Taiko

De Nikkeypedia

Revisão de 18:45, 9 Novembro 2018; Akio (Discussão | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão actual (dif) | Versão posterior → (dif)
percussionista tocando taiko
percussionista tocando taiko

A palavra taiko (太鼓) significa simplesmente "grande tambor" em Japonês. Fora do Japão, a palavra é usada frequentemente para referir-se a alguns dos vários tambores japoneses (和太鼓, 'wa-daiko', "Tambor Japonês", em Japonês)

Conteúdo

[editar] Grupos de Taiko

Nos últimos 5 anos, graças a vinda de um professor mandado pela JICA um voluntário Senior o sr. Oda, possibilitou a formação de um grande número de Grupos de Taiko pelo Brasil a fora, a ponto de se formar Associação de Taiko, e de se realizar Campeonatos de Taiko, inclusive com os Grupos tendo condi~ções de apresentar-se no Japão.

O Ryubu Daiko de Ibiuna que irá 18/03/08 para o Japão, representar o Brasil, como campeão juvenil de 2007, treinaram muito e houve no dia 09/03/08 um culto de benção para que aviagem seja bem sucedida no Bunkyo de Ibiuna.


Ryubu Daiko
Ryubu Daiko


[editar] Tipos de Taiko

O nagado-daiko (長胴太鼓, taiko de corpo longo) consiste de duas peças de pele de vaca estendidas e tensionadas sobre um corpo de madeira (tradicionalmente escavado em uma única peça, mas hoje em dia feita de tábuas como um barril). As peles do tsukeshime-daiko (付締め太鼓, às vezes chamado simplesmente de "shime-daiko" ou "shime") são estendidas sobre anéis de aço e montadas como um sanduíche sobre um corpo menor. As cordas usadas para fixar as peles no tsukeshime-daiko's são tensionadas antes de cada uso. O okedo-daiko (桶胴太鼓, taiko com corpo em barril, normalmente chamado de "okedo" ou "oke") pode ser montado sobre um suporte e tocado como outros tipos de taiko, mas é usualmente fixado com alças e carregado nos ombros do percussionista que pode assim andar e tocar ao mesmo tempo. Outros taikos japoneses incluem o uchiwa-daiko (内輪太鼓、 taiko), hira-daiko (平太鼓, taiko chato), o-daiko (大太鼓, grande taiko) e uma variedade de outros instrumentos de percussão utilizados nos conjuntos musicais japoneses como o noh, o gagaku e o kabuki.

Os tambores okedo-daiko drums vão desde pequenos instrumentos fáceis de carregar até o maior de todos os tambores japoneses. Diferentemente do nagado, este tambor pode ser feito em vários tamanhos mas não em qualquer tamanho, devido à sua construção com tábuas de madeira.

A região de Aomori é famosa pelo festival Nebuta onde enormes okedo-daiko são tocados por muitas pessoas enquanto são transportados pelas ruas.

Cerimônia religiosa em Ibiuna
Cerimônia religiosa em Ibiuna

O okedo também pode produzir um som metálico por percussão em seu anel, chamado "ka." Ao produzir este som, os músicos devem ter cuidado para percutir apenas a parte externa do anel metálico e não o ponto de fixação no corpo do instrumento. A madeira fina e leve do okedo pode ficar marcada e rapidamente deteriorada se atingida.

[editar] Usos do taiko na guerra

No Japão feudal, taikos eram frequentemente usados para motivar as tropas, para ajudar a marcar o passo na marcha e para anunciar comandos e anúncios marciais. Ao se aproximar ou entrar no campo de batalha o taiko yaku (tocados de tambor) era responsável por determinar o passo da marcha, usualmente com seis passos por batida do tambor (batida-2-3-4-5-6, batida-2-3-4-5-6).

De acordo com uma das crônicas históricas (o Gunji Yoshu), nove conjuntos de cinco batidas servia para levar um batalhão à batalha, enquanto nove conjuntos de três batidas aceleradas três ou quatro vezes e seguidas pelos gritos "Ei! Ei! O! Ei! Ei! O!" era a chamada para avançar e perseguir o inimigo.

Apresentação em Ibiuna
Apresentação em Ibiuna

[editar] Termos relacionados

Bachi 
as baquetas de madeira utilizadas para tocar o taiko.
Ji 
também chamado Jiuchi, é um ritmo basico usado poara suportar o ritmo principal, ou o O-uchi. Pode também ser descrito como a métrica ou o caráter de uma peça. Alguns dos ritmos mais comuns para o ji são don doko, don ko, ou don go (padrão sincopado). Um Jikata é o músico que toca o ritmo ji.
Ma 
um termo japonês para "espaço", é usado na música para descrever um período de silêncio (pausa). Na execução do taiko, ma é o período de tempo entre as batidas. É importante apreciar este silêncio da mesma forma que se apreciam as batidas. Uma vez que os conjuntos de taiko são focados no ritmo, o ma é crucial para adicionar dramaticidade e tensão. O ma pode ser uma pausa rítmica ou um silêncio extendido (como uma fermata) a ser quebrado por iniciativa do executante. Se o percussionista se concentra em ouvir o ma entre as batidas, ele ou ela vai criar um som muito mais efetivo e satisfatório.
Oroshi 
é caracterizado por uma série de batidas no tambor. O executante começa lentamente com muito ma. Gradualmente o tempo de ma entre cada batida diminui mais e mais, até que seja tocada uma sequência muito rápida de batidas.

[editar] Fabricantes de Taiko no Brasil

O taiko passa por um longo processo de criação, que envolve o tratamento da madeira, a obtenção e preparo do couro, a fabricação das estruturas em metal ou o ajuste das cordas para tensionar o couro. Por se tratar de um processo artesanal e laboroso, não são muitos os fabricantes de taiko no Brasil. Alguns dos fabricantes são os que seguem: - Tikara Taiko: Localizado na região metropolitana de São Paulo, no município de Embu-Guaçu, teve o início das atividades dirigido por Takachi Sato, e atualmente sua família dá sucessão ao ofício. Fabrica taikos diversos, dai (base) e bacchis - Kaito Taiko: A família Kaito de Taubaté é composta professores de instrumentos japoneses, como shamisen, shakuhachi, minyo e taiko. Yoohei Kaito é o responsável pela confecção dos taikos, além de ser sensei com experiência de intercâmbio no grupo japonês Kodo. Além dos taikos, a empresa oferece fues, shamisens e outros acessórios, como bolsa para bacchi - MK Taiko: Com sede na região metropolitana de São Paulo, em Osasco, Makoto Kanegai iniciou suas atividades para atender a demanda de grupos que iniciavam o taiko na região. A pequena casa abriga bacchis e taikos confeccionados com muito esmero e profissionalismo, e a mente do artesão busca sempre novas formas de melhorar a produção dos instrumentos - Sakotani Taiko: Empresário e artesão, Paulo Sakotani fabrica taikos desde 2003, na região de Presidente Prudente. Fabrica taikos, bacchis e acessórios.


Colaboração: Jun Onuki.

Ferramentas pessoais