Nikkeypedia:Coisas a não fazer

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)

Nikkeypedia (Discussão | contribs)
(New page: A Nikkeypédia é um projeto colaborativo. O que isto significa, obviamente, é que só funciona se '''você''' colaborar construtivamente no seu desenvolvimento. Para que isso aconteça, ...)
Ver a alteração posterior →

Revisão atual

A Nikkeypédia é um projeto colaborativo. O que isto significa, obviamente, é que só funciona se você colaborar construtivamente no seu desenvolvimento. Para que isso aconteça, há algumas normas de conduta a ter em atenção, que devem ser lidas por todos. O que se segue não dispensa a consulta das normas de conduta, mas é um resumo rápido dos erros mais freqüentes e do motivo pelo qual são erros.

Conteúdo

[editar] Coisas a não fazer na Nikkeypédia

[editar] Nunca copie para a Nikkeypédia material de outras fontes

Exceto se se tratar de material no domínio público ou se tiver a autorização expressa do autor, nunca copie para a Nikkeypédia material de outras fontes. O motivo é simples: os direitos de autor estão defendidos por legislação adotada por todos os países do mundo, e se um autor se sentir lesado pode solicitar a eliminação do artigo à Nikkeypédia, o que pode afetar o projeto.

Note no entanto que o que está protegido por direitos de autor é a expressão artística da informação e não a própria informação. O que isto significa é que você pode utilizar a informação obtida de fontes exteriores desde que a expresse pelas suas palavras. Ou seja: não pode copiar os textos, mas pode reutilizar a informação neles contida.

[editar] Não use imagens colocadas em servidores externos

As imagens colocadas em outros servidores não estão, muito provavelmente, no domínio público e por isso o seu uso é ilegal e incompatível com a licença da Nikkeypédia. Além disso, quem usa imagens que estão em outros servidores está usando lagura de banda de terceiros e prejudicando-os. As imagens usadas na Nikkeypédia devem ser adicionadas previamente ao servidor da Nikkeypédia.

[editar] Não apague: corrija e acrescente

Salvo em casos de violação de direitos de autor, nunca deve apagar informação com que não concorde. Em vez disso, corrija-a e complete-a e, caso lhe pareça que a alteração que se propõe fazer possa levantar polêmica, proponha-a primeiro na página de discussão do artigo em questão.

Isto não significa, naturalmente, que não possa (e deva) mover informação que pense que fica melhor noutro local, ou em página própria.

Também não discuta na própria página dos artigos. Para as discussões existe uma página própria.

[editar] Nunca faça proselitismo

Não utilize a Nikkeypédia como tribuna para as suas crenças pessoais. A Nikkeypédia é uma enciclopédia, e portanto deve ser receptáculo de informação o mais objetiva possível (veja Imparcialidade Nikkeypédia). Artigos propagandísticos não são bem-vindos e é bom que tenha consciência de que o seu texto propagandístico acabará, mais tarde ou mais cedo, por ser profundamente alterado pelos outros utilizadores, transformando-se em algo que você talvez não gostaria de ler.

Por isso, pense bem várias vezes antes de colocar na Nikkeypédia textos abertamente parciais.

[editar] Não faça experiências nas páginas normais

Para quê estragar o trabalho dos outros editores, ou criar páginas sem conteúdo, só para fazer experiências?

[editar] Não faça publicidade

Não utilize a Nikkeypédia para publicitar os seus produtos, os seus serviços, as suas páginas na web preferidas ou o seu canal de IRC. A Nikkeypédia é uma enciclopédia, não é uma página de anúncios. Anunciantes que usam a Nikkeypédia para publicitar os seus produtos estão abusando da enciclopédia e prejudicando o projeto porque aumentam a razão sinal/ruido. É muito importante para a credibilidade do projeto que um visitante da Enciclopédia encontre apenas artigos relevantes.

[editar] Não crie páginas de opinião

Sendo uma enciclopédia, os artigos da Nikkeypédia devem conter fatos. As pessoas que consultam enciclopédias estão interessadas essencialmente em fatos. Caso você esteja interessado em publicar as suas opiniões utilize o metawiki.

Claro que em alguns artigos é necessário escrever sobre opiniões. Mas nesse caso, você não deve publicar as suas opiniões, mas apenas as opiniões de autoridades na matéria ou de correntes de opinião importantes. Estas opiniões devem ser sempre atribuídas aos seus autores de acordo com o Imparcialidade na Nikkeypédia.


[editar] Não crie entradas de dicionário

A Nikkeypédia não é um dicionário. A Nikkeypédia deve compilar o conhecimento sobre a Cultura Nipo-Brasileira. Por isso, não devem ser criadas páginas que se limitam a explicar o significado de uma palavra. Nem todas as palavras correspondem a uma área do conhecimento. Por exemplo, a Nikkeypédia não deve ter nenhuma entrada sobre olhar, olhou, ver ou visualizar, mas deve ter um artigo sobre Undokai. E o conteúdo de uma página não deve ter o formato de um dicionário. Os artigos da Enciclopédia de Nikkeypédia devem seguir o livro de estilo

[editar] Não assine os seus textos

Como qualquer texto da Nikkeypédia pode ser alterado por qualquer outra pessoa, e isso é inevitável que aconteça, cada artigo da Nikkeypédia acaba por ter vários autores. Estes autores ficam guardados na base de dados automaticamente, desde que o autor esteja registrado. A lista de autores de cada artigo podem ser consultada no seu histórico. Por estes motivos, não assine as suas contribuíções no artigo.

Ferramentas pessoais