Katsuichi Morimoto

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 23:28, 11 Fevereiro 2008 (editar)
Anexar (Discussão | contribs)
(New page: Katsuichi Morimoto História de sucesso de um homem que nasceu em 25/04/1935 em Kamishi - Nagase na província de Kochi, fiho caçula de Morishigue e Harumi sendo os irmãos Tadao e Morim...)
← Ver a alteração anterior
Revisão atual (02:47, 20 Março 2008) (editar) (undo)
Anexar (Discussão | contribs)

 
(16 intermediate revisions not shown.)
Linha 1: Linha 1:
-Katsuichi Morimoto+[[Image:Morimoto_1.JPG|thumb|220px|left|Katsuichi Morimoto]]
-História de sucesso de um homem que nasceu em 25/04/1935 em Kamishi - Nagase na província de Kochi, fiho caçula de Morishigue e Harumi sendo os irmãos Tadao e Morimasa (falecido há mais ou menos 10 anos). 
-A família chegou em 12/10/1958 no Brasil Maru, como "Yobiyose" da CAC - Cooperativa Agrícola de Cotia, foram encaminhados para a Fazenda do Sr. Umiji plantador de batata em Suzano, onde permaneceram até dezembro do mesmo ano, mudando para a Chácara do Sr. Takagi que tinha uma granja e plantava verduras, onde a família permaneceu mais ou menos um ano. +Hoje êle é o chefe da clã que toca o Orquidário Colibri em São Lourenço da Serra no Estado de São Paulo, uma história de sucesso de um homem que nasceu em 25/04/1935 em Kamishi - Nagase na província de Kochi, fiho caçula de Morishigue e Harumi sendo os irmãos Tadao e Morimasa, sendo que este já faleceu há mais ou menos 10 anos.
-Mudaram para Mogi das Cruzes+A família chegou em 12/10/1958 no "Brasil Maru", como "Yobiyose" da CAC - Cooperativa Agrícola de Cotia, foram encaminhados para a Fazenda do Sr. Umiji plantador de batata em Suzano, onde permaneceram de outubro a dezembro do mesmo ano, mudando para a Chácara do Sr. Takagi que tinha uma granja e plantação de verduras, onde a família trabalhou em verdura mas adquiriu know how de granja por quase um ano.
 + 
 +Mudaram para Mogi das Cruzes para as terras de Tatsuo Okada, iniciaram como "camaradas" e transformaram-se em "meeiros" e no total ficaram por dois anos cultivando tomates.
 + 
 +Ainda em Mogi das Cruzes foram para Cocuera em terras do sr. Kitaguchi onde cultivaram vagem como meeiros por um ano.
 + 
 +Em Cezar de Souza também em Mogi das Cruzes começaram como meeiros do sr. Sakoda, um empreendedor que vendia pintinhos para granja.
 + 
 +Nesta época o sr. Okada propos para "miyai", uma prima da sua esposa a Mieko Kaneko com quem o sr. Katsuichi casou em 12/63.
 + 
 +Quando em 1964 sairam das terras do sr. Sakoda, a família Morimoto desdobrou-se sendo que os recem casados foram para a chácara do pai da Mieko na Raposo Tavares km. 21( mais ou menos onde hoje está o Rodoanel) entrou para cuidar, na ausência dos pais que foram assistir os Jogos Olímpicos de Tokyo, permaneceram lá apesar do sogro ter falecido em 1970 e só mudaram em 1977 para São Lourenço da Serra para um terreno que tinham comprado em 1970 em 8 pessoas, em nome da Cooperativa Agrícola de Cotia CAC, porque não era possível comprar em nome de estrangeiros.
 + 
