PlayStation 3

De Nikkeypedia

Revisão de 20:09, 3 Maio 2012; Matheus (Discussão | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão actual (dif) | Versão posterior → (dif)
PlayStation 3
PlayStation 3

O PlayStation 3 (oficialmente abreviado como PS3) é o terceiro console de videogame produzido pela Sony Computer Entertainment e o sucessor do PlayStation 2 como parte da série PlayStation. O PlayStation 3 compete contra o Xbox 360 e o Nintendo Wii como parte da sétima geração de consoles de videogame.

O principal recurso que distingue o PlayStation 3 de seus predecessores é o seu serviço unificado de jogo online, o PlayStation Network, que contraria a política oficial da Sony de depender dos desenvolvedores de jogos para conseguir tal experiência. Outros recursos do console incluem suas robustas capacidades multimídia, sua conectividade com o 'PlayStation Portable e a utilização de formato de disco óptico de alta-definição, Blu-ray Disc, como seu meio de armazenamento primário. O PlayStation 3 também foi o primeiro reprodutor no mercado de Blu-ray compatível com a especificação 2.0.


O PlayStation 3 foi inicialmente lançado em 11 de novembro de 2006 no Japão, 17 de novembro de 2006 na América do Norte, 16 de março de 2007 no Reino Unido e Irlanda e em 23 de março de 2007 na maior parte da Europa e na Oceania. Foram disponibilizadas duas SKUs ao lançamento: um modelo básico com disco rígido (HDD) de 20 GB e um premium com um disco rígido de 60 GB e vários recursos adicionais (o modelo de 20 GB não foi lançado na Europa ou Oceania). Desde então, várias revisões foram realizadas aos modelos disponíveis do console, particularmente com o lançamento de um novo modelo "slim" em setembro de 2009, coincidindo com a reformulação do console e seu logotipo.

Conteúdo

[editar] Histórico

O PlayStation 3 (então marcado PLAYSTATION 3) foi revelado oficialmente ao público pela Sony em conjunto com o seu controlador original em formato de bumerangue em 16 de maio de 2005, durante a conferência E3 2005. Uma versão funcional do sistema não estava presente na conferência, muito menos na Tokyo Game Show em setembro de 2005, entretanto, demonstrações (como o Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots) foram mantidas em devkits e hardware de PC comparável em ambos os eventos. Também foram mostradas sequências de vídeo baseados em especificações preditas do PlayStation 3 (notavelmente a demonstração técnica de Final Fantasy VII). O protótipo inicial mostrado em maio de 2005 apresentava duas portas HDMI, três Ethernet e seis USB; contudo, ao ser mostrado novamente um ano mais tarde na E3 2006, foram reduzidas para uma porta HDMI, uma Ethernet e quatro USB, presumidamente para reduzir custos. Duas configurações de hardware para o console também foram anunciadas: um modelo de 20 GB e um de 60 GB com preços de $499 (€499) e $599 (€599), respectivamente. O modelo de 60 GB seria a única configuração a apresentar uma porta HDMI, conexão Wi-Fi, leitor de cartões de memória e um enfeite cromado com logotipo prateado. Os console foram anunciados para lançamento mundial simultâneo: 11 de novembro no Japão e 17 de novembro na América do Norte e Europa.

[editar] Modelo Original

Existem cinco modelos de hardware original do PlayStation 3, os quais são comumente referidos pelo tamanho de suas unidades de disco rígido integradas: "20", "40", "60", "80" e "160" GB.

[editar] Modelo Slim

O PlayStation 3 Slim é um versão redesenhada do console e é o único modelo em produção atualmente. Ele apresenta um disco rígido atualizável de 120GB,160GB,250GB e 320GB sendo 33% menor, 36% mais leve e consumindo 34% (CECH-20xx) ou 45% (CECH-21xx) menos energia que os modelos anteriores; ou um terço do modelo original. O sistema de refrigeramento foi reformulado, o microprocessador Cell passou para um processo de fabricação de 45 nm e o RSX para um processo de 45 nm na última revisão e espera-se no futuro a adoção do novo de 32 nm no console. O PlayStation 3 Slim vendeu mais que um milhão de unidades em suas primeiras 3 semanas à venda.

[editar] Pirataria

Inicialmente uma falha no sistema do console permitiu que o sistema fosse iniciado através de uma de suas portas USB, no qual aparelhos denominados "Modchips" poderiam realizar o eleito "Jailbreak" no aparelho, permitindo aos usuários fazer backups dos jogos no hd do console ou em qualquer midia removivel (USB) e executá-lo posteriormente sem a necessidade do disco do game. A Sony em si não comentou este caso, mas apesar da Sony ter lançado atualizações para bloquear esse método, os hackers tiveram acesso ao código do firmware e agora têm criado firmwares personalizados sem necessitar de qualquer modchip, ou seja é possível fazer jailbroken na consola sem o uso de modchip.

Ferramentas pessoais