Kinboshi

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 20:21, 23 Agosto 2010 (editar)
Kheljudo06 (Discussão | contribs)
(Restrições)
← Ver a alteração anterior
Revisão de 19:37, 2 Setembro 2010 (editar) (undo)
Suely (Discussão | contribs)
(Outros Usos)
Ver a alteração posterior →
Linha 48: Linha 48:
O termo kinboshi é utilizada fora de sumô em linguagem informal. Isso pode significar uma grande vitória, ou (na gíria), uma bela mulher. O termo kinboshi é utilizada fora de sumô em linguagem informal. Isso pode significar uma grande vitória, ou (na gíria), uma bela mulher.
'''Ginboshi''' ou '''Silver Star''' também é usado informalmente para indicar uma maegashira vitória sobre um Ozeki. Entretanto, não há bônus monetária para tal ganhar um, nem são oficiais ginboshi registos. '''Ginboshi''' ou '''Silver Star''' também é usado informalmente para indicar uma maegashira vitória sobre um Ozeki. Entretanto, não há bônus monetária para tal ganhar um, nem são oficiais ginboshi registos.
 +
 +
 +
 +
 +
 +
 +== {{ Veja Mais }} ==
 +
 +
 +
 +
 +[[Categoria:Sumô]]
 +[[Categoria:Cultura japonesa]]

Revisão de 19:37, 2 Setembro 2010

Kinboshi(japonês 金星, lit: estrela de ouro) é uma notação utilizada no profissional sumô wrestling para gravar um menor nível de classificação maegashira a vitória sobre um lutador Yokozuna. Acredita-se que o termo deriva do uso dos termos shiroboshi (lit: estrela branca) para designar uma vitória ataque, e kuroboshi negro (estrela) para designar um ataque a derrota. Assim, uma estrela de ouro "designa-o como uma vitória especial. A kinboshi vitória aumenta o equilíbrio do maegashira 's mochikyukin conta de 10 ienes. Este saldo é convertido usando um multiplicador, atualmente 4.000, e adicionado ao lutador de bônus em cada torneio o lutador concorre como sekitori. Com seis torneios em um ano, esta vitória uma corresponde a um aumento de salário de ¥ 240.000 por ano para o resto do lutadores sekitori carreira. O kinboshi registro é realizado pelo ex- sekiwake Akinoshima que venceu 16 lutas contra Yokozuna , quando classificado como um maegashira.

Conteúdo

Lista Top de Kinboshis

Classificados Nome # Estado


1 Akinoshima 16 oyakata

2 Takamiyama 12 oyakata

2 Tochinonada 12 ativo

3 Tosanoumi 11 ativo

5 Kitanonada 10 falecido

5 Annenyama 10 aposentado

5 Tsurugamine 10 falecido

5 Dewanishiki 10 falecido

5 Ōzutsu 10 oyakata

10 Mitsuneyama 9 falecido

10 Tamanoumi 9 falecido

10 Hasegawa 9 oyakata

10 Fujizakura 9 oyakata

10 Takatoriki 9 oyakata


Restrições

Kinboshi não são concedidas a san'yaku classificou os lutadores que derrotar um Yokozuna, nem é concedido se o maegashira bate um yokozuna com um padrão ganhar (ou fusensho). Também não é dado se o Yokozuna é desclassificado por usar uma jogada ilegal (ou hansoku). Embora não seja raro para um baixo desempenho yokozuna retirar no meio de um torneio de dar um padrão para ganhar um ou mais maegashira lutadores, um hansoku yokozuna perda só aconteceu uma vez quando Asashoryu foi desqualificado para puxar Kyokushuzancabelo s "no torneio de Julho de 2003 .

Outros Usos

O termo kinboshi é utilizada fora de sumô em linguagem informal. Isso pode significar uma grande vitória, ou (na gíria), uma bela mulher. Ginboshi ou Silver Star também é usado informalmente para indicar uma maegashira vitória sobre um Ozeki. Entretanto, não há bônus monetária para tal ganhar um, nem são oficiais ginboshi registos.




Predefinição:Veja Mais

Ferramentas pessoais