http://nikkeypedia.org.br/index.php?title=Per%C3%83%C2%ADodo_Edo&action=history&feed=atomPerÃodo Edo - História de revisão2024-03-28T17:36:04ZHistória de revisão para esta página nesta wikiMediaWiki 1.9.3http://nikkeypedia.org.br/index.php?title=Per%C3%83%C2%ADodo_Edo&diff=6638&oldid=prevOtaf: /* Da abertura a reclusão */2008-09-16T15:46:27Z<p><span class="autocomment">Da abertura a reclusão</span></p>
<table border='0' width='98%' cellpadding='0' cellspacing='4' style="background-color: white;">
<tr>
<td colspan='2' width='50%' align='center' style="background-color: white;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' width='50%' align='center' style="background-color: white;">Revisão de 15:46, 16 Setembro 2008</td>
</tr>
<tr><td colspan="2" align="left"><strong>Linha 63:</strong></td>
<td colspan="2" align="left"><strong>Linha 63:</strong></td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">O “problema cristão” era, em conseqüência, um problema de controlar tanto os daimios cristãos em Kyushu quanto seu comércio com os europeus. Em 1612 os serventes e residentes do xogun em terras dos Tokugawa foram ordenados a repudiar o cristianismo. Mais restrições vieram em 1616 (a restrição do comércio com estrangeiros podendo só ser realizado em Nagasaki e Hirado, uma ilha ao noroeste de Kyushu), 1622 (a execução de 120 missionários e convertidos), 1624(a expulsão dos espanhóis), e 1629 (a execução de milhares de cristãos). Finalmente, em 1635 um decreto proibia qualquer japonês de viajar para fora do Japão ou, se alguém saísse, de retornar algum dia. Em 1636 os holandeses ficaram restritos a [[Dejima]], uma pequena ilha artificial – não sendo oficialmente solo japonês – na enseada de Nagasaki.</td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">O “problema cristão” era, em conseqüência, um problema de controlar tanto os daimios cristãos em Kyushu quanto seu comércio com os europeus. Em 1612 os serventes e residentes do xogun em terras dos Tokugawa foram ordenados a repudiar o cristianismo. Mais restrições vieram em 1616 (a restrição do comércio com estrangeiros podendo só ser realizado em Nagasaki e Hirado, uma ilha ao noroeste de Kyushu), 1622 (a execução de 120 missionários e convertidos), 1624(a expulsão dos espanhóis), e 1629 (a execução de milhares de cristãos). Finalmente, em 1635 um decreto proibia qualquer japonês de viajar para fora do Japão ou, se alguém saísse, de retornar algum dia. Em 1636 os holandeses ficaram restritos a [[Dejima]], uma pequena ilha artificial – não sendo oficialmente solo japonês – na enseada de Nagasaki.</td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">[[Image:Tokugawa3.jpg|thumb|240px|um navio japones "selo vermelho" de 1634.]]</td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">[[Image:Tokugawa3.jpg|thumb|240px|um navio japones "selo vermelho" de 1634.]]</td></tr>
<tr><td>-</td><td style="background: #ffa; font-size: smaller;">O xogunato considerava o cristianismo católico <span style="color: red; font-weight: bold;">como sendo </span>um grande fator desestabilizante, levando então a perseguição do catolicismo. A [[Rebelião de Shimabara]] de 1637-1638, no qual samurais e aldeões cristãos católicos descontentes rebelaram-se contra o bakufu – Edo pediu ajuda aos barcos holandeses para bombardear a fortaleza rebelde – marcou o fim do movimento cristão, embora alguns cristãos católicos sobreviveram vivendo clandestinamente, e ficaram conhecidos como [[Kakure Kirishitan]], logos após desse incidente, os portugueses foram permanentemente expulsos, membros da missão diplomática portuguesa foram executados, todos os súditos foram ordenados a registrarem-se em templos Budistas ou Shinto, e os holandeses e chineses ficaram restritos, respectivamente, a Dejima e um pedaço especial de Nagasaki. Fora pequenas trocas realizadas por daimios que viviam longe do controle do bakufu com coreanos em com as ilhas Ryukyu, ao sudoeste das principais ilhas do Japão, pelo ano de 1641, o contato com estrangeiros era limitado pela <span style="color: red; font-weight: bold;">policia </span>do [[sakoku]] em Nagasaki.</td><td>+</td><td style="background: #cfc; font-size: smaller;">O xogunato considerava o cristianismo católico um grande fator desestabilizante, levando então a perseguição do catolicismo. A [[Rebelião de Shimabara]] de 1637-1638, no qual samurais e aldeões cristãos católicos descontentes rebelaram-se contra o bakufu – Edo pediu ajuda aos barcos holandeses para bombardear a fortaleza rebelde – marcou o fim do movimento cristão, embora alguns cristãos católicos sobreviveram vivendo clandestinamente, e ficaram conhecidos como [[Kakure Kirishitan]], logos após desse incidente, os portugueses foram permanentemente expulsos, membros da missão diplomática portuguesa foram executados, todos os súditos foram ordenados a registrarem-se em templos Budistas ou Shinto, e os holandeses e chineses ficaram restritos, respectivamente, a Dejima e um pedaço especial de Nagasaki. Fora pequenas trocas realizadas por daimios que viviam longe do controle do bakufu com coreanos em com as ilhas Ryukyu, ao sudoeste das principais ilhas do Japão, pelo ano de 1641, o contato com estrangeiros era limitado pela <span style="color: red; font-weight: bold;">política </span>do [[sakoku]] em Nagasaki.