Nikkeypedia:Livro de Estilo

De Nikkeypedia

Revisão de 22:03, 25 Agosto 2007; Nikkeypedia (Discussão | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão actual (dif) | Versão posterior → (dif)


Este Livro de Estilo (também chamado de Folha de Estilo) deve ser utilizado como referência para uniformizar os artigos da Nikkeypédia: é um guia de estilo. As regras propostas não são obrigatórias. Há várias boas formas de se fazer algo, mas se todos fizerem da mesma forma a Nikkeypédia tornar-se-á muito mais fácil de consultar, manter e expandir. Em vista disso, a seguinte citação do Manual de Estilos merece atenção:

Regras e regulamentos como estes, no assunto em questão, não podem ser dados com a rigidez de uma lei talhada em pedra. São adequadas para o caso médio, e devem ser aplicadas com certo grau de elasticidade.

A redação clara, informativa e imparcial é sempre mais importante que a apresentação e a forma. Não se requer que os autores sigam todas ou alguma destas regras: a graça da edição wiki é que não se requer perfeição. Os editores que fazem copy-edit vão se encaminhar a este manual e gradualmente serão feitas páginas que se ajustam a este guia, ou este guia será mudado para o mesmo efeito.

Contribuidores, notem que, por ser este documento considerado política, mudanças significantes ou substantivas devem ser discutidas antes na página de discussão, ou serão removidas.


Conteúdo

[editar] Título dos artigos

A escolha do título para um artigo é o primeiro passo na criação de um novo conteúdo da Nikkeypédia. Preferencialmente, o título deve descrever o assunto a tratar de forma sintética e sem ambiguidade. O uso de maiúsculas e minúsculas num título deve conformar-se à norma ortográfica em vigor. Quando o texto de um artigo tem uma ligação interna para outro (por ex: Fëanor era um [[elfo]]), tenha em consideração que, caso o artigo ligado não exista ainda, esse nome será usado para o criar.

[editar] Parágrafo introdutório

Todos os artigos devem ter um parágrafo introdutório, no qual se define brevemente e se contextualiza o assunto a ser tratado. Este parágrafo pode se tornar em dois ou mais quando necessário. Neste parágrafo introdutório deve estar indicado o título do artigo em negrito, de preferência no início da primeira linha e o contexto deve ficar claro logo nas primeiras palavras. Veja o exemplo do artigo Anões:

Em um grande salão sob as montanhas da Terra-média Aulë, o Ferreiro dos Valar, moldou os Sete Pais dos Anões durante as Eras da Escuridão, quando Melkor e seus servos malignos em Utumno e Angband mantinham o poder sobre toda a Terra-média. Por isso Aulë fez os Anões robustos e fortes, não afetáveis por frio e fogo, e a mais vigorosa das raças que se seguiram. Aulë conhecia o grande mal de Melkor, então fez os Anões teimosos, indomáveis e persistentes no trabalho e emergências. Eram bravos na batalha e seu orgulho e vontade não podiam ser quebrados.

Se o título do artigo tiver outra denominação possível e as duas podem ser utilizadas uma no lugar da outra sem perda de sentido para ninguém, então cada um das formas deve aparecer em negrito, preferencialmente ligadas pelo termo ou:

Exemplo: A raça Noldor é uma das raças élficas mais conhecidas ...


[editar] Ligações internas

Ao escrever sobre qualquer assunto para a Nikkeypédia os nomes, palavras, ou frases que você considera que devam ser referidos como informação adicional deverão ser colocados entre dois colchetes retos (antes e depois do nome, palavra ou frase) de maneira que se criem ligações internas desse nome, palavra ou frase no artigo que está a editar para um outro artigo com esse título.

Exemplo: Tolkien foi professor de [[Oxford]].
Resultado: Tolkien foi professor de Oxford.

O uso das ligações internas para outros artigos é encorajado. Use-as em todas as palavras e termos em que a consulta do artigo ligado ajude na compreensão ou aprofunde o artigo que está a editar. No entanto, um excesso de ligações internas numa página tem um efeito inestético, por isso não abuse delas. Nomeadamente, não coloque uma ligação em todas as ocorrências de uma palavra: basta ligar a primeira.

