Toshiaki Yamamura

De Nikkeypedia

Imagem:Cópia de Toshiaki yamamura 1.jpg
Noite de Yakissoba Vargem Grande


Neste ano de 2008, está levando muito a sério a organização, a realização dos eventos, realização do censo regional e as contruções de monumentos comemorativos, pois é o Coordenador Geral da Comissão de Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa da FENIVAR - Federação das Entidades Nikkeys do Vale do Ribeira e UCES - União Cultural e Esportiva Sudoeste, tudo para a Comemoração ajude a agregar as pessoas, as associações e os governos municipais da região para homenagear os cem anos da imigranção japonesa.

Para se ter uma idéia do empenho pessoal, visitou todos os Bunhyos da FENIVAR e da UCES, não ficando em gabinetes, fazendo a comunicação por telefone ou fax.

Ele acha que é importante conhecer o ambiente de cada Entidade, sentir ao vivo e que assim fazendo sempre aprende algo novo que será útil para a Comunidade como um Todo.

Nasceu em Chang Cheng na Manchúria em 30/05/1941, 6º filho de Meizo e Hanae Yamamura.

Voltaram para o Japão em 12/1944, e quando o casal resolveu vir para o Brasil. ficaram no Japão os irmãos Tadashi, Yuriko (Yamamura) Sameshima e Akira Yamamura.

Aqui chegaram, em fevereiro de 1954, no navio Africa Maru o casal e os filhos Shunichiro, Shizuko (Yamamura) Kikuchi, Toshiaki, Kazufumi e Takako(Yamamura) Guimarães.

Foram inicialmente para a terra do parente que fez o "Yobiyose" em Ibiúna, alí ficaram até 08/54. Mudaram para Registro para trabalhar em uma lavoura de chá.

Trabalharam por 3 anos nesta atividade, aí começaram a fazer tatami, sendo que o pai administrou até 1966, aí passou a administração para o Toshiaki que dirigiu até 2007, quando passou para um filho e um sobrinho. [[1]]

Em 1969 casou-se com Junko (Otsuka) Yamamura e tiveram filhos: Lincoln Takeshi, casado com Suzana Kato Yamamura e tem duas filhas, Celina Yumi, Patrícia Mari e Marcos Toshio.

Praticante de judo, é 4º grau de faixa preta, e de 1978 a 1993 foi professor voluntário.

Búkyo Kaicho do Registro Nishi Honganji 1989/93 e 1995/96.

Praticante de judo, é 4º grau de faixa preta, e de 1978 a 1993 foi professor voluntário.

Presidente do Rotary de Registro 1995/96, Presidente do ACNBRGT - Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro 2001/02/03/04, Fundador e Presidente da FENIVAR - Federação das Entidades Nikkeys do Vale do Ribeira 2006/07/08.

Em 1982 foi a primeira vez que voltou ao Jspão, centrando a visita em Kaseda, Kagoshima. Estranhou muito a uniformidade das pessoas, ou seja só tinha japoneses, e assim todos eram muito parecidos comparados com a diversidade das pessoas no Brasil, originários de diversas raças. Lembra que ficou logo com vontade de "voltar" para o Brasil. Percebeu então que já era brasileiro.

Já foi mais 4 vezes para o Japão, mas aí liderando missões, assim as coisas eram diferentes.

Hoje, trabalha em assuntos culturais, principalmente porque acredita que a cultura japonesa pode contribuir muito para enriquecer a cultura brasileira e que a cada ano de sobrevivência do uso da língua japonesa será de grande valia para todos nós, porque a língua é uma das essencias da cultura.

Ferramentas pessoais