Yamato - Patrulha Estrelar

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 15:39, 17 Março 2010 (editar)
Suely (Discussão | contribs)
(TODAS AS AVENTURAS (série clássica))
← Ver a alteração anterior
Revisão de 15:55, 17 Março 2010 (editar) (undo)
Suely (Discussão | contribs)
({{ Vídeos }})
Ver a alteração posterior →
Linha 415: Linha 415:
*[http://www.youtube.com/watch?v=zqVXFcQq_NE Space Cruiser Yamato Trailer ] *[http://www.youtube.com/watch?v=zqVXFcQq_NE Space Cruiser Yamato Trailer ]
-*[http://+*[http://www.youtube.com/watch?v=s6lrVyU9tw4 Patrulha Estelar Abertura Brasileira ]
=={{Ligações externas}}== =={{Ligações externas}}==

Revisão de 15:55, 17 Março 2010

Yamato - Patrulha Estrelar.
Yamato - Patrulha Estrelar.


Space Battleship Yamato (宇宙戦艦ヤマト - Uchū Senkan Yamato), que no Brasil recebeu o nome de Patrulha Estelar, é um anime produzido no Japão a partir de 1974, por Yoshinobu Nishizaki e Leiji Matsumoto.


Conteúdo

A História

O desenho em questão, Patrulha Estelar (considerada a Jornada nas Estrelas japonesa), fez a cabeça da molecada daquela época, fissurada pelas aventuras da Argo e do capitão Derek Wildstar. "Uchuu Senkan Yamato" ("Encouraçado Espacial Yamato"), título original do anime, é considerada por muitos como a maior saga espacial em anime de todos os tempos.

Leiji Matsumoto.
Leiji Matsumoto.

O desenhista Reiji Matsumoto criou o mangá original, em 1972. Juntamente com o produtor Yoshinobu Nishizaki, transpôs sua obra para a TV, em 1974. A saga da nave espacial Argo (ou Yamato, no original japonês), que defendia a Terra de todo tipo de ameaça com sua corajosa tripulação, cativou os fãs mundo afora. Os principais personagens, conhecidos no Brasil pelos nomes utilizados nos EUA (entre parênteses, os nomes originais japoneses), eram Derek Wildstar (Susumu Kodai), Lola (Yuki Mori), Stephen Sandor (Shiro Sanada), Mark Venture (Daisuke Shima) e o Capitão Abraham Avatar (Juzo Okita), além do vilão Desslock (Deslar). A única que teve o nome “aportuguesado” foi Lola, que em inglês se chamava Nova Forrester.

O primeiro arco de histórias, com 26 episódios, ficou conhecido como "The Quest for Iscandar" ("A Busca por Iscandar") e foi exibido no Japão entre 1974 e 1975..Essa primeira fase não fez tanto sucesso por lá e em 1977 foi condensada em um longa-metragem para cinema, batizado Space Battleship Yamato (Encouraçado Espacial Yamato). O filme foi um êxito de bilheteria e animou os produtores a continuar a saga espacial Não podemos nos esquecer do seguinte fato: a primeira série - "The Quest for Iscandar" - é datada de 1974, três anos antes da estréia de "Star Wars" nos cinemas norte-americanos. A série, inédita no Brasil, narra o primeiro encontro da Terra com o arquiinimigo, o generalíssimo Desslok, e traz o mítico Capitão Avatar no comando da nave.

O segundo longa chegou aos cinemas em 1978. Com o título "Farewell to Space Battleship Yamato - In the Name of Love" ("Adeus ao Encouraçado Espacial Yamato - Em Nome do Amor") ou "Arrivederci Yamato" (Adeus, Yamato), também fez muito sucesso. Com essa história ocorreu o inverso do que aconteceu na primeira série de TV. Sua trama foi “esticada” e transformada na segunda série de 26 episódios, "O Cometa Império" ("The Comet Empire"), exibida no Japão entre 1978 e 1979 e no Brasil no começo da decada de 80. O final do filme, muito trágico, foi alterado na série de TV. A versao exibida no Brasil foi a americana, inclusive com o tema de abertura em inglês.