As ligações internas que seguem a convenção de nomenclatura têm maior probabilidade de ligarem a artigos já existentes, mas se ainda não existir um artigo sobre esse assunto, torna mais provável a criação de um artigo com nome correto por futuros editores. Tente criar as ligações com precisão. Se o artigo para o qual você quer criar a ligação ainda não existe, faça uma pequena busca para verificar: pode ocorrer que o nome do artigo seja ligeiramente diferente do que o que você digitou.

Muitas vezes o título do artigo não é o mais adequado para incluir como ligação interna. Nesses casos, é possível indicar um texto alternativo que será apresentado no artigo, mantendo a ligação o mesmo destino. Isso se faz escrevendo o texto alternativo após o título da ligação interna, separado por uma barra vertical (|).

Exemplo: Orodruin ficava na [[Mordor|terra negra]]
Resultado: Orodruin ficava na terra negra

Tenha em atenção que o nome usado para a ligação interna deve ser suficientemente claro para que o leitor perceba do que trata sem ter que seguir a ligação. Nunca use coisas como "clique aqui" para o texto de uma ligação interna - isto não fornece informação nenhuma. O texto da ligação deve evidenciar ser o assunto tratado no artigo ligado.

Correto: Consulte mais inforamações sobre Fëanor.
Errado: Para ver mais informações sobre Fëanor, clique aqui.

Um "truque" que pode ser usado para poupar trabalho na escrita de artigos é compor a ligação acrescentando um sufixo, o que é útil para a maioria dos plurais (e não só).

Exemplo: O povo dos [[orc]]s foi sendo dizimado aos poucos
Resultado: O povo dos orcs foi sendo dizimado aos poucos

[editar] Títulos das seções do artigo

Para dividir um artigo em seções, coloque o título da seção entre dois sinais de igual, como em: ==Esta é a primeira seção==.

Para fazer uma subseção, use ===Texto=== para o segundo nível e ====Texto==== para o terceiro.

Com os títulos formatados desta forma, o índice do artigo é gerado automaticamente. As secções são automaticamente numeradas para os utilizadores com essa definição ativada, e as palavras usadas nos títulos das seções têm maior relevância nas pesquisas (buscas). Os títulos também ajudam os leitores, partindo o texto e delineando o artigo.

Seguem-se algumas normas para a formatação de seções.

  1. À semelhança dos nomes dos artigos, use maiúsculas apenas na primeira letra da primeira palavra ou em nomes próprios.
  2. Evite fazer ligações dentro dos títulos das seções.
Dependendo das definições, alguns utilizadores podem não os ler claramente. Recomenda-se antes colocar a ligação na primeira frase imediatamente a seguir ao cabeçalho.
  1. O abuso de subtítulos deve ser evitado, pois faz o artigo parecer desordenado.
Parágrafos curtos e frases soltas geralmente não garantem o seu próprio subtítulo.
Apenas nestas circunstâncias, quando não houver texto suficiente para justificar uma seção ou subseção, é preferível usar texto em negrito ou outras marcas dentro de uma secção em vez de subtítulos.

[editar] Legendas

Por regra, as fotografias e os gráficos devem ter legendas. No entanto, a legenda pode ser omitida se a própria imagem contiver uma legenda ou se for uma óbvia representação do tema do artigo.

[editar] Seção Ver também

[editar] No final de subseção

Conforme foi dito acima, quando um artigo é curto e não tem seções, referências a outros artigos que não tenham sido incluídas no texto como ligações internas devem ser apresentadas no fim do artigo, precedidas pela introdução "Ver também:" Esta norma deve ser também usada quando o artigo tiver várias seções e a chamada de atenção se aplica apenas a uma seção específica. Neste caso deve ser colocado no final da seção a que diz respeito.

Exemplo de como digitar:
'''Ver também''': [[Condado]], [[Bilbo Bolseiro]]
Resultado:

Ver também: Condado, Bilbo Bolseiro

[editar] Como subseção própria

Por outro lado, se os artigos são longos e incluem seções e as referências dizem respeito ao artigo todo e não apenas a uma seção, devem ser listadas no final do artigo numa seção dedicada, intitulada "Ver também".

