Tatame

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 14:47, 24 Agosto 2010 (editar)
Kheljudo06 (Discussão | contribs)
(Tatames em artes marciais)
← Ver a alteração anterior
Revisão atual (14:47, 24 Agosto 2010) (editar) (undo)
Kheljudo06 (Discussão | contribs)
(Tatames em artes marciais)
 
Linha 32: Linha 32:
-[[Categoria:Cultura Japonesa]]+[[Categoria:Cultura japonesa]]
[[Categoria:Judô]] [[Categoria:Judô]]

Revisão atual

Tatame
Tatame
Tatame (em japonês: 畳; transl. tatami), que significava originariamente "dobrado e empilhado", é o piso tradicional japonês. O tatame tradicional é feito de palha de arroz prensada revestida com esteira de junco e faixa preta lateral. Seu formato e tamanho são padronizados. É o piso das áreas secas de uma residência e serve de medida para os cômodos.

Tatames eram originalmente um item de luxo quando a maioria das pessoas viviam em locais de chão batido.

[editar] Padrão e tamanho

No Japão, o tamanho de um quarto é geralmente medido pelo número de tatames. O tamanho tradicional de um tatame é 90 cm por 180 cm (1,62 metros quadrados) por 5 centímetros.

[editar] Seu uso

Tatame são associados com rituais religiosos japoneses e com a cerimônia do chá. As casas tradicionais utilizam tatames em vários ambientes. Muitas das casas modernas japonesas têm pelo menos um quarto de tatame. Tatames também são usados para treino de artes marciais japonesas, como aikido e karatê.


[editar] Tatames em artes marciais

Tatame shiai-jô é o lugar onde se praticam lutas, em esportes como o judô, o karatê, o jiu-jitsu,o aikido, o hapkido,etc. Ele possui dimensões e rigidez específicas para cada arte marcial e limites que não devem ser ultrapassados no decorrer da luta, sob ameaça de punição. O tatame não tem a dureza do chão liso, por isso protege o lutador quando este cai durante uma luta; entretanto, ao mesmo tempo, não tem a maciez de um colchão - por isso, pode machucar o praticante que cair de mau jeito. - Tamanho Padrão (180 cm x 90 cm x 5,5 cm ) Também é indicado para a correção da coluna, por massagistas e médicos em geral; na decoração em estilo Oriental; na prática de ioga, meditação, relaxamento e tratamentos anti-estresse. Para maior praticidade na academias são usados tatame sintéticos de E.V.A ( ETIL VINIL ACETATO ). Os praticantes de esportes lutam descalços e os moradores da residência e seus visitantes devem tirar seus sapatos, por questões de respeito e higiene.

Ferramentas pessoais