Em 1979 foi produzido o telefilme "Space Battleship Yamato: The New Voyage" ("Encouraçado Espacial Yamato: A Nova Viagem"). O Império Golba destroi o planeta Gamilon e coloca Iscandar fora de sua orbita Em Iscandar vivem apenas Starsha, Alex Wildstar e a filha deles, a pequena Sasha. O Yamato recebe um pedido de socorro de Deslock e entra na luta para defender Skandar. A nave principal da frota Golba consegue resistir ao ataque dos aliados. Para evitar o sacrifício de Deslock no auge da batalha, Star-sha se rende e autoriza a descida da nave Golba em Skandar..Então, ela coloca Alex e Sasha num módulo de fuga. Enquanto a nave Golba desce, Star-sha aperta um botão e Skandar explode violentamente, levando consigo a nave invasora. Em seguida veio a terceira série, novamente com 26 episódios, chamada "A Crise do Sol" ("Bolar Wars"), exibida na Brasil tambem pela extinta Rede Manchete. Na abertura em japonês exibida no Brasil (inclusive a canção tema), via-se o título original, Yamato III.

O quarto filme, "Be Forever, Yamato" ("Para Sempre, Yamato") chegou aos cinemas em 1980. O mesmo Império Golba do filme anterior ataca a Terra para se vingar. Eles plantam uma bomba capa de apagar toda a vida orgânica do planeta. A única chance do Yamato vencer é ir para o misterioso planeta inimigo, que fica atrás de uma nebulosa negra. A jovem Sacha se sacrifica no final do filme. Sensacional, o filme, o primeiro da série em widescreen, é uma das aventuras mais épicas de toda a saga. Finalmente, em 1983, o derradeiro filme foi produzido, "Final Yamato" ("Yamato, o Final"). O terrível Império Dinguil consegue o impossível: com um mega sistema de teleporte, eles trazem todo seu sistema estelar para nossa dimensão. Seu plano é atrair o planeta aquatico de Aquarius para a Terra. Conforme se aproxima da Terra, Aquarius começa a se desfazer em vagalhões capazes de engolir nosso planeta. Sem alternativa, o ressucitado Capitão Avatar, agora em comando da Yamato, ordena que a tripulação fuja, enquanto ele fica para detonar a Arma de Ondas.A violenta explosão faz a água retroceder e a Terra é salva novamente. A Patrulha Estelar chora a morte do Capitão e o fim da nave que serviu de lar para eles durante muitas viagens pelo espaço. Na epilogo, Wildstar e Lola finalmente se casam.

Houve uma tentativa de modernizar a série, com Yamato 2520, mini-série ao estilo Jornada nas Estrelas: A Nova Geração, produzida diretamente para o mercado de vídeo, em 1994. Apesar do design da espaçonave ter sido idealizado por Syd Mead ("Blade Runner", "Aliens"), a história da série não agradou aos fãs mais fanáticos. A história comeca 300 anos após os eventos de "Final Yamato". Os humanos se espalharam pela galáxia e entraram em conflito com o Império Selene. Depois de uma guerra que durou 100 anos, décadas após o fim da guerra, humanos descobrem os destroços da trigésima nave chamada Yamato, que lutou na guerra, Com a ajuda do ex-capitão da nave, jovens do planeta colônia colocam a nova Yamato em ação novamente, e vendo isso como uma afronta ao tratado de paz, ambos os lados reiniciam a guerra. A série, programada para 6 episodios, teve apenas 4 episodios lancados no Japao em video, e ate hoje nao se sabe como a historia da Yamato do ano de 2520 acabou. Uma pena, por que a animacao, a trilha sonora e o desenho de producao de Mead eram excelentes.


Outra tentativa de trazer a Patrulha Estelar de volta, foi o filme chamado Yamato Rebirth, que foi cancelado devido a disputas judiciais sobre os direitos autorais da saga. Apenas um video de 90 minutos detalhando a pré-produção do filme e mostrando os storyboards e testes de animacao foi lancado no Japão. Em Yamato Rebirth, 20 anos apos a destruição do Yamato em Final Yamato, a Terra seria amecada por uma grande buraco negro e um já adulto e barbado capitão Wildstar, junto com sua filha adolescente chamada Myuko e sua antiga tripulação, tem como missão resgatar os destroços do Yamato original, agora encontrados nos asteróides de gelo do que era antes o planeta Aquarius, reconstruir a nave e partir em busca da salvação da Terra. Infelizmente, o que seria uma volta triunfal da tripulação da série original de Patrulha Estelar, nao chegou a sair do papel.

