Pavilhão Japonês

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 17:10, 25 Setembro 2007 (editar)
Nikkeypedia (Discussão | contribs)

← Ver a alteração anterior
Revisão atual (13:52, 11 Março 2011) (editar) (undo)
Suely (Discussão | contribs)
({{Veja Mais }})
 
(25 intermediate revisions not shown.)
Linha 1: Linha 1:
-[[Image:Pavilhao.jpg|thumb|220px|Pavilhão Japonês no Parque do Ibirapuera]]+[[Image:Pavilhao_japones2500.jpg|frame|center|Pavilhão Japonês no Parque do Ibirapuera]]
-Pavilhão Japonês do Ibirapuera - Parque do Ibirapuera, portão 10. Tel.: 573-6453. Atende sábado, domingo e feriado, das 10 às 17 h. Caracteriza-se como arquitetura japonesa pelo material empregado, concepção espacial e linhas arquitetônicas, tendo sido projetado em 1954 por Takeshi Suzuki, como réplica parcial da Vila Imperial de Katsura, em Kyoto. Possui salas para cerimônia de chá e ikebana, museu (porcelanas antigas, armaduras e bonecas de barro datadas de 1500 a 1600). um jardim japonês com lago contendo carpas. O Pavilhão foi construído em comemoração ao IV Centenário da Cidade de São Paulo, uma forma da comunidade nipo-brasileira homenagear a cidade.+=='''Pavilhão Japonês no Ibirapuera'''==
 + 
 +O '''Pavilhão Japonês''' é símbolo da amizade entre dois países.
 + 
 +[[Image:Planta_pavilhao_japons.jpg|frame|right|Projeto paisagístico do Pavilhão Japonês]]
 + 
 +Localizado no Parque do Ibirapuera, o '''Pavilhão Japonês''' ocupa uma área de 7.500 m2 às margens do lago do parque, e é composto de um edifício principal suspenso, que se articula em um salão nobre e diversas salas anexas, salão de exposição, além de um belíssimo lago de carpas.
 + 
 +O '''Pavilhão Japonês''' foi construído conjuntamente pelo governo japonês e pela comunidade nipo-brasileira e doado à cidade de São Paulo, em 1954, na comemoração do IV Centenário de sua fundação.
 +[[Image:Pavillhao-japones1.jpg|frame|left|Pavilhão Japonês no Parque do Ibirapuera]]
 + 
 +O projeto, executado pelo professor [[Sutemi Horiguchi]] (da Universidade de Tokyo), tem como principal característica o emprego dos materiais e técnicas tradicionais japonesas. E, teve como referência o [[Palácio Katsura]], antiga residência de verão do Imperador, em [[Kyoto]], construído entre 1620 e 1624, na era Edo que foi marcada pelo domínio do [[clã Tokugawa]].
 + 
 +Sua estrutura baseia-se na tradicional arquitetura japonesa no estilo '''Shoin''', adotado nas residências das casas dos [[samurai]]s e da aristocracia - mais tarde adotado por outras classes. Ela baseia-se ainda em composições modulares de madeira (com divisórias deslizantes, externas e internas), organicamente articuladas, e marcadas pela presença do tokonoma (área destinada à exposição de pinturas, arranjos florais, cerâmica, etc), bem como de outros nichos embutidos, com prateleiras e pequenos gabinetes, decorativamente dispostos.
 + 
 +O estilo '''Shoin''' atende aos anseios de contemplação estética (dos próprios ambientes, de objetos, peças de arte e da paisagem), por introspecção e pela criação de um microcosmo apartado dos trâmites mundanos. Portanto, para este tipo de arquitetura, a relação entre a paisagem e o interior dos ambientes é de vital importância. A visita das áreas externas e o paisagismo lírico dos jardins tornam-se prolongamento dos ambientes interiores.
 + 
 +Projetado como um monumento símbolo de amizade entre japoneses e brasileiros, o Pavilhão reúne materiais trazidos especialmente do [[Japão]], tais como as madeiras, pedras vulcânicas do jardim, lama de Kyoto que dá textura às paredes, entre outros.
 + 
