Neon Genesis Evangelion

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 18:15, 21 Outubro 2010 (editar)
Kheljudo06 (Discussão | contribs)
(Mangá)
← Ver a alteração anterior
Revisão de 18:20, 21 Outubro 2010 (editar) (undo)
Kheljudo06 (Discussão | contribs)
(Mangá)
Ver a alteração posterior →
Linha 494: Linha 494:
Título Original: 新世紀エヴァンゲリオン (Shin Seiki Evangerion) Título Original: 新世紀エヴァンゲリオン (Shin Seiki Evangerion)
-Autoria: Yoshiyuki Sadamoto+Autoria: Yoshiyuki Sadamoto[[Imagem:Nge9200.jpg|frame|right|Neon Genesis Evangelion]]
 + 
Lançamento: 02/1995 (em hiato) Lançamento: 02/1995 (em hiato)

Revisão de 18:20, 21 Outubro 2010

Neon Genesis Evangelion
Neon Genesis Evangelion


Neon Genesis Evangelion (em japonês: 新世紀エヴァンゲリオン Shin Seiki Evangerion?) é uma série de mangá japonês de várias edições Neon Genesis Evangelion (NGE) é uma série que marcou o segmento de animação japonesa (anime) nos anos 90. O enredo é considerado um dos mais complexos já criados para uma animação. A série enfoca temas diferentes que vão sendo abordados com o desenrolar da trama, começando com um clima mais leve e descontraído que vai se tornando mais e mais denso conforme a trama avança e os mistérios e acontecimentos da história a transformam, em seus episódios finais, em uma aventura psicológica a respeito das relações entre os seres humanos.


Conteúdo

Sinopse

Neon Genesis Evangelion
Neon Genesis Evangelion
Evangelion é uma série de ação de mecha apocalíptica que gira em torno de uma organização paramilitar chamada NERV, criada para combater seres monstruosos chamados Angels, utilizando mechas gigantes chamados Evangelions (ou EVAs). Estes mechas são pilotados por adolescentes, que por um mero acaso nasceram no ano do Segundo Impacto, sendo um deles o personagem principal, chamado Shinji Ikari. Com outros adolescentes que foram treinados para usar os EVAs (por serem compatíveis com os mesmos) e com a ajuda dos membros da NERV, eles tentam derrotar os Angels e evitar a destruição do mundo.





Personagens

Os personagens de Evangelion estão continuamente lutando com seus relacionamentos interpessoais, seus "demônios" internos, e traumas do passado, criando um complexo familiar de relacionamentos. Anno (criador da série) descreve o personagem principal, Shinji Ikari, como um garoto solitário, e convencido dele mesmo que as pessoas não precisam dele, mas também não comete um suicídio. Ele descreve Shinji e Misato Katsuragi como extremamente "fracos, fraquinhos e fracotes" e "indecisos" em suas atitudes, que são atitudes pouco positivas para classificar alguém como herói de uma história. Quando comparados com estereótipos de heróis, Shinji é caracterizado com o que tem mais força e emoção que por sorte de heroísmo ou bravura. Rei Ayanami e Asuka Langley Soryu, os outros protagonistas, tem falhas e dificuldades similares relacionando com outras pessoas. Os personagens de Yoshiyuki Sadamoto têm contribuído para a popularidade do Evangelion. Os designs atraentes de Sadamoto das 3 líders femininas, Asuka, Rei e Misato, líder por extremos preços de merchandise (especialmente de Rei, a "Premium Girl"), e eles tem sido imortalizados na comunidade dōjinshi, modelos de kit de garagem, e em subseqüente no anime (como Burst Angel).


Crianças

Rei Ayanami

Rei Ayanami
Rei Ayanami
Rei Ayanami (em japonês: 綾波レイ Ayanami Rei?) ou Ray Ayanami (na dublagem brasileira) é a Primeira Criança, designada como piloto do Evangelion Unidade 00, a unidade protótipo. Logo à primeira vista se nota que existe algo misterioso a respeito da garota.

Sempre quieta e contemplativa, Rei só se abre quando conversa com o Comandante Ikari. Eventualmente ela também desenvolve um relacionamento (que desafia quem tenta descrevê-lo) com Shinji, sacrificando-se perto do final da série para poupá-lo do ataque de um Anjo, pelo fato de ter descoberto que o amava. Eventualmente, descobre-se que ela é um clone dos restos da mãe de Shinji, Yui Ikari, feito por Kouzou Fuyutsuki, que foi seu orientador. Rei carrega a alma de Lilith, o Segundo Anjo (que deu origem à humanidade), mas suas cópias são usadas para o desenvolvimento do dummy plug.