Mas os fãs do Yamato devem se animar! Leiji Matsumoto, co-criador da Patrulha Estelar, está preparando dois novos projetos: um manga chamado Great Yamato, que mostra os decendentes da tripulação original em 3199, com uma nova missão em uma Yamato bem parecida com a original, e uma nova série em vídeo baseada na original: "Dai Guinga Dai Yamato 7 vs. 7" (algo como "Galáxia Imortal Infinita: Yamato 7 vs. 7"). A nova série terá 52 episódios, acontecerá no ano 3199 e desconsidera completamente os eventos de Yamato 2520 (isso mesmo, em Yamato, como Jornada, tambem existe o cânon e o não-canônico). Descendentes dos tripulantes do Yamato original são acionados quando uma nova ameaça chega à Terra: os alienígenas "Medanoids". As forças de defesa do planeta estão escassas e decide-se reativar o "aposentado" Encouraçado Yamato a fim de que se possa combater os invasores.


Capitão Hikozaemon Tokugawa.
Capitão Hikozaemon Tokugawa.

Conta as aventuras da tripulação do encouraçado espacial Yamato, adaptado para viagens espaciais no ano de 2199, a partir do encouraçado japonês Yamato, afundando na segunda guerra mundial. Até então, seus destroços estavam encalhados no fundo do oceano. Foi adaptado para ser a última esperança da Terra na resistência contra os ataques do planeta Gamilon.

De fato, a animação faz grande referência à marinha japonesa. No início da série é apresentada a história do Yamato, e seus últimos momentos antes de ser afundado por um bombardeio da força aérea americana. As naves e as formações de combate são inspiradas em batalhas navais.

Além disso discute-se se os Gamilons seriam uma metáfora, ou ao menos uma referência aos americanos. O desenho de certa forma visa elevar a auto-estima do povo japonês com sua referência de caráter heróico à sua marinha.

Yamato Poster.
Yamato Poster.

Como um folhetim em capítulos, como é tradicional na animação japonesa, Patrulha Estelar teve 3 séries produzidas. Além disso contou também com 5 animações em longa-metragem, quase todos obedecendo à cronologia da série, de forma que os filmes podem ser considerados como seqüências das séries de tv, ou séries de um episódio só. O segundo longa não pode ser considerado com parte da cronologia, pois foi levado ao ar como série de tv tendo um final diferente, já que fora criado para ser o fim da saga.

Personagens Principais

Yamato e sua tripulação.
Yamato e sua tripulação.

Predefinição:Col-begin Predefinição:Col-3 Oficiais

  • General Ykro (Ikuro Todo)
  • Captain Avatar (Okita Jūzō)
  • Wildstar (Kodai Susumu)
  • Lola (Yuki Mori)
  • Venture (Daisuke Shima)
  • Sandor (Sanada)
  • Homer/Aiara (Giichi Aiara)
  • Orion (Tokugawa)
  • Conroy/Katt (Kato)

Predefinição:Col-3 Praças

  • Tokugawa (Tokugawa Tasuke)
  • Takeshi Ageia
  • Riusuke Domon

Predefinição:Col-3 Outros

  • Deslock (Desslar)
  • Talan
  • Trilena (Teresa)
  • Starsha (Stasha)
  • Luda
  • IQ9 (Analyzer)
  • Masako Todo
  • Sasha

