Mobile Suit Gundam

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 18:00, 14 Fevereiro 2014 (editar)
Akio (Discussão | contribs)
(New page: Mobile Suit Gundam (機動戦士ガンダム Kidō Senshi Gandamu, também conhecido como o Primeiro Gundam, Gundam 0079 ou simplesmente Gundam '79) é uma série de anime para TV produzi...)
← Ver a alteração anterior
Revisão de 18:10, 14 Fevereiro 2014 (editar) (undo)
Akio (Discussão | contribs)

Ver a alteração posterior →
Linha 1: Linha 1:
- 
Mobile Suit Gundam (機動戦士ガンダム Kidō Senshi Gandamu, também conhecido como o Primeiro Gundam, Gundam 0079 ou simplesmente Gundam '79) é uma série de anime para TV produzida pela "Sunrise". Criada e dirigida por Yoshiyuki Tomino, ela estreou no Japão pela Rede de Televisão de Nagoya em 7 de abril de 1979, continuou no ar até 26 de janeiro de 1980, através de 43 episódios. Esta foi a primeira série do Gundam, que foi subsequentemente adaptada para inúmeras sequências e spin-offs (série baseada em alguns aspectos da original). Ambientada no mundo futurístico conhecido como Centro Universal 0079, a trama concentra-se na guerra entre o Principado de Zeon e as Federações da Terra, tendo esta última construído um novo Robô de guerra conhecido como Gundam RX-78-2, pilotado pelo jovem mecânico Amuro Ray. Mobile Suit Gundam (機動戦士ガンダム Kidō Senshi Gandamu, também conhecido como o Primeiro Gundam, Gundam 0079 ou simplesmente Gundam '79) é uma série de anime para TV produzida pela "Sunrise". Criada e dirigida por Yoshiyuki Tomino, ela estreou no Japão pela Rede de Televisão de Nagoya em 7 de abril de 1979, continuou no ar até 26 de janeiro de 1980, através de 43 episódios. Esta foi a primeira série do Gundam, que foi subsequentemente adaptada para inúmeras sequências e spin-offs (série baseada em alguns aspectos da original). Ambientada no mundo futurístico conhecido como Centro Universal 0079, a trama concentra-se na guerra entre o Principado de Zeon e as Federações da Terra, tendo esta última construído um novo Robô de guerra conhecido como Gundam RX-78-2, pilotado pelo jovem mecânico Amuro Ray.
Linha 33: Linha 32:
Mobile Suit Gundam 0079: One Year War Jogo para PlayStation 2. São três missões ao todo, com vários objetivos intercalados: Ground (são missões em solo), Space (é a parte de estratégia, com inimigos se aproximando de todos os lados) e Shooting (combates aéreos com visão em primeira pessoa). Mobile Suit Gundam 0079: One Year War Jogo para PlayStation 2. São três missões ao todo, com vários objetivos intercalados: Ground (são missões em solo), Space (é a parte de estratégia, com inimigos se aproximando de todos os lados) e Shooting (combates aéreos com visão em primeira pessoa).
 +
 +
 +===Referência===
 +
 +1- ^ Jump up to: a b c d "Q&A with Yoshiyuki Tomino". Anime News Network. September 14, 2009. Retrieved November 15, 2013.
 +2- ^ Tomino, Yoshiyuki (2004). Mobile Suit Gundam: Awakening, Escalation, Confrontation. Stone Bridge Press. p. 8. ISBN 978-1-880656-86-0.
 +3- ^ Stahl, David (2010). Imag(in)ing the War in Japan. BRILL. p. 335. ISBN 978-9004182981.
 +4- ^ N. Hornyak, Timothy (2006). Loving the Machine: The Art and Science of Japanese Robots. Kodansha International. p. 64. ISBN 978-4770030122.
 +5- ^ "The Mike Toole Show Super Robot Island: Final". Anime News Network. November 18, 2012. Retrieved November 18, 2012.
 +6- ^ Jump up to: a b Gundam Century Renewal Version, Kishosha, March 15, 2000, ISBN 4-87777-028-3
 +7- ^ Newtype magazine 1989 April Issue
 +
 +
 +*[http://www.gundam.jp/ Site Oficial Gundam](em japonês)
 +*[http://en.wikipedia.org/wiki/Mobile_Suit_Gundam wikipedia](em inglês)
 +
 +
 +
 +[[Categoria:Cultura japonesa]]