Asuka Langley Soryu

Asuka Langley Soriyú
Asuka Langley Soriyú
Asuka Langley Sōryū (em japonês: 惣流・アスカ・ラングレーSōryū Asuka Rangurē?) é a Segunda Criança, designada para pilotar o Evangelion Unidade 02, a primeira unidade de produção. Ao contrário de Rei, introspectiva e calada, Asuka tem uma atitude auto-confiante, expansiva e barulhenta, e procura ser importante aonde quer que vá.

Ela tenta provar seu valor sendo a melhor piloto de Evangelion que existe. Mas essa máscara de confiança esconde uma personalidade frágil e insegura. Asuka presenciou o suicídio da própria mãe quando ainda era criança, depois de um acidente em um experimento com o Eva. Depois disso, ela jurou nunca mais depender de ninguém e viver sozinha para sempre. Com o decorrer da série, essa fragilidade se torna dominante e aos poucos Asuka vai perdendo o posto de melhor piloto para Shinji, levando-a a um ápice de depressão, perdendo totalmente a sincronia com o seu EVA é substituída por Kaworu Nagisa (último anjo) como novo piloto do EVA-02. Tem uma queda por Kaji, um ex namorado de Misato e está dividida entre Shinji e Kaji. Em The End of Evangelion, ela recupera a sincronia de seu EVA 02, mas é vencida pelo grupo de Evas da nova geração.


Shinji Ikari

Sinji Ikari
Sinji Ikari
Shinji Ikari (em japonês: 碇シンジ Ikari Shinji?) é o personagem principal. Inseguro e complexado, tem a tendência de se afastar das pessoas por temer a mágoa da separação. Sofre do chamado "Complexo do Porco-Espinho" (Taijin Kyōfūshō), que faz com que seu comportamento seja paradoxal, ao mesmo tempo ansiando pela proximidade das pessoas, e evitando essa mesma proximidade com medo de se machucar. É a Terceira Criança, designado como piloto do Evangelion Unidade 01, a unidade de testes.

É filho do comandante Gendo Ikari com Yui Ikari, uma das pesquisadoras-chefe do Projeto Eva. Presenciou o desaparecimento da própria mãe em 2004, durante um experimento com o Evangelion, mas era muito novo para lembrar do ocorrido. Foi abandonado pelo seu pai e acaba vivendo com seu professor (sensei) até seus 14 anos. É convocado pela NERV e chega exatamente durante o ataque do 3º Anjo, passa a morar com sua superiora Misato Katsuragi por não ter um bom relacionamento com o seu pai. No mangá ele tem uma personalidade ligeiramente diferente do anime, sendo menos depressivo e mais ativo. Tem uma grande amizade por Toji, que seria escolhida como quarta criança (quinta no mangá) e Kensuke, outro amigo de Shinji (no mangá recebe o posto de quarta criança) ao contrário do anime mas desenvolveu outros casos amorosos com Rei, primeiramente chegou até a ter atrito, mas chega a enxergar parte de sua falecida mãe, Asuka que primeiramente não se dava bem com ele, mas Asuka chega a ter outros sentimentos por Shinji do que apenas uma simples parceria e sempre falava "que ódio" e Misato, embora fosse mais velha que ele, chega a ter outros sentimentos por Shinji e o beija antes de Shinji adentrar no Eva.


Toji Suzuhara

Toji Suzuhara
Toji Suzuhara
Toji Suzuhara (em japonês: 鈴原トウジ Suzuhara Tōji?) é a Quarta Criança. Ele é um garoto forte e está constante conflito com Asuka. A irmã mais nova dele foi ferida na batalha entre o terceiro anjo, Sachiel e a Unidade 01 pilotada por Shinji Ikari. Ele se tornou piloto de Evagelion para sua irmã receber um tratamento melhor, porém seu Eva (Unidade 03) fica possuído pelo 13° anjo, Bardiel, deixando ele sem uma perna e um braço; no anime, sua situação não é mencionada, porém no mangá é especificado que ele morre. Ele no início, odiava Shinji por acabar ferindo sua irmã na luta, porém depois de vê-lo batalhando contra o 4° anjo, Shamshel, Toji começa a respeitar Shinji e eles viram amigos. No início da série, como Shinji, também tinha um caso amoroso com Hikari Horaki, que passa a paparicá-lo e também Hikari chega também a ter uma amizade com Asuka, embora Shinji, Toji e Kensuke odiasse a idéia pelo fato de Asuka ser esquentada e superior, que os próprios chegaram a odiar isso.