|}

Lugares

Predefinição:Anexo


As Produções

Séries para a TV

  • Busca de Iscandar
Ao receber a mensagem de Stasha, a tripulação parte para buscar, no planeta Iscandar a máquina que livraria a Terra da radiação emitida pelas bombas-meteoro lançadas pelo planeta Gamilon, liderado pelo imperador Deslock. Para essa missão o encouraçado Yamato, que estava encalhado no fundo do oceano, é transformado em nave espacial, recebendo a tecnologia fornecida por Stasha em sua mensagem, o motor de ondas.
  • Cometa Império
Um ano após o fim da guerra contra Gamilon, surge um novo inimigo, o Cometa Império. Enquanto ele se aproxima, a Patrulha Estelar parte para atender a um pedido de socorro enviado por Trilena (Tereza), do planeta Telezart. Aliado ao Cometa Império está Deslock, que luta por sua vingança pessoal contra a Patrulha Estelar.
  • Guerra de Polar, ou A Crise do Sol
Dois anos após a luta contra o Cometa Império, uma batalha entre as nações interplanetárias "Império Galman" e "Federação Polar" faz com que um míssil destruidor de planetas fique vagando pelo espaço até cair no Sol. A reação da bomba no Sol faz com que se acelere seu processo de "fissão nuclear" e com isso o Sol iria explodir em 1 ano, por isso a Patrulha Estelar deveria partir para buscar uma nova Terra para a humanidade.

Longa-metragens

  • Space Cruiser Yamato
O primeiro longa-metragem, compactando em 2 horas os 26 episódios de Busca de Iscandar (Quest to Iscandar). Fez grande sucesso nos cinemas japoneses, tornando possível a continuação do anime no filme Sarabá Uchuu Senkan Yamato.
  • Arrivederci Yamato (ou Farewell to Yamato)
A mesma história da segunda série, Cometa Império. A principal diferença é que no final vários personagens importantes morrem e a nave é destruída. Com o sucesso do filme, este foi desconsiderado cronologicamente e a história estendida para os 26 episódios de Cometa Império.
  • New Voyage Yamato (telefilme exibido originalmente na TV)
Após a destruição do Cometa Império, Deslock pede ajuda para a Patrulha Estelar pois o planeta Iscandar está sendo atacado pelo império Golba.
  • Be Forever Yamato
A Terra é atacada pelo povo da Nebulosa Negra, os mesmos que atacaram Iscandar no filme New Voyage. A Patrulha Estelar, junto com a filha de Stasha (que tem crescimento acelerado), precisa alcançar o planeta mãe do inimigo para evitar que este detone uma bomba que eliminaria a vida na Terra.
  • Final Yamato
A Terra é atacada pelo povo do planeta Denguil, que o usa o planeta Aquaria para inundar a Terra.
  • Rebirth Yamato
Novo filme; nesse filme irá contar a história da "ressurreição" do Yamato.

No Brasil

Exibido no Brasil entre 1983 e 1985 na TV Manchete, nos programas Clube da Criança apresentado por Xuxa e Circo Alegre apresentado pelo palhaço Carequinha.

A versão exibida no Brasil, com alguns cortes, fora primeiro adaptada nos Estados Unidos como Star Blazers. Foi nesse país que as personagens também ganharam nomes ocidentais, como Derek Wildstar (no original, era Susumu Kodai), Nova (no Brasil, ficou sendo Lola e no original era Yuki Mori), Marc Ventury (Daisuke Shima), Sandor (Shiro Sanadá), Cap. Avatar (Cap. Okita), Trilena (Teresa), Desslock (Deslar) e outros. No original, a equipe não tinha nome, sendo conhecida no Japão apenas como a tripulação do Encouraçado Espacial Yamato (ou Uchuu Senkan Yamato), sendo este o verdadeiro nome da nave e da série.

O enredo apresentava heróis nobres e idealistas, como o jovem capitão Derek Wildstar e seus amigos, o cientista Sandor e o navegador Marc Ventury. No entanto, a grande personagem talvez seja o inimigo General Desslock. Frio e calculista, mas também honrado, passou de vilão a herói sem sofrer mudanças de personalidade. Assim como no Japão e nos Estados Unidos, o carisma dos protagonistas conquistou o público brasileiro.

No embalo do sucesso, a terceira temporada foi trazida diretamente do Japão. O tema original, cantado por Isao Sasaki (de Metalder), foi mantido e belas imagens com um colorido mais vivo e com mais efeitos visuais mostraram um salto de qualidade na produção. O que era compreensível, visto que dois anos separavam as duas temporadas.