 +[[Image:CIMG0076.JPG|thumb|220px|Lucia Morimoto]]
 + 
 +Conseguiram regularizar a área em 1973, que foi dividido em mais ou menos 5 alqueires para cada e definido a localização por sorteio em cima de uma planta, sendo que hoje dos 8 hoje permanecem 4 que ainda são proprietários, os outros venderam.
 + 
 +O sr. Katsuichi foi para a área em 1977 arrumar o terreno, ficando a esposa e os filhos em Cotia, pelas aulas dos filhos e para a esposa poder cuidar da sogra.
 + 
 +Desmatamento, terraplanagem e construção de galinheiros foram feitos até fevereiro de 1978 quando veio a esposa e os filhos antes do início do ano escolar.
 + 
 +Ano escolar era muito importante para os pais de Lúcia, que se formou em Geografia pela USP, Neide, em Ciencia Social USP, Cristina, em Geografia na USP e casou com Ricardo, que também é geografo pela USP, Marcia, em Comunicação Visual pela FAAP, Angela em Informática pela FAAP e Geografia pela Usp, casou com um japones Kitamura, que definiu que vai viver no Brasil em breve está liquidando coisas no Japão para isso, o filho nasceu aqui, só o Nelson por não gostar de estudar, terminou apenas o colegial.
 + 
 +Todo este time unido está trabalhando hoje no Orquidário Colibri que está crescendo muito e vai muito bem obrigado.
 + 
 +Mas antes de chegar a isso as agruras não foram poucas.
 + 
 +Quando a CAC - Cooperativa Agrícola de Cotia entrou em processo falimentar, a granja levou um baque coletivo sem precedentes, mesmo assim continuou até 1994, quando desistiu poque foi proibido de usar o matadouro.
 + 
 +Foi uma fase muito difícil e não se via uma rota alternativa, a esposa, o Nelson e Marcia foram em 1995 para o Japão para dekassegui.
 + 
 +Lucia com bolsa da Jatak em 1995 foi estudar "enokidake", um cogumelo produzido na região de Nagano, que também produzia shimeji.
 + 
 +Viu que para o cultivo do produto era preciso "kin"( fungo) e para isso, em 1996 foi para Kochi na propriedade do sr. Akashi, que cultivava também orquídeas, gostou e aí ficou por um ano.
 + 
 +Em 1997 ao voltar trouxe mudas.
 + 
 +Marcia que já estava no Japão, foi visitar a Lúcia aí ficou para estagiar em 97/98 na propriedade do sr Akashi.
 + 
 +Lucia começou em 1997 e com a volta da Marcia o empreendimento cresceu.
 + 
 +A muda que trouxe do Japão: Aloha Iwanaga, Oncidium que não tinha no Brasil, gerou diversas viagens que permitiram trazer mais de 10.00, sendo cultivados e vendidos e começou se a fazer mudas.
 + 
 +Graças às orquideas houve o levantamento do sítio, já em 1995 parou dekassegui, em 1996 o Nelson também.
 + 
 +"Ter tido muitos filhos, torcendo para o pessoal crescer, não teve no passado muito "tanoshimi"(coisa boas e alegres)".
 + 
 +Nos anos 70 ia muito para pescaria, hoje não tem saúde para isso.
 + 
 +Hoje tem certeza que foi bom ter vindo ao Brasil, pois no Japão não seria possível criar 6 filhos tão bem.
 + 
 +Todas tem formação universitária, ele já visitou o Japão mais de 10 vezes.
 + 
 +No começo era para visitar parentes, hoje mais os amigos e também para conhecer muitos lugares.
 + 
 +[[categoria:imigrantes]]

