Yabusame

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 21:55, 8 Março 2012 (editar)
Akio (Discussão | contribs)

← Ver a alteração anterior
Revisão atual (21:56, 8 Março 2012) (editar) (undo)
Akio (Discussão | contribs)

 
(One intermediate revision not shown.)
Linha 11: Linha 11:
Hoje em dia, os melhores lugares para ver o Yabusame sendo praticado são em [[Tsurugaoka]] Hachiman-gu, em [[Kamakura]] e no templo Shimogamo em [[Kyoto]] (durante o [[Aoi Matsuri]], no começo de maio). O esporte também é exibido em Samukawa e na praia de Zushi, assim como em outros locais do Japão. Hoje em dia, os melhores lugares para ver o Yabusame sendo praticado são em [[Tsurugaoka]] Hachiman-gu, em [[Kamakura]] e no templo Shimogamo em [[Kyoto]] (durante o [[Aoi Matsuri]], no começo de maio). O esporte também é exibido em Samukawa e na praia de Zushi, assim como em outros locais do Japão.
 +
 +
 +
 +
==História do Arco e Flecha sobre montaria no Japão== ==História do Arco e Flecha sobre montaria no Japão==

Revisão atual

Yabusame(流鏑馬) é um tipo de arco e flecha japonês, na qual o arqueiro, sobre um cavalo em movimento, deve acertar três placas de madeira, os alvos, com três flechas de pontas arredondadas, semelhantes a um pequeno nabo. Bater os três alvos em um percurso razoavelmente curto é muito difícil e para um praticante ser capaz de fazê-lo com perfeição, precisa de muitos anos de treinamento.

Por esse motivo, estima-se que a quantidade de praticantes nos dias atuais é bem pequena. E para incentivar novos praticantes para essa arte marcial, existe diversas escolas financiadas pelo governo japonês que oferece aulas gratuitas.

Os grandes Mestres Yabusame ensinam por amor e não por dinheiro, pois para eles essa atitude é fundamental para a reputação e também para não deixar essa arte tradicional morrer. Os trajes para se praticar o Yabusame também lembra o Japão medieval da época dos samurais.

Este estilo de tiro com arco tem origem no começo do Período Kamakura. Preocupado com a falta de habilidades em tiro com arco de seus samurais, Minamoto no Yoritomo, primeiro Shogun e fundador do Shogunato Kamakura, organizou o Yabusame como uma forma de pratica e treinamento de seu exercito.

Hoje em dia, os melhores lugares para ver o Yabusame sendo praticado são em Tsurugaoka Hachiman-gu, em Kamakura e no templo Shimogamo em Kyoto (durante o Aoi Matsuri, no começo de maio). O esporte também é exibido em Samukawa e na praia de Zushi, assim como em outros locais do Japão.



Conteúdo

[editar] História do Arco e Flecha sobre montaria no Japão

Os arcos japoneses datam do período pré-histórico, o chamado Período Joumon. Contudo, foi no período da chamada cultura Yayoi (de 300 a.C à 300 d.C), que o longo e assimétrico arco com a empunhadura abaixo do centro, surgiu como um símbolo da autoridade e do poder. O lendário primeiro Imperador do Japão, Imperador Jimmu e sempre representado empunhando um arco.

Até o século IV, o arco e flecha era empunhado e utilizado à pé, quando os soldados de elite passaram a lutar sobre cavalos munidos de arco e flecha e espada. Por volta do século X, os samurais realizavam até mesmo duelos de arco e flechas sobre cavalos, correndo de encontro com o adversário na tentativa de acertar, pelo menos, três flechas. Esses duelos não tinha necessariamente que acabar em morte, contanto que a honra fosse preservada.

Um dos incidentes mais famosos e celebrados do arco e flecha sobre cavalos no Japão ocorreu durante a guerra Genpei (1180-1185), com uma épica batalha pelo poder entre os clãs Heike e Genji, que teria um grande impacto sobre a cultura, sociedade e política japonesa.

Na batalha de Yashima, os Heike, tendo sido derrotados em batalha, fugiram para Yashima em busca de seus barcos. Apesar de terem sido impetuosamente perseguidos pelos Genji, sobre cavalos, estes foram detidos pelo mar. Enquanto os Heike esperavam por melhores condições de vento, eles penduraram uma hélice em um mastro como um alvo a ser atingido pelos arqueiros do clã Genji em um gesto de rivalidade cavalheiresca entre inimigos.

Um dos samurais Genji, Nasu no Yoichi, aceitou o desafio. Então, correndo com seu cavalo em direção ao mar, atirou e acertou exatamente no alvo. Nasu ganhou muita popularidade e, por este feito, ainda é celebrado nos dias de hoje.

Durante o Período Kamakura, (1192-1334), o arco e flecha sobre cavalos era usado como um exercício de treinamento militar para prepararo o samurai para a guerra. Aqueles arqueiros que não conseguiam um bom desempenho, poderiam até ser comandados a cometerem o Seppuku, um suicídio ritualístico.

Uma das modalidades de arco e flecha sobre cavalos era o Inuoumono (犬追物), que tinha cachorros usados como alvo. A pressão de monges budistas fez com que as flechas fossem encapadas com tecido acolchoado, de modo que os cachorros não fossem mortos. Esta modalidade não é mais praticada.