 +A construção do '''Pavilhão Japonês''' no Parque do Ibirapuera, em 1954, que foi transportado desmontado, em navio, contou com numerosos imigrantes japoneses que atuaram como voluntários para auxiliar o corpo técnico vindo do Japão. Essas atividades foram coordenadas pela '''Comissão Colaboradora da Colônia Japonesa Pró-IV Centenário de São Paulo'''.
 + 
 +O '''Pavilhão Japonês''' foi doado para a '''Prefeitura Municipal de São Paulo'''. Desde 1955, a '''Sociedade Paulista de Cultura Japonesa''' (atual '''Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social'''-'''O Bunkyo'''), foi, graças ao convênio estabelecido com a '''Prefeitura da cidade de São Paulo''', a entidade tem sido responsável pela administração, manutenção e promoção de eventos nesse local.
 + 
 +=='''O Jardim do Pavilhão Japonês'''==
 + 
 +[[Image:Pavilhao_japones_jardim500.jpg|frame|center|O Jardim do Pavilhão Japonês]]
 + 
 +O jardim que envolve o '''Pavilhão Japonês''' foi inspirado nos tradicionais conceitos japoneses, e reúne variadas plantas e flores típicas.
 + 
 +Nele foram instalados vários marcos relacionados à amizade e intercâmbio entre o '''Brasil''' e o [[Japão]].
 + 
 +[[Image:Lago_das_carpas400.jpg|frame|center|Lago das Carpas]]
 + 
 +Um deles, por exemplo, é o pinheiro japonês, plantado em 1967 pelo atual '''Imperador''' e '''Imperatriz do Japão'''.
 + 
 +Outro é uma escultura em pedra, com a inscrição de um poema [[haiku]], de autoria de '''Nempuku Sato''', que imigrou ao Brasil em 1927 e, desde então, dedicou-se ao ensino e à divulgação dessa poesia.
 + 
 +[[Image:Jardim_japones400.jpg|frame|center|Jardim]]
 +==='''Eventos no Pavilhão Japonês'''===
 +[[Image:Evento_pavilhao_japones300.jpg|right|frame|Exposição de Embalagem Tradicional do Japão.]]
 +[[Image:Hinamatsuri_pavilhao_japones400.jpg|left|frame|Hina Matsuri (Festival das Meninas).]]
 + 
 +A '''Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, o Bunkyo''', responsável pela administração e preservação do local, promove diversas atividades ao longo do ano, tais como: Festival [[Hina Matsuri]] (Dia das Meninas) e [[Kodomo no Hi]] (Dia dos Meninos), apresentações de dança e música tradicional japonesa e exposições culturais. Atualmente, o '''Pavilhão''' conta com uma nova equipe de educadores e também promove visitas monitoradas em português e japonês.
 + 
 +Os espaços do '''Pavilhão Japonês''' podem ser locados para realização de eventos, exposições e apresentações culturais (os interessados devem contatar a Secretaria do Bunkyo através dos telefones e e-mail abaixo).
 + 
 + 
 +Funcionamento: 4ª, sábado, domingo e feriado
 +Horário: das 10h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00 - (11) 3208-1755 begin_of_the_skype_highlighting              (11) 3208-1755      end_of_the_skype_highlighting begin_of_the_skype_highlighting              (11) 3208-1755      (ramal 124), 5081-7296 (com Adriana)
 + 
 +Pavilhão Japonês
 +Parque do Ibirapuera - Portão 10 - Moema - São Paulo
 +(11) 3208-1755 (ramal 124) / 5081-7296
 +Fonte: Bunkyo - Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social
 + 
 + 
 + 
 + 
 + 
 + 
 + 
 + 
 + 
 + 
 +== {{ Vídeos }} ==
 +*[http://www.youtube.com/watch?v=em40BpnCAxM The Graces e Erika Ikezili no SPFW 2009 ]
 +*[http://www.youtube.com/watch?v=EuXn2A8GXDE Recital de shakuhachi solo (flauta de bambu) no Pavilhão Japonês ]
 +*[http://www.youtube.com/watch?v=Pr4JlCenWk4 Nishiki-Goi - Carpas coloridas Pavilhão Japonês no Ibirapuera São Paulo ]
 +*[http://www.youtube.com/watch?v=2wOQFIfiqNk Ibirapuera (pavilhão japonês) ]
 + 
 + 
 + 
 + 
 + 
 + 
 + 
 +== {{Veja Mais }} ==
 +*[http://www.encontramoema.com.br Encontramos Moema]
 +*[http://www.bunkyo.bunkyonet.org.br Bunkyo ]
 + 
 +
 + 
 + 
 +[[Categoria:Cultura japonesa]]

