Kimono

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 00:57, 20 Dezembro 2009 (editar)
Suely (Discussão | contribs)

← Ver a alteração anterior
Revisão atual (00:59, 20 Dezembro 2009) (editar) (undo)
Suely (Discussão | contribs)

 
(One intermediate revision not shown.)
Linha 4: Linha 4:
[[Image:Geisha-2.jpg|frame|right|Mulheres em quimono ''furisode'' vestidas como ''maiko'' (aprendiz de [[geisha]])]] [[Image:Geisha-2.jpg|frame|right|Mulheres em quimono ''furisode'' vestidas como ''maiko'' (aprendiz de [[geisha]])]]
- +'''kimono''', (em [[língua japonesa|japonês]] 着物, literalmente "algo que uma pessoa veste"), são as peças de [[vestuário]] tradicionais do [[Japão]].
-'''Quimono''', (em [[língua japonesa|japonês]] 着物, literalmente "algo que uma pessoa veste"), são as peças de [[vestuário]] tradicionais do [[Japão]].+
O '''kimono''' era até meados da era [[Meiji]] um traje típico japonês usado por homens, mulheres e crianças, seu nome é a junção dos termos arcaicos Ki, que significa "vestir" com o termo Mono, que pode significar "coisa" ou "objeto", e assim, o termo "Kimono" pode ser traduzido como "coisa para se vertir", ou seja, "roupa", simplesmente. O '''kimono''' era até meados da era [[Meiji]] um traje típico japonês usado por homens, mulheres e crianças, seu nome é a junção dos termos arcaicos Ki, que significa "vestir" com o termo Mono, que pode significar "coisa" ou "objeto", e assim, o termo "Kimono" pode ser traduzido como "coisa para se vertir", ou seja, "roupa", simplesmente.

Revisão atual

Mulher japonesa usando quimono, 1870
Mulher japonesa usando quimono, 1870


Mulheres em quimono furisode vestidas como maiko (aprendiz de geisha)
Mulheres em quimono furisode vestidas como maiko (aprendiz de geisha)

kimono, (em japonês 着物, literalmente "algo que uma pessoa veste"), são as peças de vestuário tradicionais do Japão.

O kimono era até meados da era Meiji um traje típico japonês usado por homens, mulheres e crianças, seu nome é a junção dos termos arcaicos Ki, que significa "vestir" com o termo Mono, que pode significar "coisa" ou "objeto", e assim, o termo "Kimono" pode ser traduzido como "coisa para se vertir", ou seja, "roupa", simplesmente.

Com o processo de ocidentalização, que também atingiu o vestuário, os kimonos foram em grande parte substituídos pelo vestuário ocidental, mas permaneceram fortemente ligados à cultura popular japonesa, de modo que o termo "Kimono" é modernamente utilizado para se referir à todo o vestuário tradicional japonês, o que inclui as vestimentas masculinas, infantis e sarcedotais. A cultura ocidental costuma confundir o significado do termo "Kimono", relacionando-o com as vestimentas formais femininas japonesas, como o Furiode e o Homongui, que são apenas alguns dos vários tipos de kimonos ainda utilizados.

O vestuário é um dos mais importantes elementos culturais de um povo, e como tal, é um dos que melhor traduzem as transformações ditadas pelo tempo. Considerando isto, é intereressante notar que o desenho básico do kimono resistiu à dois mil anos de história, permanecendo com suas características básicas, ainda que as cores, o tecido e os padrões de estampagem tenham mudado bastante ao longo do tempo, o que refete claramente o valor que o povo japonês atribui às suas tradições. O corte, o tecido e a estampagem também variam com o sexo, a idade e o estado civil do seu usuário, e também com época do ano e a ocasião em que é utilizado.

Inicialmente durante o período Yamanto, a antiguidade japonesa, homens, mulheres e crianças usavam roupas bem parecidas, de mangas retas compridas e apertadas, e a partir deste primeiro momento, as roupas começaram a evoluir no sentindo de distinguirem seus usuários.

