Shodô

De Nikkeypedia

Revisão de 18:42, 9 Fevereiro 2011; Suely (Discussão | contribs)
Shodô.
Shodô.

Shodō (書道) é a arte sino-japonesa da escrita, "sho" significa caligrafia e "do", caminho. Essa arte tem origem no budismo e é considerado um caminho meditativo para o auto-conhecimento.


História do Shodô

Os principais caracteres utilizados na prática do shodô se chamam kanji (no Japão) ou hanzi (na China). Sua origem remonta ao século I.300 a.C., durante a dinastia Yin. Entretanto, os caracteres sofreram várias modificações ao longo do tempo, sendo as principais:

221 a.c. - dinastia Shang - reforma da escrita em escala nacional 206 a.c. - 220 d.c. - dinastia Han - simplificação do sistema escrito e a reconfiguração do shodo como arte.

Introduzidos no Japão pelo budismo no final da dinastia Han, essa arte passa a ser mais difundida a partir do século VI d.c.

Execução e Filosofia do Shodô

Mstre fazendo shodô.
Mstre fazendo shodô.

Essa arte é produzida através da escrita com o sumi (tinta preta) e um pincel, sobre papel, utilizando caracteres japoneses ou chineses.

A arte da caligrafia é considerada uma metáfora para a própria vida, assim, alternam-se pinceladas fortes com outras mais delicadas, variando o efeito conforme a velocidade, a cor da tinta, a pressão sobre o papel, o intervalo entre traços e o próprio material utilizado.

Não há retoques, esboços ou correções em uma peça de Shodo, pois mesmo o "borrão" ou os espaços "falhos" sobre o papel poderão ser vistos como parte de uma totalidade, desde que haja um equilíbrio natural entre os caracteres e a composição como um todo, pois é justamente na sutileza em alguns trechos e na intensidade em outros, que está localizado o sentido estético do shodo.





Predefinição:Vídeos

Ferramentas pessoais