[editar] Yabusame – O Ritual do Arco e flecha sobre cavalos

O Yabusame foi desenvolvido como uma forma de agradar e entreter os muitos deuses que protegem o Japão, encorajando-os, portanto, a protegerem a terra, o povo e a colheita.

Um arqueiro Yabusame galopa num trajeto de 255 metros de distância em alta velocidade. Controlando o cavalo somente com seus joelhos, o arqueiro precisa de ambas as mãos livres para mirar e atirar.

À medida que ele se aproxima do alvo, ele puxa seu arco para cima e traz a flecha, já posicionada, até a altura de sua orelha para então dispará-la. A flecha não é pontiaguda, mas arredondada, de modo que produza um som mais alto e forte ao atingir o alvo.

Arqueiros experientes são autorizados a utilizar uma flecha com ponta em “V”. Neste caso, quando atingida pela flecha a placa se estilhaça juntamente com um material semelhante a um confete e cai no chão, proporcionando um belo espetáculo. Acertar as três flechas é considerado um feito admirável. Os alvos do Yabusame e seu posicionamento são configurados para que se possa emular um excelente alvo para um tiro mortal em oponente usando a tradicional armadura samurai (O-Yoroi), que deixava desprotegido o espaço logo abaixo do visor do capacete.

O Yabusame é caracterizado mais como um ritual do que um esporte, devido ao seu estilo solene e aspecto religioso, sendo frequentemente apresentado em cerimônias especiais ou eventos oficiais para entretenimento de autoridades estrangeiras e chefes de Estado. Demonstrações do Yabusame foram oferecidas à visita dos presidente estadunidenses Ronald Reagan e George W. Bush. Uma demonstração do Yabusame também foi oferecida no Reino Unido especialmente para o Príncipe Charles, que teria ficado fascinado com a performance.

Ser escolhido como um arqueiro Yabusame é uma grande honra. No passado, eles eram selecionados somente entre os melhores guerreiros. O arqueiro que tivesse o melhor desempenho era premiado com uma capa branca, sinônimo de um favor divino.

[editar] Escolas famosas de arco e flecha e o impacto do Zen

Existem duas escolas famosas de arco e flecha sobre cavalos que realiza o Yabusame. Uma delas é a Escola Ogasawara. Seu fundador, Ogasawara Nagakiyo, foi instruído pelo Shogun Minamoto no Yoritomo (1147-1199) a iniciar as atividades da escola. Yoritomo necessitava de que seus guerreiros fossem altamente habilidosos e disciplinados. O arco e flechas era visto como uma boa forma de introduzir pouco a pouco os princípios necessários a um guerreiro samurai.

O Zen, segmento do Budismo, tornou-se um elemento fundamental em ambas modalidades de arco e flecha (à pé ou à cavalo), assim como tornou-se popular entre os samurais em todos os aspectos de suas vidas, durante o Período Kamakura.

O Yabusame como uma arte marcial os samurais a aprenderem concentração, disciplina e refinamento. O Zen ensinava técnicas de respiração para estabilizar a mente e o corpo, proporcionando mais clareza e foco. Estar apto a posicionar, mirar e atirar, calmamente, no calor da batalha, e poder repetí-lo diversas vezes, era a marca de um verdadeiro samurai, que tinha dominado suas técnicas e seus medos.

A outra escola de arco e flecha foi fundada anteriormente por Minamoto Yoshiari no século IX sob o comando do Imperador Uda. Esta escola ficou conhecida como a Escola de Arco e Flecha Takeda. O estilo Takeda tem aparecido em filmes clássicos de samurai, como “Os Sete Samurais” (1954) e "Kagemusha" (1980) de Akira Kurosawa. O ator Toshiro Mifune, famoso por seus papeis em filmes de samurai foi um notável discípulo do método Takeda.

[editar] O Declínio e a volta do Arco e Flecha

Com a chegada dos portugueses e as armas de fogo, por eles trazida em meados do século XVI, o arco e flecha começou a perder sua importância no campo de batalha. Na batalha de Nagashino, em 1575, grupos de mosqueteiros bem posicionados servindo a Oda Nobunaga e Tokugawa disparou em saraivada, aniquilando praticamente toda a cavalaria do clã Takeda.

O arco e flecha sobre cavalos foi revitalizado no Período Edo (1600 – 1867) por Ogasawara Heibei Tsuneharu (1666 – 1747) sob o comando do Shogun Tokugawa Yoshimune (1684 – 1751). Devido ao fato de que a nação japonesa de então estava em paz, o arco e flecha, assim como outras artes marciais militares tornaram-se mais um método de desenvolvimento pessoal do que um treino militar.



[editar] Prática Contemporânea

O Yabusame é realizado diversas vezes ao longo do ano, geralmente próximo a templos xintoístas. Em maio, o Yabusame é apresentado no Aoi Matsuri, festival realizado em dois templos Kamo do norte da cidade, o templo Shimogamo e o templo Kamigamo.

Outros locais incluem o Tsurugaoka Hachiman-gu em Kamakura, juntamente com Samikawa e Zushi.

Na verdade o Yabusame é muito mais do que um esporte. É uma das mais divinas artes marciais praticadas no Japão, um ritual tradicional que tem origens bem antigas. Durante os festivais onde são exibidos, uma grande multidão se aglomera pois para os japoneses esse é um espetáculo que traz emoção e sorte para quem assiste.

Predefinição:Yabusame

[editar] Predefinição:Ligações externas


Predefinição:Link FA

Ferramentas pessoais