Kaworu Nagisa

Kaworu Nagisa
Kaworu Nagisa
Kaworu Nagisa (em japonês: 渚カヲル Nagisa Kaworu?) é a Quinta Criança e também o 17º Anjo. Tenta chegar até Adam com a ajuda do Eva-02 indo Shinji com o Eva-01 tentar impedi-lo. No fim descobre que afinal era Lilith e não Adam e pede a Shinji para o matar. Shinji mata-o arrancando-lhe a cabeça com o Eva-01.






Equipe Nerv

Gendo Ikari

Gendo Ikari
Gendo Ikari
Gendo Ikari (em japonês: 碇ゲンドウ Ikari Gendō), de nome verdadeiro era Gendo Rokubungi (六分儀ゲンドウ Rokubungi Gendō), que mudou para Ikari ao se casar com Yui Ikari.

Gendo tem um passado misterioso, e tem como tática manipular quem quer que seja, da maneira que for necessária, para atingir seus objetivos. Ele é o Comandante da NERV, sob ordens diretas do comitê SEELE, os arquitetos do Projeto de Instrumentabilidade Humana. Entretanto, logo a SEELE passa a mostrar objetivos diferentes sobre o Projeto. Gendo tem como principal objetivo rever Yui. E ao contrário que muitas pessoas pensam, Gendo ama Shinji mas tem medo de feri-lo. Por isso ele "rejeita" Shinji e se torna mais afetivo com Rei Ayanami. Essa afetividade, entretanto, mostrou o que esse amor é capaz porque Rei morreu 2 vezes sendo a terceira a final. Seu maior aliado é o Professor Futsyuki que no passado o detestava. O motivo dessa aliança é um mistério.




Kouzou Fuyutsuki


Kouzou Fuyutsuki
Kouzou Fuyutsuki
Kouzou Fuyutsuki (冬月 コウゾウ Fuyutsuki Kōzō) é o Comandante-Adjunto da NERV e braço direito de Gendo Ikari. Ele não gosta de Gendo, mas confiou coisas para ele durante a série.






Misato Katsuragi

Misato Katsuragi
Misato Katsuragi
Misato Katsuragi (em japonês: 葛城ミサト Katsuragi Misato) é a comandante de operações da NERV, responsável por todas as unidades Evangelion a serviço da NERV. Ela é a tutora de Shinji, e logo no primeiro episódio da série leva Shinji para morar em seu apartamento ao descobrir que ele moraria sozinho.

Ela é filha de um cientista famoso, que morreu durante o Segundo Impacto salvando-lhe a vida. Por causa disso, seu objetivo é exterminar todos os Anjos, pois ela os responsabiliza pelo Segundo Impacto e pela morte de seu pai. Além disso, ela também é o mais próximo que Shinji chega de ter uma família durante a série, uma vez que Gendo, pai dele, o rejeita. Mais tarde, Misato também admite em seu apartamento Asuka, a Segunda Criança, o que gera tensões devido à radical diferença de personalidade entre os três. Há uma espécie de "tensão sexual" subtendida entre Shinji e Misato durante toda a série (Principalmente porque os dois tem problemas parecidos, mas maneiras totalmente opostas de lidar com eles), mas nada acontece até o "beijo de adulto" no filme The End of Evangelion. Depois de seu envolvimento com Ryoji Kaji durante a série, ela descobre a verdadeira origem dos Evangelions e os motivos por trás do Segundo Impacto e da NERV. Durante a série, ele á promovida de capitã a major e tenente-coronel.




Ritsuko Akagi

Ritsuko Akagi
Ritsuko Akagi
Ritsuko Akagi (赤木 リツコ Akagi Ritsuko) é a cientista chefe da NERV, assume o lugar de sua mãe, Dr. Naoko Akagi, criadora do supercomputador MAGI.

Na faculdade conheceu Misato e Kaji e se tornaram amigos. Tem personalidade fria e racional. Assim como sua mãe, torna-se amante de Gendo Ikari.