Depois de algumas reprises no programa Circo da alegria, do palhaço Carequinha, e de ocupar alguns horários tapa-buraco, a série sumiu da TV ainda nos anos 80. Na década seguinte, os primeiros episódios da fase Cometa império chegaram a sair em vídeo, pela Herbert Richers, a mesma empresa que dublou os episódios.

Concebida pelo produtor Yoshinobu Nishizaki e o autor de mangás Leiji Matsumoto, a saga recriava o clima de filmes épicos de guerra em um contexto futurista e ao mesmo tempo retrô. Com uma nave espacial inspirada em um navio, o roteiro contava que o encouraçado Yamato (que existiu de verdade), o maior de todos os tempos, fora resgatado do leito do Oceano Pacífico, onde jazia desde o final da Segunda Guerra Mundial. Remodelado com a tecnologia do ano 2199, foi convertido em poderosa espaçonave, fato que se perdeu na versão para o ocidente com a utilização do nome Argo.

A transformação do navio se encaixa perfeitamente na obra de Leiji Matsumoto, onde a ciência é muito mais próxima da fantasia, sem preocupações técnicas ou verossímeis. Capaz de viajar com saltos no hiperespaço, transportar astro-caças (os jatos Tigres Negros) e armada com o devastador Canhão de Ondas em sua proa, o Yamato é a principal peça das Forças de Defesa da Terra.

Paralelo à série de TV, onde escreveu a trama, desenhou storyboards e cuidou da direção-geral, Matsumoto também produziu o mangá, com enredo diferente, e que gerou três volumes encadernados. O sucesso que viria depois ninguém podia imaginar.

Anime boom

Revolucionária em seu tempo, a saga da Patrulha Estelar causou o primeiro Anime Boom, uma onda de fanatismo sem precedentes no Japão. Tal fenômeno não ocorreu quando a primeira temporada foi exibida originalmente entre 1974 e 75, mas ao ser resumida e editada na forma de um longa-metragem para cinema em 1977. Apesar da produção precária, a exibição em cinema valorizou o roteiro épico e a brilhante trilha sonora de Hiroshi Miyagawa, conquistando um público grande e fiel. Veio então um longa para cinema em 1978, que fez do Yamato um grande e merecido sucesso.

O renome chamou a atenção da imprensa para o poder dos animês, que passaram e gozar de mais prestígio e maiores platéias. O design de Matsumoto também influenciou várias produções, sendo referência até hoje. Com enorme sucesso na TV e especialmente no cinema, a saga ganhou adaptações em mangá fiéis às animações, romances, games e uma infinidade de produtos derivados, mesmo depois de seu encerramento, em 1983.

Em 1994, foi lançado pela Voyager Entertainment o primeiro de quatro episódios feitos diretamente para vídeo com um projeto estilo nova geração, chamado de Yamato 2520. Mesmo com uma nave desenhada pelo renomado Syd Mead (projetista de Blade Runner), a tripulação de Yamato 2520 acabou não fazendo muitos fãs.

Turbulência nos bastidores

Considerado um dos maiores mestres da história do mangá, o autor Leiji Matsumoto é famoso em seu país por ter criado também as séries Galaxy Express 999 e Capitão Harlock, cujo longa animado de 1983 foi lançado em vídeo no Brasil e também exibido em partes na TV Manchete. O mestre, ainda em plena atividade aos 66 anos, ganhou ainda mais projeção mundial em 2003 por ter se associado aos franceses do Daft Punk na produção dos clipes musicais que compõem o animê Interstella 5555.

Alguns anos atrás, Matsumoto entrou em briga na justiça com o ex-parceiro Nishizaki pelos direitos da criação. O desenhista realmente criou todo o universo, personagens, visual e enredo, mas foi por encomenda de Nishizaki, que na condição de produtor executivo, disse ter lançado a idéia básica. Eles não chegaram a um acordo sobre a divisão dos direitos e, num certo momento, o ilustrador perdeu a briga, sendo impedido de trabalhar com a série. Mas Nishizaki não pôde comemorar, pois fora preso por envolvimento com drogas e armas e ficou com a saúde precária. No final, entre tantas idas e vindas, Matsumoto conseguiu lançar sua versão da história, mesmo com Nishizaki tendo anunciado a pré-produção de Yamato re-birth.

