Kagami-wari”, por sua vez, surgiu na época dos samurais. O soldado, evitando utilizar a espada para cortar e abrir o barril de sake, utilizava-se de um pequeno martelo de madeira (木槌) ou mesmo a própria mão para bater e “quebrar”(割る) a tampa no topo do barril. Naquele período, a cerimônia era realizada no dia 20 de janeiro, uma vez que o “dia vinte”, em japonês, é pronunciado “hatsuka”(二十日), coincidindo assim com a pronúncia de “hatsuka”(刃柄) “bainha da espada de samurai”. Porém, com a morte de Tokugawa Iemitsu no dia 20 de abril de 1651, o dia 20 foi evitado, e a cerimônia do Kagami-biraki passou a ser realizada no dia 11 de janeiro, como é feita até os dias de hoje.

O fato de referir-se à cerimônia utilizando a palavra “kagami”(鏡) “espelho” se dá pelo fato de que era este o nome dado à tampa do barril de sake. No caso da abertura do “kagami mochi”, o “kagami” refere-se diretamente ao próprio Kagami-mochi, que se acredita possuir o formato dos espelhos de antigamente.

Atualmente, a cerimônia é realizada também em casamentos, eventos esportivos, na fundação de novas empresas e em outrous eventos importantes. No Japão, o mochi é tradicionalmente feito em casa, mas muitas família já os adquirem prontos.

No dias festivo, um par de mochi redondos (kagami mochi) do tamanho de pequenos pratos -- um ligeiramente maior que o outro -- é empilhado em um suporte e colocado em um altar doméstico ou tokonoma e oferecido a uma deidade que os visitam no Ano novo. O mochi ornamental é removido em 11 de janeiro e partido em pedaços menores antes de ser comido.

Algumas academias de artes marciais japonesas realizam o kagami biraki no primeiro dia de atividades do Ano novo (veja exemplo do Judô).

[editar] Predefinição:Referência

Ferramentas pessoais