</td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;"></td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td>-</td><td style="background: #ffa; font-size: smaller;">No ano de 1650 o cristianismo foi quase que completamente erradicado e toda a <span style="color: red; font-weight: bold;">influencia </span>externa na política, na <span style="color: red; font-weight: bold;">econômica </span>e na religiosidade no Japão tornou-se bem limitada. Somente a China e [[Companhia Holandesa das Índias Orientais]] tinham o direito de visitar o Japão durante o período, para propósitos estritamente comerciais, e eles eram restritos ao porto de Dejima em Nagasaki. Outros europeus que aportavam na costa japonesa eram executados sem direito a julgamento.</td><td>+</td><td style="background: #cfc; font-size: smaller;">No ano de 1650 o cristianismo foi quase que completamente erradicado e toda a <span style="color: red; font-weight: bold;">influência </span>externa na política, na <span style="color: red; font-weight: bold;">economia </span>e na religiosidade no Japão tornou-se bem limitada. Somente a China e <span style="color: red; font-weight: bold;">a </span>[[Companhia Holandesa das Índias Orientais]] tinham o direito de visitar o Japão durante o período, para propósitos estritamente comerciais, e eles eram restritos ao porto de Dejima em Nagasaki. Outros europeus que aportavam na costa japonesa eram executados sem direito a julgamento.</td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;"></td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">==Sociedade==</td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">==Sociedade==</td></tr>
</table>Otafhttp://nikkeypedia.org.br/index.php?title=Per%C3%83%C2%ADodo_Edo&diff=5329&oldid=prevSuely a 19:22, 22 Abril 20082008-04-22T19:22:55Z<p></p>
<table border='0' width='98%' cellpadding='0' cellspacing='4' style="background-color: white;">
<tr>
<td colspan='2' width='50%' align='center' style="background-color: white;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' width='50%' align='center' style="background-color: white;">Revisão de 19:22, 22 Abril 2008</td>
</tr>
<tr><td colspan="2" align="left"><strong>Linha 139:</strong></td>
<td colspan="2" align="left"><strong>Linha 139:</strong></td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;"></td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">===Modernização do Bakumatsu e conflitos===</td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">===Modernização do Bakumatsu e conflitos===</td></tr>
<tr><td>-</td><td style="background: #ffa; font-size: smaller;">[[Image:<span style="color: red; font-weight: bold;">Kanrinmaru</span>.jpg|thumb|250px|left|Kanrin Maru, navio de guerra a vapor, 1855.]]</td><td>+</td><td style="background: #cfc; font-size: smaller;">[[Image:<span style="color: red; font-weight: bold;">Tokugawa9</span>.jpg|thumb|250px|left|Kanrin Maru, navio de guerra a vapor, 1855.]]</td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">Durante os últimos anos do bakufu ou bakumatsu, medidas extremas foram tomadas a fim de reaver seu domínio político, embora seu envolvimento com a modernização e poderes estrangeiros fizessem-no alvo de sentimentos anti-ocidentais por todo o país.</td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">Durante os últimos anos do bakufu ou bakumatsu, medidas extremas foram tomadas a fim de reaver seu domínio político, embora seu envolvimento com a modernização e poderes estrangeiros fizessem-no alvo de sentimentos anti-ocidentais por todo o país.</td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;"></td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td colspan="2" align="left"><strong>Linha 189:</strong></td>
<td colspan="2" align="left"><strong>Linha 189:</strong></td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">*[[Xogunato Tokugawa]]</td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">*[[Xogunato Tokugawa]]</td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">*[[Restauração Meiji]]</td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">*[[Restauração Meiji]]</td></tr>
<tr><td colspan="2"> </td><td>+</td><td style="background: #cfc; font-size: smaller;">*[http://www.wikipedia.org Wikipedia ]</td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;"></td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">==Referências==</td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">==Referências==</td></tr>
</table>Suelyhttp://nikkeypedia.org.br/index.php?title=Per%C3%83%C2%ADodo_Edo&diff=5327&oldid=prevSuely a 19:21, 22 Abril 20082008-04-22T19:21:07Z<p></p>
<table border='0' width='98%' cellpadding='0' cellspacing='4' style="background-color: white;">
<tr>
<td colspan='2' width='50%' align='center' style="background-color: white;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' width='50%' align='center' style="background-color: white;">Revisão de 19:21, 22 Abril 2008</td>
</tr>
<tr><td colspan="2" align="left"><strong>Linha 127:</strong></td>
<td colspan="2" align="left"><strong>Linha 127:</strong></td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;"></td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">===Fim da Reclusão===</td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">===Fim da Reclusão===</td></tr>