Revisão atual

Pavilhão Japonês no Parque do Ibirapuera
Pavilhão Japonês no Parque do Ibirapuera

Conteúdo

[editar] Pavilhão Japonês no Ibirapuera

O Pavilhão Japonês é símbolo da amizade entre dois países.

Projeto paisagístico do Pavilhão Japonês
Projeto paisagístico do Pavilhão Japonês

Localizado no Parque do Ibirapuera, o Pavilhão Japonês ocupa uma área de 7.500 m2 às margens do lago do parque, e é composto de um edifício principal suspenso, que se articula em um salão nobre e diversas salas anexas, salão de exposição, além de um belíssimo lago de carpas.

O Pavilhão Japonês foi construído conjuntamente pelo governo japonês e pela comunidade nipo-brasileira e doado à cidade de São Paulo, em 1954, na comemoração do IV Centenário de sua fundação.

Pavilhão Japonês no Parque do Ibirapuera
Pavilhão Japonês no Parque do Ibirapuera

O projeto, executado pelo professor Sutemi Horiguchi (da Universidade de Tokyo), tem como principal característica o emprego dos materiais e técnicas tradicionais japonesas. E, teve como referência o Palácio Katsura, antiga residência de verão do Imperador, em Kyoto, construído entre 1620 e 1624, na era Edo que foi marcada pelo domínio do clã Tokugawa.

Sua estrutura baseia-se na tradicional arquitetura japonesa no estilo Shoin, adotado nas residências das casas dos samurais e da aristocracia - mais tarde adotado por outras classes. Ela baseia-se ainda em composições modulares de madeira (com divisórias deslizantes, externas e internas), organicamente articuladas, e marcadas pela presença do tokonoma (área destinada à exposição de pinturas, arranjos florais, cerâmica, etc), bem como de outros nichos embutidos, com prateleiras e pequenos gabinetes, decorativamente dispostos.

O estilo Shoin atende aos anseios de contemplação estética (dos próprios ambientes, de objetos, peças de arte e da paisagem), por introspecção e pela criação de um microcosmo apartado dos trâmites mundanos. Portanto, para este tipo de arquitetura, a relação entre a paisagem e o interior dos ambientes é de vital importância. A visita das áreas externas e o paisagismo lírico dos jardins tornam-se prolongamento dos ambientes interiores.

Projetado como um monumento símbolo de amizade entre japoneses e brasileiros, o Pavilhão reúne materiais trazidos especialmente do Japão, tais como as madeiras, pedras vulcânicas do jardim, lama de Kyoto que dá textura às paredes, entre outros.

A construção do Pavilhão Japonês no Parque do Ibirapuera, em 1954, que foi transportado desmontado, em navio, contou com numerosos imigrantes japoneses que atuaram como voluntários para auxiliar o corpo técnico vindo do Japão. Essas atividades foram coordenadas pela Comissão Colaboradora da Colônia Japonesa Pró-IV Centenário de São Paulo.

O Pavilhão Japonês foi doado para a Prefeitura Municipal de São Paulo. Desde 1955, a Sociedade Paulista de Cultura Japonesa (atual Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social-O Bunkyo), foi, graças ao convênio estabelecido com a Prefeitura da cidade de São Paulo, a entidade tem sido responsável pela administração, manutenção e promoção de eventos nesse local.

[editar] O Jardim do Pavilhão Japonês

O Jardim do Pavilhão Japonês
O Jardim do Pavilhão Japonês

O jardim que envolve o Pavilhão Japonês foi inspirado nos tradicionais conceitos japoneses, e reúne variadas plantas e flores típicas.

Nele foram instalados vários marcos relacionados à amizade e intercâmbio entre o Brasil e o Japão.

Lago das Carpas
Lago das Carpas

Um deles, por exemplo, é o pinheiro japonês, plantado em 1967 pelo atual Imperador e Imperatriz do Japão.

Outro é uma escultura em pedra, com a inscrição de um poema haiku, de autoria de Nempuku Sato, que imigrou ao Brasil em 1927 e, desde então, dedicou-se ao ensino e à divulgação dessa poesia.

Jardim
Jardim

[editar] Eventos no Pavilhão Japonês

Exposição de Embalagem Tradicional do Japão.
Exposição de Embalagem Tradicional do Japão.
Hina Matsuri (Festival das Meninas).
Hina Matsuri (Festival das Meninas).

A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, o Bunkyo, responsável pela administração e preservação do local, promove diversas atividades ao longo do ano, tais como: Festival Hina Matsuri (Dia das Meninas) e Kodomo no Hi (Dia dos Meninos), apresentações de dança e música tradicional japonesa e exposições culturais. Atualmente, o Pavilhão conta com uma nova equipe de educadores e também promove visitas monitoradas em português e japonês.

Os espaços do Pavilhão Japonês podem ser locados para realização de eventos, exposições e apresentações culturais (os interessados devem contatar a Secretaria do Bunkyo através dos telefones e e-mail abaixo).


Funcionamento: 4ª, sábado, domingo e feriado Horário: das 10h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00 - (11) 3208-1755 begin_of_the_skype_highlighting              (11) 3208-1755      end_of_the_skype_highlighting begin_of_the_skype_highlighting              (11) 3208-1755      (ramal 124), 5081-7296 (com Adriana)

Pavilhão Japonês Parque do Ibirapuera - Portão 10 - Moema - São Paulo (11) 3208-1755 (ramal 124) / 5081-7296 Fonte: Bunkyo - Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social






[editar] Predefinição:Vídeos




[editar] Predefinição:Veja Mais

Ferramentas pessoais