Revisão de 18:10, 14 Fevereiro 2014

Mobile Suit Gundam (機動戦士ガンダム Kidō Senshi Gandamu, também conhecido como o Primeiro Gundam, Gundam 0079 ou simplesmente Gundam '79) é uma série de anime para TV produzida pela "Sunrise". Criada e dirigida por Yoshiyuki Tomino, ela estreou no Japão pela Rede de Televisão de Nagoya em 7 de abril de 1979, continuou no ar até 26 de janeiro de 1980, através de 43 episódios. Esta foi a primeira série do Gundam, que foi subsequentemente adaptada para inúmeras sequências e spin-offs (série baseada em alguns aspectos da original). Ambientada no mundo futurístico conhecido como Centro Universal 0079, a trama concentra-se na guerra entre o Principado de Zeon e as Federações da Terra, tendo esta última construído um novo Robô de guerra conhecido como Gundam RX-78-2, pilotado pelo jovem mecânico Amuro Ray.

Em 1981, a série foi reeditada para lançamento no cinema, sendo dividida em 3 filmes. Os personagens foram criados por Yoshikazu Yasuhiko, e Kunio Okawara era responsável pelos designs mecânicos, incluindo o Robô gigante Gundam RX-78-2. O primeiro filme foi lançado em 22 de fevereiro de 1981. O próprio Tomino escreveu também a trilogia de livros que recontam os eventos da série. Duas adaptações para Mangá também foram escritas pelos dois "manga-ka"´s.

Apesar do índice inicialmente baixo de audiência, que levou ao cancelamento da série, a popularidade de Gundam foi revigorada durante a retransmissão do anime na TV, o que resultou no incentivo para criação das inúmeras sequências por Tomino, e outras séries ambientadas em universos paralelos (spin-off).

A série é famosa por ter revolucionado o gênero "mecha" (mecatrônico) por ter lidado com um novo design de armas de guerra e por ter retratado os pilotos como soldados.

Enredo

A Terra está sofrendo com a Poluição e a superpopulação. A solução foi a colonização do espaço. Inúmeras colônias espaciais foram criadas ao redor da Terra, chamadas de Sides (Lados ou Paralelos). Com isso uma nova era se inicia, a era espacial, e foi chamada de UC 0001 (Universal Century – Século Universal). A humanidade cresceu para 11 bilhões de habitantes durante os 58 anoes de paz, mas em UC 0058, a colônia Side 3, a colônia mais longe da Terra, declarou independência da Terra, e sob o comando de Zeon Zum Daikum, foi criada a República de Zeon (ou Zion). Apesar da independência, Zion ainda manteve boas relações com a Terra. Mas em UC 0068 Zeon foi morto, e Zion ficou sob o controle da família de tiranos Zabi. Assim, em UC 0079, Zion declarou guerra contra a Terra, guerra esta que ficou conhecida como Guerra de Um Ano. As armas de guerra eram as Armas Nucleares e Biológicas, e pelo alto poder de destruição delas 3 bilhões de pessoas morreram, cerca de 25% da humanidade. Um acordo feito entre a Terra e Zion proibiu o uso desses armamentos, e um pequeno período de paz reinou, apenas por 8 meses. Zion construiu robôs de guerra, chamados Zaku, com 18 metros de altura, pilotados por humanos. Em resposta, a Terra construiu o Gundam RX-78-2, pilotado por Amuro Rei. Com o sucesso do Gundam RX-78-2, a Terra começou a Produção em massa dos Gundam, e com eles foi lançado um ataque final contra Zion, derrotando Char Aznable, o antagonista.

Produção

As armas e armaduras de guerra apresentadas na série foram inspiradas nas poderosas armaduras do romance americano "Starship Troopers", de 1959.[2] Eles foram desenvolvidos como Robôs com uma imagem e formas humanoides, que despertariam interesse não somente das crianças.[1] O enredo original de Yoshiyuki Tomino para o anime foi considerado muito mais sinistro, com Amuro morrendo no meio da série, e os integrantes da Base Branca tendo que se aliar com Char (Que recebera um Gundam vermelho), mas finalmente tendo que lutar contra ele depois de ter dominado o Principado de Zeon. Esse conceito original acabou sendo expresso numa série de livros escritos por Tomino logo depois da conclusão do anime.


