Nabo

De Nikkeypedia

maço de nabo
maço de nabo

Nabo (Brassica rapa L.) é uma planta crucífera com um tubérculo comestível, é a raíz da nabiça. É uma planta rica em Cálcio, e possui poucas calorias. À planta em flor comercializada é dado o nome de grelo e sem flor de nabiça. Utilizado como guarnição ou própria "matéria-prima" para alguns pratos, principalmente os orientais, nada mais é do que o conhecido NABO.

O Nabo é uma planta de horta, de raiz comestível.Pertencente à família da mostarda e do repolho. A parte superior da raiz se alarga bastante para formar a parte que se come. As folhas também são comestíveis e há lugares onde são usadas em salada. É largamente cultivado no norte da Europa, E.U.A. e Canadá. No Brasil, embora cultivado e consumido, não é dos legumes mais comuns.

Não se sabe quando se começou a consumir nabos. Alimento comum entre os gregos e os romanos, o nabo há muito se tornou uma comida popular na Europa setentrional.

Os nabos são de fácil cultivo. São ideais para hortas domésticas, e as sementes podem ser plantadas em carreiras diretamente no solo. Os horticultores costumam desbastar as plantas, de forma a deixar um espaçamento de 5cm entre as mudinhas. A safra atinge o ponto de colheita em dois meses. A colheita pode ser estocada a temperaturas frescas.

Com freqüência os nabos são atacados por pulgões, que podem ser controlados pulverizando-se as plantas com sulfato de nicotina.

As folhas do nabo constituem um excelente alimento. Apresentam um alto teor de vitaminas A, do complexo B e C. São saborosas, e suas fibras contribuem para regularizar o funcionamento intestinal.

Ferramentas pessoais