Kaji

Ryoji Kaji
Ryoji Kaji
Ryoji Kaji (加持 リョウジ Kaji Ryōji) parece ser um agente triplo, trabalhando como um inspetor especial para NERV enquanto secretamente investiga NERV para o governo japonês e às vezes, aparentemente, usando Gendo Ikari e a SEELE para realizar seus propósitos. Durante a universidade, ele e Misato eram amantes, mas depois de ter o romance quebrado, eles vêem um ao outro novamente na frota da ONU junto com Unidade 02 e Asuka no Japão. Depois dele retornar a sede da NERV, Kaji e Misato reacendem seu romance seguindo um período de tensão e conflito, quando Misato confessa que ela terminou com ele porque percebeu que ele lembra seu pai.





Makoto Hyuga

Makoto Hyuga
Makoto Hyuga
Makoto Hyuga (日向 マコト Hyūga Makoto) é o Primeiro Tenente da NERV e um dos três principais técnicos de computadores sob as ordens dos Comandantes Ikari e Fuyutsuki no comando da Central Dogma, os outros sendo Aoba e Ibuki. Hyuga na primeira vez deu a impressão de ser algum nerd, lendo manga enquanto não passava o tempo, mas é um técnico bastante habilidoso. Seus pensamentos rápidos e bravura ajuda a salvar o quartel da NERV de um ataque feito por Matariel, e ele atuou com um espião para Misato, ajudando a obter informações secretas das máquinas da NERV.






Maya Ibuki

Maya Ibuki
Maya Ibuki
Maya Ibuki(伊吹 マヤ Ibuki Maya) é a Primeira Tenente da NERV e uma técnica de computadores que trabalha primeiramente com Ritsuko Akagi. Sua principal ação foi durante a batalha contra os Angels estando constantemente no monitor com as sincronizações dos pilotos dos EVAs e mandando vários comandos de emergências para os EVAs ordenados por Misato ou Gendo.





Shigeru Aoba

Shigeru Aoba
Shigeru Aoba
Shigeru Aoba(青葉 シゲル Aoba Shigeru) é o Primeiro Tenente da NERV e um técnico de computadores. As vezes é esteriotipado como um cabeça-dura, ele é niilista e toca guitarra(ele algumas vezes pode ser visto tocando air guitar). Um dos três técnicos que estão frequentemente na Central Dogma, seu personagem é explorado em toda a série.







Equipe Gehirn

Naoko Akagi

Naoko Akaji
Naoko Akaji
Naoko Akagi(赤木 ナオコ Akagi Naoko) foi mãe de Ritsuko. Ela foi a criadora do Sistema MAGI e formadora dos técnicos da GEHIRN. Naoko foi envolvida em um romântico relacionamento com o recente viúvo Gendo Ikari enquanto estava trabalhando na GEHIRN. Entretando, depois de Rei I ter chamado ela de "bruxa velha" e disse que Gendo chamava ela assim frequentemente, ela resolveu que ele tinha usado seus sentimentos para se dar bem. Nisso, Naoko teve um surto e estrangulou Rei até a morte e depois cometeu suicídio ou foi morta por um assassino desconhecido. Mais tarde, GEHIRN foi acabando aos poucos e a organização NERV foi formada no lugar.






Yui Ikari

Yui Ikari
Yui Ikari
Yui Ikari (碇 ユイ Ikari Yui) foi uma estudante de engenharia genética na Universidade de Kyoto, onde ela encontra seu futuro marido Gendo e seu mentor e amigo Kouzou Fuyutsuki. Mais tarde, ela entrou no Laboratório de Evolução Artificial UN (a futura GEHIRN) em Hakone, Japão, e participou integralmente no Projeto E. Ela serviu como teste para Contato Experimental da Unidade 01 em 2004, mas desapareceu durante o teste. Dada como morta, ela vive como uma alma residente dentro da Unidade 01.







Kyoko Zeppelin Soryu

Kyoko Zeppelin Soryu
Kyoko Zeppelin Soryu
Kyoko Zeppelin Soryu (惣流・キョウコ・ツェッペリン Sōryū Kyōko Tsepperin), mãe de Asuka, foi a cientista-chave na Divisão Alemã da GEHIRN (que mais tarde virará NERV) e a desenvolvedora da Unidade 02, o Primeiro Tipo Produzido(o segundo e terceiro de que posteriormente foram produzidos por dois americanos da NERV). Ela foi sujeira de um contato experimental com a Unidade 02, mas somente o aspecto maternal da alma com o Eva.