<tr><td>-</td><td style="background: #ffa; font-size: smaller;">[[Image:<span style="color: red; font-weight: bold;">Matthew Calbraith Perry</span>.jpg|right|thumb|200px|Comodoro [[Matthew C. Perry]].]]</td><td>+</td><td style="background: #cfc; font-size: smaller;">[[Image:<span style="color: red; font-weight: bold;">Tokugawa8</span>.jpg|right|thumb|200px|Comodoro [[Matthew C. Perry]].]]</td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;"></td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">Em julho de 1853 uma esquadra dos [[Estados Unidos da América|EUA]] de quatro navios, comandada pelo Comodoro [[Matthew C. Perry]], chegou à Baía de Edo exigindo a abertura dos portos japoneses, iniciando assim uma cadeia de eventos que levariam ao fim do Bakufu ([[Xogunato]]) no Japão. O responsável em realizar as negociações com os EUA foi o presidente do conselho dos veteranos [[Abe Masahiro]] (1819-1857). Sem nenhum precedente para as negociações, Abe tentou conciliar as vontades divergentes do conselhos dos veteranos, que queriam abrir negociações, do Imperador, que queria manter os estrangeiros fora, e dos daimios, que queriam ir à guerra. Sem um consenso sobre a situação, Abe decidiu favorecer os acordos americanos, permitindo assim abrir o Japão ao comércio estrangeiro, contanto que ao mesmo tempo fosse feita uma preparação militar. Em março de 1854, foi assinado o Tratado da Paz e Amizade (ou [[Tratado de Kanagawa]]), que concedia a abertura de dois portos a navios estadunidenses em busca de suprimentos, a ajuda a náufragos e a permissão a um Cônsul dos [[Estados Unidos da América|Estados Unidos]] de estabelecer uma morada em [[Shimoda]], um porto marítimo na [[Península de Izu]], a sudoeste de Edo. Cinco anos mais tarde, a abertura de mais portos para navios dos EUA foi forçada ao Bakufu através de tratados, mostrando o início do declínio de poder do Xogunato.</td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">Em julho de 1853 uma esquadra dos [[Estados Unidos da América|EUA]] de quatro navios, comandada pelo Comodoro [[Matthew C. Perry]], chegou à Baía de Edo exigindo a abertura dos portos japoneses, iniciando assim uma cadeia de eventos que levariam ao fim do Bakufu ([[Xogunato]]) no Japão. O responsável em realizar as negociações com os EUA foi o presidente do conselho dos veteranos [[Abe Masahiro]] (1819-1857). Sem nenhum precedente para as negociações, Abe tentou conciliar as vontades divergentes do conselhos dos veteranos, que queriam abrir negociações, do Imperador, que queria manter os estrangeiros fora, e dos daimios, que queriam ir à guerra. Sem um consenso sobre a situação, Abe decidiu favorecer os acordos americanos, permitindo assim abrir o Japão ao comércio estrangeiro, contanto que ao mesmo tempo fosse feita uma preparação militar. Em março de 1854, foi assinado o Tratado da Paz e Amizade (ou [[Tratado de Kanagawa]]), que concedia a abertura de dois portos a navios estadunidenses em busca de suprimentos, a ajuda a náufragos e a permissão a um Cônsul dos [[Estados Unidos da América|Estados Unidos]] de estabelecer uma morada em [[Shimoda]], um porto marítimo na [[Península de Izu]], a sudoeste de Edo. Cinco anos mais tarde, a abertura de mais portos para navios dos EUA foi forçada ao Bakufu através de tratados, mostrando o início do declínio de poder do Xogunato.</td></tr>
</table>Suelyhttp://nikkeypedia.org.br/index.php?title=Per%C3%83%C2%ADodo_Edo&diff=5325&oldid=prevSuely a 19:19, 22 Abril 20082008-04-22T19:19:39Z<p></p>
<table border='0' width='98%' cellpadding='0' cellspacing='4' style="background-color: white;">
<tr>
<td colspan='2' width='50%' align='center' style="background-color: white;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' width='50%' align='center' style="background-color: white;">Revisão de 19:19, 22 Abril 2008</td>
</tr>
<tr><td colspan="2" align="left"><strong>Linha 108:</strong></td>
<td colspan="2" align="left"><strong>Linha 108:</strong></td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;"></td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">===Declínio dos Tokugawa===</td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">===Declínio dos Tokugawa===</td></tr>
<tr><td>-</td><td style="background: #ffa; font-size: smaller;">[[Image:<span style="color: red; font-weight: bold;">Yoshinobu Tokugawa 6</span>.jpg|thumb|200px|left|Tokugawa Yoshinobu, o último xogun.]]</td><td>+</td><td style="background: #cfc; font-size: smaller;">[[Image:<span style="color: red; font-weight: bold;">Tokugawa7</span>.jpg|thumb|200px|left|Tokugawa Yoshinobu, o último xogun.]]</td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">O fim desse período é particularmente chamado de Xogunato Tokugawa tardio. A causa que deu fim ao período é controversa, mas considera-se a abertura forçada do Japão ao mundo pelo Comodoro da marinha americana Matthew C. Perry como o inicio do fim. Sua armada (conhecida pelos japoneses como “os navios negros”) realizou vários tiros com suas armas da Baia de [[Tokyo]]. Posteriormente, várias ilhas artificiais foram criadas para bloquear o alcance de armas de armadas e essas ilhas permanecem no que hoje é chamado de distrito de [[Odaiba]].</td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">O fim desse período é particularmente chamado de Xogunato Tokugawa tardio. A causa que deu fim ao período é controversa, mas considera-se a abertura forçada do Japão ao mundo pelo Comodoro da marinha americana Matthew C. Perry como o inicio do fim. Sua armada (conhecida pelos japoneses como “os navios negros”) realizou vários tiros com suas armas da Baia de [[Tokyo]]. Posteriormente, várias ilhas artificiais foram criadas para bloquear o alcance de armas de armadas e essas ilhas permanecem no que hoje é chamado de distrito de [[Odaiba]].</td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;"></td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;"></td></tr>
