Shihan

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 18:32, 26 Janeiro 2010 (editar)
Suely (Discussão | contribs)
(New page: '''Shihan''' (師範) é um título japonês, normalmente usado em artes marciais. A palavra significa professor ou modelo. Cada arte ou organização tem requerime...)
← Ver a alteração anterior
Revisão atual (18:39, 26 Janeiro 2010) (editar) (undo)
Suely (Discussão | contribs)

 
(4 intermediate revisions not shown.)
Linha 1: Linha 1:
 +[[Image:Espada.jpg|left|frame|Espada.]]
'''Shihan''' (師範) é um título [[Japão|japonês]], normalmente usado em [[artes marciais]]. A palavra significa [[professor]] ou modelo. '''Shihan''' (師範) é um título [[Japão|japonês]], normalmente usado em [[artes marciais]]. A palavra significa [[professor]] ou modelo.
Linha 5: Linha 6:
O processo de tornar-se um ''shihan'' pode ser bastante obscuro no Japão. Por exemplo, no [[Bujinkan]] diz-se que alguém torna-se ''shihan'' quando os outros ''shihans'' começam a chamá-lo assim. Entretanto, é comum chamar todos os mestres que atingiram o 10º dan de ''shihan'' - pelo menos os que forem japoneses. O processo de tornar-se um ''shihan'' pode ser bastante obscuro no Japão. Por exemplo, no [[Bujinkan]] diz-se que alguém torna-se ''shihan'' quando os outros ''shihans'' começam a chamá-lo assim. Entretanto, é comum chamar todos os mestres que atingiram o 10º dan de ''shihan'' - pelo menos os que forem japoneses.
-Em [[aikido]], na organização [[Aikikai]], mestres japoneses automaticamente tornam-se ''shihans'' ao atingir o 6º dan, mas durante muito tempo não ficou claro se [[Ocidente|ocidentais]] com a mesma graduação podiam usar o título. Finalmente, a sede Aikikai declarou que ocidentais precisavam, além do 6º dan, de uma autorização especial para tornarem-se ''shihans''. [alterado o termo Shihan, para o etmológico oriental, retirando citação de Shihan de uma arte específica]+Em [[aikido]], na organização [[Aikikai]], mestres japoneses automaticamente tornam-se ''[[shihans]]'' ao atingir o 6º dan, mas durante muito tempo não ficou claro se [[Ocidente|ocidentais]] com a mesma graduação podiam usar o título. Finalmente, a sede Aikikai declarou que ocidentais precisavam, além do 6º dan, de uma autorização especial para tornarem-se ''shihans''. [alterado o termo Shihan, para o etmológico oriental, retirando citação de [[Shihan]] de uma arte específica]
 + 
 + 
 + 
 +=={{Ligações externas}}==
 + 
 +*[http://www.wikipedia.org Wikipédia ]
 +*[http://www.aikidoriodejaneiro.com.br Aikido RJ ]
 +*[http://www.aikidopara.kit.net/nossosmestres.htm Aikido PA ]
 + 
[[Categoria:Artes marciais do Japão]] [[Categoria:Artes marciais do Japão]]
[[Categoria:Cultura japonesa]] [[Categoria:Cultura japonesa]]

Revisão atual

Espada.
Espada.

Shihan (師範) é um título japonês, normalmente usado em artes marciais. A palavra significa professor ou modelo.

Cada arte ou organização tem requerimentos diferentes para o uso deste título, mas em geral é uma graduação muito alta, que leva décadas para ser atingida. É às vezes associado a certos direitos, como por exemplo o de outorgar graduações Dan em nome da organização.

O processo de tornar-se um shihan pode ser bastante obscuro no Japão. Por exemplo, no Bujinkan diz-se que alguém torna-se shihan quando os outros shihans começam a chamá-lo assim. Entretanto, é comum chamar todos os mestres que atingiram o 10º dan de shihan - pelo menos os que forem japoneses.

Em aikido, na organização Aikikai, mestres japoneses automaticamente tornam-se shihans ao atingir o 6º dan, mas durante muito tempo não ficou claro se ocidentais com a mesma graduação podiam usar o título. Finalmente, a sede Aikikai declarou que ocidentais precisavam, além do 6º dan, de uma autorização especial para tornarem-se shihans. [alterado o termo Shihan, para o etmológico oriental, retirando citação de Shihan de uma arte específica]


[editar] Predefinição:Ligações externas

Ferramentas pessoais