Outros personagens

Keel Lorenz


Keel Lorenz
Keel Lorenz
Keel Lorenz (キール・ローレンツ, Kīru Rōrentsu) é um lider da SEELE, representado como SEELE 01 nos monolitos. Entre suas muitas características e sua aparência antiga tem uma visão futurista durante a série. Pouco é revelado sobre ele, mas ele acredita obter um grande poder político na ONU. Em uma vez entre o Segundo Impacto e 2015, mais de seu corpo em torno do pescoço foram trocados por implantes cibernéticos. Ele usa um visor para ver, produzindo desenhos vistos que ele ainda tem olhos.



Kensuke Aida


Kensuke Aida
Kensuke Aida
Kensuke Aida (相田ケンスケ Aida Kensuke) é o melhor amigo de Toji. Quando sai sempre carrega sua filmadora para gravar tudo por onde passa, gosta muito de maquinas de guerra, como aviões de combate e navios. Um de seus passa tempos é acampar e participar de combates imaginários. Ele também gostaria de ser um dos pilotos dos EVAs




Hikari Horaki


Hikari Horaki
Hikari Horaki
Hikari Horaki (洞木 ヒカリ Horaki Hikari) é a aluna representate da classe que Shinji. Gosta de todos seus colegas, e é uma uma candidata desconhecida de pilotar um Eva. Ela frequentemente esta com ciclistas e com Toji, ela revela para Asuka que ela tem uma enorme paixão por Toji mas é impossível expressar seus sentimentos por ele. Ela aparece como uma unica amiga para Asuka. Depois da batalha contra Arael, Asuka vê Hikari e fica com ela por um tempo indeterminado. Durante um dia a tarde ela revela sua insegurança com Hikari, um testamento para sua amizade.



Pen Pen

Pen Pen
Pen Pen
Pen Pen (ペンペン Penpen) ou Pen², é um pingüim de uma nova raça geneticamente criada para viver em agua quente e é pinguim de estimação de Misato.







Personagens Secundários

Pai de Asuka

Pai de Asuka, perdeu custódia dela durante o divórcio, e a ganhou de volta depois do suicídio de Kyoko.

Madrasta de Asuka

Casada com o pai de Asuka depois do divórcio, acolheu Asuka depois do suicídio de Kyoko.

Boneca de Asuka

Uma boneca que Kyoko, mãe de Asuka, tratou como a verdadeira Asuka quando ela estava ficando insana. Quando Kyoko cometeu suicidio, ela "matou" a boneca.

Shiro Tokita

Líder do time do Projeto Jet Alone.

Outros membros do Conselho da SEELE Em complemento a Lorenz, o Conselho da SEELE tinha membros dos EUA, Reino Unido, França e Russia.

Personagens fora da Série

Mana Kirishima

Mana Kirishima
Mana Kirishima
Mana Kirishima (霧島 マナ Kirishima Mana) é personagem principal de Girlfriend of Steel (鋼鉄のガールフレンド, Kōtetsu no Gārufurendo?), um jogo que é baseado em um dos episódios da série. Ela aparece como uma estudante transferida para a escola de Shinji, e começa no interesse focado em Shinji e ciúmes de Asuka. Ela é piloto de outro fabricante de Evas, o Trident, que combate habilidades são algo que mais são compativeis nos Evangelions, a quem suportará uma semelhança em design comparado com o robô Jet Alone.



Outros personagens do Jogo Girlfriend of Steel

Musashi Lee Strasberg (ムサシ・リー・ストラスバーグ Musashi Rī Sutorasubāgu)

Keita Asari (浅利 ケイタ Asari Keita)

Esses dois garotos são pilotos-teste para o Trident ao lado de Mana Kirishima.


Mayumi Yamagishi

Mayumi Yamagishi (山岸 マユミ Yamagishi Mayumi) é uma nova personagem introduzida no jogo da Sega Saturn, Evangelion 2nd Impression. No jogo, é uma pessoa que devora livros quem tem de algum modo o núcleo de um Angel dentro de seu corpo. Ela entra na classe de Shinji e se tornam amigos, e gostam da história dos Evangelion que tem em comum, que é uma história escura (sua mãe aparentemente cometeu suicídio enquanto Mayumi era uma garota, muito igual a mãe de Asuka).