</table>Suelyhttp://nikkeypedia.org.br/index.php?title=Per%C3%83%C2%ADodo_Edo&diff=5323&oldid=prevSuely a 19:18, 22 Abril 20082008-04-22T19:18:31Z<p></p>
<table border='0' width='98%' cellpadding='0' cellspacing='4' style="background-color: white;">
<tr>
<td colspan='2' width='50%' align='center' style="background-color: white;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' width='50%' align='center' style="background-color: white;">Revisão de 19:18, 22 Abril 2008</td>
</tr>
<tr><td colspan="2" align="left"><strong>Linha 97:</strong></td>
<td colspan="2" align="left"><strong>Linha 97:</strong></td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">[[Image:Tokugawa5.jpg|thumb|240px|right|Um livro ocidental traduzido em japonês durante o período Rangaku, março de 1808. ]]</td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">[[Image:Tokugawa5.jpg|thumb|240px|right|Um livro ocidental traduzido em japonês durante o período Rangaku, março de 1808. ]]</td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">Membros da classe samurai aderiram às tradições bushi com um interesse renovado na história japonesa e na cultivação dos costumes dos administradores-acadêmicos confucionistas, resultando no desenvolvimento do conceito do [[bushido]] (o caminho do guerreiro). Outra tipo de filosofia de vida — chonindo — também surgiu. O chonindo (o caminho do cidadão comum) foi uma cultura distinta que havia surgido em cidades como Osaka, Kyoto, e Edo. Ela encorajava aspirações as qualidades do bushido – diligencia, honestidade, honra, lealdade, e sobriedade – enquanto mesclavam crenças xintoístas, neo-confucionistas e budistas. Estudos de matemática, astronomia, cartografia, engenharia, e medicina também eram encorajadas. Uma ênfase foi colocada sobre a qualidade de trabalhos manuais, especialmente na arte. Pela primeira vez, as populações urbanas tinham meios e o tempo livre para apoiar uma nova cultura de massas. A busca por divertimento tornou-se conhecida como [[ukiyo]] (o mundo flutuante), um mundo ideal da moda e do entretenimento popular. Artistas profissionais mulheres ([[gueixa|gueixas]]), música, histórias populares, [[Kabuki]] e [[Bunraku]] (teatro de marionetes), poesia, e uma rica literatura, e arte, exemplificados pelo lindo trabalho em impressão de blocos de madeira (conhecdos como [[ukiyo-e]]), eram todos parte dessa cultura que florescia. A literatura também floresceu com os exemplos notáveis do dramaturgo [[Chikamatsu Monzaemon]] (1653-1724) e do poeta, ensaísta, e escritor viajante [[Matsuô Bashô|Matsuo Basho]] (1644-1694).</td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">Membros da classe samurai aderiram às tradições bushi com um interesse renovado na história japonesa e na cultivação dos costumes dos administradores-acadêmicos confucionistas, resultando no desenvolvimento do conceito do [[bushido]] (o caminho do guerreiro). Outra tipo de filosofia de vida — chonindo — também surgiu. O chonindo (o caminho do cidadão comum) foi uma cultura distinta que havia surgido em cidades como Osaka, Kyoto, e Edo. Ela encorajava aspirações as qualidades do bushido – diligencia, honestidade, honra, lealdade, e sobriedade – enquanto mesclavam crenças xintoístas, neo-confucionistas e budistas. Estudos de matemática, astronomia, cartografia, engenharia, e medicina também eram encorajadas. Uma ênfase foi colocada sobre a qualidade de trabalhos manuais, especialmente na arte. Pela primeira vez, as populações urbanas tinham meios e o tempo livre para apoiar uma nova cultura de massas. A busca por divertimento tornou-se conhecida como [[ukiyo]] (o mundo flutuante), um mundo ideal da moda e do entretenimento popular. Artistas profissionais mulheres ([[gueixa|gueixas]]), música, histórias populares, [[Kabuki]] e [[Bunraku]] (teatro de marionetes), poesia, e uma rica literatura, e arte, exemplificados pelo lindo trabalho em impressão de blocos de madeira (conhecdos como [[ukiyo-e]]), eram todos parte dessa cultura que florescia. A literatura também floresceu com os exemplos notáveis do dramaturgo [[Chikamatsu Monzaemon]] (1653-1724) e do poeta, ensaísta, e escritor viajante [[Matsuô Bashô|Matsuo Basho]] (1644-1694).</td></tr>
<tr><td>-</td><td style="background: #ffa; font-size: smaller;">[[Image:<span style="color: red; font-weight: bold;">The_Great_Wave_off_Kanagawa</span>.jpg|thumb|250px|left|A Grande Onda em Kanagawa por Katsushika Hokusai (1760–1849).]]</td><td>+</td><td style="background: #cfc; font-size: smaller;">[[Image:<span style="color: red; font-weight: bold;">Tokugawa6</span>.jpg|thumb|250px|left|A Grande Onda em Kanagawa por Katsushika Hokusai (1760–1849).]]</td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">Impressões ukiyo-e começaram a ser produzidas no final do século XVII, mas em 1764 [[Hozumi Harunobu|Harunobu]] produziu à primeira impressão policrômica. Designers de impressão da próxima geração, incluindo [[Torii Kiyonaga]] e [[Kitagawa Utamaro |Utamaro]], criaram representações elegantes e algumas vezes criteriosas de cortesãs. No século XIX a figura dominante foi [[Hiroshige]], um criador de impressões de paisagens românticas e de alguma forma sentimentais. Os ângulos estranhos e formas pelas quais Hiroshige frequentemente representava as paisagens, e os trabalhos de [[Torii Kiyonaga|Kiyonaga]] e Utamaro, com sua ênfase em superfícies planas e forte contornos lineares, tiveram posteriormente um profundo impacto em artistas ocidentais como [[Edgar Degas]] e [[Vincent van Gogh]] (veja [[Japonismos]]).