Nikkeypedia:O que é um Wiki

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 21:49, 25 Agosto 2007 (editar)
Nikkeypedia (Discussão | contribs)
(New page: '''''Wiki''''' é uma coleção de muitas páginas interligadas e cada uma delas pode ser visitada e ''editada'' por qualquer pessoa. O que torna bastante prático, a reedição e futuras ...)
← Ver a alteração anterior
Revisão de 21:49, 25 Agosto 2007 (editar) (undo)
Nikkeypedia (Discussão | contribs)

Ver a alteração posterior →
Linha 12: Linha 12:
Novas palavras e expressões criadas a partir da difusão da ferramenta ''wiki'': Novas palavras e expressões criadas a partir da difusão da ferramenta ''wiki'':
#''origem:'' '''wikiwiki''': rápido, na língua [[havai]]ana. #''origem:'' '''wikiwiki''': rápido, na língua [[havai]]ana.
-#''verbo'' '''Nikkeypediar''': acção relacionada ao projeto Wikipédia;+#''verbo'' '''Nikkeypediar''': acção relacionada ao projeto Nikkeypédia;
##''subst.'' '''Nikkeypédia'''; ##''subst.'' '''Nikkeypédia''';
## ''adj.'' '''Nikkeypedioso''', '''Nikkeypédico'''; cultura aberta, livre, anarco-democrática. ## ''adj.'' '''Nikkeypedioso''', '''Nikkeypédico'''; cultura aberta, livre, anarco-democrática.

Revisão de 21:49, 25 Agosto 2007

Wiki é uma coleção de muitas páginas interligadas e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa. O que torna bastante prático, a reedição e futuras visitas. Você pode editar esta página, clicando no separador no início da página (ou no link do fim da página, dependendo do modelo que estiver usando). É isso aí...

Por exemplo, esta frase que agora está a ler foi acrescentada por alguém que a editou. Wiki é hoje em dia a forma mais democrática e simples de qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos técnicos, contribuir para os conteúdos de uma página Web.

Este site é um trabalho colaborativo na Web, em constante expansão e aprimoramento, com os leitores criando páginas acerca de seus interesses, comentando páginas antigas, propondo páginas novas etc. É de suma importância que as pessoas tenham total respeito por este trabalho, tendo em vista sua abrangência. Há várias ferramentas Wiki à nossa disposição. A Wikimedia, fundação que mantém o projeto Wikimedia, distribui a mesma versão aqui utilizada sob a licença GNU (open source).

Uma característica notável das ferramentas Wiki é a facilidade de edição e a possibilidade de criação de textos de forma coletiva e livre, assim como se faz na Nikkeypedia e em outros projetos que utilizam Wikis.

Neologismos

Novas palavras e expressões criadas a partir da difusão da ferramenta wiki:

  1. origem: wikiwiki: rápido, na língua havaiana.
  2. verbo Nikkeypediar: acção relacionada ao projeto Nikkeypédia;
    1. subst. Nikkeypédia;
    2. adj. Nikkeypedioso, Nikkeypédico; cultura aberta, livre, anarco-democrática.
    3. Ambiente nikkeypédico: Sítios subordinados ao domínio *.nikkeyipedia.org.br/* e/ou ambiente social construído pelos colaboradores nos "bastidores" da Nikkeyipédia. Sendo "bastidores" definido por: páginas de discussão e algumas páginas especiais como a Esplanada onde os colaboradores trocam experiências, sugestões e críticas relacionadas ao projeto.
  3. Wikar: acção de inserir material em um Wiki.
  4. Wikificar: Acção de formatar um texto no modo próprio da ferramenta wiki.
  5. nikkeypedistas: Quem colabora activamente editando e/ou criando artigos. ver artigo principal: Nikkeypedistas.

Predefinição:Ver também

Ferramentas pessoais
Ferramentas