Esta seção deve aparecer antes da seção "Links externos", caso essa seção exista (se não existir deve, obviamente, ficar no fim do artigo). Não devem ser incluídas na seção "Ver também" ligações que já tenham sido incluídas no texto do artigo.

Exemplo de como digitar:
=={{Ver também}}==
* [[Condado]]
* [[Bilbo Bolseiro]]
O resultado será:

Ver também


Em certas situações pode ser preferível incluir uma referência a uma ligação num ponto específico do artigo, por exemplo em casos em que parte do texto foi movido para um novo artigo, ou quando outro artigo pode ser essencial para a compreensão do assunto. Nestes casos, deve ser incluído um texto, de preferência no início da seção, chamando a atenção para a ligação interna.

Exemplo: ''Para mais detalhes veja o artigo sobre a [[Guerra do Anel]]''
Resultado: Para mais detalhes veja o artigo sobre a Guerra do Anel

[editar] Links externos

A Nikkeypédia não é uma coleção de referências para páginas externas. Artigos só com links são muito mal vistos. No entanto, os artigos devem ser complementados, sempre que possível, com links para outras páginas da Web.

Uma ligação para uma página externa pode ser composta de duas formas:

  1. Para apresentar por extenso o texto da ligação, basta escrever o URL.
    Exemplo: http://www.nikkeyweb.org.br
    Resultado: http://www.nikkeyweb.org.br
  2. Para substituir o URL por um texto mais adequado, escreve-se o URL e o texto que se deseja apresentar, tudo entre parêntesis retos.
    Exemplo: [http://www.nikkeypédia.org.br]
    Resultado: a Nikkeypédia

O URL deve começar com http:// ou outro protocolo, como ftp:// ou news://.

Alguns URLs são pouco estéticos e dão pouca informação sobre o seu conteúdo. Nesse caso é preferível que apareça um título com maior significado.

Exemplo: [http://www.lothlorien.com.br site da Lothlórien] é mais legível que http://www.lothlorien.com.br site da Lothlórien
Resultado: [1] é mais legível que http://www.lothlorien.com.br

E, caso se pretenda que apareça o URL, deve-se apresentá-lo o mais simples possível, de forma a ligar à página pretendida. Nomeadamente remova o index.html<code> no exemplo acima.

A "versão imprimível" da página apresenta todos os URL por completo, incluindo aqueles a que foi acresentado um título, por isso nenhuma informação se perde.

[editar] URLs como notas de pé de página

Sem o texto opcional, uma referência externa aparece como uma nota de pé de página.

Exemplo: <code>Bem-vindo à Nikkeypédia [http://www.nikkeypedia.org.br]
Resultado: Bem-vindo à Nikkeypédia [2]

[editar] Localização dentro do artigo

Este formato pode ser usado paraincluir uma referência URL inline dentro do texto quando necessário.

Exemplo: Um bom exemplo de uma comunidade cooperativa na Internet é a [http://www.nikkeypedia.org.br Nikkeypédia, uma enciclopédia em código aberto].
Resultado: Um bom exemplo de uma comunidade cooperativa na Internet é a Nikkeypédia, uma enciclopédia em código aberto.

No entanto, na maior parte dos casos é preferivel agrupar todas as ligações externas no fim do artigo sob o título ==Ligações externas==

[editar] Websites estrangeiros

É preferível que as páginas externas referenciadas sejam em língua portuguesa. No entanto, quando achar conveniente incluir ligações para páginas em outras línguas, tenha o cuidado de referir após a ligação qual a linguagem em que a página está escrita.

Exemplo: nikkeypedia, site sobre Cultura nipo-brasileira e suas obras (em português)




[editar] Tipos de Arquivos/Ficheiros

Se o link não for para um arquivo/arquivo HTML, mas para um arquivo (por exemplo um *.pdf ou *.jpg, deve colocar-se essa informação para que o utilizador decida se quer abrir ou fazer o download em primeiro lugar.

[editar] Tamanho dos Arquivos/Ficheiros

Para links com arquivos grandes (por exemplo, um HTML com imagens embutidas), é útil assinalá-lo com uma nota, permitindo desse modo a quem tenha uma conexão lenta a opção de usar ou não.