</td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">Impressões ukiyo-e começaram a ser produzidas no final do século XVII, mas em 1764 [[Hozumi Harunobu|Harunobu]] produziu à primeira impressão policrômica. Designers de impressão da próxima geração, incluindo [[Torii Kiyonaga]] e [[Kitagawa Utamaro |Utamaro]], criaram representações elegantes e algumas vezes criteriosas de cortesãs. No século XIX a figura dominante foi [[Hiroshige]], um criador de impressões de paisagens românticas e de alguma forma sentimentais. Os ângulos estranhos e formas pelas quais Hiroshige frequentemente representava as paisagens, e os trabalhos de [[Torii Kiyonaga|Kiyonaga]] e Utamaro, com sua ênfase em superfícies planas e forte contornos lineares, tiveram posteriormente um profundo impacto em artistas ocidentais como [[Edgar Degas]] e [[Vincent van Gogh]] (veja [[Japonismos]]).</td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;"></td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;"></td></tr>
</table>Suelyhttp://nikkeypedia.org.br/index.php?title=Per%C3%83%C2%ADodo_Edo&diff=5321&oldid=prevSuely a 19:17, 22 Abril 20082008-04-22T19:17:32Z<p></p>
<table border='0' width='98%' cellpadding='0' cellspacing='4' style="background-color: white;">
<tr>
<td colspan='2' width='50%' align='center' style="background-color: white;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' width='50%' align='center' style="background-color: white;">Revisão de 19:17, 22 Abril 2008</td>
</tr>
<tr><td colspan="2" align="left"><strong>Linha 95:</strong></td>
<td colspan="2" align="left"><strong>Linha 95:</strong></td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;"></td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">Estudos avançados e aplicações crescentes do neo-confucionismo contribuíram para a transição de uma ordem política e social com normas feudais para uma ordem de praticas orientadas para classes e grandes grupos. O governo das pessoas ou do homem confuciano foi gradualmente substituído pelo governo da lei. Novas leis foram desenvolvidas, e novos esquemas administrativos foram instituídos. Uma nova teoria de governo e uma nova visão da sociedade emergiam como um meio de justificar de maneira mais abranjente o domínio do bakufu. Cada pessoa tinha um lugar distinto na sociedade e era esperado que se trabalhasse para cumprir sua missão em vida. As pessoas deveriam ser governadas com benevolência por aqueles que eram designados para governar. O Governo era todo poderoso, mas também responsável e humanitário. Embora o sistema de classes tenha sido influenciado pelo neo-confucionismo, não era idêntico ao que ele propunha. Enquanto os soldados e clérigos estavam no topo de hierarquia no modelo chinês, no Japão alguns membros dessas classes constituíam a elite que governava.</td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">Estudos avançados e aplicações crescentes do neo-confucionismo contribuíram para a transição de uma ordem política e social com normas feudais para uma ordem de praticas orientadas para classes e grandes grupos. O governo das pessoas ou do homem confuciano foi gradualmente substituído pelo governo da lei. Novas leis foram desenvolvidas, e novos esquemas administrativos foram instituídos. Uma nova teoria de governo e uma nova visão da sociedade emergiam como um meio de justificar de maneira mais abranjente o domínio do bakufu. Cada pessoa tinha um lugar distinto na sociedade e era esperado que se trabalhasse para cumprir sua missão em vida. As pessoas deveriam ser governadas com benevolência por aqueles que eram designados para governar. O Governo era todo poderoso, mas também responsável e humanitário. Embora o sistema de classes tenha sido influenciado pelo neo-confucionismo, não era idêntico ao que ele propunha. Enquanto os soldados e clérigos estavam no topo de hierarquia no modelo chinês, no Japão alguns membros dessas classes constituíam a elite que governava.</td></tr>
<tr><td>-</td><td style="background: #ffa; font-size: smaller;">[[Image:<span style="color: red; font-weight: bold;">RangakuMedecine</span>.jpg|thumb|240px|right|Um livro ocidental traduzido em japonês durante o período Rangaku, março de 1808. ]]</td><td>+</td><td style="background: #cfc; font-size: smaller;">[[Image:<span style="color: red; font-weight: bold;">Tokugawa5</span>.jpg|thumb|240px|right|Um livro ocidental traduzido em japonês durante o período Rangaku, março de 1808. ]]</td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">Membros da classe samurai aderiram às tradições bushi com um interesse renovado na história japonesa e na cultivação dos costumes dos administradores-acadêmicos confucionistas, resultando no desenvolvimento do conceito do [[bushido]] (o caminho do guerreiro). Outra tipo de filosofia de vida — chonindo — também surgiu. O chonindo (o caminho do cidadão comum) foi uma cultura distinta que havia surgido em cidades como Osaka, Kyoto, e Edo. Ela encorajava aspirações as qualidades do bushido – diligencia, honestidade, honra, lealdade, e sobriedade – enquanto mesclavam crenças xintoístas, neo-confucionistas e budistas. Estudos de matemática, astronomia, cartografia, engenharia, e medicina também eram encorajadas. Uma ênfase foi colocada sobre a qualidade de trabalhos manuais, especialmente na arte. Pela primeira vez, as populações urbanas tinham meios e o tempo livre para apoiar uma nova cultura de massas. A busca por divertimento tornou-se conhecida como [[ukiyo]] (o mundo flutuante), um mundo ideal da moda e do entretenimento popular. Artistas profissionais mulheres ([[gueixa|gueixas]]), música, histórias populares, [[Kabuki]] e [[Bunraku]] (teatro de marionetes), poesia, e uma rica literatura, e arte, exemplificados pelo lindo trabalho em impressão de blocos de madeira (conhecdos como [[ukiyo-e]]), eram todos parte dessa cultura que florescia. A literatura também floresceu com os exemplos notáveis do dramaturgo [[Chikamatsu Monzaemon]] (1653-1724) e do poeta, ensaísta, e escritor viajante [[Matsuô Bashô|Matsuo Basho]] (1644-1694).