Retomando a franquia, Matsumoto produziu o mangá Dai Yamato, uma saga passada no ano 3199. O título serviu de base para a nova série Dai Yamato Zero-Goh (Grande Yamato - Número Zero, de 2004) lançada diretamente em DVD. Com visual rebuscado, o novo Yamato foi uma tentativa de recriar a magia do original, mas não tem obtido grande repercussão. Ao menos, entre tantos remakes e novas versões que vez por outra aparecem, o novo Yamato ao menos foi feito pelo mesmo autor da versão original. Versão esta que, a despeito da produção datada, é ainda um clássico absoluto. A terceira fase, A Crise do Sol, porém, foi exibida com as aberturas e encerramentos no idioma japonês, o mesmo acontecendo com as músicas. Aparentemente não houve cortes e alguns nomes originais foram mantidos, principalmente dos personagens novos. Por causa da adaptação diretamente da versão japonesa, na terceira série era muito comum os personagens se referirem à Patrulha Estelar (tanto tripulação e nave) como "Argo", tradução americana para o nome "Yamato", nas duas primeiras temporadas. Na versão brasileira de Cometa Império, tradicionalmente os heróis eram chamados de "Patrulha Estelar", usado no lugar de "StarBlazer" da versão americana.

Não há certeza sobre o motivo da não exibição de Quest to Iscandar pela Rede Manchete, ou se até mesmo foi ou não exibido. Uma das teorias é de que a emissora carioca estava sendo implantada quando transmitiu a primeira temporada e só algumas regiões do Rio de Janeiro puderam assistir.

Dubladores

Predefinição:Col-begin Predefinição:Col-3

Predefinição:Col-3

Predefinição:Col-3

|}

TODAS AS AVENTURAS (série clássica)

Patrulha Estelar - Fase I (A busca por Iskandar)

Fase I 06/10/1974 - 30/03/1975)

Patrulha Estelar - Fase I.
Patrulha Estelar - Fase I.

Sinopse: Condenado à destruição por uma catástrofe natural, o distante planeta Gamilon é liderado pelo General Desslock. O ditador declara guerra à humanidade, decidido a ocupar a Terra para transferir seu povo. Mas Star-sha, do planeta gêmeo de Gamilon, Iskandar, oferece aos seres humanos o Cosmo Cleaner, capaz de limpar a radiação das bombas de Gamilon. Para a dura viagem, o capitão Okita lidera a jovem tripulação do Cruzador Espacial Argo, onde se destaca o impulsivo Wildstar. Incapaz de atacar Star-sha por amá-la, resta a Desslock tentar impedir que a Patrulha chegue em Iskandar, gerando uma infinidade de batalhas.

Título original: Uchuu Senkan Yamato

Formato: Série de TV

Total: 26 episódios

Estréia no Japão: 06/10/1974

Produção: Office Academy

Adeus, Encouraçado Espacial Yamato - Guerreiros do amor

Adeus, Encouraçado Espacial Yamato.
Adeus, Encouraçado Espacial Yamato.

Sinopse: Atendendo a um misterioso alerta vindo de Trilena, do distante planeta Telezart, Wildstar lidera a tripulação da Argo em uma missão não-oficial. Descobrindo a ameaça do Cometa Império, cuja fortaleza segue para a Terra oculta sob um gigantesco cometa, a Patrulha ainda tem que enfrentar o vingativo Desslock. O Cometa Império mostra-se capaz de dizimar toda a frota da Terra, liderada pela nave Andrômeda, obrigando a Patrulha a realizar uma missão suicida. Clássico do cinema japonês, o filme impulsionou o fanatismo pelo desenho, mas o final trágico não dava margem para continuação, o que obrigou os autores a reformularem a trama visando dar continuidade à franquia.