No momento a Nikkeypédia não está fazendo/aceitando uploads, portanto, desconsidee essa norma.




[editar] Abrindo a seção Ligações externas

Importante: A seção "Ligações externas" deve estar sempre no final do arquivo, depois da seção "Ver também", quando esta existir. E mesmo que você tenha apenas um link para indicar, ainda assim use a chamada da seção no plural: "Ligações externas".

Exemplo de como digitar:
=={{Ligações externas}}==
* [http://www.nikkeypedia.org.br ''nikkeypedia'']
* [http://www.nikkeypedia.org.br Nikkeypédia]
O resultado será:

Ligações externas


[editar] Normas de escrita

[editar] Cargos

Nota: Existem ainda algumas dúvidas sobre esta norma, ver a página de discussão

Palavras representando cargos, como "rei" e "regente", são grafadas com iniciais maiúsculas quando usadas como cargo, mas escrevem-se com iniciais minúsculas quando usadas genericamente. Mais precisamente, se o nome do cargo fizer parte do sujeito, deve ser escrito como nome próprio.

Exemplo 1: O Rei de Gondor é Aragorn II.
Exemplo 2: Isildur foi rei de Gondor.


[editar] Pontuação

Na maioria dos casos basta seguir as regras de pontuação de português. Há no entanto alguns casos particulares dignos de nota.

  • Sempre que incluir citações, escreva o texto entre aspas duplas ("). Convém usar sempre aspas duplas em vez de simples (') por uma razão técnica: qualquer texto colocado entre aspas simples, por exemplo 'qualquer coisa', apenas aparece nas pesquisas efetuadas com Busca se as aspas forem também incluídas na pesquisa. Por outro lado, as aspas duplas ficam normalmente mais visíveis.
  • Ao escrever textos citados, inclua a pontuação dentro ou fora das aspas, consoante o sentido do texto.
Exemplo 1: Gandalf disse que "o Anel irá ser destruído". (citação de parte da frase)
Exemplo 2: O jornalista disse, "O Anel irá ser destruído." (citação da frase completa)
  • Em citações, para indicar que um texto foi omitido, utilize reticência entre parêntesis, assim: "(...) falou para a dona Maria. (...) quem sabe ninguém percebeu."
  • Para manter a uniformidade dos artigos e evitar complicações, use apenas aspas duplas e simples ( " e ' ). Não use aspas "bonitas" ou invertidas ( ‘ ’ “ e ” ). Se estiver a transpor texto de um processador de texto, lembre-se de desligar a função de inserir aspas "inteligentes".
  • Por uma questão de padrão e estética, utilize sempre um espaço em branco após cada pontuação. Por exemplo: "O hobbit andava, corria e pulava! Coitado; até que caiu." Não coloque espaço antes da pontuação nem mais de um espaço após ou entre uma palavra e outra, assim por exemplo: "O hobbit andava , corria e pulava! Coitado; até que caiu ."
  • No caso de parêntesis e aspas, utilize um espaço antes de abrir e outro após fechar, como por exemplo: "Chamavam-no de 'pato' (o hobbit feliz)." Não use espaços deste modo: "Pippin ( o garoto )".
  • Utilize sempre a primeira letra de uma palavra em maiúscula após cada ponto final ou no início de um parágrafo, como por exemplo: "Andou. Pulou. Caiu."
  • Frases entre aspas inicie com maiúscula quando é um exemplo, uma citação ou a fala de alguém (de forma direta), e minúsculas em qualquer outro caso. Como por exemplo:
    • E disse-lhes Frodo: "O céu é azul".
    • O ladrão era conhecido como "o pequeno malandro".
    • Merry gosta de dizer que "quem pula de árvore em árvore é macaco".
    • Sam disse: "Eu gosto de andar."
  • Para travessões utilize três hífens (---). Como por exemplo ao escrever um diálogo ou fazer uma observação no meio de uma frase, deste modo: "o delegado --- e ninguém sabia disto --- andava armado." Normalmente se utiliza o travessão para dar ênfase à observação, e vírgula quando essa ênfase não é necessária. --- Utiliza-se também o travessão para separar um parágrafo em duas ou mais partes, sem ter que criar um novo parágrafo. Pode-se usar também &mdash; (—) ou &ndash; (–).
  • Evite o uso exagerado de reticências, como por exemplo: "O hobbit andou... Pulou... Correu..." Use apenas quando for relevante.
  • Em listas de itens, utilize ponto-e-vírgula (;) em cada item e um ponto final no último item, ou use ponto final em todos os itens, como por exemplo:
    • Item A;
    • Item B;
    • Item C.
ou
    • Item A.
    • Item B.
    • Item C.
  • Evite utilizar conjunto de pontuação como: "!!!", "!!", "?!", "!?" etc.
  • O uso de vírgula antes do "etc." é opcional. Não utilize reticências após o "etc.", como por exemplo:
    • Errado: "Eu vou levar água, bolacha etc..."
    • Adequado: "Eu vou levar água, bolacha etc."