Revisão atual

Katsuichi Morimoto
Katsuichi Morimoto


Hoje êle é o chefe da clã que toca o Orquidário Colibri em São Lourenço da Serra no Estado de São Paulo, uma história de sucesso de um homem que nasceu em 25/04/1935 em Kamishi - Nagase na província de Kochi, fiho caçula de Morishigue e Harumi sendo os irmãos Tadao e Morimasa, sendo que este já faleceu há mais ou menos 10 anos.

A família chegou em 12/10/1958 no "Brasil Maru", como "Yobiyose" da CAC - Cooperativa Agrícola de Cotia, foram encaminhados para a Fazenda do Sr. Umiji plantador de batata em Suzano, onde permaneceram de outubro a dezembro do mesmo ano, mudando para a Chácara do Sr. Takagi que tinha uma granja e plantação de verduras, onde a família trabalhou em verdura mas adquiriu know how de granja por quase um ano.

Mudaram para Mogi das Cruzes para as terras de Tatsuo Okada, iniciaram como "camaradas" e transformaram-se em "meeiros" e no total ficaram por dois anos cultivando tomates.

Ainda em Mogi das Cruzes foram para Cocuera em terras do sr. Kitaguchi onde cultivaram vagem como meeiros por um ano.

Em Cezar de Souza também em Mogi das Cruzes começaram como meeiros do sr. Sakoda, um empreendedor que vendia pintinhos para granja.

Nesta época o sr. Okada propos para "miyai", uma prima da sua esposa a Mieko Kaneko com quem o sr. Katsuichi casou em 12/63.

Quando em 1964 sairam das terras do sr. Sakoda, a família Morimoto desdobrou-se sendo que os recem casados foram para a chácara do pai da Mieko na Raposo Tavares km. 21( mais ou menos onde hoje está o Rodoanel) entrou para cuidar, na ausência dos pais que foram assistir os Jogos Olímpicos de Tokyo, permaneceram lá apesar do sogro ter falecido em 1970 e só mudaram em 1977 para São Lourenço da Serra para um terreno que tinham comprado em 1970 em 8 pessoas, em nome da Cooperativa Agrícola de Cotia CAC, porque não era possível comprar em nome de estrangeiros.

Lucia Morimoto
Lucia Morimoto

Conseguiram regularizar a área em 1973, que foi dividido em mais ou menos 5 alqueires para cada e definido a localização por sorteio em cima de uma planta, sendo que hoje dos 8 hoje permanecem 4 que ainda são proprietários, os outros venderam.

O sr. Katsuichi foi para a área em 1977 arrumar o terreno, ficando a esposa e os filhos em Cotia, pelas aulas dos filhos e para a esposa poder cuidar da sogra.

Desmatamento, terraplanagem e construção de galinheiros foram feitos até fevereiro de 1978 quando veio a esposa e os filhos antes do início do ano escolar.

Ano escolar era muito importante para os pais de Lúcia, que se formou em Geografia pela USP, Neide, em Ciencia Social USP, Cristina, em Geografia na USP e casou com Ricardo, que também é geografo pela USP, Marcia, em Comunicação Visual pela FAAP, Angela em Informática pela FAAP e Geografia pela Usp, casou com um japones Kitamura, que definiu que vai viver no Brasil em breve está liquidando coisas no Japão para isso, o filho nasceu aqui, só o Nelson por não gostar de estudar, terminou apenas o colegial.

Todo este time unido está trabalhando hoje no Orquidário Colibri que está crescendo muito e vai muito bem obrigado.

Mas antes de chegar a isso as agruras não foram poucas.

Quando a CAC - Cooperativa Agrícola de Cotia entrou em processo falimentar, a granja levou um baque coletivo sem precedentes, mesmo assim continuou até 1994, quando desistiu poque foi proibido de usar o matadouro.

Foi uma fase muito difícil e não se via uma rota alternativa, a esposa, o Nelson e Marcia foram em 1995 para o Japão para dekassegui.

Lucia com bolsa da Jatak em 1995 foi estudar "enokidake", um cogumelo produzido na região de Nagano, que também produzia shimeji.

Viu que para o cultivo do produto era preciso "kin"( fungo) e para isso, em 1996 foi para Kochi na propriedade do sr. Akashi, que cultivava também orquídeas, gostou e aí ficou por um ano.

Em 1997 ao voltar trouxe mudas.

Marcia que já estava no Japão, foi visitar a Lúcia aí ficou para estagiar em 97/98 na propriedade do sr Akashi.

Lucia começou em 1997 e com a volta da Marcia o empreendimento cresceu.

A muda que trouxe do Japão: Aloha Iwanaga, Oncidium que não tinha no Brasil, gerou diversas viagens que permitiram trazer mais de 10.00, sendo cultivados e vendidos e começou se a fazer mudas.

Graças às orquideas houve o levantamento do sítio, já em 1995 parou dekassegui, em 1996 o Nelson também.

"Ter tido muitos filhos, torcendo para o pessoal crescer, não teve no passado muito "tanoshimi"(coisa boas e alegres)".

Nos anos 70 ia muito para pescaria, hoje não tem saúde para isso.

Hoje tem certeza que foi bom ter vindo ao Brasil, pois no Japão não seria possível criar 6 filhos tão bem.

Todas tem formação universitária, ele já visitou o Japão mais de 10 vezes.

No começo era para visitar parentes, hoje mais os amigos e também para conhecer muitos lugares.

Ferramentas pessoais