Tomino compara as máquinas com a história religiosa do Japão, como a estátua de Buddha, adorada no interior dos templos. A relação entre o piloto e o Robô foi também comparada com os pilotos de Formula 1, que dependem das máquinas para atingirem seus objetivos.[4] De modo a dispor os Robôs de movimentos ágeis e rápidos, a maioria das batalhas eram conduzidas no espaço, onde não há gravidade. Isso levou à criação de colônias no espaço como espécie de base. Para explicar como alguém tão jovem como o piloto Amuro pode pilotar um Gundam, a equipe surgiu com a ideia de fazer do robô um modelo novo.[1]

Tomino encontrou-se com o designer mecânico Kunio Okawara quando trabalhou com as 2 séries para TV. Tomino gostou do trabalho de Okawara e pediu que ele colaborasse em seus projetos futuros. Originalmente, o anime seria chamado de "Gunboy", mas acabou sendo renomeado Mobile Suit Gundam.[5] A Base Branca, nave-mãe da equipe protagonista, foi desenvolvida por Kunio Okawara, não como um design especialmente feito para a série de animes Gundam, mas um reaproveitamento de um design feito para o anime "Invincible Steel Man Daitarn 3".[6] A ideia de criar um mensageiro do espaço teria sido parcialmente inspirada por Tomino num anime de ficção científica anterior chamado "Space Battleship Yamato, do qual Tomino se diz fã.[6] A intençao era que fosse de uma cor preta mais realista, mas foi alterado para branco por ordem da Sunrise, semelhante às alterações de cor do robôs principais, que mudaram de branco acinzentado para branco, vermelho, azul e amarelo.

O Diretor Tomino demonstrou extrema discordância para com a mudança de cor, apontando também o design não realista e não aerodinâmico dos robôs após o anime ser lançado. Disse também numa entrevista que um design como aquele nunca apareceria no mundo real, uma vez que seria extremamente vulnerável ao ataque de aviões de caça. Tomino também acabou revelando numa entrevista de 1989, 10 anos após a transmissão dos animes na TV, que os inimigos de Gundam eram a Sunrise, os patrocinadores e as redes de televisão.[7]

Filmes

Foi lançada uma trilogia para resumir os acontecimentos dessa série. Os três filmes são :Mobile Suit Gundam I (14 de Março de 1981), Mobile Suit Gundam II: Soldiers of Sorrow (11 de Setembro de 1981) e Mobile Suit Gundam III: Encounters in Space (13 de Março de 1982).

Jogos

Mobile Suit Gundam 0079: One Year War Jogo para PlayStation 2. São três missões ao todo, com vários objetivos intercalados: Ground (são missões em solo), Space (é a parte de estratégia, com inimigos se aproximando de todos os lados) e Shooting (combates aéreos com visão em primeira pessoa).


Referência

1- ^ Jump up to: a b c d "Q&A with Yoshiyuki Tomino". Anime News Network. September 14, 2009. Retrieved November 15, 2013. 2- ^ Tomino, Yoshiyuki (2004). Mobile Suit Gundam: Awakening, Escalation, Confrontation. Stone Bridge Press. p. 8. ISBN 978-1-880656-86-0. 3- ^ Stahl, David (2010). Imag(in)ing the War in Japan. BRILL. p. 335. ISBN 978-9004182981. 4- ^ N. Hornyak, Timothy (2006). Loving the Machine: The Art and Science of Japanese Robots. Kodansha International. p. 64. ISBN 978-4770030122. 5- ^ "The Mike Toole Show Super Robot Island: Final". Anime News Network. November 18, 2012. Retrieved November 18, 2012. 6- ^ Jump up to: a b Gundam Century Renewal Version, Kishosha, March 15, 2000, ISBN 4-87777-028-3 7- ^ Newtype magazine 1989 April Issue


Ferramentas pessoais