Nestes primeiros momentos, os kimonos incorporaram as influências vindas da china, mas logo começaram e seguir sua própria evolução, especialmente durante o isolamento do período Tokugawa, quando o vestuário tradicional como o conhecemos hoje se consolidou. Mas com o fim do Shogunato e o início da era Meiji, as tradições japonesas, inclusive a dos kimonos, sofreram um forte recuo por conta da invasão da cultura ocidental.

Os kimonos foram rapidamente saindo de uso, em parte devido aos esforços do governo, que passou a dotar as forças policiais, militares e de serviços públicos com uniformes em estilo ocidental, mas em grande parte pela abertura comercial. As pessoas passaram a preferir as roupas ocidentais mais baratas, mais fáceis de vestir e que não limitavam tanto os movimentos.

Depois da Segunda Guerra e durante o "Milagre Japonês", os trajes tradicionais já não eram tão comuns e o estilo ocidental passou a dominar o vestuário cotidiano, com as firmas japonesas uniformizando seus funcionários, inclusive as mulheres que começaram a ingressar no mercado de trabalho, exigindo destes que comparececem ao trabalho de roupas formais ocidentais. A conhecida ditadura da gravata.

Atualmente o kimono é usado apenas em ocasiões especiais, como solenidades formais, comemorações, casamentos, e afins. Dentre todos os Kimonos, os mais famosos são sem dúvida os trajes femininos, que se tornaram um dos grandes cartões postais do Japão. Podem ser usados na companhia de tamancos de madeira chamados "okobo" para não deixar o kimono arrastar no chão.

Mesmo tendo muito em comum, os kimonos femininos distinguem-se bastante entre si, com cada tipo sendo usado em situações muito específicas:

FURISODE - De mangas longas que chegam quase a tocar no chão - é o mais representativo dos kimonos sendo os mais vistosos e coloridos e próprio para solteiras.

HOMONGUI - É muito popular no Japão por não ter normas muito rígidas na padronagem e cores, podendo ser usado tanto por senhoras quanto por moças. É muito usado para encontro de amigas, visitas formais e festas.

TOMESODE - De manga curta, também de seda, com ricas estampas ou pintadas a mão em ouro ou prata, abaixo da altura do joelho, sendo usado por senhoras casadas em cerimônias sociais.

KOMON - kimono de uso diário, utilizando tecidos estampados em pequenas padronagens.

YUKATA - É o mais simples de todos, próprio para o verão e mais parecendo um roupão. Por ser leve e bem arejado, virou sinônimo de kimono de verão e é muito utilizado nesta época, especialmente nos festivais. Segundo a tradição japonesa, deve ser usado sem nada por baixo.  :-*

UCHIKAKE - É o mais rico e refinado kimono, sendo uma espécie de sobretudo que veste a noiva na cerimônia de casamento. O tecido de seda leva brocados de ouro e prata, mais comumente com desenhos de flores ou pássaros. Enquanto os vestidos ocidentais são confeccionados sob medidas específicas para cada pessoa, o kimono é feito em medidas aproximadas. Assim, o ajuste e caimento ficam por conta da maneira como ele é vestido. Isso requer uma técnica especial, que requer a ajuda de profissionais especializadas. É um ritual que exige paciência e refinamento, sendo impossível para uma mulher vesti-lo sozinha. Há forros, sobreposições e metros de tecido que devem ser dobrados e ajustados em seu devido lugar. A cinta, chamada "obi" é tão longa que ela não pode tirá-lo do chão sem ajuda.


Quimonos têm diferentes estilos e acessórios.

Conteúdo

[editar] Acessórios e garmentos relacionados

[editar] Predefinição:Ver também

[editar] Predefinição:Ligações externas

[editar] Predefinição:Ligações externas

Ferramentas pessoais