Saga de Poseidon

De Nikkeypedia

A Saga de Poseidon.
A Saga de Poseidon.


A Saga de Poseidon é um dos principais arcos do anime/mangá Os Cavaleiros do Zodíaco, criado por Masami Kurumada. Narra a Guerra Santa entre Atena e Poseidon.

Conteúdo

Histórico das Guerras Santas

Segundo o Hipermito, Poseidon, o Imperador dos Mares, lutou contra Atena pela posse das terras árticas e acabou sendo aprisionado pela deusa logo após a Guerra Santa, ocorrida há milhares de anos. Os combates foram tão intensos que causaram um dilúvio na Terra e o desaparecimento de Atlântida, onde ficava o Templo terrestre de Poseidon.

Treze anos antes da batalha atual, Kanon, irmão gêmeo de Saga de Gêmeos, foi aprisionado na prisão do Cabo Sunion, onde encontrou um caminho que leva a Fortaleza Submarina de Poseidon. No Templo Submarino, estão guardadas a ânfora na qual a alma de Poseidon foi aprisionada e as Escamas dos Sete Generais Marinas. Escama é a denominação das armaduras usadas pelos Marinas, as escamas dos sete Generais Marinas são tão poderosas quanto às Armaduras dos Cavaleiros de Ouro.

Inicialmente, as Armaduras dos Cavaleiros de Atena foram criadas exatamente para combater os Marinas. Naquela época, a humanidade não possuía armas capazes de atravessar as poderosas Escamas, feitas do misterioso metal Oricalco, e nem tinham habilidades de luta para enfrentar os Marinas que as vestiam. As Armaduras de Atena foram desenvolvidas para combatê-los, o que resultou no nascimento dos Cavaleiros de Atena para vestí-las.

O sequestro e o sacrifício de Atena

No clímax da Saga de Asgard, Atena é raptada perante os cavaleiros por uma onda gigantesca. Enquanto os cavaleiros tentam descobrir o paradeiro de Saori, eventos catastróficos começam a ocorrer ao redor do do mundo: maremotos, chuvas torrenciais, nevascas, etc. Sabendo que o verdadeiro inimigo é o Imperador dos Oceanos Poseidon, que colocou e controlou Hilda através do poder do Anel de Nibelungo para que destruísse Atena e os Cavaleiros, Seiya e outros descobrem com a ajuda de Hilda e Frea uma passagem em Asgard que pode levá-los até a Fortaleza Submarina do deus dos Mares.

Enquanto isso, Saori acorda de um sono profundo nos aposentos do Templo de Poseidon. Ao encontrar o deus, ela imediatamente o reconhece como sendo Julian Solo: filho de uma rica família de comércio marítimo, que em em seu aniverário havia pedido a mão de Saori em casamento, sendo recusada pela jovem. O deus explicou seus planos com Hilda e explicou a Saori que agora que o seu cosmo está provocando esses inúmeros desastres pelo mundo ele pretende "limpar" a humanidade da face da Terra para construir uma nova Utopia. Mesmo percebendo o choque de Atena ao saber de suas intenções, Poseidon ainda tenta convencer Atena - da mesma forma que havia tentado fazê-la casar com ele anteriormente - que junte-se a ele e dominem o mundo junto. Porém, Saori não aceita a proposta e mostra-se preparada para tomar qualquer atitude necessária para impedir Poseidon, mesmo que isso signifique o início de uma nova Guerra Santa.

Ainda confuso com seus sentimentos humanos para com Atena, Poseidon lhe garante que não importa o que ela ou seus Cavaleiros façam pois o destino da humanidade já está decidido. Então, para adiar o trágico fim, ele sugere que Atena se sacrifique dentro do Grande Suporte Principal recebendo toda a água das chuvas. Ele compara esse sacrifício ao ritual que antigamente era realizado ao se sacrificar jovens donzelas em templos para consolidar e fortificar os alicerces de uma civilização, ou seja, com o sacrifício de Atena, Poseidon pretendia tornar o Grande Suporte Principal e todo o Templo Submarino resistentes até mesmo ao fim do universo. Atena aceita a proposta mas garante a Poseidon que seus Caveleiros irão salvá-la e deter suas intenções malignas. Poseidon discorda lhe explicando sobre a indestrutibilidade do Grande Suporte Principal. O deus dos Mares ainda garante a Atena que seus patéticos Cavaleiros nunca seram capazes de derrotar seus poderosos Generais Marinas.

Marinas

São os guerreiros que defendem o deus dos mares. Ao contrário dos cavaleiros de Atena, os Marinas não têm restrição ao uso de armas. Diferente dos Cavaleiros de Atena, que são escolhidos entre vários candidatos e qualificados após duro treinamento, os Marinas são poderosos guerreiros escolhidos pela própria Escama.

O perfil de quem é escolhido para ser um Marina é variado - desde estudantes de música até ex-candidatos a Cavaleiros de Atena. Quando eles pressentem que está por vir a ressurreição de Poseidon, juntam-se na Fortaleza Submarina, a fim de receber suas Escamas. Porém, assim como os cavaleiros de Atena, quando Poseidon está morto ou selado, nada os impede de continuar usando suas respectivas Escamas. Além do título de Marina, esses guerreiros compartilham de um dos grandes ideais de Poseidon, que é "purificar a face terrestre". A fidelidade cega que têm em relação a Poseidon é a fonte de toda a força dos Marinas, na maioria dos casos.