</td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">Membros da classe samurai aderiram às tradições bushi com um interesse renovado na história japonesa e na cultivação dos costumes dos administradores-acadêmicos confucionistas, resultando no desenvolvimento do conceito do [[bushido]] (o caminho do guerreiro). Outra tipo de filosofia de vida — chonindo — também surgiu. O chonindo (o caminho do cidadão comum) foi uma cultura distinta que havia surgido em cidades como Osaka, Kyoto, e Edo. Ela encorajava aspirações as qualidades do bushido – diligencia, honestidade, honra, lealdade, e sobriedade – enquanto mesclavam crenças xintoístas, neo-confucionistas e budistas. Estudos de matemática, astronomia, cartografia, engenharia, e medicina também eram encorajadas. Uma ênfase foi colocada sobre a qualidade de trabalhos manuais, especialmente na arte. Pela primeira vez, as populações urbanas tinham meios e o tempo livre para apoiar uma nova cultura de massas. A busca por divertimento tornou-se conhecida como [[ukiyo]] (o mundo flutuante), um mundo ideal da moda e do entretenimento popular. Artistas profissionais mulheres ([[gueixa|gueixas]]), música, histórias populares, [[Kabuki]] e [[Bunraku]] (teatro de marionetes), poesia, e uma rica literatura, e arte, exemplificados pelo lindo trabalho em impressão de blocos de madeira (conhecdos como [[ukiyo-e]]), eram todos parte dessa cultura que florescia. A literatura também floresceu com os exemplos notáveis do dramaturgo [[Chikamatsu Monzaemon]] (1653-1724) e do poeta, ensaísta, e escritor viajante [[Matsuô Bashô|Matsuo Basho]] (1644-1694).</td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">[[Image:The_Great_Wave_off_Kanagawa.jpg|thumb|250px|left|A Grande Onda em Kanagawa por Katsushika Hokusai (1760–1849).]]</td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">[[Image:The_Great_Wave_off_Kanagawa.jpg|thumb|250px|left|A Grande Onda em Kanagawa por Katsushika Hokusai (1760–1849).]]</td></tr>
</table>Suelyhttp://nikkeypedia.org.br/index.php?title=Per%C3%83%C2%ADodo_Edo&diff=5319&oldid=prevSuely a 19:16, 22 Abril 20082008-04-22T19:16:04Z<p></p>
<table border='0' width='98%' cellpadding='0' cellspacing='4' style="background-color: white;">
<tr>
<td colspan='2' width='50%' align='center' style="background-color: white;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' width='50%' align='center' style="background-color: white;">Revisão de 19:16, 22 Abril 2008</td>
</tr>
<tr><td colspan="2" align="left"><strong>Linha 89:</strong></td>
<td colspan="2" align="left"><strong>Linha 89:</strong></td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;"></td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">== Aspectos culturais ==</td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">== Aspectos culturais ==</td></tr>
<tr><td>-</td><td style="background: #ffa; font-size: smaller;">[[Image:<span style="color: red; font-weight: bold;">DejimaAstronomy</span>.jpg|thumb|250px|left|Pintura japonêsa de um holandês praticando astronomia em Dejima.]]</td><td>+</td><td style="background: #cfc; font-size: smaller;">[[Image:<span style="color: red; font-weight: bold;">Tokugawa4</span>.jpg|thumb|250px|left|Pintura japonêsa de um holandês praticando astronomia em Dejima.]]</td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">Durante o período, o Japão estudou progressivamente as ciências e técnicas ocidentais (ato chamado de [[rangaku]], literalmente “estudos holandeses”) através das informações e livros trazidos pelos comerciantes holandeses em [[Dejima]]. As áreas principais de estudo incluíam geografia, medicina, ciências naturais, astronomia, arte, línguas, ciências físicas como o estudo do fenômeno elétrico, e ciências mecânicas como exemplificado pelo desenvolvimento de relógios mecânicos ou [[wadokei]], inspirados por técnicas ocidentais.</td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">Durante o período, o Japão estudou progressivamente as ciências e técnicas ocidentais (ato chamado de [[rangaku]], literalmente “estudos holandeses”) através das informações e livros trazidos pelos comerciantes holandeses em [[Dejima]]. As áreas principais de estudo incluíam geografia, medicina, ciências naturais, astronomia, arte, línguas, ciências físicas como o estudo do fenômeno elétrico, e ciências mecânicas como exemplificado pelo desenvolvimento de relógios mecânicos ou [[wadokei]], inspirados por técnicas ocidentais.</td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;"></td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;"></td></tr>
</table>Suelyhttp://nikkeypedia.org.br/index.php?title=Per%C3%83%C2%ADodo_Edo&diff=5317&oldid=prevSuely a 19:13, 22 Abril 20082008-04-22T19:13:23Z<p></p>
<table border='0' width='98%' cellpadding='0' cellspacing='4' style="background-color: white;">
<tr>
