Tsutomu Taniguchi

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 13:48, 27 Fevereiro 2008 (editar)
Anexar (Discussão | contribs)

← Ver a alteração anterior
Revisão de 13:48, 27 Fevereiro 2008 (editar) (undo)
Anexar (Discussão | contribs)

Ver a alteração posterior →
Linha 16: Linha 16:
O Tsutomu formou-se agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa - MG em 1986. O Tsutomu formou-se agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa - MG em 1986.
-[[Image:V.G._17.JPG|thumb|center|250px|Moti Tsuki de Vargem Grande]]+[[Image:V.G._17.JPG|thumb|right|250px|Moti Tsuki de Vargem Grande]]
Trabalhou na Cooperativa Agrícola de Cotia - CAC de 1987/90 no setor de exportação de frutas para a Europa, tendo exercido atividades na Inglaterra, Holanda, Espanha, Belgica e França. Passou um mes em Kagoshima no Japão para analisar a compra da máquina de tratamento de frutas "vapor heat treatment". Trabalhou na Cooperativa Agrícola de Cotia - CAC de 1987/90 no setor de exportação de frutas para a Europa, tendo exercido atividades na Inglaterra, Holanda, Espanha, Belgica e França. Passou um mes em Kagoshima no Japão para analisar a compra da máquina de tratamento de frutas "vapor heat treatment".

Revisão de 13:48, 27 Fevereiro 2008

Tsutomu Taniguchi

Moti Tsuki de Vargem Grande
Moti Tsuki de Vargem Grande

O jovem Kiyoshi Taniguchi chegou ao Brasil como "Cotia Seinen".

Resolveu chamar (yobiyose)o irmão Susumu Taniguchi que era casado, mas veio sòzinho fazer prospecção em 1959, a esposa Kiyoko Taniguchi só veio em 1960 após ter terminado o curso de enfermagem no Japão.

Em 21/11/1962 nasceu em Ibiúna o Tsutomu Taniguchi, embora tenha combinado com a esposa que iria registrar como Luiz Tsutomu Taniguchi, acabou não registrando o nome Luiz. Diz a estória que a mãe ficou muito brava com o fato, mas o Tsutomu ficou não sendo Luiz.

O segundo filho nasceu em 27/06/1964 e foi combinado que o nome seria Renato Norio Taniguchi, mas desta vez o pai registrou como Renato Taniguchi sem o Norio. Por ironia do destino este filho foi ao Japão em 1981 como bolsista, para estudar educação física na Faculdade Kokushikan que tinha assinado um convênio com a Universidade São Paulo.

Ao terminar o curso o convênio não estava mais em vigor e não tendo um caminho traçado no Brasil, resolveu ficar no Japão e hoje tem um ótimo cargo em uma grande empresa de publicidade, onde conheceu a esposa que depois de ter uma filha se dedica a prendas domésticas. Como formado em curso de educação física tem a graduação de 6º dan em kendo.


Finalmente o terceiro filho nasceu em 26/05/1966 e o nome dele é Roberto Ossamu Taniguchi, veterinário pela Faculdade de Veterinária de Jaboticabal - UNESP, e hoje é produtor de mudas de plantas para jardim.

O Tsutomu formou-se agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa - MG em 1986.

Moti Tsuki de Vargem Grande
Moti Tsuki de Vargem Grande

Trabalhou na Cooperativa Agrícola de Cotia - CAC de 1987/90 no setor de exportação de frutas para a Europa, tendo exercido atividades na Inglaterra, Holanda, Espanha, Belgica e França. Passou um mes em Kagoshima no Japão para analisar a compra da máquina de tratamento de frutas "vapor heat treatment".

Em 1991 trabalhou como engenheiro agrônomo da Jobex - Agro Indústria, sendo responsável pelo melão para exportação, plantada em 3 fazendas.

Dedicou-se a produção de mudas para jardim de 1991 a 1993, atividade que passou para o irmão.

Iniciou uma marcenaria em 1993 com 3 funcionários, em 2000 achou interessante e aceitou o convite de trabalhar como agrônomo no Grupo Carrefour fazendo treinamento e vistoria dos produtores orgânicos, a experiencia durou um ano.

Voltou a dedicar integralmente a Marcenaria Taniguchi que hoje conta com 44 funcionários e muitos trabalhos executados com grande esmero.

Noite de Yakissoba Vargem Grande
Noite de Yakissoba Vargem Grande

Casado com Edinei Domingues Taniguchi com quem tem dois filhos o Gabriel Domingues Taniguchi(19/07/1997) e o Paulo Norio Domingues Taniguchi 926/11/1999, que resgatou o nome Norio não usado para o irmão.

"A diferença que faz na imigração é a cultura e a educação que a pessoa traz, que se transforma no patrimônio do imigrante, pois os pais tendo vindo sem nada e conseguiram criar e bem os 3 filhos dando a todos educação superior".

"Houve uma ajuda da época em que vieram, onde o associativismo era muito forte".

O tio Kiyoshi casou-se com uma não nikkey, coisa muito difícil e rara para época, mas se deu bem tanto que a filha é propietária da Costelaria do Japones em Sorocaba.

Ferramentas pessoais