São divididos em três classes:

  • Soldados: Os mais fracos guerreiros de Poseidon. Aparecem poucos dessa classe, limitando-se a acompanhar a comandante Thetis de Sereia em suas missões na Terra.
  • Comandantes: Classe intermediária, da qual somente aparece Thetis de Sereia. Equiparam-se aos Cavaleiros de Prata.
  • Generais: São sete ao todo. Suas habilidades de luta e escamas rivalizam com os Cavaleiros de Ouro.

A Fortaleza Submarina

Predefinição:Artigo principal Após a desaparecimento de Atlântida e o consequente afundamento do Templo de Poseidon, o deus dos Mares precisou criar 7 Pilares - cada um representando um oceano da Terra - e um Suporte ou Pilar Principal para sustentar as águas que cobriam seu templo. Apesar de sua aparência comum, os 7 Pilares são praticamente indestrutíveis e mesmo poderosos golpes dos mais fortes cavaleiros não são capazes de lhes infligir qualquer dano. As únicas armas capazes de destruirem os Pilares são as armas da Armadura de Libra.

Ao centro do Templo de Poseidon encontra-se o Grande Suporte Principal: um imenso pilar que serve de apoio ao suporte da abóboda do Templo caso os outros 7 Pilares sejam derrubados. Enquanto os outros Pilares permanecerem erguidos, o Grande Suporte Principal é invulnerável e nem mesmo as armas de Libra são capazes de lhe fazer se quer um arranhão. Somente com a quedas de todos os Pilares o Suporte Principal torna-se suscetível à ataques e pode cair.

Caso algum dia o Grande Suporte Principal seja destruído, o Templo Submarino será envolvido e destruído pelas águas que o cercam. Porém, pelas próprias palavras de Thetis de Sereia: "isso somente acontecerá quando o Céu e a Terra trocarem de lugar".

Personagens

  • Julian Solo: herdeiro de uma rica família que explora o comércio marítimo, é a reencarnação de Poseidon.
Generais de Poseidon
Comandantes de Poseidon
  • Thetis de Sereia: Única comandante até o momento conhecida. Sendo uma assessora de Poseidon.
Soldados de Poseidon

Mesmo os Marinas de mais baixo escala possuem suas Escamas. Portanto, ele são capazes de lidar de igualdade com os Cavaleiros de Bronze.

Diferenças entre mangá e anime

Mangá

  • As armaduras de bronze de Pegasus, Dragão, Cisne e Andrômeda são ressucitadas com o sangue dos cavaleiros de Ouro: Pégaso com Aiolia, Dragão com o Mestre Ancião, Cisne com Milo e Andrômeda com Shaka. A armadura de Fênix é a única que não recebe o sangue dos cavaleiros de ouro, pois ela renasce das cinzas;
  • As Armaduras de Bronze banhadas pelo sangue dos Cavaleiros de Ouro adquirem um brilho dourado quando os Cavaleiros alcançam o Sétimo Sentido. A armadura de Fênix, por não ter recebido o sangue dos Dourados não adquire o brilho;
  • Saori Kido é convidada por Julian Solo para uma festa, depois é raptada de seu quarto sendo salva por Aiolia;
  • Thetis de Sereia viaja ao Oriente junto com alguns guerreiros e seqüestram novamente Saori. Seiya chega e os derrota, mas Thetis escapa. Aldebaran é destacado para proteger Atena que permanece no Oriente para cuidar dos 4 Cavaleiros de Bronze em coma. Sorento de Sirene aparece para eliminar os Cavaleiros de Bronze e enfrenta o Touro Dourado. Aldebaran não consegue vencer o Marina, posto que a melodia de Sorento reduziu drasticamente seu poder. Atena interfere na luta e decide acompanhar o Marina para se encontrar com Poseidon. Thetis vai para os Cinco Picos Antigos encontrar com o Mestre Ancião - que assumiu o posto de representante do Santuário - e revela o destino de Atena. Os Cavaleiros de Bronze surgem, mas Thetis escapama. Os Guerreiros de Atena recebem suas novas Armadura e, com a ajuda de Kiki os 4 chegam até a Fortaleza Submarina;
  • São mostradas as tentativas de Seiya, Shiryu e Hyoga usando algumas das armas da Armadura de Libra para destruir o Grande Suporte Principal, não tendo nenhum sucesso.
  • Kanon de Dragão Marinho toma a frente de Saori e a protege do Tridente de Poseidon, que fora lançado pelo deus dos mares;

Anime

  • Todas as Armaduras de Bronze, inclusive a de Fênix, são restauradas com o sangue dos Cavaleiros de Ouro, sendo que a Armadura de Dragão recebe o sangue de Mu, Andrômeda de Aldebaran e Fênix de Shaka. Isso acontece antes da batalha em Asgard;
  • Todas as Armaduras de Bronze adquirem o brilho dourado quando seus Cavaleiros alcançam o cosmo máximo;
  • Sorento de Sirene vai até Asgard, onde revela os planos de Poseidon, sendo então confrontado por Siegfried de Dubhe;
  • Os Cavaleiros de Bronze adentram a Fortaleza Submarina, depois de acharem com a ajuda de Hilda de Polaris e sua irmã Freya, uma passagem secreta em um determinado local em Asgard;
  • As tentativas de destruir o Grande Suporte Principal com as armas de Libra acontece como no mangá, porém só é mostrado a tentativa de Shiryu usando o escudo não tendo sucesso;
  • Seiya é quem protege Saori do tridente de Poseidon.

Referências

Ferramentas pessoais