<td colspan='2' width='50%' align='center' style="background-color: white;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' width='50%' align='center' style="background-color: white;">Revisão de 19:13, 22 Abril 2008</td>
</tr>
<tr><td colspan="2" align="left"><strong>Linha 62:</strong></td>
<td colspan="2" align="left"><strong>Linha 62:</strong></td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;"></td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">O “problema cristão” era, em conseqüência, um problema de controlar tanto os daimios cristãos em Kyushu quanto seu comércio com os europeus. Em 1612 os serventes e residentes do xogun em terras dos Tokugawa foram ordenados a repudiar o cristianismo. Mais restrições vieram em 1616 (a restrição do comércio com estrangeiros podendo só ser realizado em Nagasaki e Hirado, uma ilha ao noroeste de Kyushu), 1622 (a execução de 120 missionários e convertidos), 1624(a expulsão dos espanhóis), e 1629 (a execução de milhares de cristãos). Finalmente, em 1635 um decreto proibia qualquer japonês de viajar para fora do Japão ou, se alguém saísse, de retornar algum dia. Em 1636 os holandeses ficaram restritos a [[Dejima]], uma pequena ilha artificial – não sendo oficialmente solo japonês – na enseada de Nagasaki.</td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">O “problema cristão” era, em conseqüência, um problema de controlar tanto os daimios cristãos em Kyushu quanto seu comércio com os europeus. Em 1612 os serventes e residentes do xogun em terras dos Tokugawa foram ordenados a repudiar o cristianismo. Mais restrições vieram em 1616 (a restrição do comércio com estrangeiros podendo só ser realizado em Nagasaki e Hirado, uma ilha ao noroeste de Kyushu), 1622 (a execução de 120 missionários e convertidos), 1624(a expulsão dos espanhóis), e 1629 (a execução de milhares de cristãos). Finalmente, em 1635 um decreto proibia qualquer japonês de viajar para fora do Japão ou, se alguém saísse, de retornar algum dia. Em 1636 os holandeses ficaram restritos a [[Dejima]], uma pequena ilha artificial – não sendo oficialmente solo japonês – na enseada de Nagasaki.</td></tr>
<tr><td>-</td><td style="background: #ffa; font-size: smaller;">[[Image:<span style="color: red; font-weight: bold;">RedSealShip</span>.<span style="color: red; font-weight: bold;">JPG</span>|thumb|240px|um navio japones "selo vermelho" de 1634.]]</td><td>+</td><td style="background: #cfc; font-size: smaller;">[[Image:<span style="color: red; font-weight: bold;">Tokugawa3</span>.<span style="color: red; font-weight: bold;">jpg</span>|thumb|240px|um navio japones "selo vermelho" de 1634.]]</td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">O xogunato considerava o cristianismo católico como sendo um grande fator desestabilizante, levando então a perseguição do catolicismo. A [[Rebelião de Shimabara]] de 1637-1638, no qual samurais e aldeões cristãos católicos descontentes rebelaram-se contra o bakufu – Edo pediu ajuda aos barcos holandeses para bombardear a fortaleza rebelde – marcou o fim do movimento cristão, embora alguns cristãos católicos sobreviveram vivendo clandestinamente, e ficaram conhecidos como [[Kakure Kirishitan]], logos após desse incidente, os portugueses foram permanentemente expulsos, membros da missão diplomática portuguesa foram executados, todos os súditos foram ordenados a registrarem-se em templos Budistas ou Shinto, e os holandeses e chineses ficaram restritos, respectivamente, a Dejima e um pedaço especial de Nagasaki. Fora pequenas trocas realizadas por daimios que viviam longe do controle do bakufu com coreanos em com as ilhas Ryukyu, ao sudoeste das principais ilhas do Japão, pelo ano de 1641, o contato com estrangeiros era limitado pela policia do [[sakoku]] em Nagasaki.</td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">O xogunato considerava o cristianismo católico como sendo um grande fator desestabilizante, levando então a perseguição do catolicismo. A [[Rebelião de Shimabara]] de 1637-1638, no qual samurais e aldeões cristãos católicos descontentes rebelaram-se contra o bakufu – Edo pediu ajuda aos barcos holandeses para bombardear a fortaleza rebelde – marcou o fim do movimento cristão, embora alguns cristãos católicos sobreviveram vivendo clandestinamente, e ficaram conhecidos como [[Kakure Kirishitan]], logos após desse incidente, os portugueses foram permanentemente expulsos, membros da missão diplomática portuguesa foram executados, todos os súditos foram ordenados a registrarem-se em templos Budistas ou Shinto, e os holandeses e chineses ficaram restritos, respectivamente, a Dejima e um pedaço especial de Nagasaki. Fora pequenas trocas realizadas por daimios que viviam longe do controle do bakufu com coreanos em com as ilhas Ryukyu, ao sudoeste das principais ilhas do Japão, pelo ano de 1641, o contato com estrangeiros era limitado pela policia do [[sakoku]] em Nagasaki.</td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;"></td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;"></td></tr>
</table>Suelyhttp://nikkeypedia.org.br/index.php?title=Per%C3%83%C2%ADodo_Edo&diff=5315&oldid=prevSuely a 19:10, 22 Abril 20082008-04-22T19:10:02Z<p></p>
<table border='0' width='98%' cellpadding='0' cellspacing='4' style="background-color: white;">
<tr>
<td colspan='2' width='50%' align='center' style="background-color: white;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' width='50%' align='center' style="background-color: white;">Revisão de 19:10, 22 Abril 2008</td>
</tr>