Título original: Sarabá Uchuu Senkan Yamato - Ai no senshi tachi / Arrivederci Yamato

Formato: Longa para cinema

Duração: 150 minutos

Estréia no Japão: 05/08/1978

Produção: Toei Animation e Office Academy

Patrulha Estelar - Fase II / O Cometa Império

Versão para TV com enredo alterado do filme do Cometa Império. A semideusa Trilena aparece mais humanizada e se envolve com o navegador Ventury. E Desslock reconhece a nobreza de seus adversários, sem cometer suicídio (coisa que fez na versão original), partindo com seus subordinados para reorganizar o império. Outra mudança foi que o capitão Gideon, do Andrômeda, fora visto originalmente comandando o Yamato no longa original. A saga, exibida no Brasil, foi resumida posteriormente em um novo filme para cinema.

Título original: Uchuu Senkan Yamato 2

Formato: Série de TV

Estréia no Japão: 14/10/1978

Total: 26 episódios

Produção: Office Academy

Encouraçado Espacial Yamato - A nova viagem

Sinopse: Após uma agonizante espera, chega o fim do planeta Gamilon, que é presenciado por Desslock. A catástrofe deixa o planeta-gêmeo Iskandar à deriva no espaço. Desslock e sua frota espacial tentam salvar os únicos moradores do planeta: Star-sha, seu marido Alex e sua filha Sasha. No entanto, o mundo é alvo dos Golbas, império conquistador vindo dos confins da galáxia. A Patrulha oferece ajuda a Desslock e, juntos, eles enfrentam o novo inimigo.

Título original: U. S. Yamato - Aratanaru tabidachi

Formato: Longa para TV

Duração: 114 minutos

Estréia no Japão: 31/07/1979

Produção: Office Academy

Be forever Yamato

Sinopse: Em busca de vingança, o Império Golba ataca a Terra e conquista o planeta. Entrando em ação, a Patrulha dirige-se para o mundo-base dos Golbas. Na tripulação, além do novo capitão Yamanami, está a sobrinha de Wildstar, Sasha, que teve crescimento acelerado graças à sua fisiologia alienígena. Lola cai em poder dos Golbas e se torna escrava de um oficial inimigo. Emocionante e grandioso, um filmaço digno de ser visto no cinema.

Título original: Yamato yo towani

Formato: Longa para cinema

Duração: 145 minutos

Estréia no Japão: 02/08/1980

Produção: Office Academy


Fase II – O Cometa Império (14/10/1978 - 07/04/1979)

01. A Patrulha Estelar em Júpiter

02. Escuridão total

03. A cidade subterrânea

04. Acabem com a Argo

05. Batalha com a Andrômeda

06. No planeta Brumus

07. Knox contra Derek

08. Armadilha Temporal

09. Mazor é capturado

10. O cinturão de Asteróides

11. Vaga-lumes espaciais

12. Satélite Túnel

13. Primeiro dia em Telezar

14. Segundo dia em Telezar

15. Terceiro dia em Telezar

16. Quarto dia em Telezar

17. A Patrulha Estelar parte de Telezar

18. A Patrulha Estelar se une à Frota

19. Missão em Brumus

20. A primeira batalha

21. A grande batalha

22. Alvo: Lua

23. Deslock enfrenta a Patrulha Estelar

24. Deslock regenerado

25. O ataque final

26. A destruição do cometa Império

Patrulha Estelar - Fase III (As guerras de Polar)

Sinopse: Nos confins do Universo, a guerra entre a Federação Polar (ou Bolar) e o novo Império Galman-Gamilon de Desslock provoca um acidente cósmico. Um míssil interplanetário desvia-se de sua rota e atinge o Sol, provocando uma reação em cadeia que aniquilará a vida na Terra em um ano. Sem alternativa, a Patrulha parte em busca de um novo planeta para a humanidade. Logo, porém, seu envolvimento na guerra das superpotências obriga a equipe a tomar partido. No fogo cruzado, o culto de uma lendária deusa desperta a atenção dos tiranos espaciais. Na nova tripulação, os jovens oficiais Domon e Ageya (Ageha, no original) assumem papel decisivo nas missões. Assim como as outras, esta série ganhou também um resumo para cinema. O público brasileiro ficou sem entender algumas imagens que apareciam durante o tema de encerramento, com citações aos filmes inéditos por aqui.

