Shinkansen

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-[[Image:Pedra2.jpg|center|frame|Ferramentas de pedra polida. Museu Nacional de Tokio.]]+[[Image:Trem_bala_7.2.jpg|center|frame|E está chegando uma nova geração que só leva três carros e chega a 581 km/hora. É o JR Maglev.]]
E está chegando uma nova geração que só leva três carros e chega a 581 km/hora. É o JR Maglev. E está chegando uma nova geração que só leva três carros e chega a 581 km/hora. É o JR Maglev.

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O trem bala japonês

O trem bala japonês chama-se “Shinkansen” e eles foram os primeiros a implantar uma rede de trens de alta velocidade. 80% das linhas são operadas pela JR (Japan Railways) um consórcio privado que comprou nos anos 80 a concessão governamental.

linhas de trens rápidoso.
linhas de trens rápidoso.

Uma dessas linhas, a Tokaido/Sanyo Shinkansen conecta Tóquio a Osaka (515,4 km) e foi inaugurada em 1964, sendo a primeira linha de shinkansen do Japão e a primeira linha de trem rápido do mundo. Em 1964 os trens dessa linha já alcançavam quase 200 km/hora, e hoje os trens de nova geração superam os 300 km/hora.

Monte Fuji.
Monte Fuji.

Existem três categorias de trem: Nozomi, que só para nas estações mais importantes e que demora entre Tóquio e Osaka 2 horas e meia; Hikari, que para num número um pouco maior de estações e que demora 3 horas entre Tóquio e Osaka; e finalmente os Kodama, que param em todas as estações e são os mais lentos.

A 300 shinkansen começou a operar em 1992 e chega a uma velocidade máxima de 270 km/hora.
A 300 shinkansen começou a operar em 1992 e chega a uma velocidade máxima de 270 km/hora.

Os trens que correm nessa linha foram fabricados em anos diferentes e são de diferentes séries. A 300 shinkansen começou a operar em 1992 e chega a uma velocidade máxima de 270 km/hora.

trem da série 300/ 300 serie train.
trem da série 300/ 300 serie train.

A série 500 tem os trens mais rápidos, mais poderosos e mais caros. Por isso existem poucos trens dessa série. Eles operaram numa velocidade máxima de 300 km/hora. Eles começaram a ser usados em 1997.

serie 300 em Tóquio.
serie 300 em Tóquio.


A série 700 começou a ser usada em 1999 e são trens mais baratos que os 500. Eles chegam a uma velocidade máxima de 285 km/hora e tem uma frente que lembra um bico de pato.

photo by kamoda on Flickr.
photo by kamoda on Flickr.
photo by kamoda on Flickr.
photo by kamoda on Flickr.
photo by kamoda on Flickr.
photo by kamoda on Flickr.

Mas existem alguns trens da série 700 que não tem essa frente, e são chamados de Rail Star.

o trem 700 na estaçã.
o trem 700 na estaçã.
photo by NavindaK on Flickr.
photo by NavindaK on Flickr.
photo by kamoda on Flickr.
photo by kamoda on Flickr.
o interior do trem.
o interior do trem.
Mas existem alguns trens da série 700 que não tem essa frente, e são chamados de Rail Star..
Mas existem alguns trens da série 700 que não tem essa frente, e são chamados de Rail Star..


The Rail Star – photo by jiaren777.
The Rail Star – photo by jiaren777.
E está chegando uma nova geração que só leva três carros e chega a 581 km/hora. É o JR Maglev.
E está chegando uma nova geração que só leva três carros e chega a 581 km/hora. É o JR Maglev.

E está chegando uma nova geração que só leva três carros e chega a 581 km/hora. É o JR Maglev.

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