Shizuo Hosoe

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 13:23, 16 Outubro 2007 (editar)
Caramuru (Discussão | contribs)
(New page: Categoria:Grupo Escoteiro ==Shizuo Hosoe== ===História=== O fundador do Grupo Escoteiro Caramuru nasceu no dia 4 de julho de 1901, em Wasa, Gero-cho, no Japão e veio ao Brasil em...)
← Ver a alteração anterior
Revisão de 14:02, 17 Outubro 2007 (editar) (undo)
Caramuru (Discussão | contribs)

Ver a alteração posterior →
Linha 1: Linha 1:
[[Categoria:Grupo Escoteiro]] [[Categoria:Grupo Escoteiro]]
-==Shizuo Hosoe==+==História==
-===História===+
O fundador do [[Grupo Escoteiro Caramuru]] nasceu no dia 4 de julho de 1901, em Wasa, Gero-cho, no Japão e veio ao Brasil em 1930, como médico-bolsista enviado pelo Ministério de Relações Exteriores do Japão. Até 1935 trabalhou na colônia de [[Bastos]].<br> O fundador do [[Grupo Escoteiro Caramuru]] nasceu no dia 4 de julho de 1901, em Wasa, Gero-cho, no Japão e veio ao Brasil em 1930, como médico-bolsista enviado pelo Ministério de Relações Exteriores do Japão. Até 1935 trabalhou na colônia de [[Bastos]].<br>
Formado pela [[Universidade de Keio]], teve que fazer vestibular e começar seu curso de novo em São Paulo, na Faculdade de Medicina da USP.<br> Formado pela [[Universidade de Keio]], teve que fazer vestibular e começar seu curso de novo em São Paulo, na Faculdade de Medicina da USP.<br>

Revisão de 14:02, 17 Outubro 2007

História

O fundador do Grupo Escoteiro Caramuru nasceu no dia 4 de julho de 1901, em Wasa, Gero-cho, no Japão e veio ao Brasil em 1930, como médico-bolsista enviado pelo Ministério de Relações Exteriores do Japão. Até 1935 trabalhou na colônia de Bastos.
Formado pela Universidade de Keio, teve que fazer vestibular e começar seu curso de novo em São Paulo, na Faculdade de Medicina da USP.
Era um líder nato, um idealista que buscou por toda a vida dedicar-se às causas humanitárias, principalmente nas assistências médicas aos imigrantes japoneses, viajando por todo o Brasil. Costumava ir ao Rio de Janeiro e acompanhava os imigrantes japoneses até o porto de Santos no mesmo navio e, durante a viagem, transmitia-lhes os cuidados a serem observados com respeito à saúde e higiene na colônia, bem como encorajava-os na luta agora como imigrantes no Brasil. Publicou ainda vários manuais sobre a prevenção e tratamento de doenças e guia de medicamentos.
Dr. Hosoe deixou benefícios concretos de seu idealismo: como estudante ainda, em 1935, fundou o Centro de Assistência Médica Dojinkai para imigrantes que não entendiam o português, o Hospital Santa Cruz, com a colaboração da colônia japonesa e do Governo Japonês (hoje, Associação Nipo-Brasileira, ou Enkyo).
Faleceu no ano de 1975, em São Paulo.
Em 18 de junho de 1994, em cerimônia comemorativa do 86º Ano de Imigração Japonesa no Brasil, com a participação de personalidades e entidades da sociedade nipo-brasileira, houve a solenidade de Desceramento do Busto do Dr. Shizuo Hosoe, na entrada da sede do Caramuru.

Ferramentas pessoais