Yosakoi soran

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 14:22, 18 Agosto 2007 (editar)
Anexar (Discussão | contribs)
(New page: '''Yosakoi''' é uma canção tradicional japonesa da província de Kochi. Canta-se sobre o amor secreto entre um monge e uma mulher. Em 1954, um bairro comercial de Kochi criou...)
← Ver a alteração anterior
Revisão de 21:33, 1 Fevereiro 2008 (editar) (undo)
Anexar (Discussão | contribs)

Ver a alteração posterior →
Linha 27: Linha 27:
*[http://www.culturajaponesa.com.br/htm/yosakoisoran.html Cultura Japonesa] *[http://www.culturajaponesa.com.br/htm/yosakoisoran.html Cultura Japonesa]
[[Categoria:Cultura do Japão]] [[Categoria:Cultura do Japão]]
 +[[Categoria:Cultura japonesa]]

Revisão de 21:33, 1 Fevereiro 2008

Yosakoi é uma canção tradicional japonesa da província de Kochi. Canta-se sobre o amor secreto entre um monge e uma mulher. Em 1954, um bairro comercial de Kochi criou um festival com o objetivo de estimular a economia local, onde as pessoas dançam ao ritmo do Yosakoi. Para diferenciá-lo de outros festivais, eles tiveram a idéia de usar o Naruko, um objetivo com som parecido com da castanhola, usado para espantar pássaros que vinham às plantações.

Yosakoi significa "Yoru ni koi" (venha de noite).

Em 1992, um grupo de universitários ficou tão impressionado com a dança que levaram essa tradição para Hokkaido (a ilha ao extremo norte do Japão, onde a principal fonte de alimento vem da pesca). Ali, eles misturaram o Yosakoi com o Soran-bushi, uma canção que simboliza os costumes dos pescadores. Todo esse trabalho rendeu frutos: hoje, o Festival de Yosakoi Soran é o principal evento de verão de Hokkaido, reunindo mais de 375 equipes com mais de 30 mil dançarinos na capital Sapporo!

Em 2003, ocorreu o 1º Festival de Yosakoi Soran no Brasil no Grande Auditório da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, contando com a participação de 12 grupos. Na sua 2ª versão, conseguiu reunir mais de 20 grupos no Ginásio do Ibirapuera. Os 3º e 4° Festivais foram realizados na Via Funchal.

Grupos Vencedores do Festival:

Grupos de Yosakoi Soran no Brasil

  • Paraná: Grupo Sansey - Grupo Wakaba

Predefinição:Ver também

Predefinição:Ligação externa

Ferramentas pessoais