Kunugui

De Nikkeypedia

Conteúdo

[editar] Sobre o Kunugui (Quercus acutissima Carruth.)

O kunugui (ou kunugi, 櫟), Quercus acutissima Carruthers, é uma árvore de altura média (15 metros), caduca, de copa ampla, arredondada e piramidal. Nativo do leste da Ásia, é chamado também de carvalho japonês. As folhas, alternadas, oblongas ou lanceoladas, semelhantes às do castanheiro (Castanea), têm bordas serrilhadas e farpadas. O tronco e a casca têm coloração cinzenta-amarronzada e sulcos profundos. O fruto é uma bolota amarga. No Brasil, usa-se principalmente o tronco para o cultivo do cogumelo shiitake.

Antigamente no Japão o shiitake era extraído das florestas.

Brotavam predominantemente em árvores conhecidas como "Shi no Ki".

Há pessoas que dizem que a origem do nome Shiitake vem da Árvore do Shi.

Atualmente o cultivo no Japão é feita em toras e blocos de Kunugui da região de Kansai (Osaka) para o sul, que tem clima mais quente do que o norte, que usa toras de Konara.

O Kunugui (櫟) tem parentesco com a Castanheira (Kuri no Ki) que tem uma madeira muito dura e foi muito usada para dormentes dos trilhos de trem. Ele se assemelha mais ao Carvalho, tanto que hoje é também conhecido como Carvalho Japonês.

[editar] Cultivo

Embora as sementes de Kunugui tenham um alto poder de germinação, as mudas assim obtidas são muito frágeis.

Hoje recomenda-se o plantio dessas árvores a partir de mudas com três ou mais anos de vida. Arrancam-se do solo, e elas apresentam uma única raiz profunda; corta-se boa parte dela e também os galhos, deixando-se um pequeno caule e uma raiz curta; estas mudas é que são tranplantadas.

Depois de plantadas, estas mudas terão, em menos de 5 anos, troncos com diâmetro superior a 20 centímetros, próprios para cultivo de shiitake.

Como as folhas caem no inverno, estas servem como excelente fertilizante; assim a terra plantada com Kunugui vai melhorando a cada ano que passa.

Ao cortar o Kunugui, nascem muitos brotos; deixando-se um por tronco, cresce tantas vezes quantas ele for cortado.

[editar] Qualidades

O Kunugui tem pouco cerne, a madeira é macia e boa para o crescimento do shiitake A casca é dura, o que faz com que seja difícil o seu rompimento, criando shiitakes mais carnudos. Um único caule serve para se tirar muitas vezes com qualidade.

No Japão, o Kunugui recebe o 1º corte após 10 - 12 anos; no Brasil, o corte ocorre com 6 - 7 anos, ocasião em que as árvores atingem 7 - 10 metros de altura com diâmetro na base na faixa de 20 cm. Após o 1º corte é possível realizar cortes subseqüentes de 3 em 3 anos. O Kunugui, ao contrário do Eucalipto, tem uma elevada capacidade de rebrota, o que permite recortes por mais de 10 vezes.

Para o cultivo de shiitake, esta madeira apresenta as seguintes vantagens:

- resistência da casca;

- alta densidade (maior produtividade);

- após o corte, as toras podem aguardar por até 4 meses antes de receber as sementes;

- cogumelo com sabor bem mais acentuado;

- diminuição de ataque de pragas e doenças.

[editar] Ligações externas

Ferramentas pessoais