Yu Yu Hakusho

De Nikkeypedia

YuYu Hakusho, conhecido no Japão como Yū Yū Hakusho (em japonês: 幽☆遊☆白書 , é uma série de mangá escrita e desenhada pelo mangaka Yoshihiro Togashi e posteriormente adaptada para um anime produzido pelo Estúdio Pierrot. No Japão o mangá foi publicado pela editora Shueisha, na revista Shōnen Jump, e posteriormente compilado em 19 volumes, entre 1990 e 1994, mas, em 2004, Togashi relança o mangá com novas capas, ilustrações e páginas coloridas, em 15 volumes. No Brasil foi publicado pela editora JBC entre 2002 e 2004, em 38 edições. Está programado pela JBC para publicar no Brasil a edição definitiva do mangá entre o final de 2006 e o início de 2007. O anime, dirigido por Noriyuki Abe e co-produzido pela Tv Fuji, Yomiko Advertising e Estúdio Pierrot, consiste em 112 episódios exibidos originalmente no Japão pela Tv Fuji entre 10 de outubro de 1992 á 7 de Janeiro de 1995. A série começou a ser exibida no Brasil no final dos anos 1990 pela extinta Rede Manchete em março de 1997 trazido pela falida Tikara Filmes. Em 2004 foi reprisado com nova dublagem pelo Cartoon Network. Em 2006 a série foi lançada em DVD no Brasil pela Playarte, com 4 boxes lançados nesse ano. Em 2008 a Playarte completou a coleção de DVD com os lançamentos da saga de Sensui (Portal Para o Mundo das Trevas ou Saga do Capítulo Negro) e da saga de Makai (Saga dos Três Demônios). Totalizando 9 boxes, 30 volumes separados.


Conteúdo

Enredo

A série conta a história de Yusuke Urameshi, um bad boy que morreu atropelado ao tentar salvar uma criança. Como seu ato foi inesperado por todos, principalmente pelo Mundo Espiritual, Yusuke teve a chance de voltar a viver após fazer um teste para se tornar Detetive Espiritual. Após voltar, ele deve se dedicar a combater os demônios do Mundo das Trevas que por um acaso venham a se infiltrar no Mundo dos Homens. Os amigos de Yusuke o acompanham em sua trajetória. São eles Kazuma Kuwabara (um amigo de colégio com quem ele disputava brigas na rua, mas cuja relação ficou muito mais humana e sincera depois da morte de Yusuke), Kurama e Hiei, dois youkais (demônios), que se aliaram a Yusuke. Além dos 112 episódios para televisão, também foram lançados um OVA e um filme. Ambos não possuem ligação cronológica com a série de TV. O OVA narra a história de Yusuke e Kuwabara indo ao resgate de Koema, enquanto no filme, combatem os habitantes do Meikai (espécie de "Céu" do Mundo das Trevas), em defesa da Esfera do Poder.


Sagas

São divididas nas quatro respectivas sagas:


  • Detetive Espiritual (episódios 01 a 25): Yusuke morre ao tentar salvar uma criança e, pelo ato de caridade, recebe uma segunda chance no mundo espiritual. A saga conta as provas que Yusuke enfrenta para se tornar detetive espiritual e, após se tornar um, seus primeiros casos.
  • Torneio das Trevas (episódios 26 a 66): Toguro Ototo desafia Yusuke para que se enfrentem no "Torneio das Trevas", competição onde participam humanos e demônios. Yusuke aceita o desafio e entra no torneio ao lado de Hiei, Kurama, Kuwabara e Genkai.
  • Portão do Inferno — Saga do Capítulo Negro (episódios 67 a 94): Yusuke recebe a missão de derrotar Shinobu Sensui, um ex-detetive espiritual que deseja abrir uma porta dimensional entre o Makai e o Ningenkai para que todas as criaturas possam invadir o mundo dos homens.
  • Makai — Saga dos Três Reis (episódios 95 a 112): Yusuke vai até o Makai para encontrar seu pai (um dos três reis do Makai), mas acaba se deparando com uma revolta entre os Youkais e se vê obrigado a entrar em um torneio.


Filmes

Yu Yu Hakusho: The Movie: Dirigido por Noriyuki Abe, foi lançado no Japão em 1993.[1] No filme, Koenma é sequestrado por dois demônios que exigem um objeto chamado "Golden Seal" (Selo dourado), que está em poder de Enma, pai de Koenma. Yusuke e Kuwabara são encarregados de resgatar Koenma.


Yû yû hakusho: A Batalha de Meikai - Laços de Fogo: Dirigida por Masakatsu Iijima, foi lançado em 1994. O enredo trata sobre Yakumo, "o rei do inferno", que ordena o dilúvio no Mundo Espiritual e planeja dominar o mundo humano.


Diferenças entre Mangá e Animê

= Fase Pré Detetive e Detetive Sobrenatural

  • 1. No mangá a "pós-vida de Yusuke é mais explorada, mostrando assim realmente as provas pelas quais Yusuke passou para ressuscitar;
  • 2. No mangá Yusuke fuma, diferente do anime;
  • 3. No mangá Sayaka é um espirito do mal, que vai para o lado do bem após influência de Yusuke, enquanto estava morto, diferente do

Anime onde ele protagoniza uma investigadora;

8 4. No mangá Yusuke volta para o seu corpo a mês durante um dia, diferente do anime onde isso não ocorreu;

  • 5. Durante a batalha de Yusuke contra Youkai Gouki, Yusuke usou uma distração de Gouki para cravar um pedaço de madeira entre sua boca, diferente do Anime onde Botan aparece para ajudar e é a mesma que causa a distração de Gouki;
  • 6. Após a árdua batalha de Yusuke contra Gouki, ele se encontra totalmente acabado, com Kurama. No anime Botan está junto com Yusuke;


Saga de Sensui e Final

  • 1. A luta entre Yusuke e Yomi, não teve um fim no mangá, pois ela dorou mais de 3 dias, diferente do Anime onde há um termino;
  • 2. Acontece vários eventos paralelos após a Luta de Yusuke com Yomi, que não estão presentes no Mangá;
  • 3. No mangá não ocorre nenhum beijo entre Yusuke e Keiko, diferente do Anime onde ocorre essa cena;
  • 4. Aparentemente a saga que menos sofreu mudanças. Apenas cenas foram amenizadas devido censura, devido ao puritanismo norte-americano.
  • 5. No mangá a mãe de Yusuke (Akatsuko) vai para o Torneio assitir ao filho lutar, diferente do anime onde ela quase não participa.
Ferramentas pessoais