[editar] Números, datas e quantias

Num texto enciclopédico, deve-se evitar representar alguns números com seus respectivos algarismos. Por exemplo:

    • Errado: "o Anel passou mais de 500 anos sem ser descoberto..." ou "Quando tinha 8 anos de idade sua família...".
    • Adequado: "o Titanic passou mais de um ano sendo equipado..." ou "Quando tinha oito anos de idade sua família...".

Esta regra é aplicada para os números cujas formas por extenso limitam-se a uma só palavra (de um, dois, três, doze, quinze, trinta, setenta, mil). Obviamente, por uma razão de clareza, para números como 25, 337 ou 2.586 usa-se sua anotação em algarismos. Alguns manuais de redação ou estilo aconselham que os números a partir de 11 (inclusive) sejam escritos em algarismos, à exceção de cem e mil.

Ademais, os números que superam o milhar são, no padrão da língua portuguesa, separados por um ponto como em "O exército continha 10.000 orcs". As vírgulas são reservadas para representar números quebrados (não inteiros) como em "2,4 orcs para cada homem lutando". Em número fracionários, use-se sempre a notação por extenso: "um terço do reino" e não "1/3 do reino". Nunca deve ser colocado o número zero antes de números inteiros.

As quantias monetárias devem ser expressas de acordo com a regra geral para números e não devem ser precedidas por siglar da unidade monetária. Por exemplo:

    • Adequado: "Levava dez mil peças de ouro na bolsa"
    • Errado: "Levava 10.000 peças de ouro na bolsa".

As datas devem sempre ser escritas desta forma [[21 de maio]] de [[1957]] e nunca 21/05/1957, 21-5-1957 ou qualquer outra combinação. Visto que o número zero não deve ser usado antes de números inteiros deverá escrever-se [[9 de maio]] e não [[09 de maio]].

Os anos devem ser sempre escritos sem pontos no milhar: [[2006]] e não [[2.006]]. As eras deverão ser escritas em numeração romana, tal como em Século XIX, com "Era" escrito com a inicial maiúscula. Assim sendo: Era I, Era II etc.

[editar] Termos em outras línguas

De preferência, em termos de outras línguas que não o português, utilize a formatação itálica. Assim: "Sempre faça backup."

  • Para garantir a consistência dos artigos, se num artigo for usada uma dada norma ortográfica, essa deve ser mantida em todo o artigo. Isso quer dizer que se num artigo se escrever "projeto" deve ser essa a forma usada para todo o artigo.
  • Sempre que palavras no título de um artigo possam ser escritas de duas ou mais variantes da norma do Português, devem ser criadas as remissões correspondentes.
  • Os nomes próprios podem manter sua grafia original.
  • Se houver grafia dupla no nome de um artigo, deve haver uma página de remissão para acomodar a outra variante, como com Bolseiro e Baggins ou, se possível, deve ser escolhido em alternativa um sinônimo.
  • Se tudo mais falhar, pense em seguir a ortografia do autor do primeiro contributo para o artigo (mas não do esboço). Procure identificar a norma gráfica através duma palavra com grafias dupla no artigo ou no título.
  • Se uma palavra ou frase é geralmente vista como correta e outra é geralmente vista como incorreta, prefira a primeira.

[editar] Referências a palavras

Sempre que uma palavra for usada no texto como referência à própria palavra, deve ser escrita em itálico. O mesmo se aplica no caso de nos referirmos a letras.

