Kinkakuji

De Nikkeypedia

Revisão de 00:49, 26 Fevereiro 2008; Anexar (Discussão | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão actual (dif) | Versão posterior → (dif)
Templo Kinkakuji do Brasil em Itapecerica da Serra
Templo Kinkakuji do Brasil em Itapecerica da Serra

A cidade de Kyoto, no Japão, é conhecida como "A Capital dos Templos", ao todo a cidade conta com 2000 templos sendo 1700 budistas e 300 santuários xintoistas. Um dos templos mais impressonantes é o Kinkakuji, ou Pavilhão Dourado, cujas paredes são folheadas a ouro,ele foi construido em 1397 a mando do nobre samurai Yoshimitsu Ashikaga e reconstruído em 1955 depois de um incêndio provocado por um monge que o considerava ostensivo demais. Após a morte de Ashikaga, suas cinzas foram guardadas eternamente no Kinkakuji, o mesmo acontecendo com seus seguidores, tornando-se o templo um local sagrado e respeitado por todos os japoneses.

A Vale dos Templos construiu o Kinkakuji do Brasil, projetado pelo arquiteto Takeshi Suzuki, o nosso Pavilhão Dourado foi reproduzido fielmente em suas dimensões, revestido com madeira e cedro esculpida manualmente por dois marceneiros especialistas nesse tipo de trabalho, elessão os senhores Noburo Norisada e Kanto Matsumoto.

O Kinkakuji do Brasil está localizado no municípo de Itapecerica da Serra que dista aproximadamente 17km da Marginal Pinheiros pela Ponte João Dias seguindo a Estrada de Itapecerica.( Outro possível caminho é ir pelo município de Embu-Guaçu e seguir as placas que indicam o caminho até Itapecerica.Particularmente acho essa opção a melhor. A principal atração do local sem dúvida é o Pavilhão Dourado, entretanto,não poderia deixar de mensionar o jardim que apresenta características arquitetônicas japonesas e um lago com carpas típicas do japão.

O parque todo é muito bonito, além do jardim muito bem cuidado, há uma vegetação nativa da região. O Kinkakuji do Brasil, não é apenas um local bonito onde as pessoas vão para meditar e passar o final de semana com a família, o local também é um dos primeiros cinerários contruidos no Brasil, e não é raro encontrar pessoas visitando o local onde descansam as cinzas de seus entes queridos que optaram pela cremação.

No kinkakuji também são realizadas cerimônias religiosas como missas e casamentos, mas ao contrário do que parece, o local não é destinado apenas aos budistas, nas verdade, o templo é ecumênico e qualquer pessoa, independente da religião, pode se associar ao Kinkakuji.

Estrada Velha de São Lourenço, 4100 - Caixa Postal 52 - 06850-000 - Itapecerica da Serra - SP - Tel.: 4666-4895. Atende 2ª a 6ª das 9 às 17 h e sábado, domingo e feriado das 9 às 18:30 h. Templo dourado com a concepção espacial e linhas arquitetônicas japonesas, réplica do Templo Kinkakuji de Kyoto, Japão. Projetado por Takeshi Suzuki, o templo está em funcionamento desde 1982 para cerimônias religiosas e com local para guarda de cinzas. A construção mede 13 metros de altura, 13 metros de largura e 13 metros de comprimento. Situa-se entre 13 mil metros quadrados de jardim oriental com lagos, cerejeiras, quedas d’água e carpas. O jardim japonês foi idealizado por Kanto Matsumoto. Tem local para piqueniques.

Ferramentas pessoais