Diversos Técnicos da NERV

No jogo e no mangá de Shinji Ikari Raising Project (碇シンジ育成計画 Ikari Shinji Ikusei Keikaku), 3 novas mulheres que são técnicas da NERV são introduzidas:

Kaede Agano (阿賀野 カエデ Agano Kaede)

Satsuki Ooi (大井 サツキ Ōi Satsuki)

Aoi Mogami (最上 アオイ Mogami Aoi)

Anjos

Adam


Adam 1ºAnjo
Adam 1ºAnjo
O primeiro anjo.

O motivo dos ataques dos anjos somente a Tókyo-3 se explica pela simples frase dita pelo anjo Tabris (17º anjo, também conhecido como Kaworu Nagisa) no episódio "O mensageiro final" : "-Os que vêm de Adam, a ele devem retornar", ou seja, todos os anjos tinham a missão de retornar ao Adam, o que provavelmente acarretaria o Terceiro Impacto. Este anjo foi avistado na Antártida no ano de 2000, assim seguindo o Red Cross Book. Misato Katsuragi foi a única sobrevivente de uma expedição que procurava capturar Adam enquanto ele estivesse no estado de dormência e reduzi-lo para o estado embrionário. Porém algo deu errado, ocasionando uma grande explosão, conhecida como 2º impacto, que derreteu a Antártida, assim inundando grande parte do mundo.


Lilith


Lilith, 2ºAnjo
Lilith, 2ºAnjo
O segundo anjo.

É o ser de onde toda a vida teve origem. Em outras palavras, ela é um anjo caído ou a mulher de Adam (Adão), também chamada de Eva. Existem muitos mistérios sobre onde e como a NERV conseguiu obter a Lilith. Ela é vital para os EVAs séries - o seu sangue é o LCL e o seu corpo foi usado para criar Rei Ayanami e a Unidade 0-1. Ela é o meio para o processo do 3º Impacto. caso fosse destruída, a unidade 0-1 foi criada a partir dela como uma alternativa, num ova, Rei se funde ao anjo para ajudar Shinji que corria perigo, pois Shinji estava em perigo contra os Evas da nova geração e não sabia como se defender nessa situação. No anime, os únicos que restaram foi Shinji e Asuka na praia, o paradeiro de Rei e Lilith, ainda é desconhecido.


Sachiel


Sachiel,3ºAnjo
Sachiel,3ºAnjo
O terceiro anjo.

É tambem conhecido como Sashiel, é o primeiro anjo que aparece na trama, e também o primeiro que a NERV e os EVAs enfrentam. Tem imensos métodos de combate - os seus braços são duas garras com apenas três dedos. No centro de cada garra há uma pequena semi-esfera, que é capaz de disparar um laser mortal. Tem uma imensa força física e a habilidade de se auto-destruir.


Shamshel


Shamshei, 4ºAnjo
Shamshei, 4ºAnjo
O quarto anjo.

Lembra muito uma ostra gigante possuindo dois chicotes elétricos extremamente perigosos. Foi destruído quando a lâmina progressiva da Unidade 0-1 penetrou seu coração. Depois da batalha, os restos de Shamshel serviram como um espécime perfeito para a NERV embora o seu coração tenha sido danificado. Serviu de modelos para os motores N² vistos mais tarde nas EVAs séries 05-13.


Ramiel


 Ramiel,5º Anjo
Ramiel,5º Anjo
O quinto anjo.

É um diamante gigante que lança raios. Foi derrotado por Shinji usando toda a energia do Japão em seu SSDS proton Rifle


Gaghiel


Gaghiel,6º Anjo
Gaghiel,6º Anjo
O sexto anjo

É de forma aquática, atacou os navios da ONU em busca da forma embrionária de Adão. Foi derrotada por Asuka Langley Soryuu e Shinji Ikari, ambos na Unidade 02.


Israfel


Israfel,7ºAnjo
Israfel,7ºAnjo
O sétimo anjo.

Muito parecido com Sachiel, mas Israfel pode se dividir em dois. Ele foi derrodato por Shiinji na unidade-01 e Asuka na unidade-02 seguindo em sincronismo com a música que Misato escolheu.


Sandalphon


Sandalphon,8ºAnjo
Sandalphon,8ºAnjo
O oitavo anjo.