Exemplo 1: Greenleaf é um termo originado da junção das palavras inglesas green e leaf.
Exemplo 2: Geralmente, G indica Gandalf.




[editar] Posicionamento e tamanho das imagens

Quanto ao posicionamento e o tamanho das imagens, deve-se seguir o bom senso de estética para deixar o artigo claro e agradável ao leitor. Os critérios para isso ficam a gosto do autor original, apenas mude se o resultado final for relevante e se deixar o artigo evidentemente melhor (não mude para algo equivalente). Algumas recomendações:

  1. Quando possível, i. e., quando o objeto da imagem tem um sentido claro, deixe os objetos voltados para dentro do artigo; e. g.: se a foto é de alguém olhando para um lado, evite colocar a pessoa olhando para fora. Se a foto é de um carro, evite colocá-lo "saindo" do artigo.
  2. Quando há imagens próximas verticalmente, intercale-as, colocando uma de um lado e outra de outro; isso dá um equilíbrio estético e evita parecer que o artigo está "pendendo" para um lado.
  3. Quando as recomendações acima não forem aplicáveis, prefira utilizar o "thumb" padrão, i. e., sem especificar o lado, assim a configuração padrão de cada usuário se encarregará de colocar a imagem no lugar de preferência (geralmente à direita). E. g.: [[Imagem:Bota.jpg|thumb|Uma bota.]] a imagem ficará alinhada automaticamente à direita.
  4. Não exagere nos tamanhos (nem tão grande, nem tão pequeno), prefira utilizar o tamanho padrão do modo thumb, i. e., omitir o tamanho. Use um tamanho menor quando a imagem estiver chamando mais atenção do que deveria e um tamanho maior para alguns casos em que a leitura do texto direta é relevante, e. g., em casos de mapas ou diagramas diretamente relacionados ao texto.

No momento a Nikkeypédia não está fazendo/aceitando uploads, portanto, desconsidee essa norma.



[editar] Notas gerais

[editar] Quando tudo mais falha

Se você se depara com um ponto delicado, por favor use outros recursos, como o Manual de Redação da Folha de São Paulo. Onde esta página difere das outras fontes, deve-se preferir o uso desta página, mas por favor sinta-se à vontade para acrescentar a esta página ou para manter uma discussão em Nikkeypédia Discussão:Livro de Estilo.

Mais simples ainda é simplesmente olhar para um artigo de que você gosta e abri-lo para editar, para ver como os autores e editores fizeram. Você pode então fechar a janela sem salvar as alterações se quiser, mas observe enquanto estiver lá. Quase todos os artigos podem ser melhorados. Quem sabe você pode acrescentar símbolos para adaptá-lo melhor a este estilo.

[editar] Não exagere

Torna-se mais fácil retomar o desenvolvimento de um artigo por si ou por quem lhe suceder se não optar por exagerar nas marcações (ligações - internas ou externas, formatação, etc). Mesmo com as sugestões apresentadas, o editor deve ter em conta que qualquer marcação irá resultar numa determinada aparência quando for visualizada.

É mais fácil visualizar a Nikkeypédia, editar ou adicionar artigos, se não se complicar a marcação, mais do que o estritamente necessário para disponibilizar a informação de uma forma compreensiva e útil. O principal objectivo é conseguir uma enciclopédia de utilidade, embora a facilidade de edição e manutenção dessa enciclopédia sejam os sucessores imediatos.

Entre outras coisas, isto significa que o editor não deve usar a marcação excessivamente, e fazê-lo conscientemente.

[editar] Para mais informações

É aconselhável ler e compreender estes documentos:

Nota para aqueles que contribuem para esta página: Precisamos de rever todos estes e certificar-nos de que eles também estão actualizados.

[editar] Questões de formatação

Questões de formatação tais como tamanho da fonte, espaço em branco e cor são questões para todo o site da Nikkeypédia style sheet e não devem ser lidadas em artigos exceto em casos especiais. Se por exemplo você sentir que a fonte do título é grande demais ou que deve haver espaço embaixo dos títulos, essas são questões para a folha de estilos, e não a composição do artigo.

[editar] Observação

Adaptado do artigo orignal da wikipedia.

Ferramentas pessoais