Título original: U. S. Yamato III

Formato: Série de TV

Estréia no Japão: 11/10/1980

Número de episódios: 25

Produção: Office Academy

Encouraçado Espacial Yamato - Capítulo final

Sinopse: Vindo de outra dimensão, o Império Dinguil usa como arma o planeta Aquarius, totalmente composto de água. Movido por um sistema de teleporte, Aquarius se aproxima do mundo-alvo e a atração gravitacional desloca gigantescos vagalhões que fluem pelo espaço e causam destruição. Com a volta do Capitão Avatar, antes dado como morto, a tripulação parte para o ataque, numa missão que custará dolorosos sacrifícios. A beleza das imagens supera qualquer estranhamento com o excesso de licença poética. Melancólico e contemplativo, foi o filme que encerrou a saga da equipe original.

Título original: Uchuu Senkan Yamato - Kanketsu Hen

Formato: longa para cinema

Duração: 158 minutos

Estréia no Japão: 19/03/1983

Produção: West Cape Corporation


Fase III – As Guerras Bolar (11/10/1980-04/04/1981)

01. O Sistema Solar Encara a Destruição

02. Batalha na Via Láctea>

03. A Patrulha Estelar Embarca ao Amanhecer

04. Atire pelo Planeta Marte

05. S.O.S Legendra!

06. Batalha Próxima do Planeta Brumas

07. Os Violentos Mares de Alpha Centauri

08. O Último Pioneiro

09. Batalha na Estrela de Barnard

10. A Nova Frota de Dagon Contra-ataca

11. Patrulha Estelar em Perigo em Cisne

12. O Planeta-Prisão

13. A Mortífera Federação Polar

14. Capitão do Submarino Subespacial: Galman Lobo

15. Patrulha Estelar Aprisionada

16. Festival para Deslock

17. O Império de Deslock em Crise

18. O Sol Irado

19. À Caminho do Planeta Phantom

20. O Planeta Phantom

21. Esperança Perdida

22. Adeus Planeta Phantom

23. Batalha em Scalageck

24. O Segredo do Planeta Guardiana

25. Patrulha Estelar, Atire no Sol

Ficha Técnica

  • Criação: Yoshinobu Nishizaki
  • Direção: Leiji Matsumoto
  • Animação: Noboru Ishiguro
  • Música: Hiroshi Miyagawa
  • Estúdio: Nippon Columbia
  • Exibição no Japão:
    • Busca de Iscandar: 06/10/1974.10.06 a 30/03/1975
    • Cometa Império: 14/10/1978.10.14 a 07/04/1979
    • A Crise do Sol: 11/10/1980 a 04/04/1981

Referências à série

  • Em dois episódios de Star Trek: The Next Generation, a Yamato é homenageada através da nomeação da nave co-irmã da USS Enterprise, a USS Yamato NCC-1305-E, com sua primeira citação no episódio "Where Silence Has Lease" e, posteriormente, com participação no episódio "Contagion", com novo número de série, NCC-71807, onde é destruída por conta de defeitos aparentemente congênitos no computador de bordo. De acordo com Rick Sternbach, modelista da série Star Trek: The Next Generation, não há ligação entre os nomes, mas a citação é óbvia já que muitos membros da produção de Star Trek: The Next Generation eram fãs de Patrulha Estelar (Star Blazers nos EUA).
  • No jogo Starcraft, a nave mais poderosa (chamada de Battlecruiser, podendo também ser referência, visto que no início Yamato era chamado de Space Cruiser Yamato, depois sendo alterado para ficar condizente com o original para Space Battleship Yamato) tinha uma arma chamada "Yamato Gun", que disparava um raio com grande poder de destruição e precisava de algum tempo para ser recarregado. Na última fase do jogo, Tassadar e sua nave se jogam em sacrifício contra o Overmind, muito lembrando o fim martírico da Yamato em seu primeiro filme.
  • O anime Excel Saga tem episódios com várias referências a outros animes, incluindo Yamato, Captain Harlock e Galaxy Express 999.
  • Numa piada impagável, no primeiro episódio de "Megas XLR", o Cara (Coop) discute com Jaime (Jamie) e ambos acidentalmente pressionam um botão que abre o peito do Megas, de onde aparece a frente da Yamato e dispara o canhão de prótons.

Predefinição:Ligações externas



Predefinição:Vídeos

Predefinição:Ligações externas

Ferramentas pessoais