Estava adormecido no magma de um vulcão. A prioridade era a captura para estudos, porém, no meio da captura, Sandalphon acordou e foi ordenada a sua execução. Foi derrotado por Asuka Langley Soryuu, na Unidade 02.


Matariel


Matariel,9ºAnjo
Matariel,9ºAnjo
O nono anjo.

Tem a forma de uma aranha gigante com vários olhos. Ele tenta invadir a NERV abrindo um caminho com ácido. É derrotado por Shinji na unidade-01 com uma rajada de tiros e com um plano de Asuka na unidade-02 e Rei na unidade-00 que recuperou o rifle para Shinji.


Sahaquiel


Sahaquiel,10º Anjo
Sahaquiel,10º Anjo
O décimo anjo.

Conhecido como anjo cadente tinha um campo AT para impedir de ser visto por satélites. Foi derrotado por Shinji(EVA-01) Rei(EVA-00) e Asuka(EVA-02) usando o campo AT dos Evas para impedí-lo de cair.


Ireul


Ireul,11ºAnjo
Ireul,11ºAnjo
O décimo primeiro anjo

Em formato de vírus de computador, atacou o Magi. Foi derrotado por um programa criado por Ritsuko Akagi.


Leliel


Leliel o 12ºAnjo
Leliel o 12ºAnjo
O décimo segundo anjo

Através de um Mar de Dirac, absorveu a Unidade 01 e Shinji Ikari. Através do modo Berserker, a Unidade 01 escapou e derrotou o anjo.


Bardiel


Bardiel o 13ºAnjo
Bardiel o 13ºAnjo
O décimo terceiro anjo

A chegar a tokyo-3, dentro do eva-03 que seria pilotado por Toji, a quarta criança. No seu combate contra as unidades 00 e 02, venceu sem muito esforço causando a perda do braço do eva-00. Shinji, por saber que havia um piloto dentro da unidade 03, não consegue atacar e por esse motivo, seu pai aciona o plug falso que literalmente deixa o eva-03 em pedaços, mas Shinji fica horrorizado ao ver que seu piloto era o Toji, forçando a tomar uma atitude que acabaria com a NERV, na batalha contra Zeruel, o EVA 01 toma consciência e só passaria a aceitar Shinji, rejeitando Rei e o plug falso.


Zeruel


Zeruel,14ºAnjo
Zeruel,14ºAnjo
Décimo quarto anjo

Ele arranca os braços e a cabeça da unidade 02 e deixa a unidade 00 gravemente danificada após um ataque kamikaze. É derrotado por Shinji na unidade 01 que sofre a perda de um braço e a destruição das plaquetas de restrição, o que acaba expondo a parte organica do EVA.


Arael


Arael,15ºAnjo
Arael,15ºAnjo
O décimo quinto anjo, contaminou a mente de Asuka Langley Soryuu, perdendo a sincronização com seu Eva. Foi derrotado por Rei Ayanami na Unidade 00 com a Lança de Longinus.


Armisael


Armisael,16ºAnjo
Armisael,16ºAnjo
O décimo sexto anjo

Contaminou as Unidades 00 e 01. Para salvar Shinji Ikari, Rei Ayanami se sacrificou para destruí-lo. Foi derrotado por Rei Ayanami, na Unidade 00.


Tabris


Tabris, a 5ª criança e o 17ºAnjo
Tabris, a 5ª criança e o 17ºAnjo
Kaworu Nagisa, a quinta Criança, é na verdade o décimo sétimo anjo. Foi enviado à Terra com o objectivo de desencadear o 3° Impacto e destruir a Humanidade. Tabris tornou-se amigo de Shinji e este último, na hora do confronto, não teve outra escolha senão matar Kaworu, para o bem da Humanidade.


Humanidade (Lilim)


Lilim 18ºAnjo
Lilim 18ºAnjo
No fim da série é mostrado que o décimo oitavo anjo é a própria humanidade como um todo formando o anjo denominado Lilim.

Mangá

Existem quatro séries em mangá, todas publicadas pela Kadokawa Shoten:


  • Neon Genesis Evangelion

Título Original: 新世紀エヴァンゲリオン (Shin Seiki Evangerion)

Autoria: Yoshiyuki Sadamoto
Neon Genesis Evangelion
Neon Genesis Evangelion


Lançamento: 02/1995 (em hiato)

Volumes: 12

  • Neon Genesis Evangelion: Angelic Days
    Neon Genesis Evangelion
    Neon Genesis Evangelion

Título Original: 新世紀エヴァンゲリオン 鋼鉄のガールフレンド2nd (Shin Seiki Evangerion Kōtetsu no Gārufurendo 2nd)

Título Alternativo: Neon Genesis Evangelion: Angelic Days

Autoria: Hayashi Fumino

Lançamento: 11/2003

Volumes: 06 (concluída em 2005)

  • Neon Genesis Evangelion: Academic Record of Heaven's Descent

Título Original: 新世紀エヴァンゲリオン 学園堕天録 (Neon Genesis Evangerion: Gakuen Datenroku)

Autoria: Min Min

Lançamento: 10/2007

Volumes: 04 (concluída em 2009)

  • Neon Genesis Evangelion: Shinji Ikari Raising Project (título da versão americana)

Título Original: 新世紀エヴァンゲリオン 碇シンジ育成計画 (Shin Seiki Evangerion: Ikari Shinji Ikusei Keikaku)

Autoria: Takahashi Osamu

Lançamento: 06/2005

Volumes: 10 (ainda em publicação)

No Brasil, apenas Neon Genesis Evangelion e Neon Genesis Evangelion: The Iron Maiden 2nd foram lançados até o momento, ambos pela Editora Conrad.

Anime

Do período de 1984 para o lançamento de Evangelion, o mais e tão esperado anime tem um estilo meio distanciado para um estilo popular de anime. Por exemplo, Hayao Miyazaki's My Neighbor Totoro (1988), e Kiki's Delivery Service (1989) foram ambos obras de baixo rendimento, enquanto Akira (1988) foi influenciado por revistas de desenho americanas. O diretor Mamoru Oshii tem dito que, em outras palavras de Hiroki Azuma, ninguém procurou assistir um anime que todo mundo gosta. Evangelion, entretanto, mostra o reverso disto. É totalmente em volta do estilo mecha de anime, e em particular mostra uma larga influência de Yoshiyuki Tomino's Space Runaway Ideon; particularmente, as cenas de The End of Evangelion que são claras homenagens para o último filme da série de Ideon. Para Evangelion, foram feitos 26 episódios produzidos pelo estúdio Gainax sob direção de Hideaki Anno. A série é composta por 26 episódios de televisão, exibidos originalmente entre 4 de Outubro de 1995 e 27 de Março de 1996. Em 2003, o anime ganhou uma nova versão, com algumas melhorias na animação, cenas novas (director cut) e um enxugamento na trilha sonora, chamando-se "Evangelion Renewal". No Brasil, a versão original (1996) foi exibida pelos canais Locomotion e NGT (nesta última, de forma não-oficial), com áudio dublado pelo estúdio Mastersound, e teve sua versão "renewal" (2003) exibida pelo canal Animax, com nova dublagem feita pelo estúdio Álamo. Com exceção da NGT, canal UHF de fraca distribuição, os canais são de Tv por assinatura. Ao contrário de outros países da América do Sul, que exibiram o anime em Tv Aberta.


Episódios

  • 001 - O ataque dos Anjos
  • 002 - Teto não familiar
  • 003 - O telefone que jamais toca
  • 004 - O dilema do ouriço
  • 005 - Rei, além de seu coração
  • 006 - Confronto em Tokyo-3
  • 007 - A criação humana
  • 008 - Asuka ataca
  • 009 - Dancem como se quisessem vencer!
  • 010 - Inferno de magma
  • 011 - Na escuridão silenciosa
  • 012 - O valor de um milagre é…
  • 013 - Invasão do Anjo
  • 014 - SEELE, lugar para a alma
  • 015 - Mentira e silêncio
  • 016 - Doença até a morte
  • 017 - A 4ª Criança
  • 018 - O julgamento da vida
  • 019 - A luta de um homem
  • 020 - Forma da mente, forma do homem
  • 021 - O nascimento da NERV
  • 022 - Pelo menos seja humano
  • 023 - Lágrimas
  • 024 - O mensageiro final
  • 025 - O fim do mundo
  • 026 - A fera que gritou “eu” no coração do mundo


Trilha Sonora

Tema de Abertura

Tema de Encerramento


Predefinição:Vídeos



Predefinição:Links Externos

Ferramentas pessoais