Xogun

De Nikkeypedia

Revisão de 19:27, 22 Abril 2008; Suely (Discussão | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão actual (dif) | Versão posterior → (dif)

Na história do Japão, os xoguns (将軍 shōgun) foram, na prática, os governantes do Japão durante a maior parte do tempo de 1192 até a Era Meiji, que começa em 1868. A administração do xogum é um xogunato, ou bakufu (幕府). De fato, o xogum acumulava os poderes de governante e líder militar. O termo 'xogum' significa General, enquanto o título completo Seii Taishōgun (征夷大将軍|Seii Taishōgun) significa "Generalíssimo que destruiu os bárbaros", por exemplo os aborígenes Ainu que habitaram Honshu e Hokkaido. Normalmente utilizado em referência ao título histórico, o termo 'xogum' ainda é utilizado para referencial ao posto de general. No início do Xogunato Kamakura, o xogum retirou o poder da Corte Imperial em Kyoto, tornando-se o governante em exercício do Japão até a Restauração Meiji

Conteúdo

[editar] O Seii Taishogun do Período Heian (794 - 1185)

[editar] A vitória sobre os Aino

Originalmente, o título Seii Taishogun era dado a comandantes militares durante os prímórdios do Período Heian durante as campanhas militares contra os Emishi que resistiam ao governo da Corte Imperial em Kyoto. O mais famoso desses xoguns foi Sakanoue no Tamuramaro, que conquistou os povos Aino em nome do Imperador Kammu. Após os Aino terem sido subjugados ou enviados a Hokkaido.

[editar] Genpei

Entretando, no final do período Heian, outro xogum foi indicado. Minamoto no Yoshinaka foi nomeado Seii Taishogun durante a Guerra Genpei, e foi morto logo após por seu primo distante Minamoto no Yoshitsune, irmão de Minamoto no Yoritomo.

[editar] O Seii Taishogun do Período Feudal Japonês (1185 - 1868)

[editar] O Shogunato Kamakura

Por volta do ano 1100, o banditismo estava espalhando-se através das províncias. Lutava-se por terra e poder. As famílias Minamoto e Taira lutavam pelo poder. Após a derrota do clã Taira em 1185 na Guerra Genpei, Minamoto no Yoritomo usurpou o poder do imperador e tornou-se o governante do Japão de facto. Estabeleceu um sistema feudal de governo baseado em Kamakura, no qual os militares (samurai), assumiam todo o poder político enquanto os imperadores e a aristocracia em Kyoto mantinham-se como governantes de jure figurativos. Em 1192, Yoritomo foi nomeado com o título de Seii Taishogun pelo imperador e o sistema político desenvolvido por ele, com sucessões de shoguns na liderança ficou conhecido como bakufu ou xogunato. A partir de então, todos os xoguns que lideraram os xogunatos eram, tradicionalmente, descendentes dos príncipes Minamoto, filhos do Imperador Seiwa e o título passou de geração em geração, para os filhos mais velhos.

[editar] Restauração Kemmu

Durante a restauração Kemmu, após a queda do shogunato Kamakura em 1333, outro xogun de pouca duração ergueu-se. O Príncipe Morinaga (também conhecido como Príncipe Moriyoshi), filho do Imperador Go-DaiGo foi entitulato Seii Taishogun e colocado no comando dos militares. Entretanto, posteriormente o Príncipe Moriyoshi foi posto em prisão domiciliar e assassinado por Ashikaga Tadayoshi, irmão caçula de Ashikaga Takauji.

[editar] Shogunatos Muromachi e Edo

Na história do Japão, além de Minamoto no Yoritomo, cujo shogunato durou aproximadamente 150 anos, de 1192 a 1333, somente foi dado o título de Seii Taishogun a Ashikaga Takauji e Tokugawa Ieyasu, ambos descendentes dos príncipes Minamoto, e estabeleceram um bakufu por direito adquirido. O xogunato Ashikaga durou de 1338 a 1573, enquanto o xogunato Tokugawa durou de 1603 a 1868. Os Xoguns de transição de 1568-1598 (Oda Nobunaga e Toyotomi Hideyoshi) nunca receberam o título de Seii Taishogun pelo imperador e nunca estabeleceram um bakufu, mas mantiveram um poder acima do imperador em suas mãos sobre quase todo o Japão. O título Seii Taishogun foi abolido durante a Restauração Meiji em 1868, na qual o poder de facto foi devolvido ao imperador e seus indicados. Ver Taisei Houkan.

[editar] Lista de Seii Taishoguns

[editar] Xogunato

Bakufu (幕府) originalmente significava a morada de um xogum, mas acabou por ser usado em japonês para descrever o sistema feudal de ditadura militar, exercido pelos xoguns(literalmente "governo da barraca", significando um controle militar), e é esse o sentido adotado pelo ocidente ao utilizar o termo xogunato

O sistema de bakufu foi estabelecido originalmente no Kamakura bakufu por Minamoto no Yoritomo. A ala militar do governo acabou por dominar o governo civil (imperial), então, embora os Imperadores do Japão ainda encabeçavam tecnicamente o governo, o poder na prática (especialmente o militar), mantinha-se com o xogun e os daimyos. O Sistema era feudal por natureza, com pequenos lordes territoriais buscando aliar-se com outros mais poderosos. Os samurais eram recompensados por sua lealdade com terras, que, por sua vez, era herdada e dividida entre seus filhos. A hierarquia mantida por esse sistema era reforçada por fortes laços de lealdade entre o samurai e seus aprendizes. Os xoguns também tomavam amantes dentre as classes de samurai, uma prática conhecida por shudo, "o caminho do jovem", ou nanshoku, "cor dos homens". Os três primeiros bakufu são normalmente identificados, cada um centrado em uma família que tendia a manter a posição de xogun durante aquele período. Na língua japonesa, o período de cada regime também são nomeados de acordo com a capital do bakufu. O bakufu de Ashikaga e Tokugawa também podem ser (e normalmente são) nomeados dessa forma.

[editar] Predefinição:Ver também

Ferramentas pessoais