<tr><td colspan="2" align="left"><strong>Linha 56:</strong></td>
<td colspan="2" align="left"><strong>Linha 56:</strong></td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;"></td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">==Da abertura a reclusão==</td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">==Da abertura a reclusão==</td></tr>
<tr><td>-</td><td style="background: #ffa; font-size: smaller;">[[Image:<span style="color: red; font-weight: bold;">Hasekura in Rome</span>.<span style="color: red; font-weight: bold;">JPG</span>|thumb|150px|left|O samurai [[Hasekura Tsunenaga]], o primeiro embaixador oficial do Japão nas Americas e Europa.]]</td><td>+</td><td style="background: #cfc; font-size: smaller;">[[Image:<span style="color: red; font-weight: bold;">Tokugawa2</span>.<span style="color: red; font-weight: bold;">jpg</span>|thumb|150px|left|O samurai [[Hasekura Tsunenaga]], o primeiro embaixador oficial do Japão nas Americas e Europa.]]</td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">Como Hideyoshi, Ieyasu encorajou o comércio estrangeiro, mas também não confiava em estrangeiros. Ele queria fazer de Edo uma grande cidade portuária, favorecendo seus portos, mas uma vez que ele aprendeu que os europeus favoreciam portos em [[Kyushu]] e que a China havia rejeitado seus planos para estabelecer um comércio oficial, ele agiu para tomar controle do comércio existente e permitiu que somente certos portos manejassem tipos específicos de mercadoria.</td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">Como Hideyoshi, Ieyasu encorajou o comércio estrangeiro, mas também não confiava em estrangeiros. Ele queria fazer de Edo uma grande cidade portuária, favorecendo seus portos, mas uma vez que ele aprendeu que os europeus favoreciam portos em [[Kyushu]] e que a China havia rejeitado seus planos para estabelecer um comércio oficial, ele agiu para tomar controle do comércio existente e permitiu que somente certos portos manejassem tipos específicos de mercadoria.</td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;"></td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;"></td></tr>
</table>Suelyhttp://nikkeypedia.org.br/index.php?title=Per%C3%83%C2%ADodo_Edo&diff=5313&oldid=prevSuely a 19:08, 22 Abril 20082008-04-22T19:08:56Z<p></p>
<table border='0' width='98%' cellpadding='0' cellspacing='4' style="background-color: white;">
<tr>
<td colspan='2' width='50%' align='center' style="background-color: white;">← Versão anterior</td>
<td colspan='2' width='50%' align='center' style="background-color: white;">Revisão de 19:08, 22 Abril 2008</td>
</tr>
<tr><td colspan="2" align="left"><strong>Linha 41:</strong></td>
<td colspan="2" align="left"><strong>Linha 41:</strong></td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;"></td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;"></td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">==O governo do shogun e dos daimios==</td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">==O governo do shogun e dos daimios==</td></tr>
<tr><td>-</td><td style="background: #ffa; font-size: smaller;">[[Image:Tokugawa <span style="color: red; font-weight: bold;">1</span>.jpg|thumb|250px|[[Tokugawa Ieyasu]] como xogun.|left]]</td><td>+</td><td style="background: #cfc; font-size: smaller;">[[Image:Tokugawa.jpg|thumb|250px|[[Tokugawa Ieyasu]] como xogun.|left]]</td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">Uma evolução havia surgido nos séculos entre o [[Xogunato Kamakura|bakufu Kamakura]], que existia em equilíbrio com a corte imperial, até o [[Xogunato Tokugawa|bakufu Tokugawa]], quando o [[bushi]] tornou-se o governador incontestável, em que o historiador [[Edwin O. Reischauer]] chamou de uma forma de governo “feudal centralizada”. Pessoa instrumental para a ascensão do novo bakufu foi Tokugawa Ieyasu, o principal beneficiário das conquistas de [[Oda Nobunaga]] e [[Toyotomi Hideyoshi]]. Previamente poderoso, Ieyasu lucrou com sua transferência para a rica área de [[Kanto]]. Ele manteve 2.5 milhões de [[koku]] de terras e um novo quartel general em [[Edo]], uma cidade castelo estrategicamente situada (futura [[Tokyo]]), e ganhou mais 2 milhões de koku de terra e trinta e oito vassalos sobre seu controle. Após a morte de Hideyoshi, Ieyasu rapidamente movimentou-se para ganhar o controle do Japão da família Toyotomi.</td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;">Uma evolução havia surgido nos séculos entre o [[Xogunato Kamakura|bakufu Kamakura]], que existia em equilíbrio com a corte imperial, até o [[Xogunato Tokugawa|bakufu Tokugawa]], quando o [[bushi]] tornou-se o governador incontestável, em que o historiador [[Edwin O. Reischauer]] chamou de uma forma de governo “feudal centralizada”. Pessoa instrumental para a ascensão do novo bakufu foi Tokugawa Ieyasu, o principal beneficiário das conquistas de [[Oda Nobunaga]] e [[Toyotomi Hideyoshi]]. Previamente poderoso, Ieyasu lucrou com sua transferência para a rica área de [[Kanto]]. Ele manteve 2.5 milhões de [[koku]] de terras e um novo quartel general em [[Edo]], uma cidade castelo estrategicamente situada (futura [[Tokyo]]), e ganhou mais 2 milhões de koku de terra e trinta e oito vassalos sobre seu controle. Após a morte de Hideyoshi, Ieyasu rapidamente movimentou-se para ganhar o controle do Japão da família Toyotomi.</td></tr>
<tr><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;"></td><td> </td><td style="background: #eee; font-size: